Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Valdir Teixeira da Silva

    O Trump não é uma figura que governa pelas balizas do deep state, faz o que sua cabeça determina. Tenho a impressão que ele jamais terá essa fidelidade ao estilo dos generais nazistas, a doutrina militar americana não é dessa natureza.

    Responda
  2. Ary Oliveira

    Seu artigo tá parecendo uma análise forense de pêlos tentando deduzir o tamanho do assassino. Só mudou o nome de assassinato para ameaça existencial.

    Responda
  3. Rafael Alves Albuquerque

    Guga Chacra tava certo.

    Responda
  4. Marcos Correia

    Trump é fãs cis tá. Não tem outra definição.

    Responda
    1. AILTON SOUZA

      Tá mais pra nazifascista igualzinho alguém aqui no Brasil. Até nas fak news combinam!

  5. marcos stein

    Quanta bobagem... Trump foi fascista qdo foi presidente a primeira vez? Acabou com a democracia? Entrou ou começou alguma guerra? Qdo saiu a economia estava em frangalhos? Os poderes foram aparelhados? Então, se não tem nada bom para falar...calem-se.

    Responda
    1. Ivo Broeing

      Ja o lula fez ne rsrsrs

    2. Valdir Teixeira da Silva

      Não fez tudo isso por falta de oportunidade e condições institucionais. Vontade não faltou.

  6. noel neves

    Tal e qual Milei, Maduro e o Mito...

    Responda
  7. Carlos Ernesto de Oliveira

    Creio que o "estado corporativo" existe sim, na cabeça do sociopata: ele e os subordinados que fez no partido republicano e em partes muito significativas da elite empresarial; vale a pena ler "O Preço da Civilização", de Jeffrey Sachs; mostra que republicanos e democratas há muito servem a grupos de interesses econômicos, e não aos eleitores; a diferença é que Harris não é sociopata;

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      Kkkkk não, não é, ela é um tokenismo inútil.

  8. Hermogenes Moussallem

    Se formos recorrer a tanta precisão pra enquadrar alguém como fascista, não encontraremos nenhum fascista no mundo. Essa "nova" extrema direita é tão perigosa ou mais, e penso que deva sim ser classificada sim como um novo fascismo, pois mais se assemelha do que se diferencia da mentalidade daqueles que quase destruiram o mundo no século passado. Essa má vontade em enxergar isso apenas nos expõe ao perigo.

    Responda
    1. Ivo Broeing

      Mas Hemogenes, ja que você e expert no assunto, sou fascista ou comunista? Me ajuda ai rsrsrs , ou seria eu um hibrido? Kkkkk

    2. Ivo Broeing

      Defendo a renda minima através da ideia do imposto de renda negativo de Friedman, presto 40 horas mes de trabalho gratuito e pessoas de baixa renda em sofrimento, o que ja fui chamado de bolsonarista fascista pela esquerda petista, e de comunista petralha pela direita bolsonarista não esta no gibi, e eu não to nem ai pra eles rsrsrsr

    3. Ivo Broeing

      Sou contra politicas identitarias e a favor das politicas humanistas e universalistas, sou a favor do empreendedorismo e não vejo com bons olhos nossas leis trabalhistas , sou a favor de um estado minimo ou pelo menos muito moderado, acretido no direito do cidadão a legítima defesa e em portar armas, defendo a liberdade do cidadão viver livremente sua sexualidade como bem entender, ter o genero que bem entender de forma totalmente livre.

  9. Marcelo Bondioli

    O interessante da democracia é que ela pode ser implodida. Basta eleger o candidato autoritário e ele ter, no mínimo, apoio militar. Foi assim com Chaves na Venezuela, Putin na Rússia. No Brasil faltou o Bozo combinar direito com eles. Acredito, para o bem mundial, que os militares dos EUA continuem sendo fiéis ao país, e não ao presidente, como o Trump imaginava anteriormente.

    Responda
    1. Sam Duart

      Exatamente a maior qualidade de uma democracia é sua principal fraqueza também. Que é a liberdade. Todos podem se candidatar para governar. Inclusive os fascistas que querem acabar com a democracia. Infelizmente essa liberdade tem um custo.

  10. Maria Lopes

    Gente muito mais gabaritada nos Estados Unidos mesmo o definiram como fascista. Com elenco dos motivos. Demetrio poderia ter dado um Google e evitado mais uma colina de pretensão sem substância intelectual.

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      Talvez ele prefira pensar.

  11. Luís Santana

    Pode até não ser fascismo, ainda. Mas dá corda pra ver.

    Responda
  12. Raymundo Itareru

    passando pano para o agente laranja, tinha que ser você. não é nenhuma novidade, aqui tem jornais e jornalistas que acharam um escolha muito difícil entre Fernando Haddad e o inominável

    Responda