Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Lourdes Barros

    Depois de tentar ampliar o regime de escola cívico-militar, com a missão de "criar mais Bolsonaros lá na frente", esse governo lança mais um experimento social na educação (mantendo a tradição de governos anteriores) agora reduzindo ao mínimo disciplinas de humanas e ciências naturais. Devem estar projetando mais pessoas como o ex-ocupante do ministério da saúde no pior período da pandemia, que enviou vacinas para o Amapá em vez do Amazonas. Só um detalhe geográfico do especialista em logística.

    Responda
  2. Renata Godoy Barros

    A carga de ciências (fisica, química e biologia) foi reduzida pela metade atualmente duas aulas semanas para uma aula semana, novamente o aluno de escola pública sai em desvantagem frente a rede particular. Só para mostrar uma das incoerencia da atual gestão

    Responda
    1. Paulo R Justo

      Tem que ter teste vocacional para os alunos da rede pública. Na rede privada não importa muito porque o foco é outro, a estrutura é outra e a renda familiar também.

  3. josé SOARES

    É sobre o crime eleitoral por ele cometido nada se fala mais?

    Responda
  4. Alaor Magno

    Milico faz o que quer. Uma vez que nasceram para matar e se chamam pelo nome de irmão por não saberem quem são seus pais.

    Responda
  5. ricardo caselli moni

    Paulistas votaram num alienígena carioca bichado

    Responda
  6. RUBENS GOMES VIEIRA VIEIRA

    O governador quer manipular a educação.

    Responda
  7. RUBENS GOMES VIEIRA VIEIRA

    O ensino de.ve ser integral alcançando todas as áreas do conhecimento. Focar apenas em português e matemática é direcionar o aprendizado e instrumentalizar o aluno apenas para o mercado de trabalho.

    Responda
    1. Paulo R Justo

      E qual o mercado de trabalho para o aluno da rede pública? Infelizmente o programa já é direcionado para os trabalhos populares, que o aluno da rede privada não quer e a família não permite. Com um teste vocacional no ensino médio a situação poderá mudar drasticamente.

  8. Paulo Rogério urbano

    O governador só está cumprindo sua agenda ideologica e religiosa já que seu partido pertence a igreja universal e claro fascista as resoluções públicadas no último dia 31 sugere se tirar uma aula de História e colocar a disciplina ensino religioso, mas o Estado não é Laico?

    Responda
  9. José Cardoso

    Parece correto. Mas eu substituiria o português pelo inglês. Português é nossa língua nativa. Todo mundo aprende em casa.

    Responda
    1. Paulo R Justo

      Particularmente sua ideia não é tão equivocada, porém a língua portuguesa básica é fundamental. O ensino do idioma espanhol deveria ser obrigatório assim como o inglês. Tirando as disciplinas que não servem para nada, ficaria assim: português, matemática, inglês, espanhol, meio ambiente até o último ano do ensino médio essa disciplina, e direitos fundamentais. Pronto. Não precisa de mais nada.

    2. josé SOARES

      Cada idio ti ce que se lê por aqui.

    3. ALEXANDRE MENDES DE ALMEIDA

      Sua escrita não é boa (uso de ponto após a palavra correto). Talvez seja falta no aprendizado da língua portuguesa.

  10. RITA DE CÃ SSIA KOVALINKINAS FOLTRAM

    Lembrando que se não tivermos bons professores em sala de aula, não adianta ficar mexendo no currículo. Aulas passarão a ter 50 minutos e professores terão que sair mais tarde da escola, não dando acúmulo com outra rede de ensino. Terão que desistir de um cargo e optar pelo outro. Por qual irão optar? Pelo que pagar o melhor salário, que, no caso, são as prefeituras e não o estado.

    Responda
  11. Anete Araujo Guedes

    Tarcísio vem avançando o sinal há muito tempo. Ele segue esticando a corda para ver até onde pode chegar. Se não houver uma reação, uma interdição, um julgamento e punição adequados, as instituições seguirão desmoralizadas, enfraquecidas.

    Responda
  12. Joao Pinheiro

    Enquanto as escolas públicas naufragam no sucateamento, na imundície e na baixa qualidade de ensino, Tarcísio toma decisões autocráticas, sem buscar qualquer tipo de consenso com a sociedade ou com educadores. Age como se dele fossem as escolas públicas, numa atitude típica de ditadores, sem qualquer preocupação com as consequências. Com suas marteladas, ele não apenas vende o patrimônio público a preços de ocasião, ele desconstrói nosso futuro.

    Responda
  13. Raymundo Itareru

    os naz. i, fas|cistas tem métodos, é um passo de cada vez para testar os limites se a justiça não fizer nada, eles darão outro e assim vai, falta de aviso não foi parabéns paulistas

    Responda
  14. Paulo R Justo

    O plano de ensino tem que envolver as disciplinas mais importantes para as crianças e jovens. Alguém consegue me explicar para que servem as disciplinas de química, física, educação artística, geografia, biologia e até a matemática avançada, como equações? Na minha opinião para nada na vida prática. O correto seria ter o teste vocacional nos alunos no ensino médio para essas disciplinas que não ajudam nada no momento de conseguir um emprego decente. É português e matemática básica o que importa

    Responda
    1. Paulo R Justo

      Na entrevista de emprego dos jovens não tem o quesito interpretação de texto, nem perguntas sobre biologia, química e física dentre outras disciplinas sem importância.

    2. Lourdes Barros

      Seu comentário me fez lembrar do General Pazuello, aquele que esteve como ministro da saúde em nossa pior emergência sanitária e obedecia a quem mandava. Dizia que a região nordeste tinha clima de hemisfério norte pela proximidade, facilitou a distribuição de medicamentos ineficazes para COVID e, no alto de sua especialidade em logística, enviou 78 mil vacinas para o Amapá, quando o destino correto era o Amazonas.

    3. Ana Paula Pereira

      Aínda estou tentando compreender seu discurso.. Sou professora de português (e de inglês). Imagine, meu amigo, q o maior desafio nosso, dos professores da língua mãe, é auxiliar nossos alunos na compreensão (veja que sequer falei: interpretação) de textos. E sabe qual é um dos problemas fundamentais disso ? A maioria de nossos alunos não tem REPERTÓRIO. E de onde vem esse repertório? Amigo, das matérias q vc considera desnecessárias e q, há anos, vêm sendo jogadas de lado...cada vez mais.

  15. Erivaldo Pereira de Lima

    A doutrinação nas salas de aula, que engrossou o índice de analfabetos no Brasil, finalmente será combatido com mais Português, Redação e Matemática.

    Responda
  16. Graça Sette

    E a literatura é um direito,professor Fernando Cássio. Nos humaniza.

    Responda
  17. Graça Sette

    Lamentável que um professor da FE da USP, o professor Fernando Cássio, se refira à volta da carga horária de Português a " entupir estudantes de aula português" Professor,a língua nos constitui.

    Responda
    1. Paulo Zacarias

      Graça, numa exegese rasteira, creio que o professor insinuou que o excesso de flores do Lácio entupiria os subsunçores cognitivos dos infantes comprometendo outras alfabetizações.

    2. lucio claudio

      Graça, te aplaudo de péOOOO