Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. JORGE CESAR BRUNO

    Eu fico aqui imaginando, como seria a reação de racistas escondidos e covardes, que lutam contra as cotas, que nada mais são do que uma reparação de 300 anos de chibatadas e crueldades, se procurassemos a vingança? Enfim, quem dera que depois da liberdade " a forceps", tivéssemos os privilégios concedidos aos europeus e asiáticos! Mas...

    Responda
  2. ROBERTO GENERALI BURGESS

    É importante termos esse dia porque nunca falamos sobre esse assunto durante o resto do ano.

    Responda
  3. Paulo Roberto Dufrayer de Oliveira

    Esse Zumbi é uma figura polêmica. Há relatos de que ele mesmo possuía escravos e de que era homossexual. Será ?

    Responda
  4. ZUAMY BEZERRA RIBEIRO JUNIOR

    Sou Branco de linhagem Europeia aqui no Brasil tivemos muitos privilégio e justo essa homenagem para os afros que sofreram e ainda sofre com o racismo altíssimo no Brasil esse dia em uma forma da gente pedir desculpas a esse povo que sofrem deste Zumbi dos Palmares que foi um lutador pelos os direitos da sua nação que foi escravizada pelo o homem branco os senhores de engenho perversos e sanguinários. Zumbí dos Palmares Presente.

    Responda
    1. JORGE CESAR BRUNO

      Verdade, privilégios que negros libertos jamais tiveram! Por isso uma nação desigual e racista! Onde a meritocracia é homens brancos e bem nascidos, fato! Nem o país mais racista do mundo, os Estados Unidos, que já teve um presidente negro, se iguala!

  5. Tersio Gorrasi

    Se os negros ou qualquer outra etnia fossem realmente discriminados, não teríamos uma nação talvez com a maior miscigenação do mundo (temos por ex, todas as tonalidades de pele, desde o borderline quase branco até o negro puro, este cada vez mais raro justamente por essa miscigenação)

    Responda
    1. Eduardo Vasconcellos Oliveira

      Segundo tércio, não existe racismo no Brasil e nunca houve escravidão, nem golpe. Esse cara continua no seu sono profundo.

    2. ANTONIO DA SILVA

      A tal miscigenação deu-se no Brasil colonial, por meio de estupro de mulheres e crianças negras e indígenas. Quantos casais de brancos e negros, ou não brancos, faz parte do seu círculo de amizades?

  6. Tadêu Santos

    Consciência Branca!!! Talvez porque ñ existe racismo dos humanos de cor escura, preta ou negra contra os humanos de cor branca. Esta anomalia infelizmente está impregnada apenas no DNA dos brancos em relação aos negros! Ainda ñ existe cura pra esta ignorância encontrada em várias regiões do planeta Terra, sendo assim a Humanidade terá que conviver com esta atrocidade entre irmãos... que pena que seja assim!!!

    Responda
  7. Ricardo Andrade

    O poeta e professor gaúcho Oliveira Silveira, um dos principais idealizadores do dia da Consciência Negra, não foi mencionado na reportagem. Triste. Ele não pode ser esquecido. Pesquisem e assistam ao documentário Sou na plataforma Vimeo sobre Oliveira Silveira e o dia da Consciência Negra.

    Responda
    1. PAULO ROBERTO FELIX DA SILVA

      Ricardo, excelente iniciativa!

  8. Fauzi Palis Junior

    Importante identificar sim para pensar como proceder. Mas temos visto um exagero no combate, que como todo combate pode cegar um tanto. É preciso muito cuidado nessa hora por parte das lideranças, para não tornar luta em guerra. Mas fico em dúvida se a intenção de muitos é essa mesma.

    Responda
  9. Sonia Pereira Gomes

    Excelente texto.

    Responda
  10. Raymundo Itareru

    poderia existir o dia da convivência branca, e orgulho hétero, os brancos e héteros sofrem muita discriminação. era 'sol' que faltava

    Responda
    1. Raymundo Itareru

      consciência*

  11. Enir Antonio Carradore

    Atualmente, muitos cidadãos negros submetem-se voluntariamente à escravidão, principalmente quando escolhem representantes políticos e governantes racistas. E isso tem muito a ver com domínio religioso de brancos e abandono de tradições. Precisam alforriar a consciência que habita seus corpos livres.

    Responda
  12. Matheus Battistoni

    Os negros eram escravos na África, eram comprados pelos europeus, não escravizados. Havia 35 feriados religiosos no Brasil, que favoreciam os escravos que viviam aqui, o que não havia na África. Ninguém recebia salário na África, nem tinha liberdade de ir e vir. As cabanas e a alimentação na África eram muito piores do que no Brasil. A maioria dos brancos era pobre e sem liberdade alguma. Só a elite tinha escravos.

    Responda
    1. Carlos Manoel do faria

      Na sua opinião não houve escravidão no país?

  13. Adailton Alves Barbosa

    :::: Muito bom.

    Responda