Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

    Coisas como lavagem de dinheiro são inerentes ao sistema capitalista.

    Responda
  2. José Cardoso

    A grande questão é: eles conseguem se acertar melhor entre si que os não autocratas? A julgar pela fúria do Maduro com o Lula não parece. Não que nosso presidente seja um autocrata. Aliás, não sei o que está fazendo nesse clube.

    Responda
  3. William Rachid

    Annette , parabéns . Você captou muito bem os traços de cada líder que está no seu quadro acima.

    Responda
  4. Joao Cantarelli

    Pegou leve. Difícil acreditar que em meio à guerra fria 2.0 os autocratas dos países do Eixo da Ditaduras e seus simpatizantes não tenham agendas conspiratórias em comum. Chamar de colaboração é um eufemismo.

    Responda
  5. JOSE JONAS DUARTE DA COSTA

    Ridículo. Discutir autocracia sem discutir as tirania do dólar, FMI, BM.. sem discutir as invasões e golpes promovidos por Washington... Faz-me rir...

    Responda
    1. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      Trump e o ex-presidente, que morou na Flórida, curtem o Putin.

    2. Rafael Guarda

      Fora que escolhem as ditaduras, não colocam Arábia Saudita, Turquia, vários na África etc. Parece que quando apoiam o ocidente se tornam bonzinhos.

  6. José Eduardo de Oliveira

    realmente, o Benassi tem razão, naquela mesa tá faltando ele, o sobrinho do Tio Sam, o Trump. Anne Aplplebaum, ganhadora do Pulitzer é uma autora séria e importante, tenho aqui dela, O Crepúsculo da Democracia : como o autoritarismo seduz e as amizades são desfeitas em nome da política e A fome vermelha : a guerra de Stalin na Ucrânia. Mas será que ela percebeu que a democracia americana que ela defende e que já faz parte do clube dos autocratas, já era?

    Responda
  7. Tadêu Santos

    Me fascina a leitura sobre o tema das "ditaduras autocratas" da Applebaun, apesar de algumas discordâncias... Vejo esta tendência desde o "Lula da Silva" até agora no "Lula 3" em sua neura pela perpetuação do poder, talvez como forma de concluir a fase de alfabetização ideológica marxista, que exige muitos mandatos pra aplicar "planos de estado", concluindo com uma semente de conscientização ao povo, p reduzir os índices das desigualdades sociais que causam à sociedade como a fome e a violência

    Responda
  8. Marcos Benassi

    Caríssimo, fez falta aparecer os EUA nessa fita: quando se fala em "ocidente", diga-se abertamente ou não, fala-se dos sobrinhos de Sam. É dali que emanam as modernas "companhias das índias", as principais e mais poderosas lideranças políticas e econômicas da extrema-direita, o hábito de interferência em países alheios - tantas e tantas vezes com a instalação de ditaduras favoráveis ao império, sem falar nas guerras por procuração. Autocracia S.A. é com eles mesmos, muito embora bem maquiadinhos

    Responda
    1. GERONIMO APARECIDO DALPERIO

      Benassi, depois desse comentário não preciso postar o meu. Foi direto.

  9. Rodrigo Flexa

    Já os líderes ocidentais são todos a virtude em pessoa, com todo o respeito, que conversa fiada é essa.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Dá-lhes setas, Rodrigo! Hahahahah!

  10. Marco Antônio M de Oliveira

    O apoio à democracia liberal ocidental sempre esbarra num obstáculo onipresente: o interesse econômico. Isso explica muito do mencionado "descuido" de países democráticos que permitiu a ascensão de regimes autocráticos pelo mundo.

    Responda
  11. Delzimar Irineu Silva

    Parece relatório elaborado pela Cia ou pentágono, tudo para mostrar como são bons os americanos querendo iludir Países como o Brasil que se é ruim a democracia deles imagina se nossa zona de influência fosse russa, só esquecem de citar que montaram um escritório na América do Sul só para promover as ditaduras latinas , ou do apoio incondicional que dão aos países árabes teocráticos, tudo faz parte da Pax Americana.

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      A abordagem não é essa.

  12. Alexandre Tavares

    Já li esse livro, é excelente.

    Responda
  13. Ricardo Botto

    O ocidente é "democrático" mas o império ocidental nao é. Tudo se resume como são vendidos, mas no fim todos querem dinheiro e poder. Em sã consciência alguém democrático concordaria com o que acontece, e como acontece, no mundo? A frase de Marx e Engels continua atual: "Tudo que é sólido desmancha no ar..."

    Responda