Antonio Prata > Saramago, brócolis e política Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Nilton Silva

    Como já disseram: "Insanidade é continuar fazendo sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes". Eis a nossa esquerda.

    Responda
  2. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

    Na qualidade de um não vegano que só come brócolis feito por Sinhá Nena, minha companheira, acompanho o voto do relator. Eu, que não tive infância, tenho uma dificuldade romana com o lúdico. Minha criança interna mora em Alchwitz.

    Responda
  3. Marcus Vinícius Xavier de Oliveira

    Acusar a coluna de paternalista é um exagero. Concordo sobre livros para crianças: ou agarra ou elas nem pegam. Meu pé de laranja lima é mais lido na China do que o Pequeno Príncipe. Por que será, não é mesmo? Um retrato do que o Prata disse: no Rio de Janeiro o candidato do PSOL que tinha como pauta a redução da carga horária de trabalho foi o mais bem votado da legenda, inclusive se sobressaindo sobre a ex-esposa da Marielle, e mais votada em 2020. Dê opções concretas que se ganha voto.

    Responda
  4. jose prado

    Perfeito!

    Responda
  5. José Cardoso

    A coluna é de um paternalismo bem intencionado. Quer dizer que o povo é como criança? Acho que não é por aí.

    Responda
  6. Carla C Oliveira

    Diagnóstico perfeito, Prata.

    Responda
  7. Ricardo Schiavon

    Na mosca! Excelente diagnóstico.

    Responda
  8. Roger Hoefel

    Te orienta rapaz, sai da bolha burgue si nha crianças passam fome e vc quer brócolis com azeite de oliva.

    Responda
  9. Pedro Luis S C Rodrigues

    O pior é que a moeda da virtude é falsa, é ouro de tolo, se presta apenas a exibição

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Ah, vá? Já comeu o brócolis do Pratowski? Ou viu postagem no insta?

  10. Tadêu Santos

    A ESQUERDA NESTE PAÃS Ñ É TÃO BURRA QTO A ULTRADIREITA, tanto é que tem mais tempo em gestão nacional e ñ venceu pra prefeitura em São Paulo porque agora o extremismo de ultradireita está aumentando não apenas no Brasil, mas em todo planeta "que está ficando plano". O texto do Prata é muito bom e vale a pena ser lido para todas crianças deste mundo declinando pra o reacionarismo, mas ainda bem que ñ será mais permitido o uso de celular em sala de aula!!!

    Responda
  11. Helene Medeiros

    Super interessante esse artigo. Acertou em cheio.

    Responda
  12. Roger Hoefel

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  13. Marcos Benassi

    Também não tenho a mínima ideia de como a zesquerda deve avançar, meu caro; mas lembro-me de que, nos "nossos" primeiros governos federais, havia uma perspectiva emocionante de construir um país menos desigual; de reverter um projeto multicentenário de acumulação; de fazer uma ciência útil, cujo emprego poderia autonomizar gentes; de colaborar com uma política efetivamente popular. Esses anseios foram desmembrados pela realidade do poder, q nunca trocou de mãos. O sonho feneceu.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Bom, gentes, eu acho uma pena, é o que me ocorre ao ler uma reflexão como a do Prata. E Helene, não é só do texto que eu fujo, não: de gente chata também, e rapidim.

    2. Daverson Furlan

      Sim, esquerda bem intencionada é o que mais tem. Mas na presidência o sujeito optou por manter o cabresto no povo: nem reforma agrária resolveu. Pra que? Como iria manter a turma do mst viva e bagunçando tudo?

    3. Helene Medeiros

      Foge totalmente ao texto. Este faz um paralelo entre livros capazes de atrair a atencao das criancas e a incapacidade da esquerda de empolgar o eleitorado, querendo empurrar suas pautas e ideias a forca.

  14. Marcos Benassi

    Coisa linda, Pratibândio! Essa é a *Pratábola da Magna Chatice*, insossa que nem um brócolis mole que só tem sal de tempero. Orra, Mano, é por isso que Júlio Verne é sensacional, o Tim Tim do Hergé é magnífico: aventura, boa fantasia, emoção - e um substrato fenomenal, tudo muitíssimo fundamentado. Vamos passar o ano novo numa quebrada *depois de* Aiuruoca, sítio de um amigo com filhote pequeno. Já leitor, ganhará um microscópio portátil, instrumento de ver o invisível. Eu acho mó aventura.

    Responda
    1. Fernando Lima

      Muito massa, Marcos!

  15. Marco Antônio M de Oliveira

    A esquerda vai perdendo terreno porque trata os eleitores como crianças, de quem se pode exigir reverência, enquanto a direita, como os estelionatários, seduzem oferecendo ao seu eleitorado o que ele quer ouvir.

    Responda
  16. filipe moura lima

    Antonio Prata nos faz rir e nos faz pensar e nos faz até chorar. Esse cronista é phoda!

    Responda
  17. Rai Giovanni

    A esquerda bem que tentou doutrinaras crianças e a sociedade a pensar como eles penam, só esqueceram de combinar com as próprias crianças e com as pessoas que preferem ela mesmo fazerem as suas escolhas. Criança quer fantasia, magia, heróis e sonhos. Criança não quer ser obrigada a ler histórias escritas por militantes com linguagem de adulto. PT nunca mais...

    Responda
  18. Chiara Gonçalves

    Maravilhoso, Prata!! A esquerda esqueceu da irreverência, tão costumeira do brasileiro.

    Responda
  19. Raymundo Itareru

    a extrema direita se especializou em fabricar fake news em escala industrial, o pior é que até as autoridades estão mentindo sem nenhuma cerimônia,um exemplo foi o governador de um estado do sudeste e se apresenta como pretenso candidato a presidente, agora durma com um barulho desse

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Ôôô Itareru, sabe que o barulho nem me incomoda tanto? O cheiro, no entanto, é insuportável...

  20. Fernando Lima

    Sei que a fantasia é importante mas acho que o excesso de bruxos, super-heróis e dragões já encheu o saco tbm. Se procurar certinho acha coisa mais legal que isso.

    Responda
    1. Marie Santos

      Foi só um exemplo, Fernando! Pode ser qualquer coisa: saci, Chapolin Colorado, pó de pirlimpimpim do Monteiro Lob... Epa, esse a esquerda não deixa.

  21. carlos campos

    Esquerda tá do lado certo da história, pq luta por um mundo + justo e igual, onde + vulneráveis tem oportunidades, dignidade p/alcançar sonhos e condições de vida só alcançáveis pelos + ricos. O problema é q a grande mídia tá do outro lado c/as elites q não abrem mão da divisão de classes, onde pobre não se mistura c/rico e isto é colocado c/normal diante da sociedade. Esquerda precisa fazer o povão entender isso e principalmente mostrar q é ela q está lutando por ele e não o contrário.

    Responda
    1. Helene Medeiros

      Foge completamente ao nucleo do texto.

  22. marcos reimann

    Essas militâncias sectárias deviam se unir, ao menos, na defesa de algumas coisas fundamentais: Educação, Previdência, Saúde e Trabalho. Estão dando às crianças fragmentos de virtude que, em última instância, servem apenas aos interesses individuais, ao individualismo. Tudo e todos estão no mesmo barco.

    Responda
  23. RAFAEL VICENTE FERREIRA

    Caro Prata, li: "mais do que a simples moeda da" virtude. Antes li na coluna da Mônica Bérgamo: "O PT vai realizar em dezembro uma conferência para discutir o futuro da legenda...." Uma das sugestões é debandar à direita... qua qua qua qua quanta originalidade! Eu q trabalhei nas eleições (com próprias expensas) criando, imprimindo e pregando cartazes nas madrugadas, ao ler isso penso: Será q convidaram o Nikolas para dar palestras de como ser podre e ter 1,5 milhão de votos.

    Responda
    1. Raymundo Itareru

      ele é um dos especialistas em produzir podridão, e a justiça faz ouvidos moucos

  24. RAFAEL VICENTE FERREIRA

    Afinal gastei minhas "moedas da virtude" para ter q ver uma Janjas Khan decretar ou inaugurar o novo trânsito e julgado com um beijinho na testa, e o nosso querido Judas Pilatos ser obrigado a virar as costas e lavar as mãos jogando para a galera hiper-identitária crucificar sem a devida e equânime investigação. Nem Michelis Frankenstein ou mesmo Janjas Khan. Precisamos de equilíbrio e bom senso. Como sei q é utopia, me recolho no meu canto e vou fazer um café. O mundo tá muito ruim "Sebastião"!

    Responda
  25. RAFAEL VICENTE FERREIRA

    Ah!... Indico o livro infantil q inspirou a capa do meu álbum: "Lino" do André Neves. Comprei por R$5,00 de um transeunte da madrugada. A indicação não é porque conheço o autor (nunca vi), não é coisa de curriola, chegado ou coporativismo, mazelas tão comuns no pessoal de esquerda, direita, extremas, identitários, conservadores, progressistas, reacionários, centro e tudo mais q houver de peste podre na face da Terra. Estou DESILUDIDO mesmo! Lembrem: O CORPORATIVISMO está na essência do nazismo!

    Responda
  26. MAURICIO GUIMAR ES

    As benesses enebriaram.

    Responda
  27. Tadeu Humberto Scarparo Cunha

    Caro Antonio ,perfeita sua analogia com a estória de Harry Potter ,as esquerdas na AL estão mais defasadas que o futebol brasileiro.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.