-
neli faria
Inadmissível o que o comediante disse.
-
Alexandre Pereira
Tentamos deixar esse critério de inadmissibilidade para trás na redemocratização, Neli. A piada é ácida, mas não está no contexto divulgado pela grande mídia, ainda que estivesse, foi somente isso, uma piada.
-
-
Jorge Oliveira
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
-
Edson José Neves Júnior
A dissonância cognitiva política é um comportamente que contribui na eleição de governos nazifascistas com o de Trump ou o de Bolsonaro. Afetadas por esse distúrbios, as pessoas não associam o voto a um interesse político próprio ou comunitário, e escolhem seu candidato por impulso, por uma paixão coletiva. Muitas mulheres votaram em Bolsonaro mesmo depois dele tendo as chamado de "fraquejadas", entre outros absurdos. O episódio de Porto Rico entrará na mesma linha.
-
José Cardoso
Tempestade num copo d'água. A piada foi obviamente bem explorada pela campanha democrata. Mas é claro que o comediante não xingou os portoriquenhos.
-
Alexandre Pereira
José, essa turma deve ser cria dos sensores de 64. Não sabiam ler, não conseguiam entender. Quem diria, firam da direita para a esquerda caviar.
-
Nelson Franco Jobim
Chamar de lixo não ofende? Não seja ridículo!
-
José Cardoso
Meus caros, acionem seus neurônios. Acham que o cara ia sabotar a campanha de quem o convidou para o show? Mas que foi bem explorado pelos democratas isso foi.
-
Paulo Santos
KKKKKKKKKKKlaro que não xingou! Chamar de lixo é uma expressão carinhosa, afável... Nós que não conseguimos sinapses suficientes para entender o real significado que o comediante queria passar, né, José?
-
Marcus Machado
Para mim está claro que xingou, sim, chamou os portoriquenhos de l*xo. Mas não é só isso. Trump refere-se aos latinos em geral como cr*mnosos.
-
-
bagdassar minassian
...como assim 'piada'. Por mais outras justificativas sobre lixo vale o que foi dito quanto à caracterização da ilha in totum, não somente quanto ás condições sanitárias. Sabendo-se do pensamento e prática na base da KKK, remete o lixo como sendo o portoriquenho, o 'grito' de J. Lopez diz tudo e, mais, às vésperas da eleição maior.
-
Alexandre Pereira
Cuidado, transportar sem pensar faz mal.
-
-
Alexandre Marcos Pereira
A questão é delicada. Durante décadas, as promessas de liberdade plena se confundiram com a lógica do poder; de um lado, o imperador democrático que decide o que é melhor para sua colônia com um paternalismo enviesado, de outro, cidadãos com um orgulho identitário ferido, presos a um limbo político entre a subordinação e a autonomia. Para eles, a liberdade associada se transformou em uma ironia ácida, uma promessa de quase-independência que nunca se cumpre, como a palavra não dita.
-
Alexandre Pereira
Preguiça intelectual? Não sabe o contexto da piada? O problema do lixo em Porto Rio é real e a piada ácida tem a ver com o descontrole e acúmulo de resíduos (John Tarantino, The Environmental Blog, 30/10). Ao invés de esclarecer, a missivista intensifica a narrativa que lhe convém. Fosse na ditadura, estaria a favor da repressão de artistas em desacordo com o regime. Ser honesto sobre quem critica é a marca da credibilidade, nada pior que vendê-la por conveniência.
-
Alexandre Pereira
Ok, senhores, sua base de argumentação é que, em plena campanha, a idéia republicana era demonstrar racismo? Se dissessem o mesmo do Brasil seria racismo também? Afinal, porto-riquenhos compõe uma raça, assim como brasileiros? Querem complementar a piada, né? Hahahahaha!!! Aproveitem e pesquisem a referência citada, pois tia do zap não é uma boa fonte.
-
Paulo Santos
kkkkkkkkkkkkklaro, Alexandre, klaro! Falha nossa não ter entendido o contexto da piada, assim não entemos como a vacina nos transforma em jacaré e, muito menos, como é possível que existam pessoas que acreditam que a Terra seja redonda, né? Muito obrigado, vamos ficar de olho nessas narrativas e a quem elas convêm, beleza? Ah, e muito obrigado pela conveniência do seu comentário, esse sim, bastante honesto quanto à marca de quem critica.
-
jean pierre foz
Muito obrigado pelo esclarecimento, divino guru ! Por um momento fantasiei que o supremacista Trump nutria um ódio descarado pelos imigrantes, especialmente latinos. Pelamordedeus. Fala sério, tem cada um ...
-
Ney Fernando
O cara disse na lata, talvez por ter achado que isso seria engraçado, que portorriquenhos são l i x o.
-
-
Lis P F
O apagão de São Paulo é Governo Federal.
-
Lis P F
Deixa o Americano escolher. Temos referências nada positivas com a esquerda aqui também. Tanto é verdade que o comediante falou como também é verdade que Biden chamou de lixo os republicanos. Como também é verdade que tem faixas chamando Biden e Kamala de genocidas.
-
Anete Araujo Guedes
Se o apagão em São Paulo, que deixou milhares de cidadãos no escuro, com perdas irreparáveis, não comoveu ninguém, por que uma simples piada racista iria resolver as eleições nos EUA?
-
Regina Fonseca
Aqui temos o pobre de extrema direita.
-
jose prado
Quando Porto riquenhos irão largar o dolar U$ por uma frase infeliz? Nunca! Isso é ilação intelectoíde de esquerda!
-
Arnaldo Simal
Resposta à pergunta: aqueles que tem dignidade!
-
-
Caubi Maciel da Nóbrega
Acreditar que uma piada, por mais ridícula e ofensiva que seja, consiga mudar o rumo de uma eleição majoritária tão polarizada é ter muita fé no poder da comunicação. Se grandes meios de informação atuando diuturnamente, há pelo menos 8 anos, não conseguiram desfazer o apoio que Donald Trump recebe, não parece sensato considerar que um humorista pouco conhecido tenha, finalmente, com apenas uma frase, conseguido.
-
Luciano Napoleão de Souza
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
-
Dalton Matzenbacher Chicon
Ridículo.
-
-
Sergio Moraes
Que essa piada racista sirva para Trump como Bob Jefferson e Zambelli serviram ao Bozo. Amém.
-
José Tarcísio Aguilar
A lógica é outra. Basta ver na história recente e nem tão recente, como os atos e palavras não impediram votos, por mais toscos que foram. Até chamar seus eleitores de id ota, está valendo.
-
Paulo Augusto
As votações se tornaram um culto à personalidade e não mais o apoio a ideias.
-
-
José Ricardo da Silva Souza
Os fascistas não perdem uma chance de expôr seu preconceito. Trump e aliados são todos lixos. Porto Rico livre já!
-
Matheus Battistoni
Se Trump acha Porto Rico um lixo, vai dar a independência que eles tanto querem. Bye!
-
Marcos Benassi
"Deus salve a América", cara Sylvia. De si própria e do mais grave da sua loucura. Se Ele for gentil, e também puder salvar-nos, o resto do mundo, dos Sobrinhos de Sam, será bom também. É esperar pra ver, vou tomar um epocler...
-
Wil Leon
Porto Rico não tem delagado.. mas na Pensilvania tem portoriquenhos... pior estrago foi o bom velhinho Biden chamar os eleitores americanos do Trump de merd*. Trump leva essa.
-
Lis P F
Biden fez igual
-
LUIZ FERNANDO SCHMIDT
Não fez. Já demonstrei abaixo.
-
-
Lis P F
Censura por falar a verdade.
-
Lis P F
Biden repetiu o comediante no outro dia. Chamando metade dos Americanos de lixo.
-
LUIZ FERNANDO SCHMIDT
Digamos que Biden falou "deles próprios". O trumpista falou "dos outros". É muito diferente.
-
-
Isaias Soares de Souza
Uma frase racista não mudará o destino dos EUA, porque os norte americanos já conheceram o espectro do seu ex presidente e ainda o admiram. Infelizmente, a sociedade está padecendo e este perfil, racista , homofóbica, misógino e intolerante com a diferença, é idealizado por parte da sociedade.
-
jose camargo
Venha, meteoro. O mundo tá cada dia mais chato.
-
Marcos Benassi
Caso venha também aquele outro planeta, o que recolherá "os justos", não será nada mau. Desde que, evidentemente, não aceite o ingresso de eixscrotos num foguetinho: Só vale o método do desencarne efetivo, o sujeito tem que correr o risco.
-
-
Marco Antônio M de Oliveira
Pode ser mau negócio... Uma coisa é ser tratado como cidadão de segunda categoria (como também somos pelo Estado brasileiro), outra é conseguir a independência e ter que entrar como imigrante clandestino no território norte-americano.
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.