Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Leonardo Berlese de Matos Dourado

    Ei, Elio: Por que vc não escreve a biografia do Múcio? A velhinha de Taubaté iria adorar.

    Responda
  2. neli faria

    Votei em lula, pela primeira vez na vida, nos dois turnos, porque o bolsonaro foi terrivelmente mau presidente. Se tivesse sido apenas Mau Presidente, como fora mau militar, teria anulado, como o fiz em dezoito.Ao término ,quase,de minha vida eleitoral, digo: foi o pior voto que fiz .Nem quando tinha dezoito anos, votei para uma vereadora, da Arena, o meu voto foi tão ruim. Depois, votei para Teodosina Ribeiro, mdb...! Pelo Meio ambiente :que decepção. Idem Alckmin!

    Responda
  3. Markus Ferranty Ferranty

    Me causa espécie , quando leio , quem perde ou quem ganha ; amigos , vamos torcer , lutar para que tenhamos dias e meses , melhores em nosso país ! Essa mal di ta polarização não acrescenta nada , só nos enche de rai va , ó dio e rancor ! Amemos mais ! Sejamos tolerantes e resilientes ! É isso !

    Responda
  4. Markus Ferranty Ferranty

    Esse m d é , um excelente mi nis tro da de fe sa ! Harmoniza o pessoal , é amigo ; sabe ser co man dan te - m d ; agrega a for ça ter res tre ; sabe intervir pelo pes soal , enfim , sinto o pes soal estar feliz com ele . É isso !

    Responda
  5. Roberto Rangel

    Não precisa nem auditar algoritmo nenhum. Todos sabem que as bets funcionam como armadilhas para ratos. Primeiro se dá alimento bom e depois que ganha a confiança dos roedores, coloca-se a isca envenenada. Não é questão de sorte e muito menos de habilidade, todos os apostadores estão destinados ao fracasso.

    Responda
  6. MARIA INES ARAUJO DIAS

    “não foi Lula que ganhou, foi Bolsonaro que perdeu” Frase que mostra duas coisas: que o povo soube votar. E que o eleito, por não escutar, deu sobrevida a quem o povo já havia descartado! Toda estória do PT, de educar o povo para votar, jogada fora!

    Responda
  7. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    Noblat Metrópoles tá tudo lá

    Responda
  8. Nelson Vidal Gomes

    Lula não é um Estadista, revelou isso ao ostentar Maduro no Planalto como um "troféu", diga- em sua defesa que os tivemos poucos: Pedro I, Pedro II e seu Primeiro Ministro Visconde do Rio Branco, Getúlio Vargas, Eurico Dutra, Juscelino Kubitschek, Castelo Branco ( que se recusou a ser ditador) e Itamar Franco ( com o Plano Real) FHC sai da lista por causa da reeleição. Múcio talvez esteja sendo isso, que faltou ao PEB- Partido das Empreiteiras e dos Banqueiros (nome fantasia PT). Namastê!

    Responda
    1. josé SOARES

      Pois é seu Vidal, e tu achas que Lula tem colocado seus interesses acima do Estado, ainda que passível de eventuais erros?

    2. Nelson Vidal Gomes

      Andre. À luz da Teoria Geral Estado Estadista, é aquele que colocando os interesses do Estado acima dos seus, ainda que sob riscos pessoais, faz suas obras persistirem no tempo e no espaço. Foi o que fizeram todos os que citei.Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!

    3. Andre Rypl

      O senhor precisa ler mais história e diversificar suas fontes. Comece pela recente biografia do Castello. Dutra, uma nulidade. Vargas, um camaleão. Pedro II, culto e servil à elite escravocrata. E por aí vai. Abraço

  9. CELSO RIBAS

    E eu vivi para ler o Gaspari chamar um milico de "joia rara".

    Responda
    1. Spartaco Almeida

      O texto diz "flor rara". E Múcio nunca foi militar. Foi Arena, PDS, PFL. Mas essa coluna está bem ruim. Frases de efeito soltas, sem análise ou algo que faça a leitura valer a pena. A ideia central é um erro crasso e maldoso. Certamente foi Lula que ganhou a eleição. Não foi a esquerda nem o PT, isso pode ser. Mas sem Lula no páreo, dificilmente Bolsonaro perderia. O Brasil deve isso a Lula. A diminuição da pobreza, desemprego, fome e corrupção é tanta que só se fala em teto de gastos.

  10. Carlos Eduardo Cunha

    Mucio tem sido um dos melhores ministros do Lula , segurando de forma incrível a insatisfação de um segmento da sociedade. Tebet e Haddad também tentam trazer consciência para o governo mas são sabotados.

    Responda
    1. Nelson Vidal Gomes

      Tebet mostrou a mesma falta de respeito a si mesmo e ao país e a seus eleitores que Ciro Gomes. Certamente terá construído o mesmo destino político que ele. O tempo dirá. Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!

    2. Marcos Benedetti

      Concordo. É muita má companhia para atrapalhar. Pobre Brasil!

    3. Carlos Eduardo Cunha

      O golpe não deu certo pois faltou coragem ao articulador e as FA seguraram o processo. Fugiu. 8 de janeiro foi mais uma depredação institucional de pessoas influenciadas como foi a do MLST em 2006

    4. Carlos Eduardo Cunha

      O golpe não deu certo pois faltou coragem ao articulador e as FA seguraram o processo. 8 de janeiro foi mais uma depredação institucional da massa manipulada como foi a do MLST em 2006 que feriu bem mais pessoas.

  11. PEDRO HENRIQUE

    Tem alguém beirando a demência por aqui? Nada contra, proporciona risos, no fim faz bem a saúde. Aquela coisa de se confundir com Bonaparte, um cara de Muncio com flor rara, drogas fortes operando nesse cerebelo kkk cessão comic do jornal...

    Responda
  12. MARIO VAZQUEZ AMAYA

    Discordo integral e frontalmente do colunista quanto ao Múcio, que funciona como um general sem patente entrincheirado em gabinete civil. Saiu da boca dele para o ouvido de Lula o conselho, durante a intentona de 8/1/23, de decretar uma GLO, o que legalizaria a retomada total do governo pelos militares. Graças a Múcio, em grande medida, os oficiais golpistas seguem em seus postos e não será surpresa que ainda estejam urdindo novos golpes em reuniões subterrâneas.

    Responda
    1. Andre Rypl

      Ao fim e ao cabo, os fardados nunca são chamados às falas. É isso.

    2. Ennio Baldur Hammes Schneider

      Precisamente! Sua virtude é azeitar as engrenagens do poder no intuito de livrar os fardados graúdos de punições. Isso na maior fleuma!

  13. Joabe Souza

    "Suave", "bem humorado", "flor rara", 'deu seu melhor desempenho', "não faz gestos bruscos" etc. Já causa alguma estranheza que o analistas político - em regra cético e crítico -enalteça a autoridade política que deveria escrutinar. Mas quando adota esse tom bajulatório, deve ser constrangedor até para o elogiado.

    Responda
  14. Alexandre Marcos Pereira

    Em meio a um cenário de discursos ideológicos inflamados e embates ideológicos que mais lembram um coliseu, José Múcio parece desafiar as expectativas. Como um jardineiro cuidadoso, ele veio com uma tesoura de podar, mas sua prioridade não foi podar os galhos mais altos com golpes de força. Ao contrário, Múcio apareceu com um regador. Na praça de concreto e granito que é Brasília, fez questão de, pacientemente, regar a esperança de um entendimento, uma cooperação que parecia murcha.

    Responda
    1. Alexandre Marcos Pereira

      Meu caro Benassi, muito obrigado pela honra de seu comentário. Eu admiro demais as pessoas que buscam a paz e a cooperação. O ministro Múcio se enquadra nesse perfil e, portanto, tem a minha admiração. Em suas mãos firmes, ainda que envelhecidas pela vida pública, revela um frescor inesperado, uma capacidade rara de manter a serenidade mesmo quando as raízes parecem enroscadas em rochas duras e secas. Eu sei que a moda, é lacrar avacalhando, mas, sob esse aspecto e outros, sou um eterno demodê.

    2. Marcos Benassi

      Alexandre, o otimismo é uma qualidade útil, reconheço, mas faço dele um uso muito, muitíssimo mão-de-vaca. Tem hora, meu caro, que creio melhor aproveitar a época e cortar a cumeeira...

  15. Murilo Belezia

    Essa conversa mole de que o 08/01 foi um ato patriótico e o demônio Xandão combateu os fervoroso brasileiros é corrente na boiada. Os mais espertinhos sumiram ou cairam fora do Brasil, largando os idiotas para trás, para serem presos. Acho incrível esse mantra mentiroso que, de tão repetido, passa a ser verdadeiro para aqueles que tambem acreditam que Bozo não cometeu crime. Chega, gente, que ninguem mais aguenta idiota-papagaio de frases mentirosas pré-fabricadas..

    Responda
  16. Marcelo Molinari

    Argumentos perfeitos, esquecendo-se porém que à ausência de autocrítica popular, soma-se o fato de manterem-se sob a indústria das fake news, cuja mestria esteve e mantém-se com os bolsonaristas. Sobre as BETs: Governo e Congresso tão podres que decidiram não expulsar esse cancro do país. Preferiram dizer que existia uma listinha das regulares! Vergonha atual (e tbm de qualquer famoso que se apresente como embaixador, calha por igual).

    Responda
  17. Sávio Marinho

    Sobre cachorros e amigos já dizia Tom Hall: three things in this world that worth's a solitary dime but old dogs and children, and watermelon wine

    Responda
  18. Rodrigo de Sousa

    Basta ler o príncipe para saber que o ministro fez foi nada .... Quem fez foram os próprio militares. Estão agora aguardando ansiosos o próximo momento de colocar a baioneta na goela dos poderes para obterem mais e mais privilegios.

    Responda
  19. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

    Então. Acho que, de fato, Múcio é bom equilibrista. Sabe salvar a pele dele.

    Responda
  20. Fabio Almeida

    Nem Lula ganhou, nem Bolsonaro perdeu. Foi o TSE que decidiu

    Responda
    1. Morgana Brígida

      Os idioxtaxs vão tomar conta do mundo; não pela capacidade, mas pela quantidade Eles são muitos. Nelson Rodrigues

    2. Nelson de Paula

      O que o TSE teria ganho com isso?

    3. Anete Araujo Guedes

      É o mundo da fantasia que conta.

    4. maria araujo

      As urnas decidiram, o Tse homologou a decisão dos eleitores.

  21. Luciano Napoleão de Souza

    Gigolô, Múcio é sim a mente mais lúcida do planalto. É daqueles que não vende a alma ao diabo. Já verbalizou que o 8/1 foi um quebra-quebra. Não uma tentativa de golpe que imprensa militante, a mando de Xandão, insiste em dizer.

    Responda
    1. Morgana Brígida

      Os idioxtaxs vão tomar conta do mundo; não pela capacidade, mas pela quantidade Eles são muitos. Nelson Rodrigues

    2. MARIO VAZQUEZ AMAYA

      Somente no seu planeta natal. Existía até minuta pronta para o golpe antes de Lula assumir, é que o atentado no aeroporto de Brasília miou. No movimento de 8/1 foi Múcio que tentou abrir a porta para os generais sugerindo que Lula decretasse a GLO e entregasse a eles o controle total do governo.

    3. julio alves

      Elio Gaspari desceu da posição de grande jornalista à de atiçador de gado. I que Folha tem feito com seus articulistas é de chorar...

    4. Anete Araujo Guedes

      Luís, não dá para esquecer dos milicianos, militares e filhos participando ativamente do governo.

    5. Anete Araujo Guedes

      Luiz, não podemos esquecer dos milicianos, militares e filhos.

    6. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      É lógico. Com parentes e amigos participando da esbórnia (foi ele quem o disse) queria que ele dissesse o que?

  22. Sergio Moraes

    Quem acompanha a história das Forças Armadas sabe que historicamente há dois grupos: golpistas e legalistas. Os primeiros ganharam força no governo bozolino. Os segundos têm mais espaço com Lula. Isso não tem nada a ver com Mucio. Gaspari só sabe lamber o Geisel e Golbery.

    Responda
    1. Arnaldo Facciotti

      Acredito que o Sr. esteja completamente errado uma pena não reconhecer que este é o único lúcido deste desgoverno

  23. Anete Araujo Guedes

    Ao optar pela via da conciliação com forças armadas, Mercado, agronegócio, mídia empresarial etc, entregando tudo e mais um pouco, em vez de partir para o enfrentamento, tendo a população ao seu lado, Lula resiste em perceber que nunca terá o apoio deles. Trata-se da nossa elite do atraso, que prefere um Tarcísio arrojado, que testa seus limites, constrange o STF, dando seguimento ao que respondeu, após as denúncias de abuso da PM, “Pode ir na ONU, no raio que o parta, não tô nem aí”.

    Responda
    1. Anete Araujo Guedes

      Se Lula não tivesse apoio, o PT não estaria por 7 anos na presidência da República. Sem falar no ano que o prenderam apressadamente, sem seguir os ritos do processo legal, por ele estar o primeiro lugar nas pesquisas eleitorais.

    2. Anete Araujo Guedes

      Hernandez, como você acha que um líder operário, contra tudo e contra todos, chegou à presidência da república? Será que Lula tinha apoio da mídia empresarial, Mercado financeiro, elite econômica? Lula contou com a militância, com o povo nas ruas. Se Lula não fizer um enfrentamento, não se aproximar de suas bases, não de seus planos de mexer nas reformas trabalhistas/previdenciárias, passar o horário de trabalho para 6 horas diárias, industrialização, empregos qualificados etc. Não fará um suces

    3. Hernandez Piras

      Ir ao enfrentamento com apoio de quem? Se o povo quisesse um governo radical de esquerda, não teria eleito um Congresso conservador. Aliás, nem Bolsonaro, com firme apoio das Forças Armadas, conseguiu se impor ao Legislativo e ao STF. Agora, querem que, sem apoio de instituição nenhuma, Lula enfrente a todos, inclusive a elite econômica. A esquerda brasileira nunca toma consciência de sua fraqueza!

    4. Anete Araujo Guedes

      Soares, falta entregar todos esses benefícios sociais embalados em uma politização enquadrada na atualidade. Falta ir além dos programas sociais, a população quer ir mais além. Falta uma aproximação, uma escuta, uma comunicação mais palatável e compreensível com a população. Modernizar, acompanhar os tempos atuais, os anseios dos cidadãos.

    5. José De Almeida Soares

      Anete, concordo com você integralmente. Só que Lula, certamente sabe que o apoio da população é só uma utopia. Infelizmente.

    6. julio alves

      Você tem toda a razão. E com o apoio deslavada da Folha e o resto da mídia corporativa, em breve teremos trevas mais escuras ainda...

    7. Anete Araujo Guedes

      Se a esquerda perder essa, teremos mais uma vez a extrema direita neofascista no poder.

    8. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      Infelizmente é assim mesmo, Anete. E nem sei se e quando isso poderá ser revertido.

  24. Raymundo Itareru

    defender anistia para golpistas é sem dúvida uma enorme colaboração, não só para o governo Lula, mas para todos os democratas. me faça uma garapa

    Responda
  25. Anete Araujo Guedes

    Ao optar pelo caminho da conciliação, seja com o Mercado, forças armadas, Centrão, em vez do enfrentamento, tendo ao seu lado a população, Lula vai se dar mal. A elite financeira, mídia empresarial, agronegócio e outros tantos setores, faça o que ele fizer, entregue o que pedirem e mais um pouco, jamais o apoiarão. Trata-se da nossa elite do atraso, que prefere um Tarcísio, com seus arroubos, atos criminosos e ataques inconvenientes, “Pode ir na ONU, no raio que o parta, que não tô nem aí”.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Ôôô, Luiz, o pior é que talvez não seja "quando", temo que seja "se" for possível...

    2. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      Infelizmente é assim mesmo, Anete. Nem sei quando será possível reverter isso.

  26. Marcos Benassi

    É, sêo Elio, é triste, mas parece que os milicos só serão enquadrados, na eventualidade de sê-lo, pelo Xandão. Parece ser o único que, com tudo que é defeito que tenha, busca um negócio elementar, veeeelho, conservador e fora de moda: Justiça. Tomara que sobre alguma coisa do sujeito para gozar a aposentadoria.

    Responda
  27. Andre Rypl

    Não conhecia a verve humorística do Gaspari. Múcio, o general de terno, oferecendo o melhor desempenho do governo. Seria de rir se não fosse trágico.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Poi Zé!