Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Pedro Vasco

    Se eles estão oferecendo 4.000 ou 5.000 para engenheiro (qualquer área)e pedindo experiência, não vão contratar.

    Responda
  2. Rodrigo Andrade

    O empresário enfrenta um ambiente absolutamente hostil no Brasil, são 1.500 horas pra apurar, declarar e pagar impostos, contra 159 horas em média na OCDE. A insegurança jurídica é crescente, paga-se o dobro do salário pelo peso do governo, o custo financeiro é absurdo, mas o problema é o "salário de miséria" que ele paga. Tá "serto"

    Responda
  3. Severo Pacelli

    Os salários não atraem. Em algumas até as condições trabalho ainda beiram o período medieval.

    Responda
  4. Severo Pacelli

    Os salários ainda são muito miseráveis. Os jovens já entram na empresa e logo de cara percebem a mesmice de seus pais. Trabalhar 30, 40 anos a troco de salário, visando ter uma simples casa própria financiada, um carro velho na garagem, esperando na janela para passarem a mão "nela". Querem outra vida, essa já deu.

    Responda
  5. Arno Costa

    Os empresários devem reduzir a margem de lucro a níveis éticos, pois o que pagam, não permite ninguém a ter casa própria e viver com dignidade nas grandes cidades.

    Responda
  6. Antônio João

    Falta de trabalho qualificado é porque os empresários não acreditavam que a economia voltaria a crescer, agora correm atrás. Com o bolsonaro a economia brasileira patinou e não saiu do lugar, com bolsonaro não tiveram esse problema, que aliás, não é problema é solução, ou alguém prefere os tempos de niliência de bolsonaro.

    Responda
  7. Rai Giovanni

    Se o cara ganha bolsa família, mais 150,00 por filho, mais vale gás, Aluguel social, cesta básica etc vai aceitar trabalhar na construção civil? Claro que não, se ele tiver uma motoca, trabalha duas res vezes na semana e completa a renda com mais no mino 500,00 por semana, ou seja 2000 mais os benefícios sociais.

    Responda
    1. ADRIANO DE CASTRO MEYER

      Trabalha duas vezes na semana e ganha 2 mil por mês? Conta onde é isso, é no Uber??

  8. Jose Walter Da Mota Matos

    Todo mundo crítica a gestão econômica do governo, mais na hora que a coisa aperta, bate nas portas do governo clamando anistia e perdão dos tributos que sonegaram, quando querem investir, batem nas portas do BNDES, quando querem logística melhor, pedem investimentos em infraestrutura, na hora de dar sua cota de contribuição pra reduzir a desigualdade social, pressionam os deputados pra rechaçar a taxação dos mais ricos, isso é Brasil, onde o interesse próprio está sempre na frente do público.

    Responda
  9. Fabricio Oliveira

    Esse problema dificilmente será resolvido, pois a entrada de profissionais no setor sempre é dificultada pelas empresas, na hora de contratar exigem experiência e mil qualificações, que os jovens ainda não possuem, depois reclamam que ninguém quer trabalhar

    Responda
  10. Washington Santana

    Se pagarem salário satisfatório, não faltará trabalhador.

    Responda
  11. Andre Moraes

    A equação é simples. Nossos jovens ou estão morrendo nas favelas, ou abandonam os estudos e viram mão de obra de pouca qualificação, ou estão sendo convencidos de serem neo-escravos empreendedores. A classe média que cada vez tem menos filhos, não consegue suprir a necessidade de mão de obra qualificada como no passado e a classe alta manda seus filhos para outro país. Esse é o Brasil de 24.

    Responda
    1. Andre Moraes

      Dalmo; as contrapartidas existem, talvez falte uma melhor fiscalização para e não tragam os resultados esperados, mas que existem, existem..

    2. Dalmo de Souza Amorim Junior

      Não sairão dessa vida enquanto a impunidade garantir ganhos mais altos no crime, e nem se não houver contrapartida às bolsas-mil que recebem, já que é dinheiro para manterem-se sem pensar.

  12. ROBERTO CEZAR BIANCHINI

    O problema da falta de mão de obra qualificada nunca será resolvido no Brasil enquanto os empresários não entenderem que qualificação significa pagar o que a tarefa exige, e que muita gente qualificada está fora da faixa etária que eles consideram "ideal" para trabalhar, 50+, ou até 40+ em algumas áreas como TI. Vão continuar enxugando gelo enquanto tiverem esta atitude, e isto também é uma das causas da baixa produtividade do país.

    Responda
  13. Antonio Pimentel Pereira

    Nosso país é desigual pela ganância dos sudestinos, onde se concentra sessenta por cento da riqueza nacional, essa falta de mão de obra não se reflete nas outras regiões, pois falta é emprego, lá ficam cinquenta por cento dos quinhentos bi do icms e noventa dos cem bi dos roylties do petróleo, eles não deixam fazer nova partilha pra diminuir as desigualdades regionais. Sudeste rico país pobre e desigual isso é brasil da pior elite do mundo

    Responda
    1. Rodrigo Andrade

      "Ganância dos sudestinos" que sustenta o norte e nordeste do país. Tá "serto"

    2. Antonio Pimentel Pereira

      Os barões do café são os piores, dá uma lida na trilogia de lira neto sobre a biografia de getúlio vargas pra tu saber o que foi a república velha, política do café com leite, julío prestes, entre outros sabidórios

    3. JOSE HENRIQUE DA SILVA

      Começando pelo próprio Nordeste, origem da figura dos coronéis. Essa ganância está entranhada na alma do brasileiro.

  14. RILER BARBOSA SCARPATI

    Salário não é tudo em um emprego, mas só 33 % do empresariado que reclama, segundo a matéria, oferece remuneração melhor pra atrair trabalhadores. Isso explica muita coisa tbm

    Responda
    1. ADRIANO DE CASTRO MEYER

      Remuneração melhor: de muito ruim para ruim.

  15. Arno Costa

    Querem o quê? Pagam uma miséria e querem gente qualificada?

    Responda
  16. marcos fernando dauner

    perguntar não ofende - esse ziba ai embaixo é robõ peh-teh-bah ou é o quê ?

    Responda
  17. Marcos Benedetti

    Colocaram um robô do governo para responder toda e qualquer publicação. Ô Folha, tira esse Zigmar ou seja lá o quê for, do ar. Chatinho demais, não?

    Responda
  18. Marcelo pires

    Isso não seria reflexo da admirada e explendorosa reforma trabalhista... Em todos os lugares onde vou sou atendido com uma má vontade e as pessoas nem me conhecem, de repente, isso não acontecem com outras pessoas, por viverem em "outro" país...

    Responda
  19. valdir de macedo

    O jovem demora pra amadurecer hoje em dia, somada a falta de oportunidades, quando ele percebe já é tarde demais

    Responda
  20. marcos fernando dauner

    os jardineiros que vem cuidar de meu quintal são mais idosos que eu (acima dos sessenta) . Um pintor, um eletricista e um marceneiro que vieram aqui em casa recentemente, eram todos eles, idosos . A galera jovem só quer saber de brincar no celular .

    Responda
    1. SERGIO NEVES

      Marcos, passo pelo mesmo problema aqui. Quem limpa o meu quintal é um aposentado idoso. O jovem que se propõe a fazer esse serviço quer ficar rico rapidamente nessa atividade. Não vai dar certo!

    2. marcos fernando dauner

      que preconceito ? só estou falando da realidade ! Acorde !

    3. Dagmar Zibas

      Leu a matéria? Deixe de preconceito. Os dados mostram que a economia vai bem. Quase pleno emprego; Ouça o que disse o CEO do Bradesco ontem. Só elogios à economia. Aceite para sofrer menos.

  21. CLODOMIRO LACERDA

    A Folha deveria colocar um link para os estudos que ela menciona em suas reportagens. No final, poderia ter um "para saber mais". Isso poderia ser um link para o estudo principal, o que ajudaria a dar tráfego à pesquisa na fonte ou, até mesmo, criar um banco de dados na própria Folha com esses estudos e notas.

    Responda
  22. marcos fernando dauner

    E eu, escutei há algum tempo de um empreiteiro de MO - "eu só contrato haitianos e venezuelanos . Não contrato mais ninguém aqui do nosso estado - SC . A galera não quer saber de trabalhar " . E vemos isso em todo lugar - Na área de serviços , venezuelanos já estão em todos os lugares- restaurantes, supermercados, lanchonetes, postos de gasolina .

    Responda
    1. marcos fernando dauner

      Ziba ! v. sabe onde fica SC ? Se soubesse não escreveria bes-tei-rah . venha conhecer nossa realidade .

    2. Dagmar Zibas

      Faz-me rir. Leu os números da pesquisa. Quase pleno emprego. Não ha importação de venezuelanos ou haitianos que preencha as vagas. É o seguinte. Esses empresários estão acostumados a pagar miséria. Como há muita oferta de trabalho, os brasileiros escolhem quem paga melhor. Os salários mais baixos ficam com os imigrantes. É assim em todo mundo. Aceite o fato de que a economia está ótima para sofrer menos.

  23. MARCIO JOSE GONCALO

    Os influencers não adoram postar que trabalham nos EUA e ganham em um mês o que o trabalhador brasileiro ganha em 6 meses. Então.... mas na verdade não é bem isso que o empresariado brasileiro quer!!!!

    Responda
  24. MARCIO JOSE GONCALO

    Pauli Guedes que tinha razão! Se o Brasil não cresce não temos esse tipo de problema! Podemos viver só de rentismo com taxas de juros altíssimas. Campos Neto concorda comigo!

    Responda
    1. Dagmar Zibas

      Boa ironia. Mas os bolsominions não entendem e vão levar ao pé da letra.

  25. Antonio Emanuel Melo dos Santos

    Esse é um exemplo de setor onde falta mão de obra qualificada. Observe a qualidade dos acabamentos em certas obras ou número de itens a concertar após a entrega de um imóvel. Enquanto o governo com se canto de sereia sobre o acesso ao ensino superior entorpece alguns desavisados, a falta de ensino técnico bate à porta. São milhões de brasileiros que poderiam estar fora de bolsa família enriquecendo a si próprios e ao país com uma profissão lucrativa.

    Responda
    1. Dagmar Zibas

      Tem que achar algum defeito quando há quase pleno emprego, né? O governo está criando centenas de escolas técnicas federais. Informe-se e deixe de mostrar sua frustração bolsonarista aqui.

    2. marcos fernando dauner

      marceneiros, pintores, colocadores de pisos e azulejos, eletricistas, pedreiros decentes ... falta tudo

  26. Ana Maria Rocco

    Ser "influenciador" rende mais. É o que vídeos de influenciadores dizem, que ganham fortunas promovendo quem lhes paga mais. Iludem muitos, que se desinteressam pelas carreiras de engenharia e exatas, que nas boas instituições de ensino, são de alto grau de dificuldade. Aliado à campanha cruel contra a educação, os educadores e a cultura, realizada nos últimos tempos no Brasil, é difícil atrair os jovens para essas carreiras. Para o ensino profissionalizante, pior, porque ganha menos.

    Responda
    1. Dagmar Zibas

      Faz-me rir. Os números dizem que a indústria está crescendo como nunca. Serviços também. Leia a matéria antes de palpitar. Quantos jovens podem viver como influenciers? Vale dizer qualquer bobagem para não reconhecer que o governo está tendo êxito. Melhor aceitar para sofrer menos.

  27. Rodrigo de Sousa

    Quatro anos com a extrema direita no poder, após um golpe institucional, não podia dar resultados diferentes. O ex-presidente, que só chegou ao posto com ajuda de muita gente graúda, inclusive a grande mídia, avisou assim que eleito: não esperem nada de novo, temos muito o que destruir! E destruiu mesmo.

    Responda
  28. Dayana Bayma

    A lamentação da falta de mão de obra qualificada em sua versão 2024... Se pagar bem, tem mão de obra para tudo em um país de 213 milhões de habitantes.

    Responda
  29. Bira Scutari

    Sou representante comercial e trabalho com algumas industrias, percebo o crescimento das vendas em ritmo lento mas consistente. Mas tbm percebo os gargalos de cada uma, falta logística, atraso nas entregas (produção no limite), e faltam vendedores tbm, td dia recebo propostas novas de representação. Dito isto, sabem a que mais cresce? Aquela que valorisa e investe no ativo humano, que paga bons prêmios, incentivos adicionais e fornece ferramentas de trade e uma boa assistência técnica.

    Responda
  30. Paulo Augusto

    Empresários gostas de receberem tudo de mão beijada. Se mexam e treinem seus funcionários !!

    Responda
    1. SERGIO NEVES

      Não querem emprego de carteira assinada.

    2. SERGIO NEVES

      Primeiro, qual era a especialidade dos seus funcionários? Qual o ramo de atividade da sua empresa? Segundo, você conseguiu encontrar quantas pessoas para serem treinadas? Terceiro, assinou a carteira de todos eles? Conheço vários empresários que mesmo com treinamento, querem emprego de carteira assinada e imagino que saiba porque.

    3. Paulo Augusto

      Marco, já montei e qualifiquei funcionário, sem ficar esperando cair do céu.

    4. MARCO ANTONIO POLISELI

      Monte uma empresa

    5. Celso Onofre

      Acho que vc deve mamar na teta do governo para não entender nada de empresariado.

    6. Dalton Matzenbacher Chicon

      Noção zero.

  31. Hipolito Lima do Carmo

    O que acotece que a turminha quer ganhar dinheiro fácil tipo ser influenciador

    Responda
  32. Dalmo de Souza Amorim Junior

    Enquanto isso trabalhadores de mais de 50 anos enviam currículos diariamente, sem encontrar quem queira contratar experiência e capacidade de decisão, bem como peito para tomar decisões duras.

    Responda
  33. Luciano Napoleão de Souza

    Reflexo de mercado aquecido uma ova. Isso é resultado do excesso de benefícios governamentais que emburrece e empobrece a população. Ninguém quer saber de estudar e trabalhar. É dano colateral do esquerdismo.

    Responda
    1. Antônio Carlos de Paula

      Esse gado véio está com saudades das motociatas com dinheiro público sem nenhuma serventia.

    2. Rodrigo de Sousa

      Quatro anos com a extrema direita no poder, após um golpe institucional, não podia dar resultados diferentes. O ex-presidente, que só chegou ao posto com ajuda de muita gente graúda, inclusive a grande mídia, avisou assim que eleito: não esperem nada de novo, temos muito o que destruir! E destruiu mesmo.

    3. Dalton Matzenbacher Chicon

      Tal e qual o direitismo impulsionado por ideias e convicções como essa, e outras, suas.

  34. marco martins

    Reflexo do Bolsa família.

    Responda
    1. SERGIO NEVES

      O brasileiro vai começar a encontrar concorrência até nos empregos sem muita exigência de formação. Depois vão querer chorar no colo do estado. Isso não vai terminar bem.

    2. marcos fernando dauner

      caro Sérgio- Aqui em SC, nas padarias e restaurantes, venezuelanas já são maioria .

    3. SERGIO NEVES

      Paulo, você deve viver em outro planeta. No planeta que eu moro, a padaria que eu frequento e a restaurante onde almoço sofre do mesmo problema.

    4. Paulo Augusto

      Ninguém deixa de trabalhar para receber bolsa-família. O valor é de 142 reais por pessoa.

  35. Márcio Marques Alves

    As empresas vivem recitando o mantra da "falta de qualificação", porém, qualificação implica na agregação de valor à mão de obra, algo que as empresas não querem pagar pois, salários maiores significam lucros menores. Então, como conciliar a mão de obra qualificada com salários baixos? Isso simplesmente não existe. Ou seja, o discurso da suposta falta de mão de obra, serve a outros paradigmas, menos à melhora na performance das empresas.

    Responda
    1. Márcio Marques Alves

      Dalton, concordo que a produtividade é muito baixa, porém, não é o caso de quem tem qualificação; além disso, a produtividade é alcançada com investimento das empresas em treinamento e tecnologia, algo que não ocorre, devido a problemas alegados de acesso ao crédito. As empresas não querem pagar por valor agregado, por isso, usam de discursos como o seu, para descredibilizar o conhecimento dos trabalhadores que possuem qualificação comprovada, alegando a baixa qualidade do ensino.

    2. Dalton Matzenbacher Chicon

      Não é suposta. É real. Alheio a isso, remunerações dependem de produtividade, a qual depende de ensinos básico e secundário de qualidade. As empresas não têm como alfabetizar e ensinar matemática elementar às pessoas. Há uma lógica remuneratória que escapa à sua percepção. A produtividade per capta determina as remunerações nas empresas. É por isso que algumas pagam bem e outras mal, embora atuem em segmentos idênticos.

    3. WILLIAN ARAUJO

      Falta de qualificação x analfabetismo funcional.

  36. Antônio Carlos de Paula

    Na época do golpista ladrão de jóias era inflação e desemprego nas alturas com o povo fazendo fila para comer osso. O Brasil no rumo certo.

    Responda
    1. Paulo Augusto

      Marco, e você lembra do governo Lula que foi a única vez na história do país que tivemos emprego pleno ?

    2. Helene Medeiros

      Teve a pandemia com tudo fechado, nada funcionava, perda para todos. Era proibido ter emprego.

    3. marco martins

      Da época da Dilma vc guarda alguma recordação? Ou o nine também fez lavagem cerebral em vc? Igual ele faz os conterrâneos dele?

  37. Celso Onofre

    Um dos grandes erros do PT nestas últimas décadas, não conseguiu melhorar o nível do trabalhador brasileiro e para piorar a direita consegue ser ainda pior, o país do futuro continua ladeira abaixo .

    Responda
    1. SERGIO NEVES

      Nada consegue ser tão pior que a esquerda. O exemplo está em todo canto. Cuba, Venezuela só para começar.

    2. Celso Onofre

      O Paulo Augusto deve estar falando de um outro país ou deve ser politico de carteirinha.

    3. Paulo Augusto

      Ao contrário: melhorou tanto que o povo partiu para empregos melhores. E não é governo que tem que treinar trabalhador, é a própria indústria.

  38. Edson Badra

    Isso significa mao de obra menos escrava. Patrões e pobres de direita odeiam.

    Responda
    1. SERGIO NEVES

      Mesmo lendo, não sabem interpretar.

    2. Dalton Matzenbacher Chicon

      Parece-me que significa que você não entendeu aquilo que leu. Caso tenha, de fato, lido.

    3. Helene Medeiros

      O artigo fala justamente o contrario: empresas aumentando com agrado os salarios e investindo na formacao da mao de obra, inclusive curso superior.