Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. DEBIE DOS SANTOS BASTOS

    Quanto se gasta para manter essa monarquia? Dizem que foi importante na reconstrução do país após a ditadura de Franco, etc. Mas depois, o mesmo rei, outrora ovacionado, Juan Carlos, fugiu do país por conta de corrupção. Além de tudo, o rei fujão ainda gastou dinheiro caçando na África. Vai entender por que ainda existe monarquia. Mas nem dá pra criticar pq aqui tbem temos alguns senhores feudais, como o nefasto Lira dentre muitos outros...

    Responda
  2. Eduardo Boghossian

    O ex rei da Espanha (pai do atual) foi afastado por suspeita de comissão de $100 milhões. Pra q serve família real.

    Responda
  3. VITOR LUIS AIDAR SANTOS

    Nenhum protesto violento, sob tais circunstâncias catastróficas, deve ser levado a termo. O povo se uniu, a nação reuniu todos os recursos a disposição das comunidades atingidas, mas obviamente o número de mortos (para começar) e o caos, levaram quase todos a uma catarse coletiva que se materializou negativamente sobre a figura do Rei. Força Espanha.

    Responda
  4. Marina Gutierrez

    Culpar as autoridades é fácil, mas vá saber se parte dessa população respeitou ou respeita as leis ambientais, não construir em áreas de risco, não deixar o lixo bloquear os bueiros, etc. etc. E se choveu em poucas horas o que chovia em um ano, não e culpa de ninguém, é uma catástrofe como um terremoto, furacão, ciclone!

    Responda
    1. TEREZINHA RACHID OZORIO DA FONSECA

      São inteligentes o bastante para não acusarem as autoridades pelas chuvas, mas estão cobrando a falta de aviso preventivo, uma vez que sabiam das condições meteorológicas e a demora de quatro dias para atuação das equipes de socorro e busca

  5. MARCO ANTONIO POLISELI

    Se essa moda pega, né RS!?

    Responda
  6. Chico Neto

    Acho que a Espanha é igual à Inglaterra, se for, monarquia é só enfeite, quem manda é o parlamento e o primeiro ministro, nessa linha não faria sentido protestar contra quem não dá as cartas.

    Responda
  7. JA Oliv

    É o quê deveriam ter feito com o prefeito de Porto Alegre e o governador aqui do RGSul, e esse prefeito boca-mple ainda conseguiu se reeleger, parece que o portoalegrense é sadomasoquismo.

    Responda
    1. Jose Alberto da Silva ALBERTO DA SILVA

      A diferença entre um país na qual a população tem consciência de classe. Não quer ser massa e sim público. Vai reclamar e com autoridade. Aqui no Brasil é muito diferente. Caso reagissem assim seriam tratados como vândalos, bárbaros. Quanta diferença.

  8. Carlos Camargo

    É sobre isso! Aprendam aí brasileirada...

    Responda
    1. Jose Alberto da Silva ALBERTO DA SILVA

      Estamos longe desse patamar. Aqui as empresas que prestam serviços essenciais não respeitam o cidadão que pagam elevados impostos.

  9. sandoval abreu sader

    Será que essa chuvarada na Espanha vai baratear o azeite?

    Responda
  10. Murilo Belezia

    Se a moda pega! O tsunami de alguns anos atrás levou o casal imperial do Japão a um abrigo onde se ajoelhou diante dos desafortunados. Também não passa um ano sem um furacão no Caribe, que gosta muito de estragar o sudeste americano. Não se vê agressões contra autoridades. O bom senso diz que fenômenos climáticos não são provocados por autoridades. Mas o que acontece com o bom senso na tragédia da Espanha? Acho que alguém estava louquinho pra acertar o rei. Hay govierno?

    Responda
  11. TEREZINHA RACHID OZORIO DA FONSECA

    Consciência de cidadania só vamos atingir daqui a dez séculos! Em Porto Alegre eles dão troféu para gestor irresponsável reelegendo-o e para o governador querem alça-lo ao cargo de Presidente da República, pode este atraso??

    Responda
  12. Márcio Marques Alves

    País desenvolvido e mais civilizado, né! Sei!

    Responda
    1. Márcio Marques Alves

      Isso é um fato, as dificuldades estão aí. O que muda são as reações de cada um, quando se deparam com os mesmos desafios em comum.

    2. Maria Lopes

      A água e as calamidades são muito igualitárias e não poupam ninguém e nada.

  13. luiz suertegaray

    Aqui em Porto Alegre, os governantes sao aplaudidos, põe chapéu de palha, se reelegem. O resto põe chapéu de palhaço.

    Responda
    1. JA Oliv

      Um baita demagogo, ele criou essa imagem com chapéu de palha para fantasiar que é um trabalhador e do povo, o porto-alegrense caiu na farsa, o tipo é um negacionista e um bolsonarista enrustido. Na primeira eleição ele se declarou de cor branca, nesta última como pardo, só aí já mostra a índole do elemento.

  14. Hernandez Piras

    É compreensível o estresse das pessoas, mas acho que estão subestimando as proporções da catástrofe. As ruas e estradas estão cobertas de veículos empilhados, móveis e entulho, há ainda centenas de desaparecidos e muitas vias de transporte estão intransitáveis. Os bombeiros e militares têm enorme dificuldade em chegar às pessoas. Em quatro dias, só três mil pessoas estão sem eletricidade. É muito? Pensem se a Enel fosse a concessionária!

    Responda
  15. César de Oliveira lima

    Se é no Brasil, os iludidos iriam achar que o presidente, o governador e o prefeito, que pouco ou nada fazem para evitar tragédias desta proporção, estariam ali lhes prestando favor e sendo idolatrados como salvadores da população. A falta de crítica e cobrança por grande parte do eleitorado brasileiro é que faz com que os mandatários se julguem acima do Bem e do Mal. Cada povo tem o governo que merece!

    Responda
  16. Fabio Adriano de Lima

    Interessante que texto dá ênfase no protesto com os Reis e esconde que aconteceu até pior com o primeiro-ministro que teve objetos jogados nele e no seu carro quando ele fugiu do local!!!! Além disso, todas as autoridades ali presentes foram vaiadas e não só os Reis. Independente de gostar ou não dos Reis, pelo menos eles ficaram e deram a cara a tapa, enquanto que o primeiro-ministro não!

    Responda
  17. Fabio Adriano de Lima

    Interessante dá-se ênfase no protesto com os Reis e esconde que aconteceu até pior com o primeiro-ministro que teve objetos jogados nele e no seu carro quando ele fugiu do local ! Além disso, todas as autoridades foram vaiadas, não só os Reis. Independente de gostar ou não dos Reis, pelo menos eles ficaram enquanto o outro não!

    Responda
  18. Bob Pereira

    A solução foi dada: rezar!!!!!

    Responda
  19. Eduardo Boghossian

    Rei e rainha são enfeites de alto custo.

    Responda
    1. Sergio Dias

      Aposto que dão mais lucros para o país que nossos políticos.

    2. Fabio Adriano de Lima

      Todo político é: vereador, deputado, governador, presidente. Ainda mais aquí no nosso país.

  20. Alaor Magno

    Quixotesco e hilário. Monarquia decadente e miserável, bem ao gosto dos saudosistas colonialistas.

    Responda
    1. Maria Lopes

      Vc está falando sem conhecer a historia. A guerra civil, a longa e cruel ditadura, o exílio é morte de milhões, o papel do príncipe herdeiro, pai do atual, em garantir a democracia quando um milico tipo Bozo tentou um golpe militar dentro do parlamento. Há várias monarquias constitucionais sólidas na Europa e as várias regiões gozam de muito autonomia. E há quatro idiomas históricos. Complexo. E a qualidade de vida e das maiores do continente.

    2. Sergio Dias

      Quase viramos uma monarquia por aqui, se o genocida tivesse ganho.

    3. Fabio Adriano de Lima

      Curioso é que eles se tornsaram uma democracia justo com a volta da Monarquía. Aliás, várias democracias seguem esse regime: Dinamarca, Suécia, Bélgica, etc. Enquanto muitasss Repúblicas não são nada democráticas. Nem preciso citar quais, certo?

    4. Miro Costa

      A pessoa não sabe o que está falando, mas quer falar. Que diabos tem a ver a monarquia com o evento? A Espanha é uma monarquia constitucional plena, onde a figura do monarca é apenas um pouco mais que simbólica. E olhe que o país já foi república mais de uma vez, e resolveu voltar com a monarquia.

    5. Hernandez Piras

      De fato, nunca houve nenhuma república colonialista, não? A Terceira República na França construiu o segundo império colonial do mundo no séc. 19 por pura distração.

  21. Diva Negri

    A culpa é do Rei!

    Responda
  22. Alvaro Almeida

    A diferença é que aqui a população reelegeu o prefeito. Porto Alegre que o diga!

    Responda