Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. DANIEL ROUSSO

    "A carta é uma iniciativa da Turquia". Logo quem! Praticaram o genocídio de 1,5 milhão de armênios, bem como centenas de milhares de outras minorias durante a primeira grande guerra. Até hoje não reconheceram o fato, comprovado por documentos e provas materiais.

    Responda
  2. LUIZ LEAL

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  3. Alexander Wapf

    Sob comando do mesmo ditador Edorgan, a Turquia ataca os curdos militarmente e os considera terroristas, aliás os curdos também pleiteiam ter seu próprio estado. Obviamente a Turquia espera solidariedade internacional para causa deles... cada um olhando para o próprio umbigo e apontando o dedo para os outros... e o Brasil? Não sabe o que fazer nem com o Maduro

    Responda
    1. DANIEL ROUSSO

      Antes de tudo, a Turquia precisa reconhecer o genocídio praticado contra o povo armênio, responsável pelo massacre de 1,5 milhão de pessoas inocentes, bem como a expulsão e deslocamento de milhões.

    2. LUIZ LEAL

      Mas voltando ao assunto, Alexander: Você realmente acha que Is a Hell está certo em cometer geno cídio, limpeza étnica, rolbo de terras, assa sinato de jornalistas, destruição de cidades inteiras...? A carta desses países trata disso.

  4. Cesar Costa

    O Lula e o Itamaraty sempre do lado errado. Vejam seus companheiros de assinatura dessa carta sem sentido. Dizem que defendem a democracia no Brasil mas se alinham com o que há de pior entre ditaduras mundo afora. Sua defesa interna da democracia é circunstancial, se pudessem dariam um golpe.

    Responda
    1. LUIZ LEAL

      A carta não trata de democracia, mas de geno cídio, e nisso Lula tem razão. Mas sempre tem quem tente desviar o assunto dos maiores cri mes contra a humanidade que vêm sendo cometidos - diariamente - por Is a Hell com o apoio incondicional dos Estados Unidos.

  5. Cesar Costa

    A paz só ocorrerá na região quando os Árabes moderados estiverem no poder, enquanto houver clérigos radicais que desejam que a sua religião seja implantada no mundo todo o conflito não terá fim. Os radicais dos dois lados se retroalimentam.

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      O caminho mais curto para a paz na região depende do governo hebreu respeitar as leis Internacionais que regem os países membros e remover o exército que ocupa a Palstina desde mil novecentos e sessenta e set, remover os mais de setecentos mil cidadãos dos States, Europa e até do Brasil, que grilaram as terras do povo nativo com apoio do governo de Telaviv, fim do apartheid, fim dos "checkpoints", o povo palstino deve ser livre de ir e vir no seu território.

    2. LUIZ LEAL

      Os regimes mais rad icais da região Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos são aliados dos Estados Unidos, que tem até bases militares nessas dita duras. Mesmo o regime militar do Egito é comprado pelos Estados Unidos ao custo de um bi de dólares anuais para ajudar no cerco a G aza. A população desses países apoia a causa pal est ina. Se fossem democracias não haveria o apoio que os governantes dão à ocupa ção.

  6. José Bueno

    A defesa do Itamaraty e do Presidente Lula de negociações visando a Paz para os povos de dois estados soberanos, I sr a el e P al es ti na, é a única alternativa para este longo e sangrento confronto. Lula está certíssimo.

    Responda
  7. Daniel Souza Medeiros

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  8. Marcelo Brum

    O atual Itamaraty passando vergonha ao lado do Eixo das Diraduras. Outro dia o vice chuchu foi fotografado ao lado dos terroristas. Só ele sentado no meio deles.

    Responda
    1. Alberto Henrique

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  9. Marcelo Brum

    O atual Iramaraty novamente passando vergonha per

    Responda
  10. Josue Oliveira

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  11. Jacques Toron

    Deveriam pedir tambem o embargo para o hamas , hezbolah, Yemem. Uma vergonha o Brasil se posicionar ao lado do Irã que é o grande fomentador do terrorismo mundial.

    Responda
    1. Alberto Henrique

      Dizem que o Hamas é Hezbollah, vão receber catapultas de última geração.

    2. Josue Oliveira

      É e porte de armas para o pcc.

  12. Marina Gutierrez

    Devem acrescentar a expulsão0 do estado genoecida da O N U.

    Responda
    1. Cesar Costa

      Marina, a senhora coloca o Hezbollah como um grupo ge no Cida? Digo sobre a atuação desse grupo na guerra da Síria onde assa ssinou milhares de sírios contrários ao ditador Assad.

  13. Renata de Souza Santos

    Lula, que orgulho eu tenho de você.

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      Renata, eu tambem!.

  14. PAULO ROBERTO

    Deveriam pedir a libertação dos reféns.

    Responda
  15. LUIZ LEAL

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  16. Luiz Roberto Rocha Teixeira

    Que p de neutralidade é esta ?

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      Permanecer neutro diante do genoecidio somente para os apoiadores do holocausto palstino.

    2. Denise Ambrosi

      De que neutralidade vc tá falando?

  17. Luiz Roberto Rocha Teixeira

    Será que pedirão pra ninguém enviar armas ao aiatolá e aos terroristas do eixo?

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      Esses não ocupam ilegalmente os territórios de ninguém, não invadiram nenhum país, não mantém sistema de apartheid, não grilam as terras de outros, etc. etc.

  18. Fauzi Palis Junior

    Até que enfim!

    Responda