Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Nilton Silva

    E lembrar que o PT foi totalmente a favor do fundo público partidário achando que fosse nadar de braçadas.

    Responda
  2. José Bueno

    Enquanto não houver mudança na dramática realidade e crise social que motivaram a fundação do PT, este partido continuará, com erros e acertos, como a alternativa política para os brasileiros.

    Responda
  3. Hipolito Lima do Carmo

    Que delírio vai esperando sentado o PT acabar tá abom.eo único partido queira não quera goste ou não goste e organizado tem problema sim.todos tem tinha acabado na lava moro ou kkkk lava jato aí hj tem a presidência da república

    Responda
  4. José Bueno

    Seu comentário é que exige uma reflexão mais ampla, séria e competente. Acompanhando, sem carteirinha, a trajetória do PT, eu vi este partido já ter "nascido morto" e seu "velório" se prolongando indefinidamente, ao longo das décadas de sua trajetórias... Que diacho, o que ele tem de diferente que, apesar de tudo, continua elegendo presidentes, e sendo uma referência obrigatória no debate político, em câmaras, assembléias e congresso nacionais?! Pouco original, Marcus, conte outra.

    Responda
  5. Andre Moraes

    E quando os partidos do Centrão (direita disfarçada) vão acabar? Talvez quando eles se dispuserem a terem presidenciaveis; se depender de empenho deles, nunca, mais fácil ficar mamando nos bastidores. É incrível, esses caras passam batidos seja em governos de esquerda, seja em governos de direita. É preço que a Folha e outros abutres estão dispostos a pagar.

    Responda
  6. marcos fernando dauner

    ao PT acontecerá o mesmo que aconteceu ao PTB . Quando GV entrou para a Eternidade, o partido acabou .

    Responda
    1. Gladson Gurgel

      Acho que o sr. tanto o professor André,ambos estão totalmente enganados. O PT é povão, é de intelectuais, é dos trabalhadores. É imbatível.

  7. Rai Giovanni

    Como ex petista digo, minha desilusão com o partido se deu pelo culto a vacas sagradas. Dirceu foi corrupto e corruptor? SIM, Genoíno, Vacario, Delubio, e tantos outros também. A planilha da Odebrecht não foi uma peça de ficção como a militância acéfala faz para parecer. O PT deveria fazer uma limpeza nos quadros e afastar todas essas pessoas e se refundar como partido, priorizando a ética e a honestidade., se isso acontecer eu volto a votar na sigla, do contrário vou continuar voando no NOVO.

    Responda
    1. Eduardo Vasconcellos Oliveira

      Novo? Vai rezar pra pn eu.

  8. José Roberto Ferreira

    A torcida é grande, né? Mas, se o motivo for corrupção, sobra qual Partido? Só o da hipocrisia!

    Responda
  9. Roberto Pimenta

    A Folha e seus colunistas amestrados anunciando a milionésima morte do PT.

    Responda
  10. Paulo Roberto Taveira

    Já iria tardíssimo!

    Responda
    1. Joao Cellos

      Por quê? E que partidos você acha que devem ficar?

    2. José Antônio

      Há pessoas que preferem ''governos'' (Ditadura Militar, Sarney, Collor e FHC) que chamam o FMI para vir ao Brasil para sanar bancarrotas financeiras, já outras, preferem os Governos (Lula e Dilma) que NÃO chamam o FMI para vir ao país.

  11. Orasil coelho pina

    Concordo com o raciocínio do Marcus Melo, e já expressei neste espaço da Folha, por várias vezes. O PT posava de paladino da ética e nos seus governos ocorreram os piores exemplos de corrupção já citados e que se lá atrás tivesse a humildade de reconhecer e pedir perdão, é possível que teriam obtido sucesso, hoje acho impossível! OrasilCivilizaçãoOcidental! Em tempo: Voto sempre no menos ruim!

    Responda
  12. Alexandre Oliveira

    Caro André, você esquece que modelos estatísticos são interpretados conforme o viés do pesquisador e do recorte adotado. A política é muito mais que dados e depende de uma série de fatores como a conjuntura interna e externa, os atores envolvidos, a história na longa duração e por aí vai. A matéria não aponta por exemplo a incrível resiliência do Partido dos Trabalhadores na história recente do país. Lula encarcerado injustamente quase elege Haddad. E aí? Estatísticas explicam isso?

    Responda
    1. Orasil coelho pina

      Encarcerado injustamente? É por isto que estão neste caminho sem volta! Na minha cidade o PT já elegeu até Senador( suplente que assumiu) e hoje dos 17 vereadores não tem nenhum! E é o cronista que tá errado!

  13. Ricardo Candido de Araujo

    O colunista só esquece que o PT é um partido que tem militantes, não apenas cardeais como o finado PSDB. No caso deste, na medida em que os cardeais se foram, o partido definhou, até quase desaparecer.

    Responda
    1. Max Morel

      O problema do PT é que ele é luladependente; quando o presidente pendurar as chuteiras o partido se fragmenta nos diversos grupos, desde os de extrema esquerda até os de centro esquerda. O presidente nunca permitiu que surgisse outra liderança nacional, hoje o PT não tem nenhum nome que possa unir o partido quando o presidente sair de cena.

  14. José Cardoso

    "...estes lograram cartelizar o sistema criando barreiras à entrada." Exatamente. A gradual migração do financiamento privado para o público produziu esse lamentável espetáculo de cartéis políticos. É preciso uma campanha para tirar os fundos públicos dos partidos, além de limitar muito as emendas parlamentares.

    Responda
  15. André Silva de Oliveira

    Excelente coluna!

    Responda
  16. Gilberto Rosa

    O pessoal acha que se informa pela Folha do bilionário banqueiro parasita de juros, que até pela irmã é processado por fraude. Depois acredita no Fhc, que deixou Brasil com penico na mão, depois de privatizar tudo e juros a 45 por cento . Pior, ainda elegem o miliciano carioca Tarcísio e Nunes.

    Responda
  17. Gilberto Rosa

    Ué, o PSDB não esteve na presidência 6 vezes. Esses calunistas amestrados de bilionários, preveem o fim do PT desde a chegada de Pedro Ãlvares Cabral.

    Responda
  18. Paulo Inácio

    Muito diferente os partidos por isso é preciso separar bem o declínio. O PT nunca foi apoiado e protegido pela mídia inclusive esta folha, como o PSDB. O problema do PT foi se deslocar de um partido que expressava grupos antissistema, ou ou contrário à desordem capitalista, para um partido da "ordem", já foi expressivo no sudeste e sul e hoje se sustenta no nordeste. Haddad e Tebet são amostras do que o partido se transformou.

    Responda
    1. Paulo Inácio

      Meu comentário é nessa direção, Tebet é da ala do MDB, que defende corte de gastos, retirada de direitos para aprofundamento do sistema que aí está, apontei que a crise do PT é sair dos antissistema, no início do governo Lula, para quem se lembra havia no início personagens antissistema no PT como Luisa Helena e o deputado Babá, e apostar no equilíbrio do sistema. Perdeu eleitores antissistema para a direita e a ultradireita. Haddad do PT e Tebet do mdb representam a mesma face.

    2. marcos fernando dauner

      que eu saiba, Simone Tebet é do MDB . votei nela digitando quinze .

  19. Evandro Loes

    Se entrar no mérito da questão em si, mas o PT precisa mudar de nome. De Partido dos Trabalhadores para Partido do Assistencialismo. Desde que se tornou governo, o trabalhador de verdade é quem está pagando toda essa conta do assistencialismo. Isso o trabalhador (a maioria) não sabe, mas o assistencialismo e os juros altos, que ele produz, tiram do trabalhador mais de 50% de sua renda. Sem contar a concentração de renda dos rentistas e o freio nos investimentos produtivos.

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      Dio santo, associar assistencialismo como causa dos juros que enchem o bolso de bilionários. Classe média recebe uma esmola dos bancos com seus investimentos, e cria um faz de conta para justificar. Depois é assaltado e não entende que foi o juros, que consome 43 porcento do orçamento, que tirou da educação e saúde. O bilionário da Folha cria um mundo.

    2. Wilson Soares

      Muito pertinente sua observação, obrigado.

    3. CELSO RIBAS

      Acho que o Sr não sabe o que é "assistencialismo", é o que menos tem no governo Lula.

  20. Lis P F

    Hoje a população está melhor informada. Odebrecht atual Novocor existiu na lava jato como esses outros Palocci. João Alves Juiz Lalau. Fundos de Pensão Delcidio do Amaral Operação Zelotes Nestor Cervero Alberto Yossef Capitão Cueca Zé Dirceu e tantos outros

    Responda
    1. Joao Cellos

      Está bem (mal) informada e não sabe o que fazer com essa informação. Você é um exemplo vivo disso.

  21. Murilo Belezia

    Gosto dos Comentários de quem viveu um período ou o conhece bem. O oposto das mesmíssimas intervenções dos papagaios-de- boiada, que me fazem perder tempo lendo suas exaltadas ignorâncias e xingamentos. Voltando à morte de Partidos Políticos, este é um tema para um estudo ou um livro - a história dos partidos políticos no Brasil, da velha república até 2024. Nenhum sobreviveu, né? Inclusive a Arena da ditadura que emulava o 3° Reich de Hitler: uma jornada radiante no futuro.

    Responda
  22. Bob Pereira

    Os ignorantes e perturbados presos à retórica exclusiva, estão empolgados com figuras bizarras que pregam o retrocesso e obscurantismo religioso. São falácias de falsos líderes, que não resistem a uma mínima prova de ética e caráter.

    Responda
  23. MARIO SERGIO COSTA VIEIRA

    Texto completamente fora de contexto. Lula preso quase fez o Haddad presidente. PT é muito forte.

    Responda
    1. André Silva de Oliveira

      Vimos como o PT se saiu bem nas ultimas eleicoes municipais. Que o diga Boulos!

  24. Angelo Batista Goulart

    O PT e o PSDB , compartilham da mesma ideologia (social democracia) é o Petucanismo, que polarizou a politica nacional no pós -ditadura! Todos dois muito próximos do partido Democratas (EUA) , e grandes adeptos do liberalismo econômico rentisco e financeirizado !Dái , ressurgiu do túmulo a extrema -direita os mortos-vivos , ultra-liberais e reacionários! Que de verde e amarelo reivindica seu posto que a esquerda-liberal que ficar ! O POVÃO quer uma esquerda socialista! não esquerda-liberal

    Responda
    1. André Silva de Oliveira

      O socialismo europeu morreu em 1989 e, na AL, morre todos os dias em Cuba, Nicaragua e Venezuela.

  25. José Augusto Bernabé

    Por que? Ora, os ignorantes que fizeram o L não tem a minima ideia de quem criou e fundou o PT, lá atras ainda na Ditadura Militar o Grupo dissidente do então MDB criaram o PSDB e o PT e fabricaram um hipotético líder para as esquerdas que é um fantoche pra essa gente, deu certo por vinte anos mas agora a verdade dá as caras e a extinção do PT e do PSDB é irreversível.

    Responda
  26. Dartagnan Santos

    A política brasileira sempre foi ruim. Porém, desde a criminalização midiática do PT e a entrega do PSDB à extrema-direita, piorou muito, umas mil vezes. Para tirar o centro-esquerda petista do poder com os dois movimentos mencionados as elites quase acabaram com o país; e transformaram a política nisso que se vê hoje.

    Responda
  27. Kiko Mazziotti

    Caro Marcus, a extinção das quadrilhas do PT e do PSDB é motivo de comemoração, não de apreensão, é pra sair pelado e dançar na avenida Paulista como fazem os índios quando estão felizes da vida. Brasil é tão amaldiçoado que só teve uma direita doente de verde oliva que segurou uma ditadura durante 22 anos e uma esquerda completamente sem vergonha e corrupta que também aprisiona e que, há 22 anos monopoliza o debate, rouba o erário pra comprar congresso, judiciário e mídia.

    Responda
  28. DERLAN TROMBETTA

    O Estado que temos hoje é só ruínas do liberalismo radical imposto pelo mercado! Governar é contentar a banca especuladora e administrar as migalhas.

    Responda
    1. André Silva de Oliveira

      O Brasil tem excesso de Estado, nao de mercado. Converse com os comunistas chineses, Derlan, eles podem te explicar como o livre mercado tornou a China a segunda economia do planeta.

    2. Dalton Matzenbacher Chicon

      Besteira.

  29. Alexandre Oliveira

    Contorcionismo pragmático para colocar PSDB e PT na mesma linha. Desde quando gráficos e estatísticas explicam o mundo político? Essa é a nova política? O que entendo é que vivemos com novos pregadores do "fim da história" que querem a todos custo colar essa ideia na sociedade. A esquerda jamais deixará de existir e o PT continuará sendo sua maior força.

    Responda
    1. André Silva de Oliveira

      Modelos estatisticos sao cientificos e, portanto, explicam a realidade. Pensar o contrario resulta em viver em um universo paralelo. Boa sorte, Alexandre, na vida em outra galaxia!!!

    2. Alexandre Oliveira

      Acabou? Tem a presidência da república, tem bancada, tem aliados, tem militância, tem relevância internacional e tem o candidato com mais chances em 2026. Lula não Biden.

    3. jose batista

      Pt acabou!!

  30. jose batista

    Lula Biden mais corrupto q FHC, pra ficar nos lideres!

    Responda
    1. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      Obnubilado.

  31. Marcos Serra

    Ajeita daqui, minimiza ali, mas o principal, relativamente ao PT, o colunista esquivou-se de bater no ponto: o partido em vias de falir tem, em sua genética, os genes da corrupção sistêmica. Seu "ídolo de ouro" e vários integrantes capitanearam a roubalheira e, apesar das descondenações e negativas de gorjetas imobiliárias, até as consciências dos fanáticos sabem a verdade mesmo que, formalmente, a recusem. O "parido do povo" mostrou gostar mesmo da burguesia, do luxo e dinheiro sem esforço.

    Responda
  32. Marcos Benassi

    Pô, caro Marcus, quando você fala dá "visibilidade da corrupção", eu estranho ver essa afirmação feita como se essa visibilidade caísse do céu - ou, talvez melhor, subisse do inferno - autonomamente. Houve uma clara e longa campanha anti-petista/lulista, que tem seu ápice na Lavajato. Caso o PT compartilhe do destino tucano, será por vias completamente distintas: quando do seu auge negocista, a "privataria tucana", o Psdb não sofreu um décimo da pancadaria destinada ao PT.

    Responda
    1. jose batista

      O pt é mais corrupto q o psdb, por isso mais pancada. Lula Biden mais corrupto q FHC!

  33. Gaya Becker

    O Brasil chegou à exaustão. A perda de confiança na po lítica é total. Tanto faz se de direita, centro ou esquerda. Tudo conta mi nado pela ig no rância e ga nâ ncia desmedida pelo din heiro e po der. Só se aparecer uma figura, tipo um ET, q consiga furar a bolha e arrebate a todos. É utópico, mas já aconteceu no Brasil...

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      É o que a elite do atraso, por meio da Folha e fakes quer. Assim sobra mais espaço para os bilionários decidirem. Bolsonaro privatizou por joias, aumentou juros, enterram ele e já tem Tarcísio fazendo o mesmo, próximo candidato. E tem quem ainda cai no conto do biliinário banqueiro dono da Folha, processado pela própria irmã.

  34. Joao Vianey Nogueira Martins

    E para dialogar com os evangélicos, o politico pode criar um personagem conservador, a exemplo de Marçal, Andre Fernandes e tantos outros. Não adianta dizer para uma mulher evangélica, por exemplo, que o André Fernandes votou contra a igualdade de salários entre homens e mulheres, pois a eleitora fiel ao pastor vai dizer que o André está certo: a bíblia (a palavra de deus) diz que a mulher deve ser submissa ao homem. E diz mesmo, por exemplo, em Timóteo 2:12.

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      O fim deles é dinheiro, Edir tem 10 bi de fortuna, o mesmo que o banqueiro dono da Folha. Cada um com seus fiéis.

    2. Dartagnan Santos

      Verdade. Brizola profetizou e lamentavelmente aconteceu: os pentecostais entraram na política e esse deu lugar à ignorância e ao crime.

  35. Joao Vianey Nogueira Martins

    O Colunista estuda tanto e esquece uma coisinha simples que vem tomando conta do Brasil. Caminhamos, Doutor, para uma teocracia. Um terço do eleitorado é evangélico. Olhem os nomes dos vereadores eleitos: pastor fulano de tal, irmão não sei de que, apostolo sicrano, capitão tal, soldado fulano. E assim vai. As ideias do PT não dialogam com as pautas evangélicas: aborto, drogas, armamento, direitos humanos, só para citar alguns. Quem dialoga com estes evangélicos são os politicos de direita

    Responda
    1. José Freitas

      Concordo que o Brasil precisa se livrar da influência religiosa na politica. Quando se juntam interesses econômicos de politicos corruptos com lideres religiosos gananciosos e manipuladores da fé quem perde é a sociedade. No fundo eles são vendedores de ilusão e acabam gerando um "conformismo" com as agruras do presente em troca da promessa de uma vida melhor na Terra ou o paraiso após a morte. Esse é um tipo de promessa que não precisa ser cumprida porque ninguem irá cobrar.

    2. jose batista

      Roubo e corrupção diáloga com poucos! Assim é o pt!

  36. Carlos Della Rocca

    Por que apenas dois partidos sofrem com escândalos de políticos que na maioria das vezes nem são dos seus quadros??? Talvez pq panfletários disfarçados de jornalistas fazem política em vez de jornalismo faz tempo nesse país.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      De forma distinta, prezado Carlos, dissemos da mesma coisa... Parece ser um elemento ignorado pelo articulista em sua descrição do fenômeno e dinâmica política: eles não se dão em um limbo, ocorrem em um contexto atravessado por questões as mais diversas, das quais esta que mencionamos é uma das principais.

  37. Daniel Coelho

    É análise ou desejo?

    Responda
  38. Alberto A Neto

    Equívoco intelectual. Denota não conhecer o lulo-petismo. A mesma sina do PSDB, não. Já do PDT, sim. PT sem Lula é PDT sem Brizola. A nova safra petista é de "neoliberalistas de esquerda". Primeiro adotando bandeira tucana de 2003 a 2010. Hoje, o ex-partido de metalúrgicos formou um "Centrão do PT". Com Lula o PT se reelege fácil. Depois "é pau, é pedra, é o fim do caminho". Acaba a burocracia partidária que cresceu a reboque do ex-metalúrgico que soube servir à direita com poses de esquerda!

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Esse é outro importante aspecto, caro Alberto: o PT se indiferenciou, em sua busca por votos e "governabilidade", de partidos absolutamente fisiológicos, que a gente se acostumou a chamar de centrão. Há que refletir sobre isso ou, eventualmente, chegar à irrelevância.

    2. VICTOR PONTES

      Assino embaixo. Não vai ser fácil o PT se reinventar pós-Lula. Ainda mais esse PT com cara de PSDB. Mas algo à esquerda tende sempre a surgir. Se não for alguma figura do PT, outro alguém/partido será. E espero que seja uma esquerda combativa de verdade.

  39. João Orlando Santos

    Não existe nenhum fator que sirva de parâmetro comparativo para PSDB e PT. O PSDB nunca teve um líder que ditasse as regras a ser seguida pelo partido e muito menos alguém dentro do PSDB que fosse maior do que o PSDB. O PT pragmático e idealista morreu faz muito tempo, hoje o PT só sobrevive porque existe alguém maior do que o PT que se chama LULA, quando houver o passamento de LULA será a data que marcara o fim do PT. Simples asssim.

    Responda
  40. Pedro Luis S C Rodrigues

    Estão deixando a gente sonhar

    Responda
  41. Sonia Guimaraes

    O autor parece lamentar a perda de protagonismo dos dois partidados programáticos. Seria correto denominar programáticos os que desrespeitaram seus programas e trairam a confiança dos eleitores? Corrupção como mensalão e petrolão, por exemplo, são ataques à democracia. Nesse sentido, igualaram-se aos demais partidos criticados, cuja punição pelas urnas é uma questão de tempo. .

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Sônia, prezada, creio que o final de seu comentário é até otimista: esse pessoal fisiológico mantém-se por cima da carne seca há décadas, desde os milicos. São os mesmos sujeitos, famílias, grupos econômicos que engordavam as panças e as contas bancárias quando milico baixava o pau na cabeça do cidadãos. Se for "uma questão de tempo", estaremos muito bem na fita - quer dizer, desde que não leve 1OO anos

  42. jose prado

    Há uma diferença fundamental entre PT e PSDB! O PT tem militância! Já foi maior mas ainda tem! O PSDB nunca teve! Sempre foi partido de muitos caçiques e poucos indios!

    Responda
  43. Joabe Souza

    No primeiro parágrafo, o autor faz a descrição (correta) do desempenho fraco do PT nas eleições municipais. Mas, para fazer a contraprova, recorre no parágrafo seguinte à comparação com os dados das eleições gerais, presidenciais e parlamentares, o que enfraquece muito a análise. Desconsidera-se que a esquerda nunca foi hegemônica -sequer expressiva - nas eleições municipais, sempre dominadas pela mesma direita oligárquica hoje reunida no assim chamado Centrão.

    Responda
    1. Joabe Souza

      Nas próximas eleições, é muito provável que a performance do PT seja muito melhor que nestas (como em 2022 foi melhor que 2020) e isso não terá nada a ver com diferença na percepção da corrupção pelo eleitor, mas com o fato de o voto para prefeito e o voto para presidente seguirem dinâmicas distintas.

    2. Joabe Souza

      Não conheço os outros textos do autor, Marcos. Neste, ao comparar dados de eventos com características distintas (eleições locais no primeiro parágrafo e gerais no segundo), a premissa do autor (de que estaria havendo tendência de declínio do PT) acabou não sendo comprovada. Sem a comprovação da premissa, a hipótese explicativa - de que o declínio se daria por uma diferença do impacto da corrupção nos partidos programáticos em relação aos fisiológicos - acaba ficando prejudicada.

    3. Marcos Benassi

      Joabe, meu caro, o articulista sabe perfeitamente bem das diferenças entre a dinâmica local, estadual e federal. Tem trabalhos interessantes sobre isso. No caso de excluir esse elemento de suas análises, não o fará por ignorância...

  44. adenor Dias

    Qualquer partido que governa, corre rico de sucumbir! É fácil de entender, é impossível governar agradando gregos e troianos! O maior partido que eu vi no Brasil, é o MDB, porque só governa sem eleger o presidente. Dizem que o MDB, fazia oposição ao governo militar, mas era só fachada. Como eles nunca elegeu presidente, não degrada. A culpa é dos outros...

    Responda
    1. Nelson Franco Jobim

      É falso que o MDB só fazia oposição de fachada. Quem derrotou a ditadura foi o MDB, não a guerrilha, que só ajudou a prolongar a ditadura.

  45. José Antônio

    Espero que mesmo não podendo contar com 367 companheiros na Câmara e 61 no Senado, o PT ( Partido DOS Trabalhadores ) não amargue a sina de um dos 22 partidos que propiciaram os 428 votos no Congresso em dois mil e dezesseis. Abaixo os partidos e político(a)s camisas amarelas!

    Responda
    1. José Antônio

      ´´A política, as hienas e o tabuleiro de xadrez ``(na coluna do Kakay - No jornal O DIA).

  46. Raymundo Itareru

    a grande diferença é que o pt tem base, e o psdb virou um puxadinho da extrema direita se aliou ao naz...i fas| cistas

    Responda
  47. Dalmo de Souza Amorim Junior

    São situações muito diferentes, o PT abateu com fogo amigo a verdadeira liderança, que era Antônio Palocci. O atual presidente é um homem inculto é que chegou ao poder pois elegeu-se o menos ruim. Arrependi-me muito do voto que dei no primeiro mandato, só desapontamentos seguidos.

    Responda
    1. José Antônio

      ´´O salário mínimo, que em 1994, no final do governo Itamar Franco, valia 108 dólares, caiu 23%, para 81 dólares, no final do governo FHC e aumentou em três vezes, para mais de 250 dólares, agora.`` Mais ou menos em dois mil e quatorze. Por Mauro Santayana em: ´Quem quebrou o Brasil foi FHC, não Dilma.

    2. Raymundo Itareru

      depois que você descobriu que a terra é plana, nunca mais votou no PT