Poder > Pobres viraram à direita porque religião os acolhe na humilhação, diz Jessé Souza Voltar

Comente este texto

Leia Mais

1 2 Próximas

  1. José Bueno

    O pobre guinou á direita pq hoje ele foi recolhido a uma bolha pelas redes sociais religiosas que demonizaram lideranças que estão preocupadas com a defesa de seus direitos. Além disso, com o cerco da m idi a de direita escondendo as realizações de interesse social, ficou mais difícil argumentar e mobilizar os cidadãos com um debate mostrando as enganações dos políticos de direita. Pena, a esquerda não enxergou ainda nada disso.

    Responda
    1. José Bueno

      Concordo, também, que este recolhimento nas bolhas é feito porque são atendidas as motivações de acolhimento e de realização pessoal e social dos que aderem ao movimento religioso.

  2. Felipe Vasconcelos

    Max Weber já falava sobre a dimensão simbólica orientando a ação das pessoas desde o início do século passado!

    Responda
  3. Cicero Aparecido Lopes Silva

    Qual a diferença da esquerda neo liberal do PT do Lula PT e seus puxadinhos tipo PSOL e etcetera para a direita S nenhuma tudo farinha do mesmo saco

    Responda
    1. José Antônio

      Desconfio que farinha do mesmo saco são aqueles 22 partidos que propiciaram os 367 votos na Câmara e 61 no Senado em dois mil e dezesseis. Aliás, não sei o porquê deles ainda não terem se fundido e criado o PCA (Partido Camisa Amarela). Quanto ao PT ( Partido DOS trabalhadores ), PSOL (Partido do Socialismo e Liberdade) e o PC do B ( Partido Comunista do Brasil), não.

  4. Graça Sette

    Já estiveram á esquerda? Estão sempre é lutando pela sobrevivência, a grande maioria não conhece essas categorias direita, esquerda.

    Responda
  5. Edailson Monteiro Rodrigues

    De todas as desgraças que se abateram sobre a humanidade, nenhuma foi, e continua sendo, mais letal que a tal da religião, seja ela qual for.

    Responda
  6. Marília Gabriela

    A religião evangélica é uma grande rede de apoio que existe hoje nas periferias. Inclusive, ficar a par disso quando se vive lá, te coloca no risco de não ser aceito pela comunidade. A religião ali auxilia na busca por emprego, aluguel e outros recursos. É bem difícil não querer se integrar a escola

    Responda
    1. VALERIA STECCA

      Permita-se corrigir: onde está escrito "ficar a par disso..." por "ficar à parte disso...".

  7. jJoaoraimundon6 gmail com Neto

    A religião é o ópio do povo. Os espertalhões difundiram gratuitamente esse ópio no campo fértil da ignorância, inclusive com a teoria da prosperidade. Até aí nada demais. O problema começa quando um ou outro regime rivaliza no monopólio do benefício. A esquerda no Brasil pastoreia na pobreza e nas minorias. Estas são buracos negros do conservadorismo religioso no universo dos costumes da classe média. Educação e cultura leva pobre à classe média. Aí Eva abandona o Paraíso.

    Responda
  8. Paolo Valerio Caporuscio

    Religião atualmente é só visar $$$$$, acomodação e se manter no atraso.

    Responda
  9. Marcos Longaresi Carvalhães

    Agora há questionamento sobre a opção espiritual de cada indivíduo que é pobre, e votou na direita, daqui uns dias o STF proibi pobre de votar na direita. Na realidade o que alguns governos de esquerda querem é que o pobre viva acorrentado aos calcanhares do governo, dependendo de tudo, é o que é pior, quase tudo de má qualidade, pois aí fica sempre a promessa de que um dia vai melhorar.

    Responda
    1. Emerson Luis de Moraes

      Pelo jeito nem leu a matéria e se leu não entendeu nada.

  10. Jose Walter Da Mota Matos

    Pilha, o acolhimento é ao dízimo, não as pessoas.

    Responda
  11. Nelson Vidal Gomes

    José Souza só dará credibilidade a esse rumo de sua obra, depois que lançar " Os ricos de esquerda", que, ao contrário dos de direita, sempre transferiram para o Estado o hábito altruísta da doação. Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!

    Responda
    1. Nelson Vidal Gomes

      * Jessé Sousa. Namastê!

    2. Marília Gabriela

      Acho que ricos de esquerda é até fácil de explicar que não merece um livro. São poucos e tem a ver um bocado com desenvolver uma intelectualidade mais humanista

  12. Benedito Claudio Pacifico

    A esquerda nunca teve o comando do mundo então este Mi-mi-mi de direita alegando que a esquerda não ouve os pobres me parece sem fundamento. Todos os beneficios conseguidos pelos pobres foram conseguidos por pautas da esquerda mas a direita e a religião promete o fim de todos os problemas no reino de Deus e esta prosposta embora mentirosa não tem comparação em mentes desesperadas.

    Responda
    1. Nelson Vidal Gomes

      Registre-se a exceção de Pepe Mujica. Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!

    2. Nelson Vidal Gomes

      Nada mais autoenganador do que a preocupação da esquerda com os pobres, porque sabe que sem eles seus governantes não se eternizam no poder, que é na verdade seu verdadeiro objetivo. Se a direita erra ao achar natural o " peixe maior comer o menor", a esquerda o faz por entender equivocadamente que sem ricos não haverá pobres. Mas seus governantes e asseclas sempre o foram! Portanto, "se a direita é má, a esquerda é invejosa". A virtude está no centro como proclamou Aristóteles. Namastê!

  13. Getulio Cunha

    a esquerda e seus asseclas sempre humilhando pessoas que pensam diferente do mundo deles. Depois não sabem pq a credibilidade é zero e os pobres ao qual eles tentam enganar a tempos fogem deles como diabo da cruz

    Responda
    1. José Antônio

      ´´O salário mínimo, que em 1994, no final do governo Itamar Franco, valia 108 dólares, caiu 23%, para 81 dólares, no final do governo FHC e aumentou em três vezes, para mais de 250 dólares, agora (mais ou menos em dois mil e quatorze - Por Mauro Santayana em ´Quem quebrou o Brasil foi FHC, não Dilma). Você votou em FHC por DUAS VEZES ou no Lula?

  14. Getulio Cunha

    Incrível como o Brasil da voz para pessoas como Jessé de Souza. De todas as suas interepretações, nada se compõe, nada de concretiza, nada é factivel, nada é plausível. Como dizia Nelson Rodrigues Os idi otas vão tomar conta do mundo; não pela capacidade, mas pela quantidade. Eles são muitos

    Responda
  15. ranilson saraiva

    Muito interessante...vou comprar esse livro.

    Responda
  16. Felipe Araujo Nogueira

    Exatamente como ocorreu no nazismo e a esquerda do PT, não aprendeu a lição. A principal causadora é a desigualdade social, e infelizmente as esquerdas do mundo não souberam combater, principalmente mexer com quem está no topo da pirâmide econômica, que é a causadora dessa desigualdade.

    Responda
  17. Davi Oliveira

    O subtítulo do livro é horroroso, depreciativo e preconceituoso. Como assim: A Vingança dos Bastardos? Sequer parece ter relação com a linha temática do livro que se pode extrair da entrevista do autor.

    Responda
    1. roberto cardoso

      Acho que o título é até leve. O que fez esse povo votar em Bolsonaro foi o ódio, rancor de que o PT não acabou com os pobres...

  18. Wil Leon

    Na real.. 'viraram' de direita por que a esquerda só fala em miséria. Bolsa miséria familia, e não dá perspectiva para niguem.

    Responda
    1. José Antônio

      Em que momento da Historia do Brasil a esquerda pode contar com 367 companheiros na Câmara e 61 no Senado? Nem mesmo a maioria simples (metade + um) ela nunca conseguiu. Já o camisão amarelão (conjunto de partidos e políticos camisas amarelas), vulgo El Centrón, sempre conseguiu. E isso a mais de 200 anos.

    2. Jove Bernardes

      Agora que tem explicação, isso fica fácil de perceber.

  19. José Leal

    Resumindo todo esse discurso verborrágico, "os pobres viraram à direita porque estao fartos de comer promessas e discursos da Esquerda".

    Responda
    1. Djan Zanchi da Silva

      Pior, agora, mais do que nunca, comem ilusões e doutrinações da direita, que os engana dizendo que, se forem esforçados, vencerão, quando, na verdade, são eternamente explo rados pelos hipó critas, além de terem muito menos oportunidades na corrida da "meritocracia".

  20. Sonia Pereira Gomes

    Livros de Jessé são ótimos para entender o Brasil

    Responda
    1. Sonia Pereira Gomes

      Elite do Atraso, seu livro anterior, é excelente..

  21. Severo Pacelli

    A esquerda precisa reavivar pautas elementares e que foram deixadas no limbo. A questão da valorização dos professores de ensino fundamental; a valorização do salário e renda (cumprindo os ditames da Carta Magna); cadeias e sentenças efetivas para ricos e super ricos (hoje ainda impunes); a obrigatoriedade das Forças Armadas entrarem em ação e implementarem projetos nacionais de habitação, ferrovias, rodovias de grande porte (nunca contar com privado); O SUS como plano de saúde para STF e outros

    Responda
    1. Mário Sérgio Mesquita Monsores

      Imagino o dia seguinte

  22. Cleomar Ribeiro

    Parte02 de meu ensaio: ... com a população no chaos mais amargos, as lideranças insurrecionistas pentecostais portadores de vozes proto-nazis-fascis operadores de pirâmides financeiras, Ponzi schemes diversos enquanto abasteciam de ouro suas caixas e de escravos suas gaiolas puxavam pelos cabelos, e diziam ' respirem irmãos', e lá na outra favela seus escravos-soldafos metiam bala de fuzil e bomba! Uns porcos aplaudem a fabrica de calabreza e outros na fila do patíbulo...

    Responda
  23. Cleomar Ribeiro

    ...' puxa pelos cabelos! Respira, irmão???'... os portadores de vozes internas proto-nazis-fascis, desde Getúlio Vargas fortaleceram os operadores de sistemas de escravidão, capturam o Estado, as plantations e reiniciaram a implementaçåo de chaos-agudo nos Sistemas econônimcos! Empurraram a maior parte da população para a lama( âgua suja), e aí trajamdo o figurino de salva-vidas( religiosos fake), mas no invisível ladrões-honestos!

    Responda
  24. Jesser Pacheco

    Se a esquerda despreza os pobres, a classe trabalhadora, já deixou de ser esquerda.

    Responda
    1. JOAO LUIS MENDES

      De onde você, Jesser, tirou que a "esquerda despreza os pobres"?

  25. Fernando Sanches

    O que me espanta ao ler os comentários, é que, de fato, diversas pessoas pensam que as igrejas são todas iguais, que em todas elas existem pastores ricos que tentam explorar os fiéis. Esse pensamento é completamente errado, creio que por nunca terem ido a uma periferia e visitado uma igreja. Fato é que as igrejas periféricas, diferente das mainstream, nada mais é do um ambiente acolhedor e familiar, onde todos se ajudam e, diante da dificuldade, buscam um fio de esperança no amor de Deus.

    Responda
    1. jose carlos toledo junior

      kkkkkkkk. Ta certo. kkkkkkkkk

    2. flávio paes

      fora tudo que vc. falou o pastor não indica em quem votar? não diz que este ou aquele é abençoado e outro é maldito? tanto as igrejas evangélicas tradicionais (presbiteriana e outros) como as não tradicionais não fazem isto?

    3. JOAO LUIS MENDES

      Tá! E o pastor? É pobre?

  26. Felipe Macedo

    não há como negar que a extrema direita é a maior invenção do sistema pois embora ela diga ser contra ele na verdade o defende com unhas e dentes. Pior: ela defende o aprofundamento das desigualdades e a manutenção do status quo. E o sujeito despolitizado "revoltadinho" e "indignado" paga de subversivo sem ser.

    Responda
  27. Sadi Medeiros Junior

    A esquerda precisa fazer autocrítica, identificar seus erros e corrigir rumos, especialmente passando a dirigir o país muito mais no caminho dos direitos sociais. Meio ambiente, moradia, emprego, saúde, educação, segurança, transportes... é isso que o povo espera da esquerda e, se não obtiver, vai buscar noutro lugar... na direita, que promete tudo e mais um pouco, inclusive o Paraíso.

    Responda
  28. RODOLFO COSTA

    Cheio de comentador se agarrando na teoria da consciência de classe para justificar sua opinião. Gostaria de saber onde isso ocorreu, quando, como se manifestava e quais foram os benefícios para os ditos pobres conscientes. Quero números e estatísticas sólidas.

    Responda
  29. José Cardoso

    Pelos dados da última eleição presidencial, os mais pobres, especialmente pretos e mulheres, foram exatamente a base eleitoral do Lula. O Bolsonaro só liderava a partir de 2 SM em diante. Ou seja, uma grande massa, que em termos de Brasil poderíamos chamar de classe média, mas não o extrato mais pobre.

    Responda
  30. ROBERTO CEZAR BIANCHINI

    "O negro no Brasil sabe que tem uma polícia que vai persegui-lo, que ele pode ser morto a troco de nada à noite. É uma situação muito pior que a do branco pobre." Acho que nunca ouviram que "bandido bom é bandido morto", e bandido para estes em que eles estão votando são basicamente pobre.

    Responda
  31. Renan Trevisan

    O foco ao identitarismo de uma parcela ínfima da população foi o calvário da esquerda.

    Responda
    1. JOAO LUIS MENDES

      A direita foi eficiente em se aproveitar do Facebook e WhatsApp. Simples.

    2. Fernando Sanches

      Exatamente. As vezes é difícil entenderem o óbvio.

  32. Elias Souza

    Estudo necessário agora falta a Janja e sua turma lerem.

    Responda
    1. JOAO LUIS MENDES

      Elias, sugiro que você ame. Assim como a Primeira Dama (que você menospreza aqui) ama o Luiz Inácio. Janja não tem "turma". Ou se tem, me orgulho de fazer parte dela. A turma do amor. Aquela cujo coração sangra ao ver a miséria e o ódio que a Direita instila.

  33. Veranice Avila

    A religião acolhe para tirar deles o que ele não tem, agem como narcisistas que exploram e escravizão as pessoas que estão sem solução para seus problemas. Abutres voando em cima de moribundos.

    Responda
    1. Fernando Sanches

      Mentira. A igreja nas periferias nada mais é do que um ambiente familiar entre pessoas que moram na mesma religião, onde todos se ajudam. Entenda, igrejas periféricas, a exemplo da assembleia de Deus, é bem diferente das mainstream.

    2. Renato Letizia Garcia

      Exato . Resumo perfeito

  34. Alaor Magno

    O título deveria ser: "Falta de intelecto leva à direita". Os pobres de direita encontram na religião um entorpecente que promete o paraíso na Terra.

    Responda
    1. Sadi Medeiros Junior

      É a falta de boas condições de vida, inclusive falta de escolas e demais direitos sociais, como saúde e segurança.

  35. Miliano Fernandes de Oliveira

    Vou comprar esse livro, parece ser muito bom. A tentativa de compreender os motivos que levam as pessoas fazer escolhas pode ser muito interessante, mesmo que busque uma justificativa para o fracasso do que se acredita. Na minha opinião, a esquerda recebe uma especie de resposta para o seu fracasso, capitalizada por uma direita que tende a ser outro fracasso. Existe muito espaço para o surgimento de novos lideres e discursos, enquanto a realidade das massas se impõe sobre a ideologia.

    Responda
    1. Rafael Moraes

      Outro melhor: Ladislau Dowbor: A era do capital improdutivo

  36. Rafael Moraes

    O capitalismo mudou, o regime de trabalho mudou completamente. Colocar culpa na elite ou nos pobres é atacar apenas os efeitos e não a causa.

    Responda
    1. Elias Souza

      Mas ele não fala em culpa. Ele tenta entender de forma objetiva porque os pobres votam na direita porque esse voto a princípio não tem lógica já que a direita nem de pobre gosta... a não ser para trabalhar para eles como empregado e na época de eleição.

  37. Geraldo Filho

    Me parece que o populismo trouxe pouquíssimos resultados em termos de avanços sociais, ao contrário, aumentou ainda mais o poço social do país. A citação a Getúlio Vargas é bem oportuna em relação a isso, o discurso é acolhedor, mas na prática pouco se percebe. Não é difícil entender que as classes mais baixas se cansaram e não confiam mais em nossa forma de fazer política.

    Responda
  38. Edgar Alves

    Parabenizo o Jessé pelo trabalho que a própria esquerda deveria fazer e não faz. Acrescento que a causa que faz os pobres serem de direita é ainda mais profunda. As pautas identitárias, a libertinagem pregada por boa parcela da esquerda, a ausência de uma política voltada à família, a priorização de comportamentos depravados são apenas alguns dos motivos que afastam boa parte do eleitorado dos políticos de esquerda. Eles dão maior peso a isso do que a pautas econômicas ou sociais.

    Responda
  39. Alberto A Neto

    O cientista político Jairo Nicolau constatou e antecipou bem antes do que Jessé de Souza. E não tão somente por conta de "religião". Jairo chegou a denominar Jair de: "Lula da Direita". O livro de Nicolau publicado em 2019 merece leitura e releitura: "O Brasil dobrou à direita".

    Responda
  40. Jorge PAULISTANO

    e evolução da informação mostrou ao pobre coitado que os "profetas dos pobres" eram tão os mais corruptos que os coroné, e com um agravante: além de trazerem a riqueza, a igualdade e o desenvolvimento prometida, ainda promovem a insegurança para quem já nada tem

    Responda
  41. Márcio Marques Alves

    Não bastasse a direita, agora a esquerda acadêmica tripudia dos pobres com publicações literárias de títulos jocosos. Os pobres são inferiorizados, humilhados e torpedeados de críticas por todos os lados. Quando se derem conta de que nem a direita e nem a esquerda os representa, talvez despertem e aí, as consequências poderão ser imprevisíveis.

    Responda
  42. Raymundo Itareru

    'coitados' pobres diabos sonham em ficarem ricos não sabendo eles que quem ficam ricos são os paxtores

    Responda
    1. Márcio Marques Alves

      Talvez todos os ricos da atualidade (ou seus antepassados), também tivessem sonhado em ficar ricos, enquanto eram pobres. Agora não me diga que você acredita nessa história de que todos os ricos de hoje, se tornaram ricos apenas trabalhando. Ninguém é tão ingênuo assim. O trabalho é só uma fachada. O que se faz por trás dele, é o que diferencia tudo.

  43. Daniel Barbosa

    Não li o livro do jessé, mas o fenômeno lembra o velho curral eleitoral, que antes era do coroné e agora é do pastor. Trocam o voto por acolhimento, ou seja, um lote de tijolos, um emprego, um botijão de gás... a tal moralidade não seria o velho servilismo medieval?

    Responda
  44. Daniel Barbosa

    A questão, pra mim, é: tudo bem, são acolhidos. Mas por que diabos não defendem o mesmo acolhimento para todos? Não foi isso o que o tal d3 Cristo ensinou? Por que são acolhidos, bonitinhos, e vomitam seu ódio, preconceito e intolerância contra os diferentes? A moral desse povo é do amor? Não me parece. Parece sim uma baita e esdrúxula contradição!

    Responda
  45. Jorge Ceretta

    É esse povo que vai ser "ajudado" por sindicatos patronais na hora de negociar seus salários.

    Responda
  46. José Augusto Bernabé

    Essa "virada" à Direita mostra o "bumbum" das esquerdas brasileiras que nunca foram capazes de transformar em fatos e ações suas mentirosas propostas de melhoria aos pobres, isto porque é notório, não só por aqui que as ditas "esquerdas" são formadas por autênticos e natos "malandros" e ilusionistas pois a Raça Humana é e será sempre Conservadora, a Religião somente a segue, não o contrário.

    Responda
    1. jose carlos toledo junior

      Esse é um coitado já conhecido no pedaço. Cego de dar pena. falta de educação e estudo. O Brasil nunca teve um governo genuinamente de esquerda. Somente no século vinte um fomos ter o primeiro, que foi sequestrado pela direita a troco de poucas concessões, que sim melhoraram a vida do brasileiro. É por pobre coitados como esse que a direita manda e mantem pais e povo pobres e ainda coloca culpa na esquerda. Que caricatura.

  47. flávio paes

    seria bom que o pessoal mais pobre tivesse esta lógica, tratar-se-ia no final de um povo pensante. Infelizmente não sei se é isto tudo, o problema das igrejas evangélicas é a inexistência de pensamento crítico que é substituído pelo pensamento dirigido, no caso pelo dirigido pelo pastor. O acolhimento na evangélicas certeza que existe mas na hora de tratar com o mundo exterior entra o direcionamento não crítico.

    Responda
  48. Amarildo Caetano

    Pobre de direita é igual porco aplaudir inauguração de fábrica de linguiça

    Responda
    1. Severo Pacelli

      Infelizmente e atrapalham a vida dos demais. Falta-lhe educação plena, algo sempre proibido para eles.

  49. Amarildo Caetano

    Pobre de direita é igual porco aplaudir inauguração de fábrica de linguiça.Vejam a reforma da previdência e trabalhista ..

    Responda
  50. Gilberto Silva

    O pobre guinou a direita pq hoje tem mais acesso à informação e percebeu que as lideranças da esquerda em geral são incompetentes, corruptas e perdulárias. É só pesquisar os índices dos estados da federação com governadores de esquerda. Então ficou mais difícil os comunistas caviar enganarem o pobre com aquela conversa fiada repetida ha mais de 30 anos, demonizando o capitalismo ou quem não apoia o fundamentalismo identitário, enquanto tomam champanhe em apartamentos luxuosos frente ao mar.

    Responda
    1. José Bueno

      O pobre guinou á direita pq hoje ele foi recolhido a uma bolha pelas redes sociais religiosas que o induzira a não ouvir mais lideranças que estão preocupadas com a defesa de seus direitos. Além disso, com o cerco da m idi a de direita ignorando as realizações de interesse social dos governos, ficou mais difícil às lideranças terem oportunidade de argumentar e mobilizar os cidadãos com um debate mostrando as enganações dos políticos de direita. A esquerda não enxergou ainda nada disso.

    2. Maria Lopes

      Mais um admirador de ditadores. Pulou a ditadura (foi de esquerda?), para começar. Quando a corrupção era escondida em receitas de bolo e Os Lusíadas no estadão. E abafada com censura e tortura. Use seus neurônios enferrujados e tente pensar fora da bolha. Vai doer um pouco no começo mas valerá a pena.

    3. jose carlos toledo junior

      Olha a cegueira desse pobre coitado. O regime brasileiro é federal. É o governo federal que tem dinheiro. O Brasil nunca teve um governo genuinamente de esquerda. Somente no século vinte um fomos ter o primeiro, que foi sequestrado pela direita a troco de poucas concessões, que sim melhoraram a vida do brasileiro. É por pobre coitados como esse que a direita manda e mantem pais e povo pobres e ainda coloca culpa na esquerda. Esse é tão desconectado que ainda fala em comunismo! Que caricatura.

    4. Antonio Araújo

      Pois é. Querem o povo como clientes.

    5. Amarildo Caetano

      Pobre de direita é igual porco aplaudir inauguração de fábrica de linguiça .Só se dá mal

1 2 Próximas

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.