Poder > Pobres viraram à direita porque religião os acolhe na humilhação, diz Jessé Souza Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Anteriores 1 2
Interessante pra entender porque a barata vota no chinelo.
"Getúlio Vargas, ... , valorização da dignidade do povo. O problema não é apenas que a esquerda atual não sabe fazer isso. Minha impressão é que nem estão tentando.". Na minha opinião a esquerda está juntando seus caquinhos pós-golpe na Dilma e, em consequência desse esforço enorme e pressão da direita - às forças democráticas não estao conseguindo se focar nas necessidades desse público-alvo. Enfim, ainda há tempo para! O mundo aguarda isso!
Faz todo sentido, até porque em estados como São Paulo quase não existe mais a fome radical; assim, as questões da dignidade e do espÃrito podem passar a ser prioridade. Não é à toa que Lula ganhou de lavada no Nordeste - lá ainda há fome e uma maior precariedade da vida em geral.
Meu comentário segue após a transcrição da parte final da reportagem, vejam abaixo: recorrer à religiosidade. "Getúlio Vargas, ... , valorização da dignidade do povo. O problema não é apenas que a esquerda atual não sabe fazer isso. Minha impressão é que nem estão tentando.". Depreende que a esquerda está juntando seus caquinhos pós-golpe na Dilma e , em consequência desse esforço enorme e pressão da direita - o governo não consegue se focar nas necessidades desse público-alvo. Ainda há tempo!
Ninguém aguenta mais esse progressismo identitário, chamando todo mundo de faxista. O povo ja enjoou do discurso e da narrativa esquerdopiada
Quem defende golpe de estado é fascista sim .
Olha o naipe dessa caricatura. Olha como é fácil pegar o votinho dele. Basta apelar a suas intolerâncias, reflexo da falta de educação e de reflexão. É por gente como essa que direita governa e sequestra governo desde sempre mantendo o pais pobre, sem dividir nem entregar nada, e colocando a culpa na esquerda! Pobre Brasil, pobre brasileiro.
É preciso não confundir a fé propriamente dita que age no subconsciente das pessoas fazendo com que saiam do seu marasmo pessimista e acordem para a vida, muitas vezes até recuperando a sua saúde, dos oportunistas que aproveitam essa fragilidade para lucrar com isso
A bobagem autoritária da consciência de classe. Jessé é só mais um prosélito marxista inconformado com a livre escolha das pessoas.
Cheguei a essa conclusão, empiricamente e sem apoio em Hegel, há muito tempo. Está em vários comentários que fiz aqui na Folha. Resgatar esses pobres, acolhidos/iludidos, para um âmbito de consciência de classe, é uma missão quase impossÃvel.
A periferia representa a esquerda e o centro das cidades representa a direita apoiada pelos EUA. A periferia representa a migração e uma espécie de fronteira entre o norte e sul do paÃs. O Norte e o Sul têm em sua composição 70% e 15% de afrodescendentes respectivamente.Esta fragmentação da divisão representada pela migração ocorre propositalmente nas cidades do Sudeste para evitar uma divisão maior do paÃs entre norte e sul. (Guerra Fria).
Boa parte dos tais “afrodescendentes “ é na verdade descendente dos indÃgenas originais, dos quais ninguém se lembra.
O sociólogo está com toda a razão, o que se prova por suas pesquisas, mas a origem disso está na falta de uma educação crÃtica que formem cidadãos conscientes de seu mundo; essa deficiência deixa a esperança em um deus provedor de todas a necessidades o que leva à exploração que falsos profetas realizam vendendo passagem para a felicidade e para o céu, daà surgem os cristãos conservadores, seja lá o que é isso. A religião, todas elas, continua ser o ópio do povo que aliena suas mentes.
Excelente texto. A esquerda não vi mudar porque não enxerga e vai ser batida nas próximas eleições.
Mas ser pobre é ser obrigado a ser de esquerda? E se o cara querer ser de direita? Acho que a leitura é rasa procurando culpados pois antes era a elite do atraso. Enquanto isso o capitalismo mudou, está mais financeiro e plataformizado na infosfera e isso é pouco discutido.
A direita é conservadora ou reacionária ,se o pobre está contente com sua pobreza ,é Franciscano que vote na direitona .
Em suma, com a falta de Educação de Qualidade para todos indistintamente, sobra espaço aos aproveitadores da Religião para manipularem as massas populares !
Existe um enorme preconceito contra pessoas pobres, que pegam ônibus lotado, trabalham fins de semana e ganham salário mÃnimo. Na igreja católica e nos centros espÃritas, "alguém que estudou muito" conduz a reunião. Nos cultos evangélicos, o crente "dá o testemunho " de que um desconhecido pagou a passagem pra ele ou qualquer "bondade" que não custa nada para os abonados e isso vira o tema do sermão. Não é sobre teologia sistematizada.
Ôôô, João Gabriel, podiam ter dado três vezes mais espaço para esse texto, hein? Não falta ao seu Jessé o que discutir, e seria bom ter mais interlocução com ele na grande imprensa. Não adianta ficar em "jornalismo de gueto", onde as pessoas já conhecem suas ideias. Enfim, muito grato pela rápida entrevista, é um bom cutucão.
A esquerda, com ajuda da velha imprensa, acham que preto e pobre não pode ser de direita. É como se eles não tivessem direito a um raciocÃnio lógico e tivessem que ser manipulados a vida toda.
Tem sentido sua fala, prezado Napoleão, vez que o que está produzindo os pobres de direita são principalmente as más condições de vida, combinada com a manipulação... mas da direita. E a velha imprensa sempre foi direitista. A meu ver, a frase mais correta seria: A direita, com ajuda da velha imprensa, acha que pretos e pobres não podem ser de esquerda. É como se eles não tivessem direito a um raciocÃnio lógico e tivessem que ser manipulados a vida toda.
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
Esse é um notório throuxa raivoso que aparece aqui. Um café com leite, um pobre coitado. É por gente como essa que a direita ou governa ou sequestra governos sem dividir nem entregar nada, mantém o Brasil e brasileiros pobres secularmente e ainda coloca a culpa na esquerda! Pobre Brasil. Pobre brasileiro.
Nem leu, né, napô? Ou, caso o tenha feito, entendeu nádegas.
Primeiro, essa diferença salarial se baseia principalmente as condições de estudo e o quanto você aprende na escola para te dar opções futuras, segundo a igreja não te auxilia no estudo, mas sim no dinheiro e terceiro se existirem qualquer coisa que a religião afirma, também deve existir algo como os 10 mandamentos e os 7 pecados capitais que levaria qualquer um a pagá-los como dizem.
Será o sociólogo também um fã do ditador Vargas?!
Resumindo, não basta ser pobre, tem que ter o combo completo com a humilhação e ludibriado pelas religiões.
Para a esquerdsa, a culpa sempre é dos outros (religiosos, empresários, agro, industriais, a "oriadas" classe média, da mÃdia, das redes sociais...).
A esquerda precisa mesmo olhar para o próprio umbigo, identificar seus erros e corrigir rumos, especialmente passando a dirigir o paÃs muito mais no caminho dos direitos sociais que do neoliberalismo.
Qta bobajada por cm corrido de texto. É por throuxas como esse que a direita governa, dá golpe de estado e parlamentar, sequestra governo de esquerda, e domina o Brasil e todas as riquezas do Brasil desde sempre sem entregar nem dividir nada e ainda coloca a culpa na esquerda! Pobre Brasil.
"Dividir com o governo", que linda solucao... Acontece que o brasileiro ja' trabalha 6 meses somente para pagar impostos...
A direita rica quando perde dinheiro a culpa é sempre do governo. Claro, quando ganham foi por obra e mérito deles, pq daà nao querem dividir com ninguém. E muito menos com o governo, na forma de impostos. Esse tipo de pensamento é muito prático, os pobres sao pobres pq nao se esforçam. O fato de existir poucos q concentram a riqueza e decidem as leis para q a riqueza continue concentrada é um detalhe sem importância.
O governo tem que de fato melhorar a vida das pessoas para se prevenir de um novo junho de dois mil e treze, ainda que ele se manifeste apenas na forma de eleições. Uma dificuldade é a aliança com setores de direita, sem os quais o atual governo não teria sido eleito, nem conseguiria governar. Porém, é preciso forçar a barra por mais igualdade e menos neoliberalismo se a frente que venceu a eleição presidencial quiser conservar o regime democrático que, por enquanto, conseguiu salvar.
Para continuar esse seu raciocÃnio, prezado Sadi, a gente pode trazer outro pensador bem crÃtico à esquerda, o Vladimir Safatle, que trata justamente disso: a esquerda está deixando de sê-lo, ao se igualar à centro-direita... Quedê algum enfrentamento, que delimite fronteiras? Ficou tudo amorfo...
As condições materiais degradantes fazem as pessoas buscarem a salvação na magia (incluindo as bets), como de maneira interessante disse o Jessé. Mas o ponto de partida de tudo, tanto da pesquisa do Jessé como da busca pelas religiões e outras ideologias como o fascismo, parece ser as condições materiais de existência. Ponto para Marx.
Mas o ponto de partida de tudo, tanto da pesquisa do Jessé como da busca pelas religiões e outras ideologias como o fascismo, parecem ser as condições materiais de existência.
Curioso que Jessé entra em choque com as vertentes marxistas de pensamento, ao apegar-se a Hegel. Porém, a própria pesquisa do Jessé fez um recorte social, por renda; e concluiu que o povo busca a religião porque está humilhado; praticamente concretizando a famosa frase de Marx sobre ser a religião o ópio do povo.
A humilhação se perpetua: Lideranças polÃticas e religiosas continuam: Com qualidade de vida melhor, com carros melhores, usufruindo a benesse de sempre e passeando de jet ski, o que mudou foi que entre a fé, esperança e caridade, o discurso atual promete prosperidade já, caso tenham esperança na direita; Deus está “aqui e agora”, já a esquerda insistia na caridade a partir da luta.
Não, pois esse mesmo nordestino não votaria na esqueda! Na realidade essa classe social deixou de votar na esquerda porque a enganaram, dizendo que a direita empresarial é honesta e defende os pobres!
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Poder > Pobres viraram à direita porque religião os acolhe na humilhação, diz Jessé Souza Voltar
Comente este texto