Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Wilson Luiz Antonio

    Os fascistóides piram kkk

    Responda
  2. ronaldo santos cardeal

    Outro ponto é que a prova de linguagens e também de humanas tem muita questão dúbia, com razoável divergência entre os respondentes. Hoje, comparei o gabarito de 3 cursinhos famosos, e o mínimo de divergência que achei foram 12 questões, o que é muito grande no universo de 90 questões. É por isso que adoro a Matemática, que tem uma preocupação como nenhuma outra ciência com a eliminação de ambiguidades, com a precisão de suas definições e de seus objetos.

    Responda
  3. David mazzuca

    Em um pais diverso em culturas e povos batemos insistentemente e massantemente sempre no mesmo enredo !

    Responda
  4. ronaldo santos cardeal

    Na prova de linguagens, sinto falta da cobrança do mínimo que seja sobre a estrutura do nosso idioma. Não se tem absolutamente nada de gramática. Sei que há especificidades gramaticais que são irrelevante para o aluno, mas a pessoa que pretende ingressar na universidade deveria saber o mínimo de concordância verbo-nominal, de morfologia básica, do uso da pontuação e da crase etc.

    Responda
  5. Gildázio Garcia

    É o Brasil tendo que enfrentar os seus fantasmas ... é uma psicanálise cultural.

    Responda
  6. JOSE DOS ANJOS LUIZ ALVES

    A tal da dívida eterna que nunca fiz.

    Responda
    1. Alison Sales

      Tadinho, até pra tentar justificar o injustificável sofre de miopia. Não é sobre você reizinho, até porque não se faz uma prova sobre o "nada", mas pela sua "brilhante" contribuição ao debate, entende-se que é sobre o seus antepassados, tudo gente do "bem". Mas acredite, essa dívida vai ser paga você querendo ou não.

  7. Marcos Longaresi Carvalhães

    Eita, questões para disfarçar a incompetência do desgoverno federal. É Racionais é Caetaneo Veloso e Game Of Thrones, e esse pessoal todo está no bem bom. Enquanto isso a maioria dos miseráveis que votaram no pai dos pobres, e que seus filhos prestam o Enem, continuam dependendo de auxílio disso e auxílio daquilo, aliais das migalhas.

    Responda
    1. Alison Sales

      Vixi mano! Você não entendeu nada. Se informa melhor aí, faz esse corre pro seu bem!

    2. Morgana Brígida

      Tudo é mentira, vocês não apoiam nenhum tipo de diversidade. Quem os conhece sabe.

    3. Gildázio Garcia

      Competentes eram o seu Minto Inelegível e os seus cinco Ministros da Educação, incluindo o Pastor das barras de ouro.

    4. JOAO PAULO ROCHA TONELLA

      Finalmente um ser pensante aqui. Legal a diversidade, super apoio. Mas os felizes aqui dos comentários não percebem que tudo isso é retórica. Não causa nenhuma mudança para a vida prática. Se não desviar o assunto, o povo começa a lembrar da corrupção e de todas as mazelas sociais, que o governo não consegue lidar. Acabaram com a Lava Jato e a corrupção continua matando pretos e pobres.

  8. Morgana Brígida

    Compreender por que uma sociedade padroniza determinado leque cultural como padrão a ser seguido, enquanto outros não é urgente. Entender o papel e a contribuição de diversos povos dada à nossa miscigenação, ressaltando a importância de sermos iguais é basilar. O legado e a contribuição africana, só nos engrandece como povo, tornando-nos fortes.Como dizia Kant, o sujeito precisa do entendimento para poder compreender o porquê das coisas, o que lhe garante a possibilidade de emitir juízos.

    Responda
  9. JOAO PAULO ROCHA TONELLA

    Brasil: O país do pão, circo e agora da picanha.

    Responda
    1. Gildázio Garcia

      Da picanha, acho que não, mas melhor que o das filas de ossos.

  10. JOAO PAULO ROCHA TONELLA

    Nesse único ponto evoluímos. No restante, temos a volta dos corruptos e corruptores ao governo, através do STF reescrevendo a história. O brasileiro se contenta com diversidade na fala, mas a corrupção é a que mais mata pretos e pobres. Parabéns aos felizes pelo pão e circo.

    Responda
    1. JOAO PAULO ROCHA TONELLA

      Realmente Jean. Até hoje tem gente que possui crença favorável na alma mais honesta desse Brasil. Temos a bipolarização da escória nesse país: Bolsonaro X Lula. Tem gente recebendo pavras e achando que tá mudando o país.

    2. Jean Reinert

      Creio que as pessoas falam com tanta veemência sobre suas crenças, e repetem, e repetem, que no final terminam acreditando naquilo que dizem.

  11. Cleuber Silva

    Tema conectado com a realidade. Exclente escolha!!!

    Responda
  12. Jean Reinert

    Finalmente saímos da era do obscurantismo em que o ENEM quase viveu na gestão passada pra voltarmos a discutir temas sociais e relacionados com as minorias, que são uma larga parcela da nossa sociedade.

    Responda