Mônica Bergamo > OAB-SP julgará recurso contra Ives Gandra por material no celular de Mauro Cid Voltar
Comente este texto
Leia Mais
O Gandra foi um dos advogados que mais defenderam presos polÃticos na ditadura militar que vigorou em nosso paÃs durante 21 anos. Causa-me espanto esse denúncia contra ele.
"Macho, branco, velho, sempre no comando" (Caetano Veloso). Gandra é mais umas das sumidades/ nulidade paulistas, como Carlos Alberto da Nobrega
O sr Ives tem perfil ideológico definido e não estranha sua adesão a um golpe de extrema direita. Contudo, em vez de uma atitude digna, que seria dizer Sim eu fiz e assumir as consequencias, prefere o cipoal protelatório com embates jurÃdicos, que desaguam muitas vezes em nada.
Quis dar respaldo jurÃdico ao golpe, portanto, golpista é.
Ivis Granda é um grande jurista, mais também é verdade que todos os seus posionamentos jurÃdicos sempre foram tendenciosos em prol da extrema direita. Nunca vi uma posição sua criticando intervenções como fechar o Congresso , calar a imprensa ou fechar o STF com um cabo e um soldado. Pela sua estatura no Direito, deveria ter se pocionado contra no auge dos acontecimentos. Nunca o fez. Fatos.
“Eu dizia que era uma hipótese que nunca aconteceria” - foi a resposta do Ives Grana para dizer que nunca disse o que disse. Acovardou-se e ainda usou um argumento ruim(pois ninguém formula hipóteses que de antemão sabe ser furada; toda hipótese é levantada para se tentar comprovar algo que o seu autor acredita ser possÃvel). Vergonhosa a atitude da OAB em passar o pano para esse senhor apenas porque é um advogado milionário. Duvido que faria o mesmo a um advogado pé-de-chinelo.
Professor de várias gerações de adevugados
pode ficar tranquilo Sr glândula, a OAB sempre foi golpista, não dá nada
Mais um tiozinho do zap zap, vimos que é o unico meio de saber as verdades para os letrados do zap zap. É mais um que cometeu o erro e na hora de assumir é covarde.
Esse sobrenome ocupa todos as boquinhas do poder.
Pau que nasce torto se corta pela raiz, assim como jurista golpista tem que ter o diploma cassado.
se depender da OAB, esqueça kkk
É lamentável o que ocorreu ao professor de quase noventa anos de idade, mas as condutas malignas estão sim bem configuradas, na minha opinião.
Atitude bem caracterÃstica de bolsonaristas da área jurÃdica. Apoiaram o golpismo até a última hora, mas depois, pegos com as calças curtas, armários e celulares abarrotados de provas dos crimes, depois do resultado da eleição, se acovardam em argumentos pÃfios. Esperamos que a OAB-SP não caiam nesse juridiquês falacioso da advogada de defesa.
Quem tem poder nada sofre.
"A advogada Maria Isabel Stradiotto Sampaio, relatora do caso, disse que Ives Gandra agiu em conformidade com as suas convicções jurÃdicas". Hilário e vergonhoso. Maduro fala a mesma coisa.
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
Denunciei esse comentário asqueroso, mentiroso e ofensivo.
Comentário super ofensivo que viola totalmente as regras do espaço de comentários. Como uma imbecilidade dessa passa pelo crivo de quem analisa os comentários? Ofende o digno jurista.
Não há dúvida que esse senhor foi o mentor dessa aventura golpista com a interpretação rasteira do art 142 da C.F. Tudo isso no afã de indicar o filho careca, outro fascista, ao STF. Vade... Que se casse seu registro definitivamente.
O filho tentou de todas as formas desfigurar a legislação trabalhista quando presidente do TST ... cria da opus dei ... é só pesquisar sobre o elemento.
Ôôô, 'tadinho, o seu Gandra é Homi bom, patriota, de famÃlia, usuário de celular pra falar com Et e rezador pra pneu. Nunca pensaria em górpe... Hahahahah!
Iv3s,é mais um kovardão,tal qual bolsonaro.
Em 2024, durante as investigações sobre a tentativa de golpe de Estado, o ex-comandante do Exército, general Freire Gomes, afirmou à PolÃcia Federal que integrantes do governo Bolsonaro se basearam na interpretação de Ives Gandra sobre o art. 142 da Constituição para tentar fundamentar juridicamente uma "operação especial" das Forças Armadas com o objetivo de impedir a posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva e manter Jair Bolsonaro na presidência.
Em 2020, Ives Gandra publicou artigo no qual afirmou que, em caso de conflito entre os poderes estatais, as Forças Armadas poderiam ser acionadas para atuar como um "poder moderador" para "reposição da lei e da ordem". Esse entendimento foi contestado pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e criticado por juristas em diversas publicações, as quais apontaram a interpretação de Gandra como uma leitura incorreta do artigo 142 da Constituição. É lamentável ver um juiz incitando umgolpe de estado.
Sim, Josemar, você tem razão, o Ives Gandra é um jurista, e não um juiz, fiz uma confusão em relação à biografia dele, achei que tinha sido juiz em algum momento da vida e agora estava aposentado. No entanto, isso não retira a responsabilidade que ele teve pela tentativa de legitimação do golpe de estado através da distorção do artigo 142 da Constituição. Obrigada pela correção.
Ele não é juiz!
Todo mundo sabe que essa viúva da ditadura sempre apoiou a volta de um regime autoritário. Tem que ser punido sim, exemplarmente, pois virou consultor jurÃdico de golpistas. O golpe não aconteceu pela incompetência desses patetas, mas tudo foi rigorosamente planejado.
Era só o que faltava, uma tentativa de criminalizar a discussão de teses jurÃdicas. Apenas atos podem ou não constituir crime; uma simples discussão teórica nunca pode ser criminalizada.
Paulo César, não adianta, a cegueira dos militantes não permite que vejam a realidade e a verdade.
Catharina, ele é jurista, não é juiz!
Não se trata de uma simples discussão de teses jurÃdicas, meu caro. O juiz forneceu argumentos para legitimar um golpe de estado, que não deu certo. Ives Gandra sempre agiu em prol dos militares e é um notório apoiador de teses antidemocráticas.
Ives Gandra continua defendendo o golpe de 1964, usando o mesmo argumento falso de que a maioria do povo queria a intervenção militar e que o Presidente Jango era impopular, fato desmascarado por pesquisa do IBOPE na época, que comprova a boa popularidade do governo Jango. A elite e os meios de comunicação sim apoiaram o golpe. Agora não tem coragem de admitir seu apoio à tentativa de golpe, mas deu o embasamento jurÃdico encomendado pelos golpistas para justificar uma "intervenção militar".
Essa ABI quer conturbar, pra que serve essa tal de abi , no diminutivo mesmo.
Minha inteira solidariedade ao professor Ives Gandra da Silva Martins, em face da terrÃvel injustiça que estão cometendo contra ele. Espero que a OAB mantenha a serenidade no julgamento e confirme a decisão da instância que já reconheceu a sua inocência.
Não devemos arrolar um homem da estatura dele , correto , probo , patriota , inteligente , um mestre à serviço da difusão da cultura e do conhecimento juri dico. Em hipótese alguma imiscuir nosso ilibado mestre com esse grupelho com arroubos anti demo crá tico ! Estão nau fra gan do e querem levar mais gente !
Que patético! Só pode estar sendo irônico. Achar que o Ives Gandra é uma mestre ilibado, probo e inteligente. Juiz cria de milico, trabalha para eles. Vai no Largo São Francisco (Faculdade de Direito da USP) perguntar para os professores e alunos o que eles acham do seu mestre.
Se o golpe tivesse dado certo este Yves seria aclamado como herói e estaria no panteão da pátria. Como não deu, quer tirar o corpo fora, como todo cana lha
É, para quem não tem memória, o Yves filho, o careca, jejunheiro, sacro e celibatário, foi quem entregou o reforma trabalhista do traidor Temer, desculpem a redundância, para já ali receber um prêmio. Deram-se mau: pai e filho. Um, parecerista de encomenda e o outro, coroinha sem hóstia. Cassem-os. Vade...
A covardi@ é a marca indelével dessa turma. Não falha em nenhum!
E o filho, ministro do STF.
O art 13 do CP deveria ser revisitado pelos interessados !!!
Os bolsofascistas são assim: tramam, incitam, agridem, promovem o ódio e depois dizem que não fizeram nada disso. Além de fascistas são covardes.
Esse Gandra (Gangue) nunca foi trigo limpo. Golpista inrustido.
Ninguém é golpista apenas porque incitou um golpe de Estado e apoiou outro golpe de Estado. Certo?
Errado. Pau que nasce torto se corta pela raiz, assim como jurista golpista tem que ter o diploma cassado.
Se foi consultado é porque os golpistas sabiam da sua simpatia pelos fascistas. Sem surpresas, afinal até no nazismo haviam judeus colaboradores. Como sempre, tudo por dinheiro.
Parece não ter sido apropriado, o jurista ter estimulado a tentativa de golpe de Bolsonaro, fornecendo interpretações jurÃdicas a serem apresentadas como justificativas. Cabe à OAB se posicionar quanto a participação do advogado na confecção do golpe.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Mônica Bergamo > OAB-SP julgará recurso contra Ives Gandra por material no celular de Mauro Cid Voltar
Comente este texto