Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Paulo Henrique Zamai

    Até que não sobre nada.

    Responda
  2. Alex Sgobin

    Até que não sobre mais nada. Nesse momento, a parca matilha que comanda o mundo fará o que sempre fez: colocará a culpa em nós. E boa parte de nós aceitará, calada. Realismo.

    Responda
  3. Wil Leon

    O que importa é a grana. EUA, Russia, China, India, Alemanha, resposnável por sessenta porcento da poluição não fazem nada. E na enchente dem Valença, os espanhois se agarraram aos carros e perderam a vida. Lamentável.

    Responda
  4. Décio Ceballos

    O manejo regenerativo para café (oliveiras, cacau etc.) precisa ser sombreado, em agrofloresta ou em florestas? A resposta para essas perguntas é não. Mas precisa demonstrar a redução da pegada do carbono, aumento do material orgânico e de microorganismos no solo. Alguns cafeeiros mostrado no artigo não parecem se ajustar a essas condições. As imagens deveriam ao menos demonstrar o uso de plantas de cobertura.

    Responda
  5. Décio Ceballos

    Trazer a discussõa de práticas regenerativas já é louvável. Mas sem dúvidas essencial regulamentar os mecanismos de acreditação, certificação e acesso a créditos de carbono. Uma métrica interessante sobre a efetividade da regeneração é a quantia que o produtor está recebendo em créditos. Dinheiro na mão ou conversas ao vento?

    Responda