João Pereira Coutinho > Ensaio sobre a cegueira Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Progressistas e conservadores são faces da mesma moeda. O "outro" não merece ser respeitado nem ouvido, enquanto "nós" somos o bem e a verdade. Isso só gera mais intolerância e autoritarismo. Quem ganha com isso é sempre um sujeito como Trump...
Nos USA eu concordo com a matéria, mas problema é que a direita brasileira só fala em privatizar, liberar geral nos direitos trabalhistas, lascar o trabalhador, entregar tudo para os gringos e mesmo assim o trabalhador brasileiro vota na direita bolsonarista. A mÃdia brasileira convenceu o trabalhador assalariado que todo mundo é empreendedor/empresário.
Aqui não é muito diferente.
Precisamente! Obrigado por salvar o que ainda resta deste jornal, Coutinho!
Poder ler as colunas do Coutinho, Pondé, Ruy Castro e Sérgio Rodrigues é o que me faz continuar sendo assinante deste jornal.
Perfeito. E por aqui, 2026 é logo ali.
Tá bem, Coutinho! A classe branca trabalhadora escolhe o racista, sexista, corrupto e mentiroso sem escrúpulos, porque os progressistas não sabem conversar com ela?! Uuuui
Exatamente, Marcia.
A "esquerda " nos EUA (democratas) antecipou a trilha de parte substancial da nossa "esquerda", apostou no identitarismo e assim se livrou de enfrentar a divisão de classes e as demandas do proletariado, atua pela inclusão privilegiada no capitalismo. A aposta na fragmentação e enfraquecimento da classe trabalhadora,patrocinadas pelo capital,tem induzido à saÃdas corporativas e/ou irracionais, fortalecidas no pós década de 1990, nada disso encerrará as contradições do capitalismo !
Muito lúcido este artigo. A esquerda "perdeu a ternura" e assim vai perdendo também os seguidores. Tanto lá nos EUA como aqui, quem "ousa" discordar e votar fora da esquerda é nazista, fascista, bolsominiom, etc. etc. Do alto de suas prepotências, acreditam que para não abraçarem suas pautas, só pode ser coisa de gente muito igorante, jamais que seus pontos de vistas já estão gagás e não respondem mais aos anseios. A direita vai pro "lixo dos deploráveis", enquanto eles vão pro da história.
Embora a maior parte da elite liberal não seja marxista no estrito senso, acredito que partilha da sua visão da insustentabilidade do nosso sistema econômico e social. Mas grande parte do povo não partilha desse pessimismo blasé. E quer simplesmente melhorar de vida, para então quem sabe, se tornar um rico blasé.
Mais da metade dos jecas do meio oeste não sabem o que quer dizer deplorável. Arisco a dizer que podem achar que seja “badass”.
Sem abordar o pacote de promessas falaciosas, mentiras, violência e ódio com que aspirações legÃtimas e carências do eleitorado são embrulhadas pela campanha republicana, o artigo acaba por ser um exercÃcio parcial de cegueira...
O problema da classe trabalhadora americana é acreditar que o andar de cima realmente abre fábricas e gera empregos preocupados com o bem estar deles. Visão curta de mais sem ver o contexto todo faz a galinha votar na raposa.
IncrÃvel o salto que as pessoas dão para justificar suas crenças e inventar o que não está escrito. Leo, onde você viu no meu comentário alguma defesa do Estado? Se você não é um bolsominion, sua incrÃvel perspicácia na interpretação de textos sugere que você se torne um.
Como se o Estado, ao criar empregos, não fosse igual raposa, ao entregar ineficiência (vide 50% da população brasileira sem esgoto, resultado entregue pelas empresas estatais do setor). Ah, mas falar de eficiência em empresa estatal é heresia. Idem demitir empregados ineficientes! Fofo é ver o socialista reclamar do capitalista e vice-versa, quando o problema atávico é do ser humano. Certamente eu sou um bolsominion e o correto é estatizar tudo. Çei.
Muito boa essa. Largue a bÃblia e passe no analista 2 vezes por semana. Eu atribuiria também essa frase aos progressista: seus filhos lhe trazem problemas? Dêem em adoção a um casal gay e crie um cachorro ou um gato e depois poste na rede social "o amor da minha vida"!!!!!!
É sobre o Brasil que ele está falando?
Kkkkkkk, pareceu, né? Achei que fosse também, ainda mais quando falou de 'populistas sem escrúpulos'
Mesmo q os progressistas adulassem a tal classe branca, não teriam sucesso. A máquina de propaganda liberal, alimentada por banqueiros, tira proveito até das crises que o próprio capitalismo liberal cria.
Acho q faltou na 'matematica' do colunista o declÃnio (ao menos o medo do) economico e de influência, não só deles mas do ocidente em geral, e transmissão desenfreada e não controlada de informação (não de conhecimento, né?) de baixÃssima qualidade numa era de pré-adolescência de redes sociais num paÃs deslumbrado por liberdade de expressão a qualquer (qualquer mesmo) custo. Ficaram paranóicos e podem levar meio mundo com eles nessa loucura.
Tanto lá como cá. A esquerda está chafurdando na lama, mas se portam como se fossem os arautos da honestidade conversam com a bolha militante achando que estão falando com as massas.
Não se deprecie, em matéria de lama, a direita brasileira tem expertise de séculos. Perto dela a esquerda eh uma pré adolescente
Os mimizentos da direita vivem desmerecendo todo mundo, aà quando são tratados na mesma moeda, se fazem de vitiminha e choram.
Na mosca, little Couto. O quadro não difere da realidade brasileira, na qual a esquerda também não perde a chance de pavimentar o caminho dos "deploráveis"...
Entendo as colocações do autor e concordo que esse é o cenário lá e cá, porém precisamos pensar que essa classe trabalhadora também precisa compreender que quem está embaixo precisa de apoio e de assistência, e que somente o Estado (infelizmente) é quem atende a esses chamados. Se pensarmos só no nosso bolso, na nossa mesa, na nossa famÃlia... Aà realmente vai ficar insustentável. E estão indo para igreja para aprender não sobre solidariedade, mas sobre individualidade.
Perfeito Caro Coutinho,aos progressista falta um espelho em casa e tbm parar com essa mania suicida de só olhar para sua própria bolha.
Caro Tadeu, concordo contigo, apenas te esqueceste de mencionar que a direita também contÃnua acorrentada na caverna de Platão vendo as sombras, como se realidade fosse.
Certeiro. Só os fanáticos não enxergam o óbvio.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
João Pereira Coutinho > Ensaio sobre a cegueira Voltar
Comente este texto