Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Lis P F

    Você conhece Kamala-? Notório saber jurídico que dormiu quatro anos odiada pelo partido. Não sabe o número dos habitantes dos Estados. Conhecida como risadinha.

    Responda
  2. Evando de Abreu

    Emerson, não entendi nada, mas deve ter tentado falar algo. Nós não gostamos de ditadores, como Maduro, Ortega e família Fidel, nem de terroristas como o seu amado defende. Abraços.

    Responda
  3. Evando de Abreu

    Pelo bem do Brasil e do mundo que não tolera ditadores e terroristas, como a extrema esquerda gosta, queremos o Trump. Abaixo a ditadura do Stf

    Responda
    1. Emerson César de Campos

      Sempre quis saber como é ter orgulho da própria ignorância. Sabes, por acaso, que o Stf no Brasil é Brasileiro, pois não. Fazes boa dupla com Bia kicks

  4. hernando josé rocha franco

    Texto muito especulativo, creio que democratas ou republicanos estejam pouco preocupados com a América do Sul; mas, algo é certo, a vitória de Trump vai agitar por aqui a claque bolsonarista!! Quanto ao presidente brasileiro declarar apoio a um dos candidatos, o anterior fazia pior ao retardar o cumprimento - requesito diplomático - do eleito.

    Responda
  5. Alexandre Marcos Pereira

    Trump é conhecido por uma abordagem protecionista, com imposição de tarifas elevadas sobre importações, especialmente da China. Essa postura pode afetar negativamente o Brasil, que mantém relações comerciais significativas com ambos os países. A intensificação de uma guerra comercial entre EUA e China pode desestabilizar mercados e impactar as exportações brasileiras. Durante seu mandato anterior, Trump retirou os EUA do Acordo de Paris e demonstrou ceticismo em relação às mudanças climáticas.

    Responda
  6. José Cardoso

    Se o Trump ameaça até tarifar o México quanto mais os produtos brasileiros. Por outro lado, se a Kamala vencer, o México seguirá com grande vantagem, por sua proximidade e pertencimento ao nafta.

    Responda
  7. Graça Almeida

    A tão propalada democracia que esmaga palestinos, que pelas liberdades, petróleo, fez proliferar a ruína no Oriente Médio, que alimenta o conflito na Ucrânia nao por solidariedade aos ucranuanos e sim pelo proprio poder. Com Kamala ou Trump nada tende a melhorar para os periféricos.

    Responda
    1. Graça Almeida

      Leonilda. Biden esmaga palestinos sim via seu premier. A história os une? Em quê? Sorrisos e fofuras nada muda altera a rota traçada.

    2. Leonilda Pereira Simoes

      O texto diz que para o meio ambiente, para as democracias, e vários outros temas, ela será muito melhor do que ele, pois tem humanidade, não é um robô falante e com raiva. Ela sorri e ri abertamente, ele fica com a boca travada, cara fechada, parece robô manipulado por alguém remotamente. Um perigo enorme para a democracia lá e no mundo. Só isso já melhora muito tudo para os periféricos. Biden não esmaga palestinos, o premiê de lá faz isso. A história, pesquise, os une eternamente. História.

  8. Sandro Alexandre Silvestre

    falou e falou, e não disse nada.

    Responda
    1. Leonilda Pereira Simoes

      Tem de ler e entender. Não entendeu?

  9. Marenildes Pacheco da Silva

    Enquanto a hegemonia dos estados unidos não for quebrada, entendo que para o nosso crescimento, tanto faz um ou outro; os estados unidos não querem um brasil pujante, eles querem lucrar o máximo com nossos recursos e consequentemente com as vendas de seus produtos industrializados (valor agregado) para nós.

    Responda
  10. Frederico de Souza Cruz

    Quem é Trump para causar embaraços no STF brasileiro por causa de Elon Musk. Joel é realmente um cucaracha vira-lata que acha que o presidente do Estados Unidos pode tudo. E digo mais Trump não está nem aí para qualquer país que não seja o USA E avise ao Joel que ele não gosta de latinos.

    Responda
  11. Paolo Valerio Caporuscio

    Sempre as mesmas perguntas para iludir em se tratando de troca de presidentes americanos em relação ao Brasil, independente quem vença o país sempre será submisso, capacho e acostumados de chapéu na mao.

    Responda
  12. marcos fernando dauner

    para Trump, o mundo acaba no Texas ; para Kamala o mundo acaba na fronteira Califórnia/México . Nós somos apenas periferia, plantadora de soja, laranja e milho donde hablan español

    Responda
    1. Leonilda Pereira Simoes

      A Europa, a Ásia, todo mundo cobre as eleições dos EUA, quem não se informa acha que é exagerado. Não assistem à CNN? Dia e noite o assunto é este, a TV espanhola, a inglesa, a alemã, só girar o controle. Tanto nos atinge que o ine le gí vel copiou e colou o plano golpista do alaranjado aqui. Se não fosse a sociedade civil, como lá, teríamos um autocrata fã do es cro que de lá limitando liberdades e caçando inimigos, como o vigarista de lá quer fazer, declarou que vai perseguir os adversários.

    2. Romero Lima

      É muito barulho por nada. Impressionante o espaço que se dá no Brasil a certos acontecimentos . Alguém já deu uma explicação sobre isso.

  13. Tadêu Santos

    Mediante o cenário presenciado até o momento sob a ótica brasileira, não existe dúvida que a Kamala é a que poderá ser melhor em todos aspectos, mas principalmente às questões dos direitos humanos de âmbito global e à preservação da Amazônia!!!

    Responda
    1. marcos fernando dauner

      penso que nenhum dos dois sabe onde fica a tal amazônia

  14. Luis Augusto Bustamante

    O que é melhor, que tudo continue mais ou menos como está ou que caia um meteoro de 50 km de diâmetro destruindo a vida no planeta?

    Responda
  15. Lis P F

    Será que Kamala ou Trump vão resgatar as joias da lava jato que estão no BB depositadas são 23 caixas. Poderia dar para Educação e Saúde. Dê um Google pra ver. Seria um alívio.

    Responda
  16. ANTONIO F CARVALHO

    Nossa postura institucional parece dever reverência aos Estados Unidos da América. Todos os neologismos de nossa língua têm origem na língua americana, dos hambúrgueres ao establishment de nosso dia a dia. Em parte os USA fizeram a nossa Revolução de 1964 com intromissão no comando do Brasil de então. Por todos os brasileiros e pelas riquezas que temos em nosso território deveríamos ser um país com maior autonomia internacional, seja diante da América Latina ou do mundo globalizado.

    Responda
  17. RAFAEL VICENTE FERREIRA

    Corporativismo, nazismo e fascismo... É tanto "ismo"! Tudo farinha do mesmo saco! Deus que me livre de todos os "ismos" e "istas". Afinal e no fim (redundante e retumbantemente) o que vale é a máxima: "Farinha pouca, meu pirão primeiro"! Se sobrar, dou para os meus. Só Jesus na Causa, só ele que salva!

    Responda
  18. RAFAEL VICENTE FERREIRA

    Caro Joel, tenho comigo q Trump dá de ombros para quem o chama de nazista ou fascista. Então, isso para ele não é ofensa nenhuma. Fica tranquilo porque, se infelizmente ele ganhar, continuará comprando e vendendo para quem quiser negociar. E mais, acho q ninguém mesmo tá ligando para estes termos q seriam ofensas há tempos atrás, afinal o Corporativismo q está no DNA do nazismo e fascismo, está espalhado por todos os setores da sociedade e atividades profissionais... Inclusive na sua!...

    Responda
  19. RAFAEL VICENTE FERREIRA

    A regra q vale pra tudo/todos(as) é: Tá comigo, tá protegido! Mesmo se (o)a "parceiro(a)", companheiro(a) cuspir, destruir, arrasar com a dignidade, moral e a vida do(a) outro(a)... "tá valendo" não é mesmo? Essa regra serve pra todo mundo no mundo: direita, esquerda, extremas direita/esquerda, centro, evangélicos, católicos, espírita, umbandista, budista, ativistas, identitários, "feministas". O Corporativismo é o câncer da humanidade. Cristo não foi corporativista, foi crucificado!

    Responda
  20. Celso Ribeiro

    Escreveu e blá, blá,blá.

    Responda
  21. Gustavo Michelin

    Se vai criar embaraços para o famigerado STF, vamos de Trump.

    Responda
    1. josé SOARES

      Haja Viralatismo hein senhor Michlin?

    2. Flavio Camilo

      Sempre derrapando heim Michelin... De 4 kkkkk

    3. Luiz Gustavo Amorim

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    4. Alberto Henrique

      Luiz Fernando, pensei a mesma coisa. Hahahahaha

    5. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  22. Joabe Souza

    O editor de opinião poderia ler a coluna de hoje de Maria Cristina Fernandes, no Valor, em que também trata da repercussão da eventual vitória de Donald Trump para o Brasil, comparar com este texto aqui e, depois, avaliar se é este mesmo o nível de texto de análise política que está à altura do leitor da Folha.

    Responda
  23. José Eduardo de Oliveira

    bom o Lula sempre faz isso, e não faz a mínima diferença para Trump ou Kamala? Os patrões não ligam pelo que a criadagem fala. Mas o pior de tudo é o escrevem aqui a respeito de Bolsonaro e sobre Lula. como eu acabei de fazer. a alienação do eleitor brasileiro é linda, porque não tem saídas. mas eu ainda prefiro a democracia, o voto e o respeito à Constituição. Mas isso não tem sido feito aqui no Brasil. Senão muito politico safado já estaria preso, PARA SEMPRE!

    Responda
  24. Evandro Loes

    Brasil sobreviveu a Trump e não será diferente agora. O problema do Brasil tem que ser resolvido aqui dentro. Se os EUA se fechar, outros vão comprar de nós. Temos um mercado interno gigante. Precisamos menos assistencialismo e mais oportunidades das pessoas desenvolverem suas potencialidades humanas. Pessoas que trabalham e produzem seu sustento, são mais felizes e contribuem com a sociedade, geram riquezas, mais arrecadação e tudo mais.

    Responda
  25. José Augusto Bernabé

    Entre Bolsonaro e Lula, o melhor para o Brasil é sem dúvida o Bolsonaro que com sua Equipe iniciou um Sistema de combate direto contra a Corrupção em todo o Governo Sistema esse devidamente destruído e sucateado por esse Governo corrupto atual para sustentar uma esquerda fajuta, impatriota, carnavalesca totalmente dependente das verbas e propinas governamentais.

    Responda
    1. Luiz Gustavo Amorim

      Ele vem se superando na sua batalha imaginária com o Sensacionalista.

    2. Alberto Henrique

      Cuidado garoto, cloroquina demais pode matar. Hahahahaha

    3. PAULO PETRASKI

      O Barnabé não é do planeta Terra. Ele veio lá do planeto Mongo há há há

    4. Ricardo bento terres

      Quatro anos passeando de jet-ski e atentando contra a democracia, o pais na mão do centrão , corrupção nas vacinas, corrupção no MEC, isolamento internacional, venda de refinarias por metade do valor em troca de relógios E o gado mugindo

    5. Clayton Goncalves

      Sim... roubando joias do Estado brasileiro, roubando salários dos auxiliares na camara de vereadores, de deputados e no senado federal por mais de 30 anos. Ta ai um cara que sempre lutou contra a corrupção... Kkkkkkkkk Ainda bem que esta chegando papai noel...

    6. Valdir Teixeira da Silva

      kkkkk o ladrão de joias combateu corrupção? estou rindo muito dessa piada kkkkkk

    7. Hamilton Magalhaes

      Em que mundo você vive?

  26. MARIA CHRISTINA DE ALMEIDA

    É você Joel. Um poço de sabedoria anunciada desde quando balbuciou a primeira vogal. Um portento que os Estados Unidos precisa importar com urgência. Ganhe um ou outra. Que falta você faz lá. Aqui totalmente dispensável.

    Responda
  27. João Vergílio

    O grande problema do Partido Democrático é ser geno cida.

    Responda
  28. Samuel Fagundes

    O melhor para o Brasil é o brasileiro. Os americanos pensam apenas em si mesmos. Para defender sua hegemonia atacam a qualquer nação que os ameacem. Se, amanhã, representamos alguma ameaça à hegemonia que dizem ter nos tratarão como tratam a China hoje. Ingênuos aqueles que confiam neles.

    Responda
  29. Armando Moura

    Kamala se vencer, nao vai mudar a cor do ceu, vai ter que se adaptar a torre de babel de interesses economicos americana. Trump eh um esgro to, irrespon savel e as coisas podem piorar. O Brasil tem que manter a agenda sul global ou ser um quintal sujo abandonado.

    Responda
  30. jose camargo

    De que democracia esse colunista está falando? E de qual Brasil? E que mundo é esse no qual vive esse cidadão?

    Responda
  31. MARCO ANTONIO POLISELI

    Quer mais antidemocrático que essa tal governança global? Da-lhe laranjão!!

    Responda
  32. André Costantin

    Rapazes "neutros" como este articulista são os que costumam pular para o barco dos fascistas.

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Coerência de análise não é neutralidade.

  33. Elizabeth O Costa

    A vitória de Trump seria melhor para o mundo: retirar os EUA da posição de polícia do mundo traria mais paz.

    Responda
    1. Hamilton Magalhaes

      E você acredita mesmo que a indústria armamentista permitirá isso? Com a guerra da Ucrânia os EUA pressionaram a Europa a boicotar o gás russo e importar o antiecológico retirado de pedras.

  34. Larissa Alves da Silva

    O que seria melhor: ser atropelado por um ônibus ou pegar o ônibus? Que difícil escolha...

    Responda
  35. Eduardo Hollanda Porto de Oliveira

    Meu Deus, o Joel está cada vez mais fora da realidade… aA coletânea de bobagens apresentada aos pobres leitores que ainda tem paciência de ler as sandices do colunista mostra que Joel é um caso perdido. Ao estilo do Senado

    Responda
  36. Francisco Marra

    Fez certo o presidente Lula ao tomar lado na eleição americana, o presidente Biden foi rápido ao aceitar e reconhecer Lula como presidente, contribuiu muita para apagar a sanha golpista que rodava os quartéis.

    Responda
  37. alonso barros

    O título da coluna já diz o que vem por aí . E veio …

    Responda
  38. Emerson César de Campos

    Mo leque dos jardins, cresça por favor! Teu texto parece de um estudante re aça do ensino médio. Vergo alheia viu?

    Responda
  39. Mateus da Silva Oliveira Silva

    Mais um militante de jornalismo pagando pedágio para a esquerda. Não acrescenta nada de relevante.

    Responda
  40. Antonio Eustaquio

    Textinho fraco!

    Responda
  41. Luciano Napoleão de Souza

    Interessante como o militante de redação enumera pontos em que acha que a Dilma americana seria melhor que Trump. Como se não bastasse, ainda reitera a narrativa criada pela esquerdopatia mundial de que Trump seria anti-democrático. Assim com sempre fizeram com Bolsonaro. A velha imprensa faz pouco da inteligência alheia ao tentar influenciar seus leitores. Só fala para convertidos. Os papa-capins de assinatura grátis ficam felizes ao ler um artigo deste.

    Responda
    1. Adelmo Cavalcanti Lapa Neto

      Bolsonaro é uma figura pró democracia? E o que foram os ataques as instituições do 8 de janeiro? Um clamor pela democracia? E o ataque ao Capitólio? Outro clamor pela democracia e o estado de direito? Pelo amor de Deus, Sr. Napoleão, mais coerência nas bobagens que você escreveu.

    2. Dalton Matzenbacher Chicon

      Isso. Ataque o mensageiro.

  42. Pedro Luis S C Rodrigues

    Ao menos uma analise, ao invés de torcida. Até o momento vi essa e uma do Igor Gielow de hoje aqui na FSP. O resto é torcida. Lula é o palhaço de costume, mas sempre tratado com muito mais condescendência do que Bolsonaro pela imprensa, cada vez mais chapa branca

    Responda