Michael França > Por que os pobres investem menos em educação? Voltar
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Melhorar do nÃvel de pais de um SM para viver, após estudar toda a infância e adolescência, com 2 SM, parece pouco progresso e não motiva muito. Mas é uma melhoria real.
A questão é complexa. Em várias famÃlias de baixa renda a pressão para as crianças serem pedintes é muito maior do que a de ir para a escola. Só vejo um caminho: inundar as comunidades com o ensino de informática, tecnologia e lÃnguas para inserir a imensa massa de jovens pobres no mercado produtivo, assim como ocorreu nos paÃses do leste asiático. Mas por aqui acham mais importante atender a uma pequena parcela destes jovens com cotas nas universidades, sem terem a formação básica necessária.
França, por que não investir toda a energia, hoje voltada, essencialmente, para a causa identitária, na exigência de investimentos em saneamento básico e ensino fundamental e médio profissionalizante nas comunidades, de forma a garantir os direitos universais para a toda a população carente, independentemente de raça ou gênero? Nem a extrema direita teria condições de ser contra.
Porque são pobres. além disto e o pior disto são ignorantes alienados desestruturados condicionados as negatividades e o pior rezam para os deuses (mitos rituals) de seus algozes seculares?
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"transporte, materiais escolares, alimentação e uniformes". Discordo.Várias prefeituras fornecem esses itens nas escolas públicas, ao menos até o 9º ano. Ainda, há vários cursos técnicos de qualidade, gratuitos, em São Paulo (ETECs). A causa não é apenas financeira. Estamos em uma época em que a facilidade pela busca da educação é muito maior que há 30 anos atrás. Hoje existe um desinteresse pela educação. Muitos jovens não vêm valor nisso. Seria um tema de pesquisa para o autor
Porque são pobres. Não vão assistir o balé em New York e nem compram livros em edição bilÃngue. Estão condenados a viver no obscurantismo usando bÃblias com zÃperes debaixo do braço.
ItPORQUE O SISTEMA É INGRATO e porque o pobre ñ ganha o sufiente nem pra comer decentemente, como irá gastar em educação. Temos insistido que uma das formas para acabar com a criminalidade é preciso investir priotariamente em EDUCAÇÃO. Na reunião do pres Lula 3 com os governadores, voltaram ao recurso de aumento das forças de repressão policial. Esta é paliativa, basta mirar no Rio e em Sampa. Não existe solução mágica a curto prazo, a solução tem q ser planejada como "plano de estado"...
Realmente a escolha do curso tem muita importância no retorno do investimento educacional. Se você escolher um curso de medicina terá um retorno melhor que um curso de filosofia.
resposta : se acomodar nos assistencialismos, em vez de exigir dignidade.
Complemento: sonham em ser jogador de futebol para não estudar.
Discordo, o ponto não é a ausência de investimento do pobre na educação. Mas o sistemático ataque à s escolas públicas e ao seu papel fundamental nas comunidades, acolhendo dentro de si uma complexidade de problemas, sem, no entanto, ter suporte do Estado e dos demais setores sociais. Tem sido recorrente tais ataques via fake news de polÃticos, influenciadores, pastores, lobistasÂ… gerando estigmas sobre a educação pública e consequente descrença da sua função social coletiva e transformadora.
No fundo, o problema é sempre o econômico! Mas, os cursos técnicos cumprem seu papel de ascensão social.
O quê há no Brasil é um apharteid social imposto pela educação de baixÃssima qualidade no ensino fundamental e médio. Temos de tornar a carreira de professor federal e deixar com os municÃpios a manutenção das escolas.
O tal “apharteid” foi imposto pelas ELITES. Concretizado via ataques à educação pública: suprimindo investimentos e buscando modos de ceifar sua potência libertadora e democrática. Reiterando mitos pejorativos e enviesados sobre a escola pública e sua comunidade, cujas raÃzes tem fonte nos preconceitos de classe e raça. Sintoma disso é que após a universalização da educação, as escolas públicas, que eram dominadas pela elite abastada, tem a fuga desse público para as escolas privadas.
Não seria por que a prioridade é a solução da fome, Senhora? Quando se priva do básico na sobrevivência, a educação passa a ser um sonho difÃcil de ser alcançado.
Uma coisa que percebi: nas escolas públicas de periferia e nas zonas rurais pobres, não se espera que o jovem ao terminar o ensino básico deva continuar estudando. Antes nem sequer terminava o ensino básico. Entre as classes mais favorecidas, continuar estudando é uma regra. Há um abismo de possibilidades neste Brasil desigual.
Para sair da pobreza no Brasil, o primeiro passo é ter casa própria sem prestação. O segundo é construir para alugar. De nada adianta a educação quando os bons empregos já têm dono e CEP.
Eu resumiria nos seguintes termos: para uma pessoa mais pobre, uma das primeiras coisas a ser expropriada é a sua expectativa de futuro, cada vez mais - o que conta é cada vez mais o corre do presente, do dia, se der sorte da semana. A educação remete justamente ao contrário, e não é fácil conciliar.
Autor mais uma vez menospreza a importância do quociente de inteligência, o melhor preditor de nÃvel educacional, renda e criminalidade. Pessoas com inteligência elevada tendem a estudar mais e a ter renda mais alta, de modo que o nÃvel de inteligência médio entre os pobres é menor. Para quem tem inteligência elevada, a educação é um excelente investimento pois a pessoa irá ingressar nos cursos e passar nas provas com facilidade. Para quem tem baixa inteligência, tudo é mais difÃcil.
Gente! Estou espantado com a inteligência do Sr PCO. Tô só imaginando o seu QI. Simplesmente não tenho condições de fazer qquer comentário.
Felipe Araujo, fatos são fatos. Você tem leva-los em conta e não se revoltar contra eles.
Continuando , Renata, para que vc estivesse certa seria preciso que 1. Pessoas mais inteligentes não tivessem renda média maior do que as menos inteligentes, o que eh obviamente falso, ou que 2. A inteligência não tivesse nenhum componente hereditário, o que também eh falso. Segundo a Wikipedia, a herdabilidade da inteligência fica entre sessenta e oitenta por cento.
Estou falando de médias, Renata. Pessoas mais inteligentes tem mais facilidade para ganhar dinheiro e ascender para as classes média e alta. Como existe um componente genético e não apenas ambiental, pessoas que ganham mais de trinta salários mÃnimos tem uma inteligência média maior do que pessoas que ganham menos de dois salários mÃnimo, por exemplo. Eh claro que existem crianças brilhantes em todas as faixas de renda mas a inteligência média tende a uma correlação positiva com renda.
Perspectiva restrita e preconceituosa, baseada em “quoficiente de inteligência” e determinando que “entre os pobres é menor”. Tal visão não tem base na realidade ,pois os alunos pobres das escolas públicas têm maior potencial de impactar a sociedade, que os de escola particular. Porém, há descompassos históricos e sociais que sua tese, reduzida pelo mito da meritocracia, banaliza. Tais estigmas alimentam o senso comum, propagando visão equivoca sobre os pobres, a inteligência e a sociedade.
Eu não vejo alternativa ao invés de denunciar esse comentário. Se aproxima da Eugênia.
Obviamente, as pessoas pobres também precisam conciliar estudo com trabalho, uma vida mais difÃcil(com mais cansaço e menos sono) do que aqueles que podem se dar ao luxo de apenas estudar. Todavia, para uma pessoa com nÃvel de inteligência elevado, isso não se torna um impeditivo. Muitas pessoas inteligentes fizeram uma faculdade noturna de terceira linha e tiveram sucesso na carreira.
A resposta sobre esta indagação já está nas entrelinhas do tÃtulo: os pobres precisam, antes de mais nada, sobreviver. Sem um ensino público que inclua os pobres, nunca teremos um padrão de vida melhor garantido à eles. O governo diz estar preocupado com corte de recursos para a educação, mas não apresentou um plano nacional de educação e nem outras formas de financiamento da educação, além dos percentuais exigidos na Constituição.
Recordo me quando estudei na USP saÃa à s 22h50 da aula, enfrentava três ônibus que em média levava 2h para chegar em casa e no outro dia, à s 06h acordava para trabalhar. Muitas vezes meu estudo para a prova ocorria no ônibus. Não foi fácil levar esta vida por quase 6 anos.
Texto dolosamente real! Às vezes o sonho do tão sonhado curso superior vai apenas para os cursos mais baratos em faculdades mais ou menos…haja resistência!!!
Resposta óbvia: porque não tem dinheiro.
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