Mônica Bergamo > Boulos diz que 'esquerda virar centro' será suicídio e que Brasil pode se tornar 'mistura de Irã com México' Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 3 Próximas
Moral da história,Lula morreu acabou a esquerda.
Nós paulistanos conhecemos muito bem a trajetória do entrevistado. Aos comentaristas de outros estados e cidades, sugiro convencê-lo a transferir o seu domicÃlio eleitoral, assim poderão votar nele e apreciar a aplicação prática de suas ideias..
Boulos já era! Essa campanha só serviu para estigmatizá-lo mais ainda. Aquela cena tentando tirar a carteira de trabalho do Marçal vai ser sempre lembrada.
Bolsonaro também não tem carteira de trabalho kkkkkkk
Era a carteira de trabalho do Bolsonaro.
Boulos está certo, suas ideias são muito importantes e devem ser levadas em consideração para evitar o atraso como foi Nunes continuar no cargo.
PolÃticos deveriam trabalhar, pegar ônibus lotado, comer quentinhas, pagar impostos e contas de fornecimento de luz e água dentre outras. Aqui no paÃs só mamam.
Boulos parece que não se deu conta que integra o "Centrão do PT". Tst tst ts
Boulos está correto. Com esse povo, o paÃs vai afunadar no mar da selvageria. Nem o Presidente Lula recupera as décadas douradas. O Brasil acabou.
Não apoiam o fundamentalismo religioso do Irã, mas apoiam o seu já datado da Guerra Fria antiamericanismo.
Todo fraco após ser mal sucedido procura culpados. Nas eleições de 22 não pugnou para manter sua candidatura a governador, apesar dos apelos de seu partido. Foi pusilânime! Não digo que não tenha qualidades, mas firmeza e liderança definitivamente não as possui
Ué, mas não foi ele que procurou empresários, foi até na igreja bajular pastores, isso não é atitude de centro ou estou errado. É o seguinte, fora de campanha politica eles são os durões com crÃticas pesadas ao sistema, na campanha polÃtica se alinham falsamente ao sistema, aà não tem credibilidade.
Quem se interessa por opiniões de Boulos a se preocupe com elas.
Boulos, o empreendedor!
Está mais que na hora de a esquerda assumir seus posicionamentos e compromissos. O tempo passa, as coisas mudam, o mundo e a sociedade caminham, avançam, transformam. Temos que seguir em frente e não andar pra trás como faz a extrema direita fascista. Marcar, sem medo, a nossa diferença.
O PSOL, embora seja pequeno, é um partido importante. Não pode se tornar um puxadinho do PT. Foi o que Boulos tentou fazer no primeiro turno das eleições, por ter recebido verbas deste partido. Boulos é um lÃder popular, foi o deputado mais votado em SP. Os caciques do PT têm que dar passagem para os mais novos. Ganhando ou perdendo, eles terão que aprender a jogar. A esquerda necessita se mobilizar, modernizar, mostrar a que veio, como no passado.
A esquerda, achando que Lula é imortal, nunca se preocupou em formar lÃderes que um dia o substituiriam. O Lula nunca disse que vai se candidatar novamente, para um 4º mandato. Está correto; Como estará daqui 2 anos? A centro direita tem vários postulantes para as próximas eleições, que não o Bozo. Quem a esquerda tem? O Haddad?
O adversário de Boulos foi eleito com forte influência da FSP e seus holofotes sobre a fala de TarcÃsio que acusou falsamente Boulos de ligação ao PCC. Para um Jornal garoto propagando do Coco Bambu, já sabemos sua ideologia...
Boulos é a melhora opção para substituir Lula no futuro.
Tavares ,a esquerda não morre porque é um modo humanista de pensar .Aprenda
Morte da esquerda? Deixa um pouco o videogame e vai estudar um pouquinho vai...kkkkkk
Não venceu nem uma eleição majoritária em SP, que dirá vencer uma a nivel federal no Brasil... Podem se desesperar: Depois da morte do Lula a morte da esquerda será definitiva
Ótima entrevista da Monica e a fala do Boulos, com muita clareza, amadurecimento e compreensão do perverso projeto social , que vem sendo construÃdo no Brasil, e não somente aqui, como uma rapina !
O Brasil ja foi iranizado com esse apoio irrestrito dado a ditaduras que querem a derrocada das democracias liberais, bem pelo partidarismo manifesto do STF. Nao vai ser, ja foi.
Boulos pega seu banquinho e saia de mansinho. Vc ja foi esculachado nas urnas contra um candidato q ninguém sabia o nome, todos artistas decadentes te apoiando, máquina federal, blogueiros de jornais e etc. Eu me esnconderia em casa e só sairia de lá para invadir ou votar a favor de rachadinhas
Boulos não se aliou aos bolsoantas na invasão e depredação das sedes dos três poderes. Nem praticou, anos a fio, crimes de peculato ou rachadinhas. É só uma questão de tempo, o inelegÃvel terá que pagar por todos os crimes cometidos.
Erra ao dizer que o atual presidente se elegeria sem a tal coalizão. Para tanto escolheu o Geraldo como seu vice. Sem isso, o outro teria sido eleito. E não tivemos alternativa a não ser votar no menos pior. Ah, e Boulos se esqueceu que o seu Ãndice de rejeição foi um dos fatores que o levou a derrota
Realmente o Lula é um fenômeno, pois a massa que vota nele não vota em deputados e senadores do PT ou Psol. Ou melhor, vota numa proporção muito menor. Isso é uma caracterÃstica nossa, não ocorre no México por exemplo, onde o presidente transfere seu prestÃgio a seu partido. Por que?
Jose Cardoso, ledo engano seu. Bolsonaro praticamente elegeu todos deputados, senadores, prefeitos e vereadores. Acho q vc está queimando etapas
Esse não entendeu nada. A sociedade rejeita a esquerda e o PT porque não vê gestão nem resultado, só corrupção, papo furado e sectarismo. Quem 'salvou o Brasil da direita' não foi o Lula, que ganhou por muito pouco, foi o Bolsonaro quem perdeu porque foi contra a vacina e cometeu barbaridades no ambiental e no ético também, mas não comparável ao Lula e ao PT. O TarcÃsio vem aà com uma gestão equilibrada e vai ganhar sim de lavada, porque é sério e tem gestão. Caiado também.
A sociedade rejeita o PT ,como se Lula derrotou o Bozo nas Urnas ?
Nuuuu, que loucura tá virando o Brasil. TarcÃsio, Caiado, entre outros viraram deuses. Isso que dá, mistura bÃblica com armas e agro ogro.
Perfeito, Marcio.
Boulos quer vencer em 2026 sem caminhar para o centro, replicando o erro de Bolsonaro em 2022.
Porque o Boulos perdeu a eleição, atacou em demasia com telhado de vidro, outro foi dialogar com Maçal , inexplicado achar que o Maçal era dono dos votos..kk. Esquerda antiga tem que se reinventar, outra falava o que nunca a esquerda fez dizendo que fazia. Disse que ia durmir na casa do eleitor ( o eleitor ficou com medo) seu stigma de invasor….
Que renovem os dirigentes radicais dos partidos de esquerda. Gleisi afunda o partido dela!
O Boulos tinha propostas de centro-esquerda. Fala de SUS modelo: poupa-tempo da saúde? Me poupe Boulos! Fez os trabalhadores se somarem em GT pra ter propostas e rasgou tudo na hora de fazer uma campanha com propostas centristas: não encantou ninguém e perdeu pro fraquÃssimo Nunes. “Faça o que eu digo, não faça o que eu faço!”.
Para politizar mais, Marx nunca disse que o trabalhador não podia usar os frutos do capitalismo, ao contrário, Marx dizia que quem produz no capitalismo é o trabalhador e que, por isso, pode e deve usufruir dos produtos do seu trabalho. O que Marx alertou é que, sem união, os trabalhadores estariam à mercê de jornadas exaustivas e de exploração,como ele via na Inglaterra na época da Revolução Industrial: crianças trabalhando nos fornos por doze, quinze horas, para apenas uma parcela usufruir
Esse capitalismo irrestrito (como diria Popper, o melhor Karl) que Marx conheceu nao existe mais faz tempo.
Ah sim, vc deve ser aquele tipo de pessoa que acredita no xiping, no maduro, no alkamenei e no saci-pererê. Eita que comuna se enrola nas próprias explicações...e como disse da-lhe hipocrisia. Os gajos abrem mão da verdade para parecerem terem razão. By the way, da uma olhada na renda média do trabalhador médio chines, os que ainda vivem no campo e trabalham nas fábricas chinesas, classe média??? Pela madrugada.
Marx nunca falou para Engles abandonar sua fortuna, porque Engles pagava tudo para Marx e Marx não era burro de matar sua galinha de ovos de ouro. Como disse: e da-lhe hipocrisia.
Ô João, você está nessa ainda de que o trabalhador chinês ganha uma merreca? Vai olhar a classe média chinesa, rapaz. Os bens a que tem acesso. O trabalhador sul-americano é que ganha uma merreca e é explorado, assim como hoje muitos norte-americanos também o são. Falta estudo.
Segundo Marx , o comunista e socialista pode ter um iPhone, se ele eh quem o produz. Essa parte vcs omitem né comunistas de gaveta? Aliás, quem produz o iPhone última moda do comuna eh um trabalhador asiático, que ganha de 1 a 10 dólares por dia e, quando o comunista de gaveta faz uso dessa ferramenta, alimenta o sistema deles lah e massacra o trabalhador (chinês em sua maioria) do outro lado e da-lhe hipocrisia.
Finalizando, Marx dizia sobre a ausência da consciência de classe, que faz com que um trabalhador se ache o dono dos meios de produção que ele vende: se você trabalha vendendo o seu trabalho, você deve ter consciência de que pertence à classe trabalhadora e deve votar em quem a defende. A falta de consciência de classe faz a classe média brasileira votar, por exemplo, contra a taxação de mais de dez milhões de reais aplicados. Não, não é você quem vai pagar, você vai se beneficiar disso.
Assim, o socialista pode e deve ter iPhone. Inclusive, o parceiro de longos anos de Marx nas ideias e publicações, que lançou com ele o Manifesto Comunista, foi Engels, homem muito rico, filho de um empresário inglês do setor têxtil. Nunca se ouviu que Marx disse a Engels para deixar sua fortuna, os dois apenas alertavam para os perigos da super exploração para quem vendia sua força de trabalho.
Boulos, quando a Esquerda vai parar de errar?
Lula tem que falar que elevou o salário mÃnimo para o pobre de menos de cem para mais trezentos dólares; que direita tirou direitos trabalhistas e previdenciários. Esquerda tem que fazer com o atual governador como os Tucanos prederam o Lula, reabrindo o caso de Paraisópolis e fake das facções; impedindo privatizações da educação e saúde Iamspe.
Discordo totalmente do boulos, a esquerda petista está a mais de 20 anos no poder reciclando o que era feito em 1996, além do identitarismo fingido, nessa campanha de SP vimos o boulos tentar virar o centro, esqueceu a luta pela Palestina, até mesmo buscou o empreendedor, mas ninguém é burro todos vimos ele até ajoelhar para o marçal, a verdade é que a esquerda está velha apodre cendo, e logo será ext inta, enquanto continuar com esse papo de trocar carros por carroças.
Será que depois da derrota a esquerda vai ter a humildade de entender que sua conversa com o eleitor ficou antiga cansativa e ultrapassada? Enquanto ficarem perdendo tempo com linguagem neutra, Venezuela e outras bobagens, ao invés de formarem novas lideranças capazes de negociar politicamente com outra forças no congresso, ficarão na eterna dependência do verdadeiro responsável pela derrocada: Lula, o mão de ferro.
Esquerda virar centro; morre. Tautologia.
Não tem esquerda no Brasil. A esquerda morreu a partir do momento que o Lula assumiu a presidência e a primeira coisa que fez foi abraçar toda a podridão da polÃtica que nós esquerda combatÃamos. Essa esquerda que quer resolver problemas invadindo propriedades públicas e privadas matou a esquerda verdadeira que lutava pelos direitos dos trabalhadores. Hoje os trabalhadores não tem nem sindicato para cobrar o cumprimento dos direitos constitucionais dos trabalhadores.
Boulos é uma das novas cara da esquerda que se renova com muita lentidão, e nesta entrevista tem total senso de realidade e posicionamento de onde está e onde tem que chegar a esquerda para se renovar e continuar no topo, as mentiras da tal direita (como se intitulam pq direita não é isso) atreladas as religiões mais o exército que tem na internet, é muito difÃcil de combater, é tão poderoso que velhos caciques da polÃtica corrupta e corruptora se renovaram escondendo seu passado sujo.
ainda bem que perdeu! Com a vitória ele e os amigos provavelmente acelerariam o processo...de amadurecimento do Brasil. Porque não nos contou durante a campanha sobre esse fato relevante para o mercado financeiro?
Só discordo de uma coisa com o Boulos. Um Brasil entregue completamente ao bolsonarismo se tornaria uma mistura de Irã com Venezuela, e não com o México. É a religião evangélica e o militarismo no comando da sociedade civil. Já imaginaram isso?!
Bolsonaro divide com a caserna os intere$$es escusos que nossos militares sempre alimentam, afinal foi um deles, antes de virar um projeto de terrorista e pensar em explodir a adutora do Guandu. Mas com o crime organizado, sobretudo no Rio, tem ligações mais orgânicas.
É o oposto, Boulos: primeiro, tiremos as setas ideológicas, que assustam os eleitores já muito desinformados, para, no seu lugar, impor conteúdo programático - agora sim - progressista. Direitos humanos de verdade, proteção das minorias, menos desigualdades, transferência de renda, meio-ambiente (o código de2012 já não é suficiente), universalização da educação, dentre outros , devem ser negociados com o centro democrático para que o Brasil avance e todos ganhem. Fora disso não há salvação.
A esquerda comandou o Brasil e ela mesma conduziu a insatisfação do seu eleitorado, a sociedade acreditava que o centro era a direita até realmente a direita aparecer e ocupar o congresso, a esquerda não avançou os programas sociais viraram benefÃcios vitalÃcios onde a classe D e E não emerge perpetuando a pobreza, a visão do capitalismo onde o livre comercio e impostos mais baixos seduzem grande parte da sociedade vide a remessa conforme foi um dos piores para a esquerda.
Triste e um suicÃdio para o paÃs é um sujeito destes ter eleitores !!
A censura da Folha é algo abominável para uma instituição que deveria zelar pela livre opinião.
Lula tem que acender uma vela todos os dias para o Bolsonaro, pois só ganhou a eleição porque o adversário foi o ex-presidente. Boules tem razão vão levar uma surra em 2026. O discurso mequetrefe do Lula tá ultrapassado. A marca PT tá mais suja que pau de galinheiro, mesmo que o STF se esforce em livrar figuras históricas do partido.
A entrevista com Boulus foi muito boa. Agora uma coisa é certa: um dos piores cenários na polÃtica futura vai ser a ingerência do Zé Dirceu em 2026.
Comentário censurado e capturado pela moderação por volta das 8 horas acaba de ser publicado abaixo junto com os demais postados aproximadamente no mesmo horário. Seria um método de censura seletiva? Coisa feia.
Parabéns pela excelente entrevista Mônica Bergamo! Boulos demonstrou muita lucidez, ótima análise de nossa realidade polÃtica e fez uma ótima campanha eleitoral. Perdeu porque a conjuntura polÃtica era desfavorável, como bem expôs, o que já tinha acontecido antes com Haddad. Foi uma pena São Paulo ter deixado de eleger um candidato tão preparado, honesto e bem intencionado. Parabéns Boulos, continue assim!
Comentário certeiro como as análises de Boulos. Tem gente que quando se depara com uma certa complexidade de ideias faz esses comentários como o Sr. Cesar Turco. Ficam com medo, falam grosso com frases curtas, sem sentido, sem argumentos. Ou se escondem em embaixadas...
Sr Turco, é de um pensamento sem noção como o seu, sobre funcionários públicos, que o Boulos se referiu quando cita o acesso a educação e saúde devem ser providos pelo Estado. Não dá para dissociar o Estado do povo. Não sei a que funcionário público o Sr se refere, pois minha esposa, professora estadual, sai para o trabalho as 5:30 e até à s 20h ainda está realizando atividades para aula do dia seguinte. O problema é que das janelas da Faria Lima só é possÃvel enxergar os Jardins.
Em que mundo você vive, cara ? É funcionário publico que não tem muita vocação para o trabalho como ele ?
É isso que os cabeças da extrema direita escondem de seu gado. Isso é análise de conjuntura, uma leitura das forças polÃticas que estão em jogo. A extrema direita é maniqueÃsta, é o bem contra o mal que esconde que eles não são nada de novo e Boulos é certeiro nessa análise e aponta caminhos. Conjuntura para extrema direita é Deus, pátria e famÃlia. A polÃtica, ora a polÃtica serve pra que? Vamos montar uma banquinha de doces na porta de casa e ser feliz!
Concordo com o Boules. A esquerda precisa falar o que realmente acredita. Desta forma as pessoas vão entender o quanto fora da realidade são. Radicais, com teses absurdas como a ideologia de gênero, e por ai vai. Sem falar num Estado cada vez maior, que busca controlar e censurar as pessoas....
Estou sendo censurado na folha por falar em trabalho ?
Falou em trabalho em entrevista da esquerda... censurado sim!
Concordo com Boulos em parte. Se a esquerda virar para "centro" vai estar fazendo o jogo da direita e extrema direita. E para fazer isso vai ter que abandonar polÃticas sociais e depois a própria direita através das fakes vI falar que o partido cortou benefÃcios dos mais pobres. Fazer coalizão com o centro tudo bem, mas mudar sua bandeira jamais . Mas sem radicalismos claro.
E aÃ, censura?! Estão excluindo comentários?
Os algoritimos da fsp também me censuram muito. Näo da para entender quais sao os criterios adotados, pois nunca xinguei ninguém. Se eu escrevo nomes de cidades ou paises estrangeiros num comentario, este é automaticamente bloqueado.
Estão me censurando também.
Só falta a Bomba Atômica? E para o bem da verdade essa esquerda esquerda no Brasil, difÃcil demais, porque parece mais um grupo da direita, defensor da direita, ainda mais agora que os 5 apóstolos são 4, Faddad, Loulos e Luiz, todos com o mesmo narizinho empinado.
... e antes de nos tornarmos esses paÃses que o rapaz da esquerda solicita? Inda bem que o Presidente é neutro!
Mas mesmo assim o suicÃdio da direita, da esquerda e do centro seria a melhor opção para o Brasil!
Mistura de Irã e México, que comparação esdrúxula !
Maria: o Brasil, nesse passo, já é um México. Culpa de quem está no Poder há mais de dezesseis anos.
Certinho: um Irã nos costumes medievais (a legislação de forçar uma mulher a ter o filho de quem a estuprou só existe no Irã e no Afeganistão), e um México, com o crime organizado no poder, elegendo de vereadores a governadores e talvez um dia presidente.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Mônica Bergamo > Boulos diz que 'esquerda virar centro' será suicídio e que Brasil pode se tornar 'mistura de Irã com México' Voltar
Comente este texto