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  1. JOSE EDUARDO MARINHO CARDOSO

    Na faculdade sofri com as aulas de algoritmos, em parte porque o professor era péssimo. Ele odiava dúvidas. Então, numa época sem Internet e raras obras sobre o tema, resolvi morar em bibliotecas até entender melhor sobre o assunto. Quando vi, já estava tirando dúvidas dos colegas e passei a dar aulas particulares. Estudar algoritmos mudou meu cérebro e muitos deles podem ajudar na solução de problemas cotidianos.

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    1. JOSE EDUARDO MARINHO CARDOSO

      Hoje, algoritmos decifram em pouco cliques os que as pessoas pensam/querem e as manipulam de diferentes maneiras, basta que tenham um dispositivo que acesse a Internet.

  2. Paulo Edson Mazzei

    Professor, permita-me perguntar: idosos podem aprender matemática? Por onde começar e como fazer? Acho que seria um excelente exercício para o cérebro! Obrigado

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    1. Alcides alcantara

      O professor não está nem aí para perguntas.

  3. PAULO MUZY

    Professor, permita-me sugerir um tema com essa pegada. Que tal abordar o Teorema de Arrow da Teoria do Jogos, com repercussão no tema eleitoral. A nossa colega Marilda Sottomayor, conterrânea vossa que continua ativa ai no Rio, aos 80 anos, contribuiu decisivamente aos estudos nessa área demonstrando um lema da prova de D. Gale dos processos de Matching que deram um Nobel de Economia a A. Roth.

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  4. Carmo Gallo Netto

    Sim, mas o que é exequível que um cidadão comum aprenda e saiba de matemática para se inserir com discernimento no mundo de hoje e de amanhã? As considerações exaradas no texto valem para tudo que é ensinado na escola fundamental e média, se entendi bem da leitura apressada que fiz do texto.

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  5. Cristina Murta

    Matemática é poder mas o que ocorre quando os poderes instituídos desprezam a matemática?

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  6. ROBERTO CEZAR BIANCHINI

    Ótima dica este documentário, e poderia ter utilizado a tradução informal, "Excluídos pela Matemática", como título da coluna e fazer, ironicamente, um dos maiores clickbait desta edição. Outro documentário na mesma linha "Coded Bias", disponível em serviços de streaming no Brasil.

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  7. Fabiana Menezes

    Ótimo texto, e uma boa recomendação às ciências sociais aplicadas que ainda não inovaram nas suas práticas de ensino e pesquisa.

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  8. Lis P F

    Perdeu Mané .

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  9. ADONAY ANTHONY EVANS

    Ótimo título Viana. Matemática é Poder.

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  10. ADONAY ANTHONY EVANS

    O Movimento Hippie sonhava uma generosa Era de Aquário com a virada do século. Em lugar disso, fome, desigualdades, conflitos Geopolíticos, polarização política radical, capturados pelos algoritmos, e o abalo sísmico dos sistemas de Previdência em todo o Mundo. Todos problemas matemáticos. No Ensino se deveria praticar o Controle Estatístico do Processo, Qualidade Total, de Juran, Deming e Ishikawa

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  11. ADONAY ANTHONY EVANS

    Destaco dois comentários ao excelente artigo: o da Lucineia Simões e o do Joaquim Leitão. E proponho um desafio simples: perguntas de Tabuada logo à entrada do purgatório. Acertou, céu. Errou, inferno. Acho que 90% não acertam.

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  12. ADONAY ANTHONY EVANS

    Acrescento aos comentários de Lucineia e Joaquim, que não entendo por que junto com o Ensino da Matemática, não se ensine a História da Matemática aguçando o interesse. Maravilhas da Matemática de Malba Tahan, professor Mello e Souza é um. Com o Teorema de Fermat. As Abelhas Geometras Há diversos outros que narram a evolução das descobertas

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  13. Carla C Oliveira

    Muito bom! Um alerta importante.

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  14. Leonilda Pereira Simoes

    Para gostar de matemática é preciso ter professores tipo os de cursinho no ensino básico, fundamental e médio. Eles têm de fazer de tudo para conseguir o interesse dos alunos. Precisam tentar avançar para que entendam de forma lúdica a lidar com os números. Poucos fazem isso. A maioria explica, faz exercícios, corrige de forma antiga. Claro que 50 anos atrás era pior. Os professores têm de ganhar os alunos na brincadeira, com humor, jogos, isso para todas as faixas etárias.

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    1. ROBERTO CEZAR BIANCHINI

      Se os professores do ensino básico, de todas as matérias, ganhassem o adequado para dar show, talvez (bem grande este talvez) se resolvesse o problema do ensino no país. Mas sugiro a todo mundo que acredita nisto que vá ver as condições de trabalho que um(a) professor(a) tem em locais remotos e até carentes em grandes cidades e veja se você teria motivação no lugar deles para ter uma postura de professor de cursinho neste momento.

    2. Fabiana Menezes

      Enquanto não valorizarem (carreira + salário decente) quem, formado em exatas vai querer ser professor , professora do ensino fundamental ou médio? Façam uma extração de dados aí, nos discursos polticos sobre educação,, nas 4 últimas eleições para cargos majoritários: todo mundo sabe o que fazer.

  15. andre sucupira

    Basta ver o interesse das pessoas num simples bancete condominial , todos de uma forma geral correm e não querem nem saber. Muito o bom o texto . Parabéns!!!

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  16. Luiz Alberto Brettas

    A imensa maioria desconhece a tortura por que passam determinados números (dados estatísticos, lucros de grandes empresas, impostos devidos, etc.)... Torturados, adequadamente, eles contam qualquer coisa...

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  17. filipe moura lima

    Este artigo quero enviar para alguns colegas. Obrigado, professor Marcelo.

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  18. Geraldo Filho

    Já foi provado matematicamente que os Bets só favorecem os proprietários e nunca os ganhadores e que pra ganhar, precisaria saber manipular um modelo matemático muito complexo, porém, como a maioria não tem noção disso e nem quer saber, continua jogando dinheiro fora.

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  19. JOAQUIM CAMINHA DE SA LEITAO NETO

    Uma das coisas de que ainda me orgulho em minha vida é a habilidade de, com quase sessenta anos de idade, ainda conseguir fazer as famosas "contas de cabeça". Isso porque nasci com muita facilidade para lidar com a matemática e, ao longo do tempo, sempre fiz por onde aprimorar tal capacidade.

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  20. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

    Se houvesse razoável domínio da aritmética, pelo menos, já seria um grande avanço.

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  21. geraldo bays

    Quando você gasta 24,50, entrega 25, e o caixa pega a calculadora... a coisa é mais feia do que parece.

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    1. Geraldo Filho

      E quanto você gasta 6,00 paga ao caixa com uma nota de 10,00 mais 1 moeda de um real e recebe de volta 2,00 reais em dinheiro mais 3 moedas de 1 real.

  22. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    Quantos dedos temos nas mãos ? Provo q são onze. Brincadeira de criança,como é bom...

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    1. Cleomar Ribeiro

      ... dá-me um martelo, Prof. Viana pra dar umas marteladas nos dedos do almofadinha do Monsores!...

  23. Cleomar Ribeiro

    ... no código eleitoral do Brasil tem um sistemas de equações para escola de vereadores e Deputados. É um Sistema onde a Casa sempre Ganha!... O partido hegemônico sempre ganha!... Tem até a figura do puxa-voto! Bota-se um 'tiririca', ou jogador de futebol, ou uma celebridade inútil, etc. A matemática é usada pela elite abonada inútil na operação de sistemas de escravidão, e esta mesma elite esvazia o ensino das matemáticas para população! E colocar na propaganda invisível ' matemática para quê?

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    1. Cleomar Ribeiro

      ... Valeu, Sr. Lima! Conte comigo! Tamu Junto! Já, é!!!...

    2. filipe moura lima

      Obrigado, Cleomar. Muito lúcida a sua observação.

    3. Cleomar Ribeiro

      ...parte03 de meu ensaio:...operadores de cadeias productivas industriais operam sistemas de optimização para minimizat a vida útil dos productos, para maximizar o regime permanente de produção ( ex: lâmpadas leds pdem ter vida útil gigante, o dono morre e lâmpada imulinando o funeral! Lâmpadas destes picaretas não aniversário, morre antes de um ano!).

    4. Cleomar Ribeiro

      Parte02 de meu ensaio:... As filhas e filhos inúteis da elite abonada inútil colocam no broadcasting, desde o final do século XIX, propaganda invisível para esvaziar o ensino das matemáticas. Eles cantam ' Matemática para quê?..'. Porque quando está elite vende arredonda para cima e quando compra arredonda para baixo! ... Esta elite opera as cadeias productivas na Picaretagem! E se são pegos em flagrante delito, eles dão carteirada peculiar a ladrão-honesto!