Mundo > Vitorioso de novo, Trump não é um acidente da história Voltar
Comente este texto
Leia Mais
em então teremos uma nova guerra de secessão? mas não será do norte contra o sul, mas dos brancos contra os negros, asiáticos e latinos. e o pior, não teremos um novo Lincoln, todos são Davis. O Sul venceu afinal!
Trump não é um acidente da história, mas pode a vir ser o inÃcio de uma catástrofe, como inúmeras acontecidas, através dos tempos, na humanidade.
Texto espetacular! A racionalidade perdida pelo eleitorado do chamado mundo civilizado tem produzido uma pilha de anomalias, que estão muito longe de acabar, infelizmente para mim que já conto com 73 giros no velocÃmetro da vida.
Votei em Nunes, porque o Próprio lula disse na propaganda eleitoral que...a Marta, com sua experiência, vai ajudar boulos a governar. Por que iria votar num inexperiente para minha cidade? Não bastou lula ter jogado o Brasil nos Braços de bolsonaro ao ungir a inexperiente Dilma, invés de alguém experiente como Marta, Tarso, Benedita...?
Celso: todos os polÃticos são honestos. Só que na hora de se beneficiar, legalmente, não existe esquerda, direita, situação, oposição. Todos se unem como irmãos, para nunca construir uma Nação. Muita ilusão crer que um deles quer construir uma Nação. Nenhum! Quando o Brasil tiver estadista, vai acabar com inúmeras reeleições para o Legislativo: polÃtica não é profissão.
Sr.Celso não falei em corrupção.Talvez não me tenha feito entender. Repiso-me, na hora de se beneficiar não existe esquerda, direita, situação, oposição.Todos se unem como Irmãos, para nunca construir uma Nação. Legalmente! Exemplos: aumento dos Fundões eleitoral e partidário, anistia aos partidos polÃticos infratores, arquivamento da rachadinha. Veja como votaram! Recentemente,o lula jogou nas costas dos brasileiros,energia elétrica, mais de quatorze bilhões em quinze anos:Ambar.
Sei que existe corrupção, na verdade ela é inerente ao funcionamento de quaisquer sociedade onde enganar os explorados é essencial para assegurar o domÃnio de classe, veja bem, a maioria esmagadora dos polÃticos eleitos são financiados pela classe dominante, polÃticos honestos são um problema para quem domina, os venais que querem enriquecer,(quando não são ricos) são ótimos, aprovam medidas como o teto de gastos para apoiar financistas, retirando recursos da saúde e educação!
Celso, mas, discordo quanto a classes dominante. A culpa é dos oportunistas polÃticos que invés de aplicarem o dinheiro público para acabar com a pobreza, pensam apenas em si mesmo. Basta analisar as votações no Congresso Nacional. Lá eles se unem, para nunca construir uma Nação. Aumentos dos fundões eleitoral e partidário, anistia aos partidos polÃticos: veja quem votou pró;arquivamento da rachadinha...
Além da classe dominante, a/as dominada/as, entram nesse jogo em condições desfavoráveis, essa luta é perceptÃvel no arcabouço legal, nas regras que favorecem uns em detrimento de outros!
Cara Neli, se bastassem as habilidades e competências pessoais para o sucesso de um governo, acredito que todos os nossos problemas sociais estariam resolvidos, a arena polÃticas é a da disputa de poder e tem por base os interesses de classe, a que busca preservar e ampliar o seu controle, econômico, polÃtico e cultural, os indivÃduos são peças desse xadrez, simples e complexo ao mesmo tempo, depende de como enxergamos!
Teve um aqui no Brasil que tiraram lá do fundo da cadeia e...
Esse Um cometeu durante anos crimes de peculato ou rachadinhas, abriu uma loja de chocolate para lavagem de roupas sujas, trouxe ilegalmente joias valiosas para o paÃs, ofertadas por um ditador, e tentou vende-las na surdina. Participou de transações suspeitas na compra de vacinas, enquanto milhares de brasileiros morriam, devido ao descaso, deboche e falta de responsabilidade. Além de ter proximidade com milicianos, tentar desestabilizar o Estado de Direito, e dar um golpe de Estado. Etc.
Falta apenas o bigode.
Precisamos entender porque no Brasil: um paÃs de maioria negra e parda e sobretudo pobre, a população mais precarizada, mais sem trabalho digno e bem remunerado, é justamente a que mais defende a extrema-direita. São Paulo está um horror e o paulistano reelegeu Nunes. Em 26, Bolsonaro pode se eleger com o apoio dos pentecostais (a classe mais pobre da população), dos moradores de favela e dos motoristas de app. Justamente quem é mais prejudicado por ele!
Pois é, o Brasil é um paÃs de maioria miscigenada, quase 50%, 43% de brancos e 10% de negros, a maioria da população de quaisquer segmento étnico é pobre. Não consigo explicar a visão de mundo do pobre que apoia o opressor sem o conceito original de ideologia, formulado por Marx, quem não enxerga a divisão de classes e o papel da classe dominante nesse processo,tateia no escuro!
Ele é a consequência de um vacilo monstruoso do establishment americano. Como alguém que promoveu a invasão do Capitólio teve o direito a concorrer reconhecido? A ordem liberal está ruindo, e sem a elegância que acompanhou a queda da aristocracia, depois da Revolução Francesa... A burguesia continuará a ser exe crada, no futuro. Na nova elite, ninguém buscará associar-se a uma famÃlia da atual.
Rai! Giovani. A direita salva, redime e remunera!
Caro RaÃ, não seja ingênuo. O establishment sempre "modera" a vontade popular... Daà existir. O papel contramajortário do judiciário p.e. A democracia é uma coisa delicada, não é coisa para qem quer sair atirando. O establihment americano deu um tiro no próprio pé, a ordem que o colocou no poder está ruindo. O que não quer dizer que a esquerda vai tomar o poder.
Democracia não é estabilishment, é a vontade da maioria. Aprende isso petista. A vontade do povo é absoluta, e inquestionável. Se quer um governo que atenda aos anseios das minorias que que vá pra Venezuela..
Eu torço para que a esquerda continue tendo um entendimento mÃope sobre o contexto polÃtico mundial.
E também que a extrema direita continue enganando as populações com enxurradas de fake news?
Só a direita nos salvará! Aleluia, irmãos!
Qual é o entendimento do nosso iluminado comentarista? Fico grato se puder expor !
Trump nunca foi antissemita, nem membro da K Klux Klan, isso é delÃrio, Folha. Em 1939 ele não tinha nem nascido. A ameaça hoje é justamente o Estado genocida de Israel, um povo mestiço de kazares e eslavos que mata Ãrabes semitas com grana dos Democratas americanos.
Discordo da segunda frase, pois a genética não diz isso. Concordo com a primeira. Trump tem um genro jud eu, sua filha se converteu e seus netos são jud eus.
È o fim da cultura Woke, para o bem do planeta !!!
Deve ser sobrinho da Regina - com QI do nÃvel da famÃlia.
Rednecks wonderland
Trump é aquele polÃtico que vai diminuir o estado para usar o que sobrar em benefÃcio próprio. Vai aparelhar todas as instituições com aliados fanáticos. Ele vai sequestrar a democracia americana através da manipulação das instituições.
Mas quem manipula bem é mesmo a direita.
Aparelhamento do estado quem gosta muito de fazer é a esquerda
para o Brasil não muda nada. nós continuaremos sendo tratados como periferia, concorrente plantadora de soja, laranja e milho
Meu comentário ao seu, também foi censurado! Será medo do Império?
É verdade Marcos! O novo é que algumas mudanças no cenário mundial podem abrir uma porta que estava fechada desde o pós 1945, falo de um bloco econômico chamado BRICS, cujo escopo principal caminha para criar o embrião de um novo sistema de pagamentos, talvez algo como foi pensado por Keynes e rejeitado pelo imperialismo norte americano!
Basta ler essas "analises" para entender o porque a esquerda so tem se estrepado nas eleições. Os idi o tas da estirpe do colunista não fazem ideia do que passa
O autor deu dados históricos os quais, com certeza, vc não conhecia. A analise é baseada nisso, em fatos históricos que comprovam a tradição autoritária, racista, violenta dos EUA. E idiota é quem conhece a História e não quem usa chavões e fakes? Aliás, ganhamos a eleição em 2022 e vamos ganhar outra vez em 2026.
A esquerda e a velha imprensa não estão entendendo.
quem adora violência deve estar adorando. até alguém entrar numa escola e massacrar o filho ou neto dele .
fui censurado -vamos novamente
Embora eu esteja sempre esperando que valores iluministas prevaleçam e entendendo que as propostas de Trump só trarão trevas, minha curiosidade me assanha por ver as promessas trumpistas cumpridas. A começar pela deportação em massa.
Compartilho da sua curiosidade!
O muro que iria construir na primeira gestão ficou na promessa
Uma bela resenha do documentário "American First". Esperava algum toque de originalidade da parte deste artigo, mas ele preferiu resumir fielmente o filme.
Aliás, é uma excelente dica: o filme está disponÃvel no YouTube e o artigo é um simples resumo sem crédito do mesmo. Constrangedor!
Uma vitória dos segmentos que perderam com a "globalização", trabalhadores que perderam emprego com a fuga das fábricas, parte da burguesia que perdeu com a concorrência e agora defende o protecionismo. A questão é que a demagogia da direita tem como alvo os imigrantes pobres e a China como inimigos causadores de todas as mazelas do capitalismo, querem o diabo sem o inferno !
Caro Raul, o melhor está em construção, o contrário é acreditar no fim da História!
o que é melhor que o capitalismo, fiquei curioso ? explica ai por favor
Calma gente ainda não acabou. Nordeste em peso embarca para a america juntamente com artistas pró amazônia. Vamos salvar a america.
Completando o raciocÃnio da coluna tem de acrescentar que o aprendizado é pela dor. Vão ter de perder o que século XX trouxe pra entender que essas propostas são de voltar a tempos mais bicudos que hoje, onde poucos tinham alguma coisa. O projeto da extrema direita é o oposto do sonho americano. Leva à redução da classe média, que foi o que sustentava o sonho. Por trás do desencanto atual,o neoliberalismo.
Boa disssão. Peço licença para dar um palpite, Caminhamos para um capitalismo pós democracia. Uma plutocracia mais escancarada. Muito mais circo e menos pão. É mundo dos Trump, Musk e Big techs. Algo mais parecido com a Rússia de Putin.
Gildasio, o grande motivo da insatisfação pode ser esse, só que a economia está bombando lá, não nas áreas decadentes. E a inflação da pandemia foi o grande motivo da insatisfação. Produzir lá seria Produzir produtos bons ou decadentes como os automóveis deles? E pagariam mais caro pra produzir lá? A insatisfação com a inflação mostra que não.
Eu entendo que a vitória do Trump foi contra a globalização que levou o emprego dos americanos para a China, Coreia, Japão que estão produzindo hoje o que os americanos produziam na década de 70, so deixando para eles os empregos na Burguer King, WalMart e McDonald. Os bons empregos só sobraram para a elite que trabalha com TI.
Tenho a impressão de que a mÃdia e a esquerda estão convictos de que eles tem sempre o melhor projeto para a democracia do mundo! Triste é constatar que sempre que a esquerda assume o poder as coisa não melhoram, os escândalos de corrupção e desvio de dinheiro se avolumam ( não no Brasil é claro) e a população sofre! Mas tudo bem! o importante é a esquerda sempre vencer pois eles estão sempre certos e quem não concordar com isso é fascista, terra planista, extremista! (contém ironia)
Tchê, a ironia é para inteligentes, ela precisa ser percebida pelo receptor. Ao colocar aviso, deixa de ser ironia.
Contém ironia, desmoraliza qualquer ironia. Quando a tempestade passar, e pode demorar bastante, vocês (eu possÃvelmente já não estarei por aqui) terão saudades da esquerda.
Podemos ver no Brasil o tanto de "cidadão de bem" da direita metidos com desvios de dinheiro e de caráter. Brasil com 135 anos de república, apenas 16 com a esquerda no poder, e a corrupção que sempre existiu foi estruturada institucionalmente pela direita. São fatos, não opiniões. Outro fato, estamos vivendo a ascensão fascista no mundo, assim como cem anos atrás. Que saÃamos vivos quando isso passar, pois o ódio plantado já brotou mundo afora.
Durrr...
Se fosse um americano seria um democrata, mas como brasileiro, imagino, ser preferÃvel um republicano.
Esse artigo tem um viés tão distorcido que acaba dizendo mais sobre o fracasso da esquerda do que sobre o sucesso da direita
Acidente não, catástrofe!
Ui ui ui
Mefistófeles com mais astúcia e ressentimentos venceu de novo. Regozigem pois, os milhões de Faustos pactuados com ele..
O que chamam de povo de primeiro mundo, prefere um bandido no comando do que uma mulher ainda mais sendo negra. Isso não é conservadorismo, isso é burrice mesmo. Aqueles paÃses que pensávamos ser um povo desenvolvido e diferente do terceiro mundo, na verdade, depois da era da informação instantânea vimos que são iguais ou até piores.
Ganhou o racismo puro escancarado e os rednecks primitivos em eleições livres e democráticas. E ao mesmo tempo ganharam oito Prêmios Nobel somente este ano. Uma loucura.
De fato, uma perplexidade!
quer um lenço?
Isto é verdade. Mas não deixa de ser um band ido
Mas votaram nele também os americanos pobres que perderam seus empregos melhores antes da globalização, que transferiu a maior parte das indústrias para a asia
Latino foi metade.a maioria negra votou contra. Nada ver com meu comentario
A maioria negra e latina votou nele. Essa historinha pega aqui que engana inocentes como vc La o q vale é trabalho e grana no Bolso, o resto é mais do mesmo
Povo americano é esperto, preferem sofrer com Trump do que arriscar com kamala.
Pobre Mundo. O Brasil teve, e tem, tantos trastes na presidência, agora é a vez dos EUA! Como escrevi no primeiro mandato: o mais latino-americano de todos os presidentes dos EUA em duzentos e tantos anos de democracia.
Infelizmente ele não é um acidente da história e sua vitória já deixou isto bem claro nesta segunda chegada ao salão oval. Ele representa sim ,uma parcela importante da população americana, que apoia seu projeto retrogrado e protecionista. Um dia triste para a democracia americana e mundial.
Endosso, Paulo!
Falou o sabichão de Platão. Democracia? Mero detalhe.
Percentagem significativa? Diga grande maioria. Ou também não aceita este negócio de democracia onde a maioria determina o rumo a seguir?
Jornalista escreveu entre o choros e soluços. Continuem achando que quem pensa diferente de vocês são fas-cistas e na-zistas e vejam onde tudo isto vai dar. O "jornalista" ignora que governos a direita são uma tendencia mundial, inclusive no Brasil e aqui não temos k k klan.
Reagan, Bush pai, Bush filho, foram todos de direita. Não há diferenças entre eles e Donald Trump? Você viu algum deles, por exemplo, defender o protecionismo, aceitar o apoio da KKK, permitir insultos racistas em seus comÃcios? Ninguém acusava Ronald Reagan de colocar em risco a democracia americana e havia uma razão para isto. Reagan nunca deixou de reconhecer uma derrota.
Claro Maria, depois de banalizarem o termo fascismo, nazismo etc. Acusar pessoas de serem da K K Klan pode ser uma boa pedida.
Não temos? Tem certeza?
Estados Unidos: um buraco com muito poder.
Daniele com dois enes e dois eles? Americana?
A FSP demonstrando seu eterno viés esquerdista e falta de isenção . Trump foi eleito com vitória estrondosa , seja no voto popular quanto no colégio eleitoral ! O voto é a maior arma da democracia . Sugiro respeitar a vontade popular e não vilipendiar o poder do Povo ! Engraçado a indignação de colunistas partidários , subjugando a clareza da vontade do povo americano . Como se este colunista pudesse ensinar algo a maior democracia do mundo .
Kamala Harris não é esquerda e o Trump é extrema direita. É preciso entender os motivos que levam a sociedade a adotar qualquer extremidade a direita ou a esquerda.
Esse blá blá blá cansa. Os EUA não mudaram nada, seguem com a alternância de poder polÃtico entre republicanos e democratas, continuam a maior potência do planeta e vão seguir com esse domÃnio por muito tempo. Só nós ficamos aqui, na rabeira da história, levantando celeumas inúteis, como se soubéssemos como administrar uma nação, com esses exemplos medÃocres e completamente despreparados que temos em casa. Chega a ser patético.
eleição fraudada, não vão inva/dir o capitólio?
Acorda! Lá não é o Brasil! Seus eleitores sabem ler e escrever um bilhete simples.
Faltou Alexandre de Moraes, lá.
agora o agente laranja vai invadir o Brasil, e prender Xandão kkk
Se fosse uma corrente minoritária nos EUA, Trump não teria sido reeleito. O mundo nunca saiu do individualismo e do egoÃsmo: seres humanos ainda preferem a mediocridade ao bem-estar coletivo.
aham....bom mesmo é ver meu dinheiro de impostos, indo pra bolsa isso, bolsa aquilo, chega de estado, chega de vitimismo !! direita está tomando o planeta, é o fim da cultura woke !! esquerda pira...
Tadinha da luporini. Tá chateada. Kkk
"Bem estar coletivo" com a maior a maior inflação dos ultimos 40 anos? Vai se informar e não viaja, Maria.
Exatamente Maria, é uma cegueira coletiva. Hoje o planeta acordou com um passo pra trás na evolução. Triste.
Como é difÃcil aceitarem uma vitória acachapante!!! Busquem as virtudes e os méritos de quem ganhou, e avaliem os motivos de quem perdeu. Simples assim!!
Vc pode citar as virtudes e mérito de Trump? Desafio vc a fazê-lo.
espero que cumpra o que prometeu, expulsar os cucaracha de verde e amarelo hehe
Simples assim, se hoje o nazismo sobrevier, saibamos, ele virá com muita força. Nós humanos somos medÃocres e abençoamos a mediocridade.
Não foi isso que ele fez na última eleição.
Adorei esta "a análise imediata no Ifeng projetou as "grandes mudanças" de Trump. Entre outras, deve iniciar a "guerra mundial de tarifas", intensificar a crise climática, revirar a Guerra da Ucrânia e tornar mais urgente aquela no Oriente Médio. "Pobre Gaza, pobre LÃbano"
Bush filho era democrata, Sra Luporini? Sua memória é curtÃssima.
Em termos de guerra, nada é pior do que os Democratas. De resto, o mundo amanhece pior.
Análise muito boa. Gostei do texto. Reflete bem a conjuntura histórico-politica contemporânea.
Só mais um esquerdista querendo censura e intervenção de burocratas formados em pós-estruturalismo e marxismo cultural na vida de pessoas que rejeitam pós-estruturalismo e marxismo cultural. Distópico e bizarro. Vocês estão precisando ter umas aulinhas de democracia.
Tipo aulas de como invadir o Capitólio e matar alguns congressistas ou invadir o planalto com intenções semelhantes ? Dessas?
ô nem fala, eleição só não existe fraude se o 'democratas' vencerem, caso contrário foi roubada. acorda vira lata sabujo
Como disse uma colunista deste jornal, esta eleição nos EUA seria uma ameaça à democracia
Vira-latas, arrumem suas malas!
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Mundo > Vitorioso de novo, Trump não é um acidente da história Voltar
Comente este texto