Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. valdonir estivalet teixeira

    Fato é que o Brasil precisa se voltar aosBRICs, e ao mercado regional. Lula cometeu todos os erros possíveis nos últimos movimentos externos!!!

    Responda
  2. Murilo Belezia

    Há um viés irritante nas análises políticas ou econômicas rasas que é o de partir para o pessimismo, i.é, todo e qualquer cenário passível de interpretações e projeções é visto com negativismo. Não há dúvida que é um caminho seguro pois qualquer variação poderá ser encarada como positiva, o que permitirá ao colunista dizer -"Não falei? Taí, ó!" Jogo jogado há tempos. Minhas profundas preocupações são: Haverá um Hair Stylist 24 h ao lado do Trump? Ou maquiadora com uma caixa GG de pancake?

    Responda
  3. Antonio Emanuel Melo dos Santos

    Enquanto isso, governo deixa Brasil mais vulnerável aumentando gastos irresponsavelmente.

    Responda
    1. Fernando José Nicoli

      Uai, mas o Bolsonaro já não é presidente há tempos!

  4. Antonio Ferreira de Castilho

    Os brasileiros, principalmente os da extrema direita e do agronegócio que comemoram a vitória de Trump, irão se arrepender amargamente quando a soja e outras comodities(aço, ferro, biodiesl, etc) ficarem na mão somente dos chineses e estes colocarem o preço que quiserem para comprar nossos produtos.

    Responda
    1. Sandro Machado

      Foi o Lula que esta do lado errado desde o começo do governo, China e seus aliados do Brics, escolheu o lado errado. Ainda mais depois do veto contra a Venezuela(que está certo) mais pesou a mão contra o Brasil, esse seu terceiro mandato está bem complicado, deixando o Brasil em uma situação sombria. Esse resultado da eleição lá nos EUA era de se esperar, o nosso presidente que fez estratégias erradas, ideológicas, deu no que deu.

    2. Regina Tavares

      Exatamente, Antonio. Os do agro serão dos grande prejudicados e, certamente, chegarão a Brasília com o pires na mão pedindo mais subsídios ao governo federal.

  5. Daniel Vitorazzi

    Ou seja, vai quebrar os EUA e um monte de empresários brasileiros trouxas que o amam. Lindo!

    Responda
  6. Djalma de Almeida

    Políticos Brasileiros com síndrome de vira latas estão torcendo contra o Brasil, nós contribuintes de impostos pagamos salário dessa turma.

    Responda
  7. Ricardo Candido de Araujo

    Trump fará os reconhecidamente protecionistas europeus se assustarem, tamanhas serão as medidas protecionistas dele. Vai destruir o que ainda existe de liberdade no comércio mundial, estraçalhar a OTAN e, possivelmente, fazer a China de fato atacar Taiwan, começando uma guerra que se acontecer será horrível para o mundo. Tolo ou muito mal-intencionado quem acha que o Brasil ganhará alguma coisa.

    Responda
  8. Arnobio Miranda jr

    Só peço aos patriotas que guardem essa reportagem, para, antes de chorarem, não esqueçam o déjà Fu.

    Responda
    1. Helio Marcengo

      Esse é nosso problema atualmente. O conceito de patriota está desvirtuado pela polarização. E quanto isso os políticos fazem a festa. Acorda, Brasil!

  9. Raymundo Itareru

    como 'nós' somos patriotas, torcemos muito para o rato branco se eleger e prejudicar o Brasil

    Responda
    1. AILTON SOUZA

      Como o brasileiro adora ser submisso ao americano nem Trum tampouco Biden não ajudaram o Brasil em nada. Bolsonaro chegou a bater continência pro Trump ganhamos o quê com isso, nada, absolutamente nada.

  10. RENATO MINEIRO DRUMMOND

    Importar produtos em detrimento da indústria nacional é sempre ruim. Mas proibir as importações, como o Brasil fez e ainda faz, não funciona. Para estimular a indústria de computadores fabricados aqui, foi proibida sua importação. Isso nos causou um atraso de anos em relação a outros países. Os computadores Cobra fabricados aqui eram uma porcaria. Agora nossa polícia só pode compras armas Taurus, que não se comparam às similares produzidas no exterior, o que já custou a perda de várias vidas.

    Responda
  11. marcos fernando dauner

    por aqui já tivemos carreta e barulheira durante a noite de bolsomitos comemorando a eventual volta do imbroxável daqui a dois anos .

    Responda