Ruy Castro > Não é um país sério Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
Só em votar em quem votou já mostra que não é sério.
Ao contrário. É um PaÃs sério sim. Pode ter um sistema arcaico, mas que leva muito a sério as liberdades democráticas. Talvez para nós seja difÃcil de compreender e haja frustração, mas é um PaÃs que já superou crises inimagináveis de sua difÃcil Independência a divisão da guerra civil e mesmo a crise econômica. Isso não deve ser esquecido.
Excelente artigo. Parabéns!
Quoque tu, Brutus Ruy?
Ruy, perfeito mais uma vez
Por que mudaram a manchete do artigo?!?
O sistema eleitoral norte-americano é complexo, onde os estados tem autonomia para legislar e manter esta situação, onde em um próprio estado dividido em condados, escolhe a maneira de votar. Esta situação onde entre 100 eleitores, quem tiver 51 votos leva todos os votos é extremamente injusta, onde apenas os estados do Mayne e Nebraska a divisão dos votos são proporcionais em acordo com a preferência do eleitor. Todas às vezes que quiseram mudar este sistema, fracassaram.
Quando perde crÃtica. Quando ganha elogia.
o voto deve ser respeitado. Ele reflete os anseios de um povo. O povo americano fez a sua escolha, de forma majoritariamente dominante, e inquestionável. A retórica de que tudo o que é mal se transfigura na pessoa do candidato Republicano, tem se revelado em delÃrios de colunitas e análistas politicos. Ao invés de ajustar o roteiro para serem digeridos, insistem, como cavalos com antolhos, em um discurso raso e segregacionista em termos politicos.
Excepcional, Ruy! Manifestou absolutamente tudo o que penso. Os Estados Unidos são uma um paÃs de merda. Mas sabe por quê? Porque democracia não existe, o que existe é o sistema capitalista que passa como um rolo compressor sobre tudo que o contrarie. Para que se preocupar com voto? Só é possÃvel alguém ganhar uma eleição se se aceitar a vassalagem, a submissão incondicional ao sistema. Qualquer governante ocidental é um humilde servidor deste Mefistófeles encantado, um mero fantoche do poder.
Sérios são Cuba, Irã, Russia, Coreia do Norte, Venezuela, Nicaragua. São tão sérios que ninguem quer ir para lá.
O homem do castelo alto. P. K.D em livro ou série.
Excelente sugestão!
Se a urna eletronica fosse a "ultima geração" em termos de votação, as nações mais ricas e desenvolvidas a muito já teriam adotada. Mas continuam com o voto impresso!!
O sistema eleitoral depende de propostas polÃticas nos paÃses democráticos. Nos EUA todas as propostas fracassaram, onde respeitam a autonomia estadual frente a federação, onde em alguns estados fizeram plebiscito e a mudança foi rejeitada. Lá até o emplacamento dos veÃculos variam entre os estados e a governo federal não interfere na legislação.
Olha pelo que descrito bom deve ser o Brasil!!! Fico a imaginar se os americanos fosse minimamente organizados e sérios como vc pretende Ruy...seria um belo paÃs né!!!!
Isso deveria entrar na tradição das democracias. Como aquela festa na Espanha que todos jogam tomates nos outros.
Ruy Castro, meu chará, homem de muitas qualidades, ataca violentamente a maior Democracia do mundoÂ… em nome da democracia. Talvez por amor a um espectro polÃtico cujo lÃder não pode sair em público onde houver um brasileiro (???) e que possui uma ficha criminal inigualável. Chará, menos fÃgado e lembre-se que Democracias são assim mesmoÂ…
Meu bom Pitágoras: seu pitaco começa torto, já que o seu xará, com x, sabe muito melhor do que você que a alcunha de.maior democracia do mundo é uma piada, dado que ela segregou os negros durante séculos, impondo uma série de exigências para dificultar o direito ao voto. Menos zap e mais literatura para não passar vexame com o teorema da desinformação, rs.
E tem brasileiro festejando a vitória do cara. Quando viajando pra lá, se é que esse povo viaja, e forem mandados de volta pela imigração, talvez entendam que nós latinos somos cidadãos de terceira classe pros gringos.
Trump não mandou ninguém invadir o Capitólio(ainda que provavelmente tenha ficado feliz com a iniciativa).Eu me lembro bem do discurso de Trump: ele pediu que seus apoiadores fossem até o Capitólio para fazer com que suas vozes fossem ouvidas e acrescentou a ressalva de que deveriam fazer isso de forma pacÃfica e dentro da lei - "peacefull" e "lawfully" foram as palavras que li na transcrição do discurso em inglês.
DaÃ, tão pacÃficos que foram presos e condenados. O Viralatismo é mesmo um vÃrus.
Nunca foi tão atual a máxima de Nelson Rodrigues: "Os idiotas vão tomar conta do mundo; não pela capacidade, mas pela quantidade". Vale para os EUA e para o Brasil, onde extremistas contam com milhões de seguidores. Em tempo: por extremista, entendo aquele que, entre outras idiotices, apoia ditaduras mundo afora.
Aprendi um pouco sobre o sistema ouvindo amiga americana, voluntária há anos. Começam a preparar meses antes; há diversos controles; fiscais de ambos os partidos. Este ano, muitos se recusaram a trabalhar por medo. E os que foram também tinham medo. O sistema é seguro, ao contrário do que dizia Trump. Com Biden, não houve violência, ao contrário do governo anterior. Que tenham eleito um criminoso, comprovadamente estu/orador de meninas (Epstein) fala muito sobre o paÃs. Que haja tantos apoiando
tantos apoiando aquele traste aqui, fala muito sobre eles também. E sobre este paÃs. Escapamos por pouco mas o perigo não passou. Bom não esquecer. Agora, mais quatro anos aturando notÃcias sobre aquela asque/rosa figura.
Há "séculos", que o sistema eleitoral americano é anacrônico e falho. Lá o voto não é universal e a maioria de votos não elege o presidente, só os privilegiados "delegados" dos partidos de certos Estados. Hillary Clinton, teve mais de três milhões e meio de votos em relação a Trump e foi derrotada.
O rc quando não escreve sobre polÃtica é até legÃvel.
Esse daà foi eleito por um erro institucional americano. os usa não é exemplo, nem muito menos a menor...ops! , quero dizer, "a maior democracia do mundo" só trou xas acreditam nisso..
Não Ruy! Biden é outro nÃvel , não vai se nivelar com lepras desse tipo..
Prezado Castro, percebe-se que para o senhor a democracia vale apenas se o seu preferido ganhar, aceite que dói menos.
Amei o texto. Meus cumprimentos. Trump: o mais latino -americano de todos os presidentes dos EUA,em 248 anos de Democracia  ! Que os  EUA comecem a ter presidentes tão ruins quanto o Brasil teve, e tem:lula, bolsonaro e os outros do passado.
Povo Americano não tá nem aÃ. Olha o resultado da eleição.
Bolsonaristas assanhados, só esqueceram de uma coisa: INELEGÃVEL! Rs!
O 6 de janeiro trumpista é o 8 de janeiro bolsonarista devem ser jogados no lixo da história! Só espero que o judiciário brasileiro, não embarque nessa história podre e nefasta de Anistia! E os democratas nos Estados Unidos já deram a sua resposta civilizada aceitando e cumprimentando o ganhador!!
Deveria mandar prender Lule que chamou o presidente Trump de nazista e agora arregou feio.
Engraçado que os extremistas agora não veem problemas nas urnas, votação, enfim, fraudes somente quando eles perdem! O Bolsonarismo é o Trumpismo sao facetas da mesma ignorância, intolerância e desprezo pelo jogo democrático! Mas os democratas deram uma lição de civilidade, quando Kamala aceitou e parabenizou o seu adversário, e não inimigo!! Que sirva de lição aos que tanto atacam a Democracia!!
Ruy, faz o L. Querido!
O que tem a ver com o texto?
pior é fazer o b... de bolsonaro. O maior erro da História foi o Exército não ter expulsado o mau militar.
Para o Ruy, democracia so eh boa quando o eleito eh aquele que desejamos. Devia voltar a escrever sobre os temas que tao bem domina, e deixar de lado a politica.
Em polÃtica é péssimo escritor.
Esse mesmo sistema de votação elegeu Obama e Roosevelt. Só não vale quanto perdem: a bola é minha !!! só jogo se eu ganhar.
Sentiu forte o assessor de toga
Seguindo a lógica do texto podemos dizer que Kamala mandou atirar em Trump.
Caro Ruy, lamentável esse texto.
Querendo ironizar e ser sarcástico, Ruy acabou enaltecendo de verdade a democracia dos EUA. É só ler com atenção e perceber como ele ressalta a liberdade de votar - ou não votar, cuidando da própria vida - e a confiança que o processo transmite. Acho que foi um ato falho, sei lá.
Isso é a maior democracia do mundo?
Faltou falar da compra de votos pelo Musk.
Resumiu tudo, Ruy: não pode ser um paÃs sério...
Quanta idiotice
Quantos vira-latas de estadunidenses apareceram por aqui!
É divertido especular como seria o texto se Kamala tivesse ganho. O articulista, que reivindica um controle sobre a vontade popular substituindo eleitores por juÃzes, tÃpico dos progressistas, parece achar que esse sistema só favorece a direita.
mas pela história desse PaÃs, outrora tão invejado, não precisa ser um Nostradamus, para ler nos búzios que esse pica-pau não terminará tranquilamente o seu mandato.
Pro planeta, fisicamente, não foi bom essa vitória Trump uma vez que ele seja inimigo declarado do meio ambiente. Mas Trump pode favorecer para o mundo dar um chega pra lá no dólar e finalmente poderemos ver USA não mais na liderança. O mundo pode agradecer depois. Poderemos ter uma nova ordem mundial com menos guerras e mais plural. Sonhar ainda pode.
O mundo não será mais plural mas, poderá ser menos conflituoso. Se os EUA moderarem sua polÃtica de intervenção militar, apoiando governantes fantoches, talvez, nós humanos, poderemos sobreviver e evoluir rumo a um futuro construtivo.
O Planeta Terra está muito triste pelo resultado dessa eleição ! Principalmente pelos humanos que não são responsáveis por essa calamidade ; nossos filhos e netos.
Pregando o ódio?!? Achava que isso era coisa da direita!!!
Mostre uma frase, uma única frase, em que há pregação do ódio, senhor Ãlvaro.
Este é o paÃs mais sujo da História Universal, Joe Biden além de invadir o Capitólio dia 6 deveria se enforcar no pináculo da Casa Branca!
Biden não tem seguidores, imortal imoral!
Não diria para impedir a posse mas questionar a fraude sim! O vitorioso, depois de eleito calou o bico!
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ruy Castro > Não é um país sério Voltar
Comente este texto