Ruy Castro > Não é um país sério Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Anteriores 1 2
Ótimo! Se o Biden fizer isso, pode ser reeleito em 4 anos.
ótima ideia .
O adjetivo que me ocorre é artesanal para o processo de eleições dos EUA. Mas um motivo para isso pode ser a ausência de rupturas autoritárias. A tendência é as coisas se repetirem, pura inércia.
O que podemos aprender com o Tio Sam? A desobrigação de votar. Os candidatos teriam assim que intensificar esforços para motivar eleitores. O que os americanos do norte poderiam aprender com os brasucas? Implantar um sistema eletrônico unificado de votação - sem aquele peculiar e diversificado carnaval adotado pelos estados. O que aprenderÃamos com os americanos no pós eleição? O recall polÃtico, a possibilidade de descartar o eleito que caiu no descrédito do cidadão.
Fui muito mais moderado do que o Ruy!!!
Olá, Ruy, excelente crônica! Parabéns por essa preciosidade! Assino em baixo, Nunca morei lá, mas já rodei aquele páis de carro várias vezes, de norte a sul, de leste a oeste. Conheço mais de 200 cidades, incluindo todas as maiores metrópolis. Eles são muito organizados e muito educados, pelo menos comigo sempre foram. Já levei várias multas na estrada e fui parado pela polÃcia, sempre leniente comigo. Como não tenho nada para fazer, pergunto: Por que eles querem ser mais burros do que nós?
Em tempo: falha minha. Ou escrevo 'assino embaixo' ou 'assino em baixo (astral).
Voto em papel é a regra no mundo civilizado. Pelo visto, o Ruy acha que o Brasil é o único paÃs sério do mundo. Vai confiar no cartão de memória da urna do TSE lá longe...Isso, o Biden agora hipnotiza os eleitores da Kamala e eles invadem o Congresso como zumbis para forçar um golpe militar. DelÃrio
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
Um sistema informatizado, rapido, com varias camadas de fiscalizacao e auditagem traz muito mais credibilidade que lapis, papel e manipulacao(em todos os sentidos) humana... Precisa desenhar?
São sérios, apenas não sabem o que fazem. Votam pelo medo dos imigrantes, da libertinagem, desorientados pelas fake news e por religiosos. Esse é o X da questão, aqui acho que não é melhor como vimos nas campanhas municipais.
Bom mesmo é o Brasil onde o candidato vem direto da cadeia para disputar eleição. Cada paÃs com suas peculiaridades sérias.
E o Brasil jamais será vermelho, só os EUA!
EUA provam não ser um paÃs sério. Pior, plagiou os caudilhos d América Latina. E como entender os paradoxos: "imigrantes votam num xenófobo; mulheres, num misógino; pretos, num racista; libertários, num autoritário; moralistas, num imoral; e sinceros legalistas, num camarada condenado e que já anunciou que, se eleito, não vai largar o poder" sic; cristão pregam ódio ao próximo; pobre contra SUS, etc
É isso mesmo.
Boa! Kkkkk
Os eleitores americanos depois de elegerem o Pato Trump, acabaram de virarem personagens do Alienista do grande M.A.
Caro r c , estás com viés de bo zo ein !!!
Eleições americanas, Monthy Python, Tv Pirata, Porta dos Fundos etc. Qual o melhor humorÃstico?
Acho inacreditável que alguém com o currÃculo do Trump e represente as ameaças que esse cara representa ao mundo seja eleito Presidente. O povo americano, do norte, deve ser doente e, em sendo assim, acredito que crédito não terminará seu mandato. Vade...
A indignação é válida, mundo tá virado no coiso alaranjado... Medo e delÃrio em Las Vegas, agora serão 4 anos de farsa com tragicomédia... Aguenta a adolescência do velhote, o Kiko do foguete vai ajudar a pôr fogo no circo.
Bom, até concordo, mas quando venceu o Biden, onde ficaram todos estes problemas?
Nossa... Que inveja eles devem ter da gente! O Brasil, um paÃs realmente sério. Um sistema eleitoral incorruptÃvel, infalÃvel! Ah! Que orgulho de ser brasileiro! Ninguém desconfia das urnas nem de mutretas. Fora nossos candidatos que, de tão bons, nem precisamos escolher! Qualquer um serve! Brasil. Que inveja devem ter da gente... E, engraçado, pelo devaneio do autor numa realidade paralela, ele sem querer (querendo) acabou dizendo que libertários são legalistas.
PaÃs sério é o Brasil. Onde a corrupção está cada dia pior.
Vc conhece bem os EUA? Acha mesmo q lá não tem corrupção? Tolinho
O melhor colunista do Brasil mais uma vez cirúrgico. Nada a tirar ou acrescentar. Perfeito.
Dizem que o homem laranja não come detritos orgânicos humanos. Mas, dinheiro e ganância pelo poder ele devora!
Não há comentário possÃvel sobre esse imbróglio. Qualquer filme, seja lá de gênero for, vai causar urinária. Supremacia de mentiras.
Eu estou preocupado com o nosso paÃs. Dos EUA eu só quero jazz e cinema.
Excelente texto de Ruy Castro, desmistificando a tão decantada "democracia", assim mesmo entre aspas, do Tio Sam.
Trump é retrato de parte considerável do cidadão estadunidense, assim como o capitão é do brasileiro. Retrocessos fazem parte da história, só não esperava vivencia-los.
perdeu, mané
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ruy Castro > Não é um país sério Voltar
Comente este texto