Mundo > O futuro tem a cara de Trump; democratas vendem fibras, eleitor quer carne vermelha Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Quiseram impor a candidatura de uma mulher negra e deu no que deu. Se fosse pra ser reitora de uma universidade a eleição dela estaria garantida, mas pra presidente dos EUA é um pouco além da conta.
mas pelo andar da carroça e de seu condutor, terão o que todo gado adora, alfafa, e da legÃtima. e o que gesto da foto que o presidente mostra sobranceiro e fornido.
mas pelo visto, terão o
Respondendo ao Rodrigo: acho que sua premissa está erradÃssima. Você e a direita querem tornar a educação pública pagar e afirmam que os pobres não irão chegar à universidade. A discussão correta seria: como tornar o ensino privado filantrópico e gratuito e as universidades mais acessÃveis para todos, mas vocês vão na direção contraria.
A censura da Folha me persegue. Vou mudar meu nome de assinante-
Existe claro a dificuldade de atender as demandas dos eleitores, mas não é trivial. Há pouco tempo a bandeira anti-globalização era levantada pela esquerda, e Trump tampouco irá resolver essa quetão que, a propósito, sequer lhe interessa.Mas, além disso, há o abuso de meios ilegÃtimos de propaganda, que a colunista conhece bem. Seria fundamental saber o peso que isso teve na vitória de Trump.
Concordo em parte desta análise. Trump ganhou, de fato, mas em alguns estados a eleição foi bem apertada. Os republicanos ganharam três eleições seguidas, nos anos 80, com Reagan e Bush pai. Depois veio 8 anos Clinton e 8 Bush filho, seguido de 8 Obama. Trump é um grande vencedor pela persistência, enfrentou até o fogo amigo no partido. Será a continuação de seu primeiro mandato, interrompido pelos deslizes na pandemia.
A Europa terceirizou seus gastos com defesa para a OTAN, desde a segunda guerra mundial. Com o isolacionismo de Trump, isso vai se alterar. Haverá maior instabilidade na ordem geopolÃtica mundial.
"foi Deus" como dizem os evangelicos.
Agora posso perguntar: vocês sabem como foi que a Mamala iniciou sua carreira polÃtica? Podem procurar.
Kamala eu não sei mas o Trump foi herdeiro de milionário...
Hitler não construiu o nazismo sozinho, atendeu à solicitação da massa.
O Trump pegou um império como foi o último imperador romano.
Numa altura dessas com as pesquisas eleitorais americanas errando tudo, o articulista quer dar aula com pesquisas? Pelo amor de Deus. A primeira coisa a ser revisada há décadas nos EUA são seus modelos de pesquisa. O resto é achismo.
As pesquisas erraram tanto pque os trumpistas adestrados da direita negacionista e obscurantista não responde ou responde errado às pesquisas, é o método tosco deles... Destruir é fácil qualquer trumpistas obtuso consegue. Construir conhecimento, uma democracia e uma sociedade civilizada é que requer delicadeza tempo, esmero, lucidez, generosidade e ciência. Infelizmente estão em falta na sociedade doente que temos hoje. O planeta todo pagará por isso.
Assim é a vida, o ódio venceu. Agora é esperar o pior para o mundo.
Chora mais
Vai ficar melhor que esta . Isto é se o Biden deixar antes de sair em 20 de janeiro.
Enxergou.
A maioria, cinco milhões de diferença, compraram uma boa história. Sem noção alguma de como funciona o Capitalismo de fato. De repente aquele sujeito, com limitações de formação profissional e desatualizado enchergou uma nova prosperidade. Não vai chegar. O ajuste financeiro e a capacidade instalada asiática é enorme. Compraram terreno na lua. Daqui a quatro anos, o cognitivo já rastejando, a história será outra. E a dÃvida pública também.
Sempre achei a revista britânica bem informada The Economist bem informa. Vou ter que rever o conceito,
Qualé a fisionomia dos chicanos de direita ao ver a polÃcia de fronteiras prendendo e confinando seus iguais e aviões lotados de volta aos seus paÃses. Acho que é a mesma cara dos pobres de direita daqui.
A cara do futuro tem mais a ver com os estragos que vem sendo causados, desde trump 1 passando pelo Biden e suas guerras. A fratura continua, agora com mais intensidade. Na mente dessa gente, os "fortes" sobrevivem, os fracassados - são deportados. A volta do homenzinho irritado ao poder para cometer atrocidades. Mas qdo outros mais sensatos estiveram na posição, não passaram incólumes, a inércia rumo ao desastre foi maior. Agora ela vai acelerar com a fornalha a todo vapor.
Se o futuro terá a cara de Donald, então está confirmado: não haverá futuro.
Cesar Baldon, todos sabemos que Trump é pró-Is ra el. A questão é: a comunidade islâmica e árabe nos EUA (principalmente em Michigan) se recusou a votar em Kamala como forma de protesto, eles votaram na candidata independente do Partido Verde. O apoio de Biden à Is ra el foi vergonhoso.
Sim. Milhões de universitários falaram em grandes manifestações: cessa ajuda com armamentos ou não votamos em nenhum dos dois. A maioria nem votou. Vão dizimar o pobre povo.
Rodrigo Andrade, respondendo ao seu comentário: não é assistencialismo, é polÃtica social. Eu falo por mim: sou de famÃlia pobre e a perspectiva de mudança concreta que estou tendo agora é de estudar em universidade pública, a USP. Os melhores paÃses do mundo não são os EUA, mas sim, as democracias sociais nórdicas. O pobre brasileiro, maioria da população, não vai enriquecer sendo Uber ou vendendo hot dog na rua. Esse discurso da direita só justifica nossa desigualdade social e a pobreza.
Felipe, que eu saiba, universidade pública existe há décadas e certamente as nossas não foram estabelecidas por governos de esquerda. Na verdade, houve uma tentativa de cobrar de quem pudesse pagar, para que fossem melhor financiadas, mas a iniciativa foi bloqueada pela esquerda. Você entendeu de que assistencialismo eu quis dizer, aquele onde as pessoas se penduram pra sempre. Nem todo pobre brasileiro pode ir parar na USP, pra esses, o que a esquerda oferece? Que não seja um bolsa famÃlia?
A "democracia " americana sempre teve pesos e contra pesos, a saber. Quando o senado era democrata, a câmara de deputados era republicana. Isso acabou. A suprema corte está dom8nada pelos atrasados . Chamemos de conservadores. Acabaram os dois pesos.
"Dificil não é fazer o que é certo, é descobrir o que é certo fazer" Robert Srour. Depois da vitória do Trump me sinto perdido, não sei absolutamente o que fazer, ou melhor, o que é certo fazer. Um Presidente com várias condenações, com histórico de ataque a Democracia, que gerou mortos e feridos, desrespeitoso com seus pares(vide Angela Merckel) ganha o apoio do povo apesa de tudo. Como disse o Professor Srour: " Dificil é descobrir o que é certo fazer"
A Ãndia mal ultrapassou o Brasil como maior potência econômica do Terceiro Mundo e já está desbancada pelos Estados Unidos.
Um comentário infeliz ! Kamala Harris teve entre 60-70 por cento do voto judaico que nos Estados Unidos é MUITO MAIOR que o voto árabe . Se não tivesse apoiado Israel e sim o Hamas como sugere a jornalista teria tido menos votos ainda …. cada uma ….
A democracia vem em ondas que avançam e depois recuam. Essa onda extremista radical de direita também vai passar, e a democracia acaba sempre retornado, e cada vez um pouco mais forte.
Joaquim, se vc não percebeu ele me insultou tb, sendo que em nenhum momento falei nada d+. Tenha uma boa tarde.
Para quem passou dos 50 fica difÃcil lidar com este otimismo, Joaquim. Receio que "essa onda" venha se tornando um tsunami, com suas conhecidas consequências.
Mário só citou fatos, Norma. Não precisa ofendê-lo injustamente.
Joaquim, então destaque isso, mas não fale que não foi democracia pq foi. Obrigada por responder com adulto sem limitações de vocabulário.
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
Norma, sim a eleição é parte indispensável da democracia. Mas tanto eu quanto você sabemos muito bem que o vencedor destas eleições não se apega muito à democracia, e se dependesse apenas dele ela deixaria de existir.
Democracia é invadir o congresso né d norma. Tá esperando anistia ?
Vc pode não gostar dele, mas dizer que não há democracia? Está te faltando conhecimento. Segundo o dicionário Oxford Democracia é 1. governo em que o povo exerce a soberania. 2. sistema polÃtico em que os cidadãos elegem os seus dirigentes por meio de eleições periódicas. Bora estudar, colega.
A metáfora do pêndulo e, agora, das ondas, sei... O mundo da Poliana também adora um vai e vem.
Democracia para vc é o que? Esquerda acabando com a economia dos paÃses?
Não sei se vc percebeu, mas o que acabou de acontecer foi a pura essência da democracia. A não ser que vc tenha outro conceito de democracia, mas ele venceu pela maioria do voto popular, além do colégio eleitoral, vitória incontestável. Só é democracia qd seu preferido vence? Explique seu conceito.
Faltou lembrar, q em crises do capitalismo, fascismo é um dos botões de emergência.
Vixe... bem lembrado. Vamos voltar aos anos 30?
Assisti à entrevista de um cidadão hispânico e portoriquenho que declarou voto em Trump. O pessoas da emissora brasileira inconformado perguntava porque ele votava Trump e a resposta foi muito simples: a situação econômica. Então, é isso, o resto é perfumaria e conversa fiada de vcs.
Uh . Essa tem certeza que o rebocado de maquiagem vai acertar a economia e resolver a desigualdade americana. Kkkkkkkkk. Cega de dar pena. Que mente maravilhosa! Kkkkkk
Pro César que comentou aà embaixo, que é que não olha, pelo menos primeiro, pro próprio umbigo? "Ah, eu vou votar em quem não vai resolver a economia, fazendo com que eu tenha que trabalhar mais, que minha famÃlia possa consumir menos, mas pelo menos, na teoria, estou sendo mais humanitário"... que viagem, hein?
Ou seja, ele está olhando para o próprio umbigo, nada importa que muitos concidadãos sejam humilhados e deportados por estarem em situação ilegal. Quando a farinha é pouca, meu pirão primeiro. Simples assim.
Europa com medo. Lule com medo. Xandão vai ter de receber o Musk em visita oficial ao Brasil. O mundo dá voltas.
Wil Wil Wil, nem na famélica Venezuela o topete se meteu quando foi Presidente. Europa, Lula, Xandão com medo? Que dose é essa?
Viajando de cloroquina né
É evidente que o apoio vergonhoso de Biden a Netanyahu cobrou seu preço. Mas gente, parece o mesmo que ocorre aqui: hispânicos e negros ferozmente de direita? São os mesmos grupos ameaçados de deportação e mortos pela polÃcia, respectivamente. Igual aqui no Brasil: nas comunidades, entre os evangélicos (a maioria pobre), entre os entregadores e motoristas de app, votando massivamente em Bolsonaro, TarcÃsio, Nunes. É exatamente o que a elite quer: que pobre continue pobre.
Se o mundo chegar em 2028 vamos ver se os americanos fizeram o certo.
O maior interessado na manutenção da pobreza e assistencialismo é a esquerda. Até o lÃder máximo num ato de sincericÃdio declarou que "a pessoa começa a ganhar um pouquinho a mais, para de votar na gente" (tem o vÃdeo, antes que alguém fale que é fake)
E você acha que o homem laranja vai apoiar a causa palestina? acorda
Felipe, aquele paÃs necessita de mão de obra para muita coisa e recebe e continuará a receber todos os que forem para trabalhar e tiverem aprovação para isso. O que Trump não quer e ninguém com juÃzo também, é baderna com traficantes e criminosos entrando por todos os lados; afinal eles já têm os deles por lá para se ocuparem, inclusive um monte de brancos alaranjados como o Trump.
O hispânico que já conseguiu o seu green card não quer concorrencia de outros hispânicos que estão chegando. Eles querem vestir a camisa do American Dream, e do egoÃsmo do americano. Já se acham.
A demografia ou a democracia ?
O mundo demorou pra perceber que a esquerda é um engodo,uma farsa grotesca representada por gente que insiste em defender o que não presta. Pelo andar da carruagem essa mudança de chave não tem mais volta. A espiral do silêncio foi quebrada e o grito de liberdade vem ecoando cada vez mais alto. Elon Musk postou no "X": "Vocês são a mÃdia agora" e "O futuro vai ser fantástico". Oxalá seus vaticÃnios se realizem.
Delirante. Que pobre coitado.
Pessoas da esquerda as vezes cancelam extremistas de direta sim, e com razão. Sua fala, Norma, se encaixa perfeitamente no discurso extremista de direita. E depois não quer ser cancelada? Estude um pouco a história nos últimos 50 anos do paÃs e quem sabe entenderá.
A verdadeira esquerda não é isso, apenas se perdeu no meio do caminho. Estão enfiando goela abaixo tudo o que eles acham que deve, cancelam pessoas sem piedade. O mundo está no caminho do "mas agora chegou a nossa vez, vamos cusp*r de volta o l*xô em cima de vcs".
Esse é um comentário tÃpico de direita: cheio de adjetivos, mas sem um único fato a justificá-los. A esquerda defende respeito a minorias, distribuição de renda, preservação de floresta, abolição do uso de armas de fogo, negação da xenofobia e da misoginia, direitos iguais entre homens e mulheres, direito de cada um fazer o que quiser com seu corpo, para ficar no básico. Agora pergunto: a gente que defende "o que presta", defende o quê mesmo?
Imagine um paÃs onde só exista a direita... PolÃticos só defendendo grandes empresas, bancos, grandes empresários. Que lindo... o povo que trabalha não tendo direito a nada, escolas, hospitais, aposentadorias. Esse é o seu mundo José Camargo? Outra coisa: a direita nunca quis a liberdade. Imagina ela sozinha no poder. Autocracia ou ditadura seria o seu regime.
Não creio. Tem muita mágica para ser feita por Trump nos próximos 4 anos. Como vai trazer de volta os empregos que foram eliminados pela automação ou que migraram para locais onde a mão-de-obra é mais barata? Vai sobretaxar produtos para proteger o mercado americano? Quem paga a conta? E vai ter mesmo que expulsar todos os imigrantes ilegais, porque vai precisar abrir vagas de Uber para os legalizados e até para muitos nativos, que agora perderão seus empregos para a IA.
Antonio Carlos Zava: uma análise perfeita dos próximos quatro anos.
Finalmente, um leitor sensato.
Eu vou morrer, e não verei uma mulher ser presidente da América do Norte. Um paÃs com forte influência maçônica não permite ser governado por mulher. Percebi com a eleição americana, é que tanto lá como cá, o fuzuê é entre jornalista, o povo que enche a urnas de voto, tanto faz direita ou esquerda. Muda quase nada em suas vida...
O PSDB estadunidense ruiu, também. E ficaram o que sempre foram - extremistas!
Essa piada foi muito ruim. Não deu pra rir da piada. Talvez de você. Extremismo está mais para O Velho Laranja do que para democratas. Cada um...
Prezado José, estamos falando a mesma coisa.
É isso aÃ, Prezados.
Vocês da direita extremada estão vencendo no discurso, como exemplo isso agora de ficarem dizendo que determinadas esquerdas são comunistas e extremistas. A esse tipo de discurso a esquerda não aderirá nunca, por isso ficarem imputando a certos discursos a menor adesão a esquerda é estupidez, querer que nos igualemos à direita, jamais, pois perderia o sentido.
Os Democratas sempre foram apenas o outro lado da moeda capitalista estado-unidense, nunca foram esquerda, nunca se importaram com a concentração de renda, que só cresce, e nem com os trabalhadores excluÃdos da globalização. Pautas identitárias nunca foram o cerne da ideologia de esquerda, tem mais a ver com o liberalismo, que sempre defendeu a liberdade total nos costumes e na economia. Única ação um pouco mais à esquerda deles foi o Obama Care, no mais nunca diferiram tanto assim dos Republic
Essa falsa simetria de dizer que os democratas são socialistas só serviu para confundir as pessoas. Nunca foram e jamais serão. São liberais com uma lógica progressista totalmente capitalista.
Os analistas falharam em prever o poder que teriam os donos das big tech no jogo polÃtico. As redes sociais são instrumentos de radicalização em massa, tanto que Trump é cria de Bannon (assim como ele, um certo ex-presidente daqui também recorreu ao guru do caos). A questão é que assumir o óbvio demanda grandes mudanças de forma imediata e isso é tudo o que os defensores do status quo não querem ver acontecer.
O texto mais sensato sobre as eleições americanas até agora. E essa guinada à direita também está acontecendo aqui. É só ver as eleições municipais últimas. O discurso da esquerda, retrógrado e hipócrita, não cola mais. A agenda woke, tÃpica dos democratas de lá e dos esquerdistas da cá e que ditou o ritmo polÃtico nos últimos tempos, foi ralo abaixo, pois ninguém aguentava mais essa baboseira sem sentido. E foi perfeita a comparação com as fibras e a carne vermelha. É bem por aÃ.
Mais um delirante. Esse pensa que mentir que os problemas econômicos sociais e de desigualdade serão resolvidos deportando imigrantes e esmagando a agenda woke! Imagine o nÃvel de conhecimento desse pobre coitado. Essa estratégia é velha e conhecida. Culpar alguém sem propor soluções. Spacegoat. O que fazer qdo tudo isso for feito e os problemas continuarem? Tenha dó colega. Não passe vergonha , nem no digital.
Bom texto. Mais uma vez fica claro que cientista politico não é cientista, alias, não existem ciências humanas em gera, humanas não se prestam a exatidão que a ciencia exige. Chamar areas de humanas de ciencias sociais é uma enganação. Só serve para traficar ideologia como ciencia e interditar o debate chamando de negacionista quem discorda
Com vcs a mente maravilhosa do sem lá quem. Qta bobajada por cm corrido de texto. Um buraco negro sugador de insanidade. Que confusão deve ser a mente desse pobre coitado.
Alguns "cérebros" deveriam ser expulsos.
Exatidão da ciência? Acredito que nenhum cientista que se preza ratificaria esse argumento. A ciência admite sempre novas descobertas. O conhecimento flui, ele não represa.
Futuro? Ainda vai ter futuro?
"O Partido Democrata oferece fibras, vegetais e legumes, e o eleitor americano quer carne vermelha e doces calóricos." Perfeita essa frase. 73% dos americanos estão com sobrepeso ou obesos, como Trump. Irão enriquecer os mais ricos e empobrecer os pobres. Que se dane a saúde, aliás a direita não liga muito para a saúde, para a vida, ela quer mais mortes, sem vacina é melhor, tem muita gente no mundo, assim pensam eles.
Os leitores são incapazes de ver que sim, eu sei que é metáfora, e sim eu usei a metáfora para fazer outra metáfora e considerações sobre a direita. A metáfora colocada pela jornalista quase nem é metáfora, é literal. Vamos além, povo.
Claro que sim, César. E sim, Rodrigo, defendemos o aborto. Aborto é uma questão bem simples: não quer, não faz, ninguém é obrigado. Deixa quem quer fazer.
Você entendeu que esta frase se trata de uma metáfora?
E no entanto, quem defende o aborto irrestrito é a esquerda...
O mundo perdeu a chance de testar Hillary em 2016,.mulher com a frieza social republicana e a inteligência geral democrata. Agora um sujeito de linhas psÃchicas, não sendo uma coisa mem outra,.mas populllista,.vai fazer show por mais 4 ou 8 anos. Ao final,.os Estados Unidos (provavelmente) estarão mais fracos em todas as suas estruturas.
Pode ser, mas é uma cara rebocada feia pacarai. Eu não quero viver nesse mundo. Vai tomar uma cereser para celebrar. Cada throuxa.
"os tais excluÃdos pelo globalização" existem. São pessoas reais. São mulheres, homens, brancos, negros, hispânicos. São trabalhadores. Votaram no Trump, um endinheirado populista que nunca trabalhou na vida. Até quando a esquerda vai ficar dividindo os trabalhadores com esse discurso identitário sectarista? Está aà o resultado.
De novo essa conversinha de identitarismo? Muito simples e bsico dizer que é isso. A questão dos órfaos da globalização é muito mais do que isso, é gente excluÃda do processo que perdeu o status de outras épocas. Ocorre que tem gente que acha que os Democratas são de esquerda! Nunca foram! Não se importam com a concentração de renda cada vez maior e com os trabalhadores excluÃdos. Que esquerda é essa?
Aborto e injeção de hormônio são práticas neonazistas de genocÃdio. Trump é de esquerda perto desses "democratas".
Imagine o mundo delirante desse pobre coitado. Isso é loucura de múltiplas camadas e de outros nÃveis. Que pobre coitado.
Em qual versÃculo do velho testamento você leu essa atrocidade?
Não empurra essa coisa para a esquerda. Nos EUA não existe partido de esquerda.
Hoje a máquina satânica foi derrotada, and it's only the beggining.
Kkkkkkkkk. Isso é ironia? Espero que sim. Senão, que delÃrio.
Esse comentário fez o meu dia. Ri muito. Deve ter sido a coisa mais cafona que li em muito tempo, e olha que a concorrência hoje tá grande. Abraço.
Folha de São Paulo: eu elogiei o texto e seus autores E fui censurado! Assim fica difÃcil colaborar com o jornal.
Obrigado a todos. Prestarei mais atenção ao escrever. Excelente semana!
Comentário com palavra em caps lock sempre passa por moderação.
Vc só colocou uma palavra proibida, não tem uma pessoa bloqueando, é apenas o filtro.
Vc já colabora sendo assinante e lendo alguns artigos
Texto excelente. Gostaria de saber de seus autores como eles vêem o futuro de USA e do mundo com a vitória de Trump JUNTO com o domÃnio do Senado e da Câmara pelos Republicanos. Estaremos diante de uma ditadura branca? ("Branca" no sentido de legal, constitucional, e não de domÃnio de raças).
Decadência do império americano.
A China agradece
Amém, que assim seja, etc, etc...
Com Trump a decadência será mais acelerada.
Certamente, se Kamala tivesse ganhado
o "Evangelistão", terra dos falsos moralistas
Um abominável ser humano....
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Mundo > O futuro tem a cara de Trump; democratas vendem fibras, eleitor quer carne vermelha Voltar
Comente este texto