Opinião > Triunfo de Trump eleva incertezas globais Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. LUIS FERNANDES

    Infelizmente Biden foi um dos grandes responsaveis pela derrota democratica. Ja caquetico e com funções mentais reduzidas insistiu em se recandidatar e so largou o osso depois q ficara claro q o financiamento da sua campanha ia pro brejo. Se nao tivesse se recandidatado, o partido poderia ter escolhido alguem mais habilidoso q Kamala. Mas a maior culpa nao e dela q alias se saiu muito bem no debate com trump

    Responda
  2. Rosivaldo Amorim Amorim

    Trump não está limitado pelas amarras institucionais como diz o editorial. Se isso fosse verdade ele não teria sido candidato hoje eleito. O EUA provou com a reeleição do protótipo de fascista que a democracia norte americana acabou.

    Responda
  3. Paulo Silva Barbosa

    Trump eleito presidente, terá seus processos totalmente inocentado, onde vai dominar o Congresso tanto o Senado quanto a Câmara, os republicanos serão maioria, fora a Suprema Corte, totalmente favorável as ideias do presidente eleito. Talvez será o presidente com mais poder dos últimos tempos, quando daqui a dois anos haverá novas eleições para governadores, senadores e deputados federais entre outras.

    Responda
  4. Orasil coelho pina

    Votei no Lula na última eleição por considerá-lo menos ruim, mas ele deveria cuidar melhor das questões brasileiras e parar de dar pitados furados sobre política internacional. Que influência sua fala sobre Trump teria nos eleitores americanos? Havemos de eleger na próxima eleição um presidente que fale menos! OrasilPelaDemocracia!

    Responda
  5. João Paulo Zizas

    A vitória de Trump é, em geral, benéfica aos EUA e aos outros países democráticos. Um claro porém do republicano é o posicionamento dúbio sobre o necessário apoio americano à resistência ucraniana à invasão ordenada pelo sinistro Vladimir Putin. Oxalá isso seja resolvido de modo positivo e o imperialismo russo não acabe favorecido. No mais, costumam ser bastante boas as posturas do presidente eleito. Seu primeiro mandato foi ótimo e ele tem plena capacidade para governar ainda melhor no segundo.

    Responda
    1. Orasil coelho pina

      Ok! Zizas, o Putin só se atreveu a tirano do mundo porque o ocidente esta tomado pelo mimimi!

  6. RUBENS GOMES VIEIRA VIEIRA

    Fala pro Trump que a década de 50 acabou faz tempo e que o mercado é global.

    Responda
  7. paulo brondi

    Peraí: apoio "relutante" de Biden a Israel? Risos. Só faltou a múmia pegar em armas e ir lutar em Gaza.

    Responda
  8. José Cardoso

    Foi mesmo impressionante: barba cabelo e bigode. Presidência, câmara e senado. Há tempos que não se via tanta concentração de poder nos EUA. A maior certeza é mais tarifas e restrições a imigrantes. O resto é imprevisível. Acho que nem o Trump sabe o que fazer.

    Responda
  9. Alex Sgobin

    Portanto, é preciso acirrar muito a luta contra as intenções e ideias da matilha fascista. Os progressistas já deveriam ter reaprendido que poesia e "amor" não ajuda muito contra cães hidrófobos.

    Responda
  10. Sérgio Silva

    Existe também o conflito na Lisbírnia, sem solução à vista.

    Responda
  11. ROBERTO SILVA

    A análise emitida neste editorial tem muita retórica vazia e poucos conceitos científicos defensáveis, é uma metáfora, uma figura de linguagem destinada a depreciar certas idéias e pessoas que a Folha não gosta.

    Responda
  12. Tadêu Santos

    A vitória de Trump impõe uma dura lição, que o capitalismo é terrivelmente sedutor à uma intensa parte da Humanidade. A Democracia foi intensamente atingida por um potente míssil denominado de Don Trump, os efeitos colaterais serão terrivelmente prejudiciais aos Direitos Humanos, em especial à Igualdade, à Fraternidade, à Liberdade e aos Ecossistemas do Bioma Terra! Não existe contra-ataque para evitar o impacto dos danosos estragos q virão, porém não devemos desistir de continuar lutando CONT

    Responda
    1. Paulo Silva Barbosa

      Thomas Jefferson um dos fundadores da democracia norte-americana sempre dizia: " O preço da liberdade é a eterna vigilância."

    2. Tadêu Santos

      ...continuar lutando pelos objetivos em busca de ideais democráticos conquistados e ou ainda por criar novas fórmulas de lutar contra a nova onda de "extrema ultradireita neonazifascistas", se espanhando pelo planeta, como se o mesmo fosse plano...(sic)

  13. roberta melissa oliveira sales

    Acho exagerada essa avaliação. Trump tem lá seus arroubos mas ele é presidente de um pais que ainda é sério. Incerteza mesmo é o Brasil onde, entra governo e sai governo e nada muda.

    Responda
  14. Frederico Goulart

    A frase sobre o apoio de Biden à guerra no oriente médio é tão antagônica que parece ter sido escrita em um pileque: "relutante, ainda que maciço". Não vejo que isto pode piorar sobre Trump. Já a Ucrânia, passou da hora dos EUA pararem de tentar forçar a barra com a instalação de um base da Otan. Quanto a China, claro que vai ter jogo duro mas resta saber a capacidade fabril americana para fazer frente a isto. Não é atoa que chamam de cinturão da ferrugem, a coisa tá feio no centro americano.

    Responda
  15. José Eduardo de Oliveira

    mas pela história desse País, outrora tão invejado, não precisa ser um Nostradamus, para ler nos búzios que esse pica-pau não terminará tranquilamente o seu mandato.

    Responda
  16. Marcos Serra

    "Vitória de condenado expõe limites da política tradicional e deve provocar reviravolta geopolítica, com efeitos para o Brasil". Caramba, segundo a Folhinha um condenado apresenta riscos ao mundo! Vamos baixar a bola mas com outra pergunta: o que representa, para o Brasil, a vitória das urnas eletrônicas que elegeram um turista descondenado corrupto, ex-detento, que saqueou bilhões de recursos de seu povo? Risco nenhum? Aqui pode e lá não? Qual dos casos é o mais grave?

    Responda
  17. José Benedito de Moraes

    "Vitória de condenado"??? ESQUECERAM QUE O LULA JA FEZ ISSO! ESQUECERAM??? KKKKKK!!

    Responda
    1. Marcelo Godoy

      José, grande mídia e vários comentários falam do condenado de lá com uma naturalidade assustadora!

  18. Flavio Macedo

    O Brasil é um país extremamente relevante no cenário internacional. Estamos entre as 10 maiores economias mundiais, temos público consumidor e estabilidade política-institucional. Os estadunidences não percebem isso, porque o patriotismo exacerbado e a soberba míope não permite que enxerguem nada além de seu modo de viver, perigoso e decadente.

    Responda
  19. Marli Moras Garcia

    Com a vitória de Trump, vale uma reflexão: é preciso punir com rigor aqueles que atentam contra a democracia para que no futuro não seja ameaçada.

    Responda
    1. Leonilda Pereira Simoes

      O comentarista que não gostou da sua reflexão criticou só o atual pr, des tilou raiva contra ele, mas esqueceu o que não deve julgar importante: as mais de 700 mil mortes na pandemia, que o ídolo ge no ci da dele não tentou evitar nem a metade delas, fez passeatas que contagiaram seus apoiadores (nem aí) e fez piadas horrorosas sobre suas mortes sem ar. Quem não se importa em lembrar esse cri me humanitário não tem condições de condenar ninguém. Só critica um e acha o outro ótimo.

    2. Edson Antonio Mendes

      Imagina se sua frase tivesse coerência? O Descondenado estaria ainda lá na República de Curitiba comendo ovo frio na marmita! Então destilar ódio com ou sem dor de cotovelo não levará a uma substancial mudança de comportamento ou ações concretas que resultem na derrocada de uma nação ou apenas um indivíduo que a representa. Petrolão é um atentado a democracia sim, e uma violência contra o povo.

  20. Marcos Longaresi Carvalhães

    Blá, blá, blá e mais blá, blá, blá. Porém não desanimem a eleição lá ainda não acabou, pois como aqui faltam contar dos votos que vem do Nordeste dos EUA, quem sabe não ocorra uma virada da candidata Kamala Pronta, para vazar da Casa Branca.

    Responda
    1. Leonilda Pereira Simoes

      Se achou graça, não tem nenhuma. Machismo explícito assim, não se en ver gonha, não? Deveria ficar no tik tok, nas redes insociais, não tem a ver com quem pensa sobre o risco de alguém tão des qua lificado ter vencido lá. Pensar cansa, não? O vencedor xingou a candidata sem a menor sombra de educação várias vezes, como se estivesse num bar. É um ídolo para muitos, ina cei tável para quem pensa em um futuro humanista sem tanto ó dio.

    2. Edson Antonio Mendes

      Ainda tem o Ministro do TSE com o Perdeu Mané, e mais recentemente " usa sua criatividade" ainda " ele cismou, e quando cisma, é uma tragédia " diante destes célebres requisitos ainda não surtirem efeitos aí pode vir com a mestria dos assessores do xan dao " da vontade de mandar uns jagunços ", aí sim tudo dentro do rito!

  21. marcos fernando dauner

    para nós não muda nada. nenhum dos dois sabe onde fica o Brasil . e nó continuamos periferia sem importância .

    Responda
  22. ROBERTO KEN NAKAYAMA

    Se o Trump cumprir as promessas de sobretaxar as importações, melhor o agronegócio e a indústria do Brasil se preocuparem, ao contrário das exportações para a China, o mercado estadunidense importa não só produtos agrícolas como suco de laranja concentrado e pasteurizado ou café, também aço e alumínio, que já foram taxados no governo Trump I, mas produtos industrializados que vão de sapatos a aviões. A inflação lá vai subir, o FED vai ter que subir os juros, e aqui também terão que subir. A ver.

    Responda
  23. JOSE DE OLIVEIRA REIS NETO

    Eleva incertezas globais da "Agenda Woke", e, inclusive, do PT!!!

    Responda
  24. Marcelo Magalhães

    Espero que o Trump dê um golpe de estado e nunca mais saia do governo estadunidense.

    Responda
    1. maria Dias

      Aproveita e vai pra lá e não voltei nunca mais kkkkk

  25. Marcelo Magalhães

    Eu não moro nesse mundo. Nem nos meus piores momentos, imaginei que houvesse estadu nidenses tão estú pidos . Que horror! Isso me leva a acreditar que o ine legível pode ser eleito em 2026. No nosso caso, ele não sai nunca mais. Talvez o Trump também não saia. E pensar que tínhamos medo do aquecimento global.

    Responda
    1. Vinicius Branco

      Do inelegível eu não sei, mas o Marçal tá logo ali. O descondenado que se cuide!

  26. Josue Oliveira

    O hazismo voltou com força e tem se espraiado pelo mundo. Xze no fobia, ho mo fobia, bom bar deios, rowbo de terras, ex pulsão étnica, jw no cidio. 9O anos depois, só falta o Tramp lotar os trens com os indesejados.

    Responda
  27. Ettore Fellini

    Liberdade é livrar o mundo do Dólar

    Responda
  28. gutemberg jose da costa marques cabral

    Parte IV. Trump vai governar assim: Caminhamos, portanto, para um mundo multipolar! Só espero que a decadência do império não exploda - literalmente - o resto do planeta junto.

    Responda
  29. gutemberg jose da costa marques cabral

    Paty III Trump vai governar assim: A médio e longo prazo, entretanto, é que Trump é o reflexo de um império em decadência e ele vai acelerar o fim da era da dominância dos EUA no globo. O aumento das tarifas e a expulsão de imigrantes causará aumento da inflação nos EUA, aumentando as taxas de juros por lá e, por tabela, aumento da taxa selic no Brasil no curto e médio prazo. Essas medidas, por outro lado, enfraquecerão o dólar e diminuirão a dependência do resto do planeta aos EUA.

    Responda
  30. gutemberg jose da costa marques cabral

    Parte II Trump vai governar assim: 2) Ele vai tentar aumentar as restrições dos direitos reprodutivos nos EUA, causando mortes de mulheres da classe trabalhadora. Entretando, estados democratas ainda continuarão garantindo esses direitos; 3) O Brasil pode sofrer algum tipo de sanção econômica, tanto porque ele prometeu aumentar a tarifa às importações, como também como instrumento de retaliação a uma possível prisão de Bolsonaro.

    Responda
  31. gutemberg jose da costa marques cabral

    Parte I A diferença entre republicanos e democratas é muito pequena. Três questões ruins no curto-prazo, entretanto: 1) Trump vai desacelerar o processo de transição energética (ele já falou que acabaria com os subsídios a carros elétricos, aumentaria a extração de petróleo e sairia do acordo de Paris, além, é claro, de não impulsionar a indústria verde como todo, com fez Biden através do IRA (Inflation Reduction Act), o pacote de estímulos econõmicos à industria verde;

    Responda
    1. David José Ferreira Júnior

      Retirará subsídios dos elétricos mesmo tendo tido Musk como grande cabo e financiador da campanha eleitoral?

  32. José Fernando Marques

    Ao contrário do que diz o editorial, o presidente Lula não errou ao qualificar Trump de fascista ou nazista. É o que o americano é. Quem gosta dele, gosta sabendo o que significa aquele monte de.

    Responda
  33. Luis Gomes

    O fascismo vai ganhando força, vai esticando a corda até arrebentar e explodir o mundo.

    Responda
  34. neli faria

    Ter aspas torcido para um candidato? Isso não é papel de presidente!   Agora cumprimentar tudo bem, mas antes torcer? Falta de assessoria internacional.

    Responda
  35. TOMMY MERMERIAN

    Trump é um “mitômano” condenado para a folha. O que a folha pensa sobre o presidente triplamente condenado que ela própria ajudou a eleger? Esse editorial foi um dos piores que já vi e olha que tivemos vários de pessima qualidade por aqui

    Responda
    1. José Fernando Marques

      Tommy The Who: Trump é um mitômano e foi condenado pela Justiça americana. Ele não é o que é "para a Folha" apenas, mas para qualquer cidadão com tirocínio. Quanto ao "presidente triplamente condenado", foi isentado das acusações pela Justiça, depois de amargar 500 dias de prisão. Leia os fatos, por favor.

    2. Paulo Augusto

      Triplamente condenado onde ? Condenado politicamente por um juiz quadri lheiro, que rasgou a constituição federal e o condenou sem provas no processo, apenas por "convicção".

  36. Markus Ferranty Ferranty

    Nosso país terá paz e tranquilidade !!!

    Responda
  37. Markus Ferranty Ferranty

    Com ele no poder , nosso terá muita paz e tranquilidade ! Vcs verão !

    Responda
    1. WALTER TRAVASSOS

      Muita paz aonde, meu caro!? Só se for na bozolandia, onde está borbulhando uma legião de extremistas, todos muitos excitados com a vitória dos republicanos.

    2. Ricardo Ferreira

      Ahh sim. Agora teremos incentivo aos combustíveis fósseis, ao genocídio palestino, ao czarzinho Putin, a caçada aos imigrantes (principalmente latinos), sem contar o aparelhamento do Estado visando poder, de preferência ilimitado. Olha só que legal.

  38. Luiz Reichmann

    Claro, o Futuro a Deus pertence, basta a cada dia o seu mal!!

    Responda
  39. João Batista de Junior

    Nos restar orar.

    Responda
  40. Eduardo Giuliani

    Mainstream media Folha. Trump foi eleito para salvar o país da corrupção do partido democrata. Parar as guerras e melhorar a saúde dos americanos. Diminuir as incertezas globais que o partido democrata criou. Poderiam ser mais honestos sobre a pessoa do Trump assistindo ao podcast do Joe Rogan. MSM que comparou Trump ao nazista.

    Responda
    1. Eduardo Giuliani

      Nenhum candidato é perfeito. Escolhe-se o menos pior. Mesmo assim os leitores da MSM só fazem observações de pontos negativos, muitos dos quais são mentiras, vide a vitória no voto participando de muito mais comicios e entrevistas do q os democratas q nao tiveram nem primárias q compararam ele c um nazista. E é apoiado por Kennedy e Musk defendendo Liberdade de Expressão, ou seja, expor Mentiras.

    2. Leonilda Pereira Simoes

      Não é possível que alguém acredite mesmo que os democratas sejam corruptos. Perto de trump são vestais. E quais guerras Biden pode parar se não as começou? O laranja saiu do Acordo de Paris, vai sair de novo. Isso é aumentar as incertezas globais sobre o meio ambiente, não sabia? Ele vai seguir com exploração de gás que vai empestear águas de rios, lagos etc e causar câncer. Viu reportagens sobre os doentes por causa dessa atividade? Não, claro, quem gosta de autocrata não vê nada.

    3. WALTER TRAVASSOS

      Essa era a pauta do bozo quando emergiu em 2018. O que se viu depois? Mais de 700 mil mortos por covid, empobrecimento do país, filas e filas em mercados e feiras com os cidadãos mais vulneráveis a procura de ossadas e pés de galinha, compra de pastores com barras de ouro, superfaturamento na compra de tratores para o agro, compra de material de t. I. para escolas inexistentes, assalto ao poder pir tentativa de golpe, desmatamento e poluição generalizadas na Amazônia, e otras cositas mas.

    4. Paulo Augusto

      Partido democrata corrupto ? Corrupto é o Trump, cheio de processo de falcatruas.

  41. Luiz Paulo dos Reis

    Isso foi um editorial ou uma piada elaborada por um jornalista de tapa-olho? Por que fazer análise de um condenado americano na presidência é fácil, o ruim é não ver que temos um condenado brasileiro na presidência também. A suspeição de Moro ou a falta de competência/jurisdição para julgar Lula, não o tornou inocente. As evidências sérias de corrupção foram reais. Sejam tendenciosos, defendam suas ideologias e interesses, mas não tratem os assinantes como tolos.

    Responda
    1. Ricardo Ferreira

      Porque? A presunção de inocência só serve para o Bozo. Lula foi o primeiro político brasileiro a ir para a cadeia por uma propina não recebida.

  42. André Vinícius

    Gente, mas que obsessão pelo Lula, até na eleição alheia conseguiram enfiar uma crítica por uma suposta afirmação que não está clara pela própria reportagem do jornal. Imagine o que vão inventar quando os marcianos invadirem a Terra.

    Responda
  43. lenise de souza ferreira

    Vide nosso país : um descondenado.

    Responda
    1. Rubens gonçalves

      As baby Nukes nunca estiveram prontas para lançamento.

    2. Paulo Augusto

      Sim, tivemos um presidente descondenado do Exército Brasileiro. Um mané que foi amotinado e terrorista da força armada, e que prestou continência a uma bandeira estrangeira, se mostrando antipatriota.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.