Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Antonio Rubio

    Façam como eu. Gastem menos do que ganha, apertem os cintos, paguem a fatura integral do Cartão de Crédito, vivam abaixo do que podem. Gastar dinheiro dos outros é fácil, isso qualquer governo.

    Responda
  2. Otto Nelson

    Já me rendi, cenário melhor para deixar de produzir e investir não há. Teremos menos emprego mas isso é uma preocupação para depois. No omelete das taxas de juros fatores internos e externos são mencionados de forma constante pelos analistas, mas olhando na tabela a escadinha de juros pós pandemia me vem uma pergunta, quem veio primeiro os fatores mencionados pelos analistas ou independência do Banco Central?

    Responda
  3. Armando Moura

    O erro original foi do netinho, o estagiário do Santadeu, que foi ter colocado as taxas nas alturas, então as variações ficam moduladas lá em cima. Uma retenção de uma economia que precisa fluir. O resultado prático é um pistão, que empurra a economia para baixo de um lado e sangra rendimentos no outro lado para poucos.

    Responda
  4. Lis P F

    Parece que oo escolhido por Lula está confirmando o que o mercado vem afirmando. Está horrível nossa economia. Não existe mágica. A mágica está na cabeça do Pochmann

    Responda
    1. Dionisio DeBarros

      Qual o seu ponto, Lis? Estas insinuando que dados divulgados pelo IBGE nao sao verdadeiros? Por que nao entra com um processo na justica para exigir transparencia? Eh pq nao precisa, certo? Transparencia ja existe. Esta la, tudo divulgado com fontes e referencias, para que ninguem faca insinuacoes levianas. Agora, se vc nao acredita nos fatos, vc tem um problema serio.

  5. Vilma Inácio

    Ainda bem que eu estudei cálculo e matemática avançada de forma muito árdua, consegui um belo emprego e não preciso chorar nos comentários. Além de aproveitar uma bela selic, quem se esforça consegue

    Responda
  6. Bruno Sebastião Neto

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. Vilma Inácio

      Seu boca suja, vc não recebeu educação em casa não?

  7. Dionisio DeBarros

    Somente O.2% da populacao Brasileira se beneficia e vive de renda com a Selic no patamar que esta. A fonte dessa informacao eh a propria Folha. Essa eh a Democracia Brasileira, onde O.2% da populacao governa e controla todos os demais. Sao esses que fazem pressao pela subida dos juros, por que fizem da Selic nas alturas o seu meio de vida. Ciclos economicos Brasileiros sempre beneficiaram poucos. Esse que vivemos, o da extracao de juros, beneficia ainda menos.

    Responda
  8. MARCO ANTONIO POLISELI

    Quem é o sacana agora, gleise??

    Responda
  9. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    A fsp liberal está em festa. Tá dando tudo certo pro capital financeiro liberal. Juros subindo, Trump eleito, a direita arruaceira entusiasmada. Só um contratempo, lula insiste em fazer a economia crescer. O espancamento que a fsp promove não derruba o entusiasmo do velho lutador.

    Responda
    1. Vinicius Branco

      Gostei do velho lutador. Francisco, o patriota engajado!

  10. Elcio Simielli

    Bom pra quem tem dinheiro pra investir. Ganhar 7% acima da inflação deve ser muito bom.

    Responda
  11. Waldir Roque Maffei

    Culpar a "incerteza nos EUA" para subir a Selic e conversa para boi dormir. Se tivesse sido eleita Kamala, iriam dizer a mesma coisa. Hipocrisia

    Responda
  12. Valdir Teixeira da Silva

    Em dezembro o país estará livre do Campos Neto, será um problema a menos para o país.

    Responda
    1. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      O gado está excitado! Vc viu? Já contam com novo golpe certo. O gado não nasceu para acertar.

    2. Vinicius Branco

      Espere sentado, e tire o cavalinho da chuva, Valdir.

  13. Claudio Luiz da Cunha

    Discípulos do Inelegível adoram pagar juros.

    Responda
  14. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    Que nada... hi t ler era muito inteligente. Secretário da força plicusl de MS

    Responda
  15. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    Não vou pagar esses juros escorchantes. Dane-se

    Responda
  16. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    Em dois minutos a gente resolveria. Mas cadê a coragem ?

    Responda
  17. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    Sr Fernando me desculpe. Chama não vou dar meu dinheiro pro Pato amarelo

    Responda
  18. ademir sampaio de campos

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  19. Luiz Ferretti

    O grande culpado não era o Mito? Taxadd e Descondenado vão arrumar quais desculpinhas? Rasgaram a lei de responsabilidade fiscal, proximo passo acabar com o Real.

    Responda
  20. Ivo Ferreira

    Reclaman dos juros. Quais os países tem bolsa família, bolsa desocupados, bolsa pé inchado, bolsa tô na cadeia, auxílio preguiça, aposentadoria pra quem não trabalhou...?

    Responda
    1. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      Isso não sei, mas preconceito como aqui, estamos na vanguarda.

    2. Waldir Roque Maffei

      E bolsa do gado tbm

    3. Claudio Luiz da Cunha

      Esqueceu do Bosa Inelegível para o seu caso.

    4. Antonio Carlos Ribeiro

      Pois é… qual país tem aposentadorias gordas para viúva dos militares? Qual país derrama auxílio pra caminhoneiro e o escambau antes das eleições? Qual país tem derrame de dinheiro por um congresso “conservador” mediante fundão eleitoral? Qual país permite privatizar setor da água e educação a toque de caixa jovenzinho?!?

  21. MARIA STELA C MORATO

    Mas o grande vilão não era o Roberto Campos?

    Responda
    1. Mário Sérgio Mesquita Monsores

      A sra sabe porque o neto ?

  22. JOS ALBERTO LAKATOS

    Tenho a certeza que a direção da Folha deve estar preparando um editorial defendendo a alta de juros. Afinal, tem agradar o patrão porque praticar JORNALISMO, a Folha faz em raros momentos, mesmo que a a jornalista Alexandra de Moraes , ombudsman do jornal, diga o oposto.

    Responda
  23. Vinicius Branco

    Comentaristas petralhas se esquecem que vivemos em uma democracia, que o sistema econômico escolhido no Brasil foi o capitalismo e que o Bacen felizmente goza hoje da autonomia que o PT nunca quis. Não fosse assim, a taxa de juros seria ditada pelo governante de plantão, como no Governo Dilma, e a inflação já estaria em mais de quatorze e meio por cento ao ano, como ocorreu em dois mil e quinze.

    Responda
    1. Rodrigo Andrade

      Dilma só é presidente do Banco dos Brics porque foi indicada politicamente. Se fosse pelo currículo (saudações à mandioca, tentativas de estocar vento e afins), não servia nem pra gerente de boteco. Marcelo pode querer reescrever a história, colocando a culpa nos outros (especialidade de petralha, por sinal), mas quem viveu a nova matriz econômica sabe muito bem o que aconteceu e por culpa de quem.

    2. Marcelo Magalhães

      Exato, ela hoje é presidente do banco mais importante do planeta e foi reconduzida. Os golpistas colocaram o Temer, que foi uma catástrofe e depois nem preciso citar. Você só assiste a Globo e só lê a folha?

    3. Vinicius Branco

      Pois é Marcelo. Naquela época ela tinha um presidente do Bacen chamado Trombini para chamar de seu. E deu no que deu, lembra?

    4. Marcelo Magalhães

      Prezado Vinicius, seu comentário é totalmente mentiroso, de viés político e não tem relação com a realidade. A presidente Dilma foi vítima de um golpe, em que o mercado manipulou o congresso, inserindo uma sequência de pautas bombas para que pessoas como você entendesse tudo errado. A elevação do dólar e o aumento dos alimentos (carne) estão relacionados objetivamente a questões externas e aumentar as taxas de juros não combate nada disso, mas o preço pode cair devido à fome. É inconstitucional

  24. João Batista

    A economia vai piorar, mais pessoas morrerão de fome, porém o mercado financeiro ficará satisfeito. Mais juros, menos empregos, menos dinheiro para a saúde,educação, moradia e segurança afinal o importante é agradar o Deus mercado.

    Responda
    1. Elcio Simielli

      Pessoas morrerem de fome no maior produtor de alimentos do mundo é uma vergonha politica e não economia

  25. Diogo Morais

    Falácia pra aumentar o juros e atender ao mercado especulativo. Não há justificativas para esses caras brincarem de aumentar os juros, juros mantidos em patamares baixíssimos durante o governo do inelegível de maneira artificial.

    Responda
    1. Felipe Macedo

      no desgoverno do inelegível inflação era de dois digitos e a taxa de juros não era tão alta. BC é sim inimigo do país e do governo. Apostam no quanto pior, melhor. Não servem ao povo, mas ao golpisto. Claro, tudo sob o falso pretexto de controle de inflação e outras balelas

  26. João Guedes Braz

    È triste ver a economia do Brasil sendo saqueada pelos maiores juros do Mundo, é revoltante ver o Brasil pais de economia forte, reservas internacionais enorme, Brasil um pais Industrializado e gigante, divida controlado em torno de 80 % do PIB, estabilidade politica, porque o Brasil tem que pagar as custas do povo os maiores juros do Mundo ? Enquanto que muitos paises do mundo que se dizem ricos e tem dívidas 3 vezes maior que seu PIB, não pagam juros tão alto.

    Responda
    1. Vinicius Branco

      João, somos um pais em que mais da metade da população é ana lfabeta ou semi-ana lfabeta, outros tantos são ana lfabetos funcionais, a maioria não tem esgoto ou água encanada, além de vinte milhões de bolsistas que nada fazem na vida. Chegar onde chegamos com esse peso todo nas costas é realmente surprendente.

  27. Josue Oliveira

    A reportagem fala no Galipolo, como se ele fosse o pres. do BC. O bolsonarento Campos neto ainda é o presidente. Este, combate a inflação com desemprego.

    Responda
    1. Vinicius Branco

      Josue acha que o presidente do BC decide sozinho, e que os demais membros são cachorrinhos domesticados, inclusive o Galipolo, um dos indicados pelo Lula e Haddad. Que visão obtusa da realidade!

  28. Marcelo Magalhães

    Para quem não entendeu o texto longo e repetitivo, o que a reportagem informa é que quem vai pagar a conta são os pobres e miseráveis. Para a classe média não muda muito e quem ganga são os ricos. Ganham muito! Porque, aí fica difícil responder, o sistema foi montado assim para beneficiar os ricos, cobrar impostos dos trabalhadores e submeter a condições sub humanas os pobres. Vamos ver vários pobres de direita, exatamente iguais aos eleitores do Trump, elogiando os que lhes açoitam.

    Responda
    1. Vinicius Branco

      Ah, Marcelo, eu também não aceito dar dinheiro a bilionários, mas qual o seu plano de ação? Ficar so nos comentários quixotescos aqui na FSP? Pregar a revolução armada, a la Lenin, Mao ou Fidel? Se vc for mais especifico em sua estratégia ao invés de ficar delirando, talvez eu possa me unir a sua causa.

    2. Vinicius Branco

      Marcelo, infelizmente vc não fala coisa com coisa e aí fica díficil dialogar. Lula teve três mandatos para aumentar o imposto dos bancos, e durante esse tempo todo esteve congelado, mesmo no auge da popularidade? Vá contar conversa para boi dormir. Quem não tem argumento não convence nem a si próprio.

    3. Marcelo Magalhães

      Vinicius, o presidente Lula queria anular de imediato a privatização criminosa da Eletrobrás. Ele conseguiu? Atualmente, o governo está congelado, não consegue fazer nada, pois o mercado está especulando sobre o dólar e o BC do mercado não reage comprando, como era para acontecer. Assim, o presidente Lula não cobra impostos dos bancos porque não pode. Agora, se você não percebe a diferença entre o período pós golpe, e agora com a esquerda, sinto muito, mas você seria um eleitor de Trump.

    4. Vinicius Branco

      Criticar eh fácil Marcelo. Difícil eh apontar solução. Jacte falei que o Lula nunca aumentou a carga tributaria dos bancos, em nenhum de seus governos. Ou vc não acredita, ou acha normal. Cade a dignidade?

    5. Marcelo Magalhães

      Exato Vinicius, porque o modelo funciona para retirar dinheiro dos pobres e dá-lo aos ricos. Se você acha que isso é normal, eu não. Porque os pobres, que são os pagam impostos, os que trabalham e, portanto, criam riqueza tem que sustentar a elite de rapina, que nada faz? Se você aceita sustentar bilionários, eu não. Tenha dignidade Vinicius. Respeite a inteligência dos outros.

    6. Vinicius Branco

      Marcelo insiste em difundir o pensamento utópico da esquerda. Querem juros baixos, inflação baixa, desemprego baixo e gastos sem controle. É bom lembrar que nem em Shangri-La isso existe.

  29. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    Que me desculpem. Em uma situação dessas ., parar de pagar. Duzentos milhões de inadimplentes. Que tal ?

    Responda
    1. Mário Sérgio Mesquita Monsores

      Tô brindando na Sr Marcelo. Falo muitos sério. Os bancos quebrariam

    2. Fernando Alves

      Marcelo, você conhece o Mário? É com ele que eu estava interagindo.

    3. Marcelo Magalhães

      Prezado Fernando, o seu comentário é ininteligível. Que tipo de governo catastrófico é esse que governou 16 dos 24 anos desse século, e só houve calote de dívida nos governos da direita, que não pagou os precatórios? Vocês insistem nesse mundo paralelo, um mundo de mentiras. Catástrofe é um banco central a serviço do mercado financeiro que só faz aumentar o faturamento da elite rapina e levar os pobres à fome.

    4. Fernando Alves

      Mário, obviamente eu entendo que você está brincando. Porém, suponhamos que sua ideia fosse levada a sério. Nem nos piores momentos que o Brasil já passou, em toda a sua história, dos seus pais, avós, etc., você veria um caos parecido. Agradeça ainda termos um Banco Central independente. Entendo que você não tenha percebido o quão catastrófico é o governo petista. Espero que um dia você acorde para a realidade.

  30. JOSE DOS ANJOS LUIZ ALVES

    Será que o falastrão pai dos pobres irá para a imprensa detonar o BC de novo?

    Responda
    1. Josue Oliveira

      Tinha que ir. O BC combate a inflação com desemprego.

    2. Peter Janos Wechsler

      Cuidado que o Raymundo vai te xingar.

  31. ROBERTO KEN NAKAYAMA

    Com juros aumentando fica mais fácil aplicar no mercado financeiro do que na economia real, numa empresa produtiva ou num negócio que tem muito mais riscos. A instabilidade do efeito Trump com sua aparente política protecionista e isolacionista, bem como o orçamento engessado que não pode fazer cortes em despesas obrigatórias no Estado, força essa subida dos juros para conter a inflação no lado da demanda, infelizmente a inflação de custos parece não ceder, sem contar as emergências climáticas.

    Responda
    1. Vinicius Branco

      Basta fazer a lição de casa e cortar gastos desnecessários que os juros baixam automaticamente. Infelizmente o atual governo fica só no embromation, vendo as taxas subirem todo o santo dia, complacentemente.

    2. Pery Pedro

      Sera que um deficit record e emissão desregrada de divisas também contribui? Ou sera esta a inflação do bem da FSP?

    3. ROBERTO KEN NAKAYAMA

      Deveriam cortar despesas das emendas do congresso que só servem para desviar dinheiro público e manter o curral eleitoral desses parlamentares, são despesas que não tem planejamento e nem são conectados para o desenvolvimento do país.

    4. ROBERTO KEN NAKAYAMA

      Emergências climáticas que impactam cada vez nos custos, com literalmente destruição de valor. Perdas na infraestrutura, quebras de safras, aumento de custos energéticos entre outros.

  32. MARIA F LUPORINI

    Por isso que o governo não faça corte nenhum. Já jogaram mais quarenta bilhões nas mãos desses chantagistas, que ganham sem trabalhar, com seus mo le ques especulando na frente de um computador.

    Responda
  33. Raymundo Itareru

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  34. Peter Janos Wechsler

    O grande estadista não vai reclamar como fez com Campos?

    Responda
    1. Peter Janos Wechsler

      O Sr. Raymundo não quer reconhecer que o membro e futuro presidente do BC entrou no mesmo jogo. Votação unânime. Prefere partir para a ignorância. Problema de berço.

    2. MARIA F LUPORINI

      Esse líder de ban di dos está quase fora. A última peça da qua dri lha do Gue des tem só mais dois meses para atrapalhar o Brasil.

    3. Raymundo Itareru

      quem é o presidente do BC, em becil?

    4. Raymundo Itareru

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  35. leonardo oliveira

    Foi perfeito o BC.

    Responda
  36. leonardo oliveira

    Com o governo sem cortar gastos , se não fizer isto a inflação explode.Quem sofre mais é o pobre , com o aumento do custo de vida.Medida correta e unânime do BC.

    Responda
    1. Bento Brito Teixeira

      Então, se o governo não cortar gastos nos programas sociais a inflação vai disparar? Os pobres vão sofrer de qualquer maneira, como sempre. É a fatalidade; por isso o capitalismo selvagem e o rentismo nos levará ao caos e, talvez, ao colapso coletivo da humanidade. Se é que vai sobrar alguns dessa catástrofe

  37. Djan Zanchi da Silva

    No Brasil, o mundo vem abaixo quando se fala em bolsa família, cujo principal objetivo é dar um auxílio mínimo a pessoas extremamente carentes. Por outro lado, "bolsa rentismo" é naturalmente aceito, mesmo que beneficie diretamente os responsáveis por essas decisões. É uma "lógica" imo ral, anti ética e per versa que nunca vou ser capaz de compreender.

    Responda
    1. Felipe Macedo

      O sistema convenceu o povo que o problema é o pobre e a assistência que o governo dá aos mais vulneráveis. Enquanto isso ninguém fala do bolsa rentismo, bolsa empresário, isenções fiscais, desonerações em folha e por aí vai. Tudo com a ajuda do pobre de direita, que ainda se diz "antissistema", mas o defende mais que a propria mae.

    2. leonardo oliveira

      Vai dar aula para o Galípolo.

  38. Lis P F

    Não faz milagre. 43 ministros. Nem os países mais ricos têm isso.

    Responda
    1. Bento Brito Teixeira

      Realmente. Essa classificação de nomear funcionários do primeiro escalão do governo federal como ministros, pode confundir o papel admistrativo e aimportância de cada um. Nos EUA são denominados secretários do ãogoverno. Então, o problema se resume à terminologia.

    2. Raymundo Itareru

      ah se todos os problemas do mundo fosse os ministérios, você e os ruminantes não teriam um argumento melhor?

    3. MARIA F LUPORINI

      Certo é aumentar juros para gente que não trabalha ganhar sem fazer nada.

  39. Marcelo Molinari

    Tudo isso é um nada, às vzs bom, aliás, pata quem atua no mercado financeiro. A indústria e o comércio medianos de regra conseguem contornar também. Miséria é para as pessoas mais pobres mesmo. Curiosamente passos justos e possíveis não são realizados no Brasil. Vergonhoso mesmo é existir um nível de juros como o dos cartões de crédito no Brasil. Aliás esses tempos fizeram uma legislação engana incautos, regulamentando uau, cão perversa quanto manter as BEYs no país.

    Responda
    1. MARIA F LUPORINI

      Os juros todos têm a ver com a selic. Sanguessugas que não trabalham, recebendo dinheiro do estado das mãos de especuladores.