Lúcia Guimarães > Americanos votaram livremente contra a democracia Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Anteriores 1 2
A coluna da Lúcia Guimarães tem texto direto, sem apelação e sempre diz a que veio, muito diferente de alguns jornalistas velhos que fazem o oposto para se manter no jornal. Passado o frenesi da redação com as trocentas mil análises tão profundas quanto piscininha de creche, resta uma certeza: Ninguem, nem o próprio Trump, sabe o que acontecerá daqui pra frente. E é sabido que quase todos os executivos americanos tiveram comando e direcionamentos do Stablishment financeiro desde o século XIX.
Democracia é democracia, a vontade popular deve ser respeitada. Como isso pode ser contra a democracia? Acreditar em algo direcionado, diferente disso é que não é
Claro, Daniel as verdadeiras democracias são as da Venezuela, Cuba, Rússia, China, Irã, Coreia do Norte e por ai vai
Pilatos respeitou a opinião popular
Trata-se de decadência do império americano, que vai se tornando aos poucos uma realidade. Antes de cair, eles vão contorcer-se, evidenciar seu poderio bélico, até perderem de vez a força. A China agradece.
Respondendo ao texto abaixo: milhoes de pobres, mulheres, negros e imigrantes voltaram em Trump, em signal de odio, violencia e desprezo por si mesmos?? Eles säo täo burros assim? Quem vota o contrario do que eu acho que deveria votar é todo mundo manipulado?? Isso é pensamento da elite, que acha que so eles sabem o que é bom para os demais.
Juliano! Baboseiras, bolsoantas, grosserias. Não teci elogios à China. Americanos votaram livremente contra a democracia. Vão atiçados pelo medo de um comunismo hipotético, pela via do ódio, ressentimento, violência; do desprezo aos diferentes - pobres, mulheres, negros, refugiados, imigrantes, considerados inimigos a serem combatidos. São os que não admitem a interrupção de uma gravidez, mas não se importam, não se sensibilizam com os maus tratos, estupros, fome e matança de crianças.
Um monte de baboseiras. O sonho da China seria repovoar com um povo que preste. Praticam as mesmas idéias do colonialismo do século 19. Veja o que fazem na Ãfrica e sudeste asiático (suas colônias). Historicamente a posição do Brasil, por sua história e geografia, é ficar entre inimigos geopolÃticos negociando com ambos
O Brasil não passa de um quintal para os estadunidenses. A anti-democracia aqui vai se tornando cada vez uma sombria realidade, basta observar o resultado das últimas eleições. Sai Bolsonaro, entra TarcÃsio, Nunes, Caiado, Cláudio Castro, Leite, Zema, Nikolas, Marçal etc.
Falta muito, antes deles virão outros assim como este pobre Brasil que não desce mais por falta de espasso
Excelente, Lúcia!
Sim, excelente. Lúcia , a mulher/jornalista informada, conhecedora do que fala e corajosa. É quem leio com maior prazer aqui.
A massa, como ocorreu na Alemanha e Itália no século passado, está pedindo o arbÃtrio, autoritarismo, truculência, negacionismo, reacionarismo, violência, ódio, ressentimento. Só irão acordar frente a uma provável tragédia.
E a vida continua a copiar a arte; na ficção O Homem do Castelo Alto é descrita uma realidade que até ontem não havia sido realizada, com uma vitória do eixo na guerra da década de 30. Essa ficção distópica se concretizou na terça feira. A vitória do bozo laranja pode ser o inÃcio do fim do império yanque, mas a queda do último grande império trouxe consequências terrÃveis ao mundo, a idade média e mil anos de terror.
Lendo os comentários, nota-se que a esquerda continua imersa na sua eterna apoplexia, sem entender nada do que está acontecendo. Resta culpar o povo por ter votado livremente, o que a esquerda não aceita.
Exatamente Antonio. Faco minhas as tuas palavras.
Democracia é votar nos cleptocratas .. qta besteira
Que lameira!
Missivista repete a máxima: Se eu ganho ,"Viva a vontade popular" ;se eles ganham, " Nazistas, facistas...." . O leitor da FSP gostaria de saber porque diabos os americanos votaram contra si mesmos.
Autodestruição.
Democracias apoiam ditaduras militares como no Brasil, Chile, Argentina, etc., e tiranos como Saddam Hussein, cria americana para se vingar do Irã?. Mohamed Mossadeq foi o primeiro governante iraniano eleito democraticamente, sofreu um golpe de estado apoiado por americanos que restauraram a monarquia com o xá Reza Pahlevi. O Irã tornou-se um capacho de regalias para os Yankees, como foi Cuba do ditador F. Garcia. O fundamentalista Aiatolá Khomeini acabou com a farra do Tio Sam.
Alceu Natali, bem lembrado,ao longo dos anos os States tem feito isso mesmo que voce descreveu.
Que choradeira rsrsrsrsrsrsrsrsrsr Hj os fabricantes de lenço ganharam dinheiro viu...
Bolsoanta?
Se realmente Trump e Bolsonaro são estes monstro que os pintam, mesmo assim se elegem, o perigo está nos eleitores e não neles. Nesse caso, não temos o que fazer, a não ser esperar o trem chocar contra o barranco do fim do mundo. Parece que a humanidade está flertando com o o fim da vida na terra...
Exatamente, a maioria dos que elegeram o Trump pela segunda vez se deram um tiro no pé ev sabem o que estão fazendo..
Com certeza, a humanidade é uma espécie em extinção. Ninguém expressa isso com tanta clareza. Entretanto, para mentes alertas isso é evidente.
O lixo foi eleito! O eleitorado americano está podre. Elegeram um ficha suja, comprador de votos, ladrão de documentos secretos, misógino, racista, aporofóbico, xenofóbico e caloteiro de dÃvidas trabalhistas. Esse erro vai custar caro!
Helio Cardoso, pelo que tenho lido o voto foi contra o partido Democrata.
Vejo como o Victor Lag.
Não foi Trump que ganhou , foram os democratas e suas pautas que perderam . E foi eleito democraticamente. Aceita que dói menos . Guarde o ódio do bem para você
Nenhuma ideia que se possa ter é de fato nova. E Platão já ponderava que as Democracias tendem à libertinagem e à erosão dos valores sociais de modo que sua fragilidade culmina com a eleição de embusteiros.
Acho o Trump um idiota, mas como diria o ministro: "perdeu Mané" e democracia é basicamente a vontade da maioria.
Odeio dizer isso, mas a esperança é a China. Lá não elegem ninguém, mas também não elevem loucos.
Mentira, você adora.
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
Só haverá um conflito maior se a China invadir Taiwan. Neste caso, porém, não faz muita diferença se o presidente de plantão for democrata o republicano, pois a resposta seria mais ou menos a mesma.
Só um estúpido e esquisito de extrema direita para demonstrar tanta falta de educação e completa alienação da realidade. Com o fascista alaranjado comandando a máquina de guerra americana o mundo caminha a passos largos para um conflito nuclear.
E aÃ, moderação...chamar a jornalista de "cretina" já pode????!!!!!
Voto ás vezes engana e passa pano a loucos. Hitler era popularissimo no mundo inteiro!
quem é a Lucia para dizer o que é ou não democracia?
Concordo com o Wil. Para a Lúcia, o povo faz uma escolha antidemocrática quando vitória vai para o candidato contra o qual ela estava torcendo.
É colunista do jornal, com opinião própria.
Ela é muito melhor preparada para isso do que tontos, que idolatram milicianos nazifascistas, como você!
Uma pessoa q raciocina com o cérebro e não com as patas !!!
Provavelmente a Lucia é mais habilitada para falar de democracia do que o Wil ...
Definitivamente o eleitor não é inocente nessa infâmia, ele que conduziu de volta Trump. dessa vez com a maioria de votos, não só dos delegados.Infelizmente esse mal se dará em todo o mundo, a torpeza se alastra e propaga por todo canto e o Brasil não ficará fora. É triste ver os oligarcas se espalhando como penas ao vento, se embrenhando por todos os poros, o mundo fica mais perigoso com a eleição americana.
Ecoar a grande mÃdia americana não lhe confere razão, senhora, só demonstra preguiça intelectual. Candidato ruim perde, simples assim, e pessoas votam conforme suas perspectivas, sabe? Democracia, né? Nem sempre concorda com o politburo e demonizá-los é desprezÃvel.
O que os americanos preferem e daÃ, o povo americano não quis continuar com a turminha da preguiça, o amor vence o ódio é apenas falatório vazio sem resultados práticos! Com relação ao Elon Musk interferir nas próximas eleições no Brasil e daà novamente? Prefere os brasileiros este atual governo que pega o dinheiro do povo pra doar pra ditador Nicolas Maduro da Venezuela ?
Só mesmo um apalermado de extrema direita para escrever tanta sandice e demonstrar tamanha estupidez e ignorância com um número tão reduzido de palavras. O "gente" ridÃcula e inútil!
Pensei que já tinham internados todos os papagaios que repetem, sem saber o que estão falando, essa história de doar dinheiro para Maduro. Mas parece que a manada continua incólume.
Beleza de besteirol. Parabéns !
Joaquim não tem nada de infantil não; é ign oran te mesmo
Doar $ para Maduro? Vc bebeu?
E daà o que ? Tenha um mÃnimo de consciência.
Como você é infantil. Ja tem 10 aninhos, bebê? Pelo comentário nem deve ter 5.
Alguém explique a alegoria da caverna para esse cidadão aprisionado lá, por favor.
Acorda, Brasil
Os democratas perderam porque os eleitores se frustaram com a polÃtica de Biden e não repetiram os votos que o elegeram , dando assim espaço ao populismo trumpista ! O conflito em gaza deve ter influenciado muito para a derrota de Kamala !
Vilarino Escobar Da Costa, influenciou muito.
Com todos os tipos de governos, nos frustramos! Para se elegerem, partidos e candidatos prometem o paraÃso para todos, depois entrega apenas para Elon Munsk e mais alguns gatos pingado, o resto que se contentem com as migalhas que caÃrem das mãos destes poucos privilegiados... Eu individualmente não me decepciono com nenhum tipo de governo, pois nasci pobre, e não adquiri competência para enriquecer! Só de sobreviver, já estou no lucro...
Sim, ela continuou com a mesma ladainha: “ I. tem o direito de se defender” e achou que o dinheiro que os cionistas doaram pra ela iria se transformar em votos!
A Kamala fez sua opção: ou o dinheiro dos financiadores de campanha ou um mÃnimo de sensibilidade com a tragédia humanitária que os Eua estão patrocinando. Deu no que deu.
Educação vem de berço! Quem nunca teve jamais terá! Só mesmo um estrupÃcio como esse para comemorar a eleição do fascista alaranjado.
Pedrinho caprichou na grosseria. Deve ter tido mamãe omissa e papai ausente na educação familiar ...
"Não é que o vulgo pense que é excepcional e não vulgar, mas sim que o vulgar proclama e impõe o direito à vulgaridade.” (Ortega y Gasset)
É esse tipo de eleitor que tem decidido eleições.
Que grosseria.
É isso aÃ, Dona Lúcia.
A crônica de Conrado H. Mendes de hoje faz um dueto com a sua...pelo lido, não acordaremos.
A colunista anuncia o fim do mundo, pois, afinal, a candidata dela não ganhou. Tudo por conta do eleitor norte-americano que não sabe votar… Está divertido esse desespero da nossa “intelligentsia”!
Quem nasceu para capacho não perde uma oportunidade de demonstrar o seu servilismo!
Aguarde 4 anos. Depois critique.
Muito bom texto. Só um detalhe: Kamala Harris não é Lula e nossa suprema corte, apesar dos pesares, não é corte de extrema dos EUA. Aqui não esse X já tomou na testa e vai tomar de novo.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Lúcia Guimarães > Americanos votaram livremente contra a democracia Voltar
Comente este texto