Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. PAULO JORGE JESUS

    AQUI, a esquerda brasileira, cega de dar raiva, fica nessa conversa de pautas identitárias. O povo pobre quer emprego.

    Responda
  2. LC Oliveira

    Daqui 4 anos Trump terá alterado a constituição e permitindo sua reeleição infinita ( ou até o mundo acabar). Trump e MUSK estarão mais e mais ricos .

    Responda
  3. LC Oliveira

    A solução Trumpistas para os miseráveis desiludidos com a promessa do sonho americano é um ilusão. A vida de ninguém vai melhorar com o fechamento das fronteiras. Mas ele pelo menos apresentou uma ilusão e os democratas? Apresentaram o que?

    Responda
  4. Daniel Cabral

    Concordo que, das duas opções factíveis, o Trump era a pior. Mas o autor desse texto fez váras declarações ousadas sem as fundamentar e isso, ao meu ver, é uma falha.

    Responda
    1. Daniel Cabral

      Mario, veja por exemplo a primeira sentença da coluna (Para os outros 7,8 bilhões de pessoas fora dos EUA, a vitória de Trump, sem eufemismos, se traduz em um desastre climático e securitário). Primeiro, o que exatamente significa dizer que isso 'se traduz' em desastres etc? Segundo, se isso significa algo como 'ser entendido como', não é verdade. Muita gente apoia a extrema direita pelo mundo, incluindo no Brasil, como mostram os comentários por aqui.

    2. MARIO VAZQUEZ AMAYA

      Não é uma falha para quem leu as declarações e promessas do candidato vencedor, está tudo lá e não caberia na coluna.

  5. Diego Nascimento

    Acho que tá todo mundo cansado de tanta gente vomitando idealismo barato, enquanto as pessoas de verdade sofrem. Ficam com esse papo de "crise climática" enquanto aplaudem a pobreza como um sonho, mas vamos ser sinceros era o trump Maga ou a ideia de "vamos baixar um decreto para não subir preços, taxar os mais ricos, punir a todos que querem acender na vida, cultura woke, e toda pati faria que não dá um grau de melhora a ninguém. Esperem que aqui logo será igual. 2026 tá logo ai

    Responda
    1. MARIO VAZQUEZ AMAYA

      A crise do clima é real. Taxar os mais ricos é uma ideia razoável. Veja, boa parte do eleitorado do Trump que não segue firmemente uma ideologia é de gente que sentiu-se empobrecer nos anos recentes, e uma causa disso é o aumento na concentração de renda e não o PIB.

  6. Leonardo de Oliveira Ramos

    Será que para o governo Biden, nós estávamos no mapa? Não me recordo de nenhum gesto significativo em favor do Brasil. Aliás, que dor é essa, que sempre esperam um aceno para o Brasil? Parece um ressentido...

    Responda
    1. MARIO VAZQUEZ AMAYA

      Comportar-se como um vil subordinado aos EUA fere os interesses do Brasil, mas o povo que faz isso é rápido em se declarar patriota.

  7. Antonio Emanuel Melo dos Santos

    Sempre se fingindo de coitadinhos. Primeiro se queixam dos portugueses. Agora são os americanos. Está na hora de crescer e enxergar que o Brasil não precisa de ninguém pra ter pobreza. O eleitor mesmo se encarrega de colocar um irresponsável fiscal na presidência e de reeleger candidatos vindos da cadeia. Os políticos não tem visão de longo prazo. Ser coitadinho é a única opção de quem não toma as rédeas do próprio presente e futuro.

    Responda
  8. Gabriel França

    O problema dessa análise é a incapacidade do autor de dizer "nós, da esquerda, erramos". O tom "woke", como disse o colega, é sempre acusatório. Mesmo quando o problema parece ser ele...

    Responda
  9. Frederico Goulart

    E especificamente Biden foi o culpado por um péssimo mandato, usando a Ucrânia como terreiro da Otan e aplaudindo a invasão do oriente médio. Para completar, ensaiou uma candidatura que inviabilizou a escolha de alguém melhor que a Kamala. RIP Biden.

    Responda
    1. MARIO VAZQUEZ AMAYA

      Os democratas teriam alguma chance se Biden abrisse mão do pleito de reeleição no primeiro momento e não no penúltimo. E sim, a militância woke atrapalhou.

  10. HELIO A LOUREIRO

    O articulista esqueceu a poluição chinesa...

    Responda
  11. HELIO A LOUREIRO

    Desastre mesmo são esses colunistas wokes da Folha ...

    Responda
    1. Diego Rodrigues

      Parem de tentar importar essa balela anti-woke. Não vai colar, não há nada que possa remotamente ser chamado de 'woke' no o artigo acima.

  12. Paulo Augusto

    Está assistindo muita série de ficção científica.

    Responda
  13. Caubi Maciel da Nóbrega

    Um artigo absolutamente previsível. Claro que parece mais fácil e confortável distribuir a culpa entre os democratas em geral e a candidata, que há dois dias era incensada, tamanha a confiança depositada nas suas origens, etnia, e ideologia. Mas agora que a casa caiu, muda-se o tom, e analistas que não viam qualquer possibilidade de derrota passam a justificar a tragédia, mas sem jamais reconhecer que talvez o povo em geral esteja insatisfeito com as pautas impositivas da esquerda.

    Responda
  14. José Augusto Bernabé

    A "Arrogância" da Kamala é hoje o Símbolo maior das arrogâncias e acompanha as arrogâncias dos movimentos LGTB+, dos Antirracistas, dos "intelectuais" brasileiros e dos Artistas socialistas ou comunistas, essa chatice toda de transformarem a política em uma polarização que vê tudo como se fosse uma disputa de um Corinthians e Palmeiras, por isso por aqui na terrinha não somos ninguém.

    Responda
    1. Fabrício Schweitzer

      Arrogância de uns e boçalidade de outros, né mesmo?

  15. jorge bastos

    Essa gente insiste nesse " terror climático ". Trump agora será o responsável até pelo tropeço do rato na quinta avenida. Ainda não perceberam que esse tipo de atitude fez com que a esquerda, no mundo, esteja passando por derrotas vergonhosas. O povo quer dinheiro no bolso e sabe que isso de " terror climático", serve apenas para lacração e beneficio próprio.

    Responda
    1. Frederico Goulart

      Este já está em uma bolha de ar condicionado

  16. Enos Mendes

    Quer lencinho? Se for chorar, use microfone, por favor... Depois da vitória de Bolsonaro em cima do Haddad, essa foi a melhor de todas...

    Responda
  17. Vinicius Branco

    Uma imagem vale por mil palavras. A charge inteligente do Laerte na FSP de hoje explica tudo.

    Responda
    1. Vinicius Branco

      Tava dormindo, Gilbertinho? Pensei que tivesse se mancado depois de tantos revezes. Bem melhor seria se vc explicasse para todos como a charge deve ser interpretada, já que vc entendeu tão bem.

    2. Gilberto Rosa

      Essa foi boa, o Vícius não entendeu a charge, normal, nem deve saber quem é Laerte.

  18. Joana F P Batalha

    Trump vendeu um sonho que milhões de americanos querem acreditar. Mas é preciso suspender o juízo de valor para perceber assim

    Responda
  19. Paulo Roberto Dufrayer de Oliveira

    Essa tradição que eles têm de dar ao presidente em exercício a prioridade na disputa de uma eleição presidencial revelou-se um equívoco. Quem sabe se um governador democrata não poderia ter se lançado há mais tempo e obtido um resultado melhor do que a improvisada candidatura Harris ?

    Responda
  20. Fabrício Schweitzer

    Deu sono. Quando acordar, espero ler conjecturas bem apropriadas para o nosso caos. Vamos cuidar da miséria brasileira causada pela elite/mercado, que adora o Trump ou qualquer outro Mickey.

    Responda
  21. WALKIRIA COSTA FUCILLI CHASSOT

    Isentar o eleitor é tapar o sol com peneira. A responsabilidade é de quem deu o poder a ogros.

    Responda
  22. Hercilio Silva

    Os democratas propuseram continuar o que se rejeita. Trump promete muito, inclusive coisas inviáveis como ficar sem mão de obra imigrante, ou produzir lá, o que só seria viável se aceitarem pagar mais caro. Ou ganhar menos. Sabemos que que os americanos não aceitam pagar mais, e nem ganhar menos. A conta não fecha.

    Responda
  23. Paulo Araujo

    Os americanos elegeram Trump como seu presidente (ponto). Não foi como a eleição aqui no Brasil, na qual Lula ganhou por diferença microscópica, mas válida e legal. Duas democracias, duas formas de eleger presidentes e pronto. Se Trump vai ser bom para o Brasil? Os americanos não estão nem aí! Os argentinos não elegeram o Javier Milei. Tem leitor da Folha indignado! Democracia é isso, gente! Vamos respeitar!

    Responda
    1. Paulo Araujo

      Faltou ? depois do Milei. :)

  24. Bob Pereira

    O articulista quer induzir o leitor a acreditar que a solução climática está na disposição do governantes americano, principalmente se for democrata. Isso é uma falácia, tivemos vários presidentes democratas no poder, e, nem por isso, a questão climática foi prioridade. Na verdade, os americanos estão de costas para o mundo, e independente se o governo é democrata ou republicano, estão somente preocupados com o próprio umbigo.

    Responda
  25. MARCO ANTONIO POLISELI

    Desastre pros criminosos

    Responda
  26. JOS BENTO DA CRUZ

    Me desculpe, mas a culpa é do povo americano, adulto e kami kaze que escolheram aos caos. Nenhum dos que votaram eram criancinhas e nem foram obrigados, foi livre escolha. É o homem destruindo a humanidade. Isso já foi previsto bem antes, quem gosta de história, leia a bi blia. Tá tudo lá.

    Responda
  27. jose camargo

    Exatamente. A tragédia climática vem aí. Não espere 2030 nem 2050. Essas previsões estão subestimadas. O verde já começou a florescer no deserto do Saara. Não espere mais. Se vc tem casa na praia, venda-a o quanto antes. 70% das praias do litoral paulista desaparecerão em breve. O tempo urge. Venda logo. É sério.

    Responda
    1. Paulo Augusto

      O "verde" do Saara não chega um pentelhésimo do que foi derrubado.

  28. Matheus Battistoni

    Dá pena do jornalista. Ele acha que os democratas iriam diminuir as emissões de CO2 e salvar o planeta da explosão. É muita burrice e ingenuidade. 97% do CO2 da atmosfera é produzido pela própria natureza. A China vai aumentar as emissões, não importa quem governe os Estados Unidos. Carro elétrico não diminuiu os furacões da Flórida. Esse papo furado de aquecimento climático é para impedir a concorrência dos países pobres.

    Responda
  29. Laudgilson Fernandes

    para mim esse papo de democratas e ou republicanos não muda nada nossa configuração de terceiro mundo. Obama matou gente que não acabava mais e ganhou o premio Nobel. Biden, seu vice, veio ao Brasil apenas para dizer na cara da Dilma que iria continuar espionando nosso Pré-sal e deu no que deu golpe e lá se foi o tal pré-sal. Para nós latinos, a briga é por aqui mesmo. O que vejo por aqui, é que o nosso quintal é um criador de vira-latas, assobiam e o rabo balança.

    Responda
  30. ROBERTO CEZAR BIANCHINI

    "A arrogância com que progressistas conduziram a campanha de Kamala Harris, sem mostrar qualquer solução efetiva para os problemas locais e globais" Argumento infundado. Quais soluções Trump mostrou no lugar dos democratas que convenceu as pessoas a votarem nele? Não foi plano de governo que fez com que os democratas, e o mundo, perdessem.

    Responda
    1. Mario Donizete Pelissaro

      Problemas locais??? Que problemas locais?? Os caras tem o.maior crescimento entre os paises desenvolvidos, inflacao controlada, desemprego baixissimo, considerado situacao de pleno emprego, baixissimos indices de pobreza e ainda por cima é a maior potencia militar e economica do mundo. Eu nao sei qual a explicacao p a eleicao de Trump. Acho que é só uma grande confusao mental ou crise de identidade moral e etica q se abate sobre a humanidade no mundo. Inclusive aqui no nosso Brasil.

  31. José Freitas

    Trump poderá entrar para a história se conseguir realizar duas façanhas: prender seu cachorro louco israelense evitando o exterminio do povo palestino e criando uma pátria segura para eles. Outra façanha seria extinguir a OTAN e respeitar a soberania da Russia que jamais vai aceitar ser ameaçada por essa aliança militar anacrônica, cara e inutil, em caso de uma guerra nuclear. Os bilhões de dolares gastos em guerras sem vencedores poderia acabar com a miséria no mundo evitando a emigração.

    Responda
  32. Dimas Floriani

    Ali não há culpados, mas cúmplices. A lógica do sistema é essa: alinhamento incondicional de ambos partidos à geopolítica armamentista. A máquina da guerra amealha bilhões ou trilhões de dólares para o complexo industrial-militar. A diferença entre ambos partidos, é apenas ideológica; os democratas cooptam valores de liberdades individuais e os republicanos reforçam o conservadorismo da América profunda.

    Responda
  33. José Freitas

    Quando um "professor" começa uma matéria classificando a esquerda como sendo o BEM e a direita como sendo o MAL não perca seu tempo esperando qualquer beneficio dessa leitura. Ele acha que a maioria das pessoas tanto no Brasil como nos EUA são idiotas que não sabem escolher o melhor candidato para seus países. Ele faz parte de uma "elite" que se julga competente para decidir o que seria melhor para todos, como Fidel, Maduro, Lula e outros criminosos. Felizmente estão sendo desmoralizados.

    Responda
    1. José Fernando Marques

      Trump não é o mal. Não é mau. É péssimo!

  34. Guilherme Torres Godoy

    O mundo não acabou gente! Mas, tem 4 anos pela frente e ai, muita coisa pode acontecer. Além de Trump tem Natanyahu por outro lado correndo para acabar com os Palestinos, isso é um problema que o Trump tem que se preocupar, de ai que o bozo, nesse a xadres, tem que ficar sonhando que seu papai noel Trump enfie a mão na cumbuca dele.

    Responda
  35. josé Roberto de Menezes

    Desenvolvimento tecnológico e melhoria na qualidade de vida não são desastres. Brasil necessita de mais Alberts e menos Paulos.

    Responda
  36. Luciano Napoleão de Souza

    Trump é um desastre. Resta saber para quem. Para cidadãos de bem, honestos, cristãos, família, empreendedor, em favor da vida e tantos outros bons atributos, ele é ÓTIMO!

    Responda
    1. Luciano Napoleão de Souza

      Felipe, seu papa-capim, fique com seu ladrao de estimação e pare de encher…

    2. Felipe Araújo Braga

      Luciano, a maior parte da população mundial não é cristã. Pessoas de outras religiões não contam? Família? Trump assim como Bolsonaro está no segundo ou terceiro casamento e estão envolvidos com fraudes e corrupção. Empreendedor? Sério que você acha que todos esses empresários herdeiros são empreendedores?

  37. Gilberto Rosa

    Culpa é de Musk e Zuckerberg, eles definem as fakenews. Trump ser mega condenado por tudo que é coisa não aparece pro povão.

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      Obrigado Napoleão, por se prontificar de exemplo do que conseguem fazer com mentes simples.

    2. Luciano Napoleão de Souza

      Pior são os eleitores do ladrao Lula. Pois sabem das suas condenações e prisão e ainda votam nele.

  38. MARCIO CARNEIRO DE ALBUQUERQUE

    Texto simplista e recheado de clichês. Uma pena.

    Responda
  39. joao togni

    Aonde está o Nostradamus das eleições americanas???

    Responda
    1. José Freitas

      Acho que depois do desastre de suas previsões furadas resolveu tirar férias junto com os donos dos institutos de pesquisa brasileiros que vendiam a ilusão de que Boulos poderia vencer Nunes. Eles voltarão à atividade em 2026 fazendo novos negócios com os partidos interessados em enganar os eleitores.

  40. Getulio Cunha

    Mas Trump ainda não venceu. ja contaram os votos do nordeste ? Vamos mandar para la os peseudos artistas pró amazônia, eles precisam fazer um video do hawai. E o Tse ja está lá ? Não se esqueçam, o data folha ja deu q Trump venceu em são Bernardo. A esperança é a última que morre

    Responda
    1. José Fernando Marques

      Getúlio Vargas, Trump é um dos melhores seres humanos que Deus pôs sobre a Terra, é pena que Deus não exista.

  41. Marisa Coan

    Democracias funcionam assim, Thiago. E só lembrando a vc, antes do Biden o mundo estava bem melhor sem as duas guerras que não acabam nunca. Quanto ao Trump, já foi presidente antes e a Amazônia e o Pantanal estavam com suas saúdes bem melhores do que estão hoje. Vc delira e passa uma imagem para nós, leitores, de alguém que precisa de umas férias, talvez nos parques da Disney.

    Responda
  42. Alexandre Marcos Pereira

    O populismo, que muitos acreditavam ser uma chama extinta, ressurgiu com todo o vigor e pôs as políticas de sustentabilidade e segurança global numa encruzilhada perigosa. Mas como chegamos a esse ponto? O que ocorreu no coração do partido democrata para que uma figura tão controversa retornasse ao poder? Precisamos mergulhar nos labirintos da política americana, onde os democratas, ao invés de se unirem numa frente forte e coerente, perderam-se em disputas internas e em estratégias ambíguas.

    Responda
  43. Murilo Belezia

    ´Creio que o que poderá afastar Trump da presidência dos EUA (leia Mundo) será uma alopecia fulminante, total, instantânea, junto a carência de pancake ocre-alaranjado. Concordo com o autor que na cabeça do "home" o mundo tem EUA e China, com o resto não vale a pena gastar os poucos neurônios. Talvez tenha um piti quando souber que Buenos Ayres não é a capital da França ou que Tel Aviv não é um subúrbio de Washington. E o que Kamala iria fazer? That's America. Love it or leave it.

    Responda
  44. jose luiz de castro

    A maioria esmagadora dos cidadãos dos EUA, brancos, negros, latinos, mulheres, idosos, etc., votaram e elegeram Trump. É simples assim. É fato. Mas os esquerdinhas aqui no Brasil ficam procurando justificativas mirabolantes porque sabem que seu discurso enganador não cola mais para os brasileiros também.

    Responda
    1. José Freitas

      Ainda bem que as "pautas identitárias" jamais vão superar a pauta econômica nos EUA como ficou claro nessa volta de Trump ao Poder. Quem sabe se a esquerda universitária que mantem o Brasil preso no passado tenha aprendido alguma coisa com essa derrota e resolva se modernizar. Nunca foi tão atual o motivo que leva os eleitores à votar na "oposição", seja ela de esquerda ou de direita: "É a economia, estúpido!"

    2. Getulio Cunha

      O povo está descobrindo q essa agenda woke escraviza e transforma minoria em escravos da ideologia. Veja os ataques que Jojo Todynho está recebendo por ser preta, ex gorda, ex favelada, ter opinião e ser inteligente. Estão tentando, mas não vão conseguir moer sua reputaçao, ela está maior ainda e todos tiveram a resposta que merecem.

  45. Pery Pedro

    Fui ver se o artigo era do Thiago mesmo. Era. Peril, infantil, redacao de escola. Coisa de Monica Bergamo. Voce e muito melhor que isso, Thiago. Nao falo nem da opiniao, mas sim da maneira como a coloca, a falta de substância, o discurso de miss que tantas vezes lemos por aqui. Mas raramente em suas colunas. Faco votos que, depois de acabar de chorar, volte a escrever com a isencao e estrutura que sempre foi seu forte. E, pra nao perder o post, o erro da esquerda eh achar que e o bem.

    Responda
  46. Daniel L

    É inacreditável ler que a culpa é dos democratas e não de uma sociedade doente. De setenta milhões de pessoas que pediram por tudo o que Trump representa. Kamala fez uma corrida eleitoral decente em pouquíssimo tempo. Artigo de M. Artigo lamentável.

    Responda
    1. Daniel L

      O que o Lula fez com o TSE? Ele não tem qualquer poder de ingerência sobre isso. Quanto mais se você estiver falando do período em que ele concorrida, que era só candidato. Você sabe, por acaso, como é composto o TSE? Suas funções e limites? E quem o Judiciário calou no período eleitoral de 2022? Me aponta um episódio. Fala quem! E mais: meu comentário sequer fala sobre isso, fala sobre o artigo, não sobre sua leitura vi ci ada dos fatos. Volta pra realidade.

    2. Getulio Cunha

      Decente como a que o Lula fez aqui com Tse, midia mentindo dia e noite e o judiciario calando as pessoas

  47. Luciano Napoleão de Souza

    A Amazônia queimou como nunca neste desgoverno do ladrao. A imprensa, pelega, se calou. Agora, com Trump, esta mesma velha e porca imprensa vai ressuscitar todo tipo de ataque ao seu governo.

    Responda
  48. José Cardoso

    Como é fácil a vida de um colunista. Basta distribuir culpas e está tudo resolvido...

    Responda
  49. Luciano Napoleão de Souza

    A velha e porca imprensa, através de seus militantes de redação, extrapola para a população geral o sentimento que é só dela. Tragédia para quem vive de encosto e de mentira.

    Responda
  50. Vinicius Chaves

    A Esquerda comete exatamente o mesmo erro aqui no Brasil. Lula nas mãos do Congresso, que ele tem apoios por conveniencia casual. A historia em 26 de que o que esta em jogo (e pode ser mesmo) é o futuro da democracia não vai colar, pois o povo tera a sensação de que os ultimos quatro anos fora um governo morno, sem impacto em suas vidas. As eleiçoes municipais já foram um recado, ou Lula vai para o tudo ou nada, expoe as contradições e tem uma chance ou sai no primeiro turno

    Responda