Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Vinicius Chaves

    A Esquerda comete exatamente o mesmo erro aqui no Brasil. Lula nas mãos do Congresso, que ele tem apoios por conveniencia casual. A historia em 26 de que o que esta em jogo (e pode ser mesmo) é o futuro da democracia não vai colar, pois o povo tera a sensação de que os ultimos quatro anos fora um governo morno, sem impacto em suas vidas. As eleiçoes municipais já foram um recado, ou Lula vai para o tudo ou nada, expoe as contradições e tem uma chance ou sai no primeiro turno

    Responda
  2. Wil Leon

    Do alto do seu douturado na renomada Budapest o Thiago viaja sinistramente.

    Responda
  3. Antonio Rubio

    Num país que elegeu Bolsonaro e Lula criticar os americanos por eleger ficha suja é estranho

    Responda
  4. Jorge Severo

    Se o STF sucumbir às pressões do Trump et caterva que o Bolsonaro diz que haverão para que ele, Bozo, seja anistiado, então me enviem o telefone da em baixada de Uganda, pois vou pedir a cidadania e emigrar para lugar melhor do que será o Brasil.

    Responda
  5. JOAQUIM FERREIRA R FILHO

    Só mais um colunista da extrema esquerda encastelada no jornal jorrando sua bílis de raiva. Nesta ordem: Milei, Trump e Tarcísio para por fim aos terraplanistas socialistas dos anos 60 com suas camisetas vermelhas de Che Guevara guardadas em naftalaina

    Responda
    1. Daniel L

      Joaquim, você é um lunático. A eleição de Trump realmente explica o que é uma democracia representativa. É o seu momento, velhinho. Manda bala!

    2. joão moreira

      Que falta que faz estudar!

  6. Marcelo Fernandes

    Ótima análise, como de costume. Aliás, a postura arrogante, autocondescendente, alienada e alienante dos democratas americanos é por demais semelhante a dos seus pares iludidos no BR. E seguindo a trilha "do amor" atual, o fracasso progressista por aqui também já está evidentemente contratado para 2026.

    Responda
  7. Brenner Vilar

    Excelente análise!

    Responda
  8. Gabriela Lima

    Riquíssimo e cirúrgico texto!

    Responda
  9. Mauricio Coelho goiato Goiato

    Esperteza é votar no descondenado .. qta sabedoria ..

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Os votos não foram no descondenado, mas sim contra o a ser condenado.

  10. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

    Um amigo meu tem uma solução tranquilizadora. A extinção de nossa espécie. Sem nós a mãe-terra se regenera e tudo se estabiliza. neste sentido a vitória do homem-laranja, (cito seus apoiadores) tem consequências positivas.

    Responda
  11. VALDICILIA CONCEI O TOZZI DE LUCENA

    O resultado da eleição nos USA é a demonstração da ignorância humana.

    Responda
    1. José Freitas

      Não dos americanos, por óbvio, que souberam escolher bem, mas sim dos cucarachas do terceiro mundo que votam em Lula, Maduro, Canel, Ortega e outras nulidades presas às ideologias fracassadas do século XX.

  12. Armando Moura

    A esquerda, sempre com análises mais complexas, leva a discussões para as mesas, e ficam lá. Depois como uma empresa, que tanto criticam, usam estatística, principalmente, taxas de desemprego e publicam releases e ficam nisto. Mas o homem quer comida diversão e arte, casa, carro.. A esquerda elitista trata o povo como um pássaro na gaiola, tem comida e água, mas o pássaro quer voar. A direita trata o povo como cachorros, lançam os ossos.

    Responda
    1. joão moreira

      Sou de esquerda....e concordo plenamente!!!!

    2. Anete Araujo Guedes

      O povo correu atrás de osso nos 4 anos do inelegível. O país voltou ao mapa da fome. A massa hipnotizada quer voar rumo ao abismo. Trump vem evidenciar a decadência do império americano.

  13. Adalto Fonseca Júnior

    É a segunda matéria verborrágica que me deparo na FSP dando aos democratas lugar pouco honroso na campanha americana. Tratam os EUA como se fosse um quintal conhecido fazendo afirmações genéricas de impacto verbal que na verdade não passam disso. A ascensão da direita é global culpar democratas não vai mudar isso. A abordagem precisa melhorar.

    Responda
  14. Lis JUNQUEIRA SAFRA

    Seria igual o desastre que temos aqui a dois anos.

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Desastres desse tipo têm origem em, por exemplo, desconhecer o verbo haver.

    2. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      Qual desastre? Agora temos um governo com erros normais.

    3. Anete Araujo Guedes

      A terra é plana.

  15. Helio Cardoso

    O eleitorado americano está podre. Elegeram um ficha suja, comprador de votos, ladrão de documentos secretos, misógino, racista, aporofóbico, xenofóbico e caloteiro de dívidas trabalhistas. Esse erro vai custar caro!

    Responda
    1. Ernesto Pichler

      Tem razão, Andrade. O eleitorado "americano" não está podre. Está sendo vítima de um apodrecimento planejado, chamado alienação. É um processo de perda da capacidade de compreensão de sua própria realidade, processo promovido por uma classe dominante.

    2. Rodrigo Andrade

      Você repete o mesmo erro da Hilary e de Biden (que chamaram os eleitores de Trump de desprezíveis e de lixo, respectivamente). Continuem pensando assim, a Direita agradece o presente.

  16. José Davi

    O desastre climático é um problema do capitalismo, mas o importante é encontrar culpados, Trump é um negacionista, mas às grandes empresas só fingem que estão preocupados com o clima, se Kamala ganha o cenário é o mesmo.

    Responda
  17. Marcelo Vallehario

    Todos os progressistas n esquerdistas são chatos, mal humorados, e insuportáveis. A onda de meninas de sovaco cabeludo em rapazes de cabelos azuis acabou. Aos poucos deixamos esses papos chatos e voltamos para o normal conservador . Não suportamos mais a esquerda.

    Responda
    1. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      Ninguém pede suporte, que em inglês, ou num português mais rebuscado significa apoio. Apenas se cobra respeito.

    2. LUTHERO MAYNARD

      Nós quem, cara pálida? Vai estudar História e deixe de ecoar as platitudes da ultra direita fascista.

  18. Luis Nascentes

    Todos que os EUA desprezarem, os chineses acolherão de braços abertos e sorriso no rosto. America first só no primeiro capítulo. A China faz planos de longuíssimo prazo e tem paciência para colher os resultados.

    Responda
  19. joão moreira

    Sou progressista....mas ta na hora de repensar o fundamentalismo utopico-religioso das pautas identitárias. Foram elas que derrotaram os democratas e estão ajudando a enterrar qualquer chance da esquerda tupiniquim em ser politicamente relevante.

    Responda
    1. ANDRE MARTINS

      Estranho o seu "progressismo"! Será que o tal "fundamentalismo utopico- religioso das pautas identitarias", que existindo (tenho dúvidas), derrotou os Democratas? E o fundamentalismo Evangélico-Agro-Armamentista tupiniquim é que é relevante, embora tenha sido Derrotado em 2022? A sua leitura dos fatos reais, é que não é relevante, pois já não falou a verdade em sua primeira frase. Daí, só descestes ladeira abaixo...

  20. MARCO ANTONIO POLISELI

    Desastre pros woke

    Responda
  21. Wil Leon

    Que bobeira do Thiago. USA são os maiores responsaveis pelas emissões, sem ou com o Trump. Biden manteve e estimulou guerras.

    Responda
    1. Ernesto Pichler

      Leonilda, de fato, Biden fez o Putin invadir a Ucrânia, pois ameaçou colocar bases nucleares nas fronteiras da Rússia.

    2. Leonilda Pereira Simoes

      Biden estimulou qual guerra? Mandou Putin invadir a Ucrânia? Estimulou Netanyahu a retaliar sem controle sobre os palestinos? Nada como culpar sem motivo? O país tem histórica ligação com Is rael,não poderia deixar de ajudar pois seria cancelado pelos que vivem no país. Sempre tentou o cessar-fogo, quem lê sobre o caso sabe, não quem mente como o alaranjado. Quanto às emissões e o fracking, o racista vai estimular ao extremo. Se morrer gente, como na pandemia, ele não liga.

  22. Oswaldo Luis Bracco

    Concordo. Os democratas não são de fato muito diferentes dos republicanos quando estão no poder. Veja o primeiro ano do Obama, com maioria nas duas casas e nenhuma das prometidas mudanças. Assim tem sido desde Clinton: aposta no voto de minorias para mudar o lado da balança. O americano comum já não compra essa e vota naquele que vocifera contra os inimigos imaginários e diz que ‘vai resolver’. A direita nunca foi tão amoral. O centro nunca foi tão vazio.

    Responda
    1. ANDRE MARTINS

      Oswaldo, concordo com muito do que escrevestes. E a verdade é mesmo que o Povo estadunidense, nunca nutriu a fraternidade entre os seus diferentes, localmente, muito menos globalmente. O natural dos EUA, em sua maioria, querem apenas um barraco pra chamar de seu, dinheiro pra engordar e encher a cara todos os dias e uma Picape pra trabalhar, poluindo o mundo com sua gasolina e diesel baratos. Os 2 partidos, são 2 faces da mesma moeda. Democracia de 2 partidos, que se revezam, é Democracia? Não

  23. DANNIELLE MIRANDA MACIEL

    Será só culpa dos democratas o fato de que as mulheres, como eu, não votaram contra a proibição do aborto, como eu votaria e a mídia divulgou? Será que é culpa dos democratas que o pensamento desse povo vai ladeira abaixo? Não sei.

    Responda
  24. Marco De Lucca

    É a crise do umbigo, do egoismo do homem, em querer o melhor só para sí e que os outros se danem, de preferência, gays , trans e afins. Quando se forem aí pode ser meu próprio irmão, uma casa maior não seria má ideia..

    Responda
  25. CL UDIO CASTELO DOS SANTOS

    Colunista, o choro é livre.

    Responda
  26. Alexandre Pereira

    O bem venceria o mal? Esse foi o grande erro dos democratas e é o da esquerda em geral, pois já não representam o bem há muito tempo. Arrogância? Sem dúvida!

    Responda
  27. Chico Neto

    Discordo do colunista, não acho que tenha havido erro dos democratas, acho que o trumpismo representa grande parte do pensamento dos norte americanos atuais, infelizmente, então venceu aquele que melhor idealizou esse pensamento, aquele que falou a linguagem do povão. Eu torci pela Kamala, mas agora torço para o Trump realmente cumprir o que prometeu, os norte americanos merecem o que escolheram, pena que o restante do mundo vai ser prejudicado junto.

    Responda
    1. Leonilda Pereira Simoes

      Ele representa sim boa parte da população, mas ele não idealiza o pensamento, induz as pessoas a seguir o que quer, como culpar os imigrantes por todos os problemas, demonizar adversários. Xinga, ofende, foi réu em vários processos e as pessoas gostam de estar ao lado de um tipo desses. Ele não melhorou a vida do interior profundo antes, por que o fará agora? Engana, mente como respira e adultos acham normal. A culpa é dele e de quem gosta de se enganar, dos racistas, misóginos, o povo.

  28. marcos fernando dauner

    infelizmente a mesma coisa acontecerá aqui na sojalândia, daqui a dois anos se o idoso não desistir do sonho megalomaníaco dele e preparar um substituto á altura o mais breve possível . .

    Responda
    1. Rodrigo Andrade

      Lula, preparar alguém? Sem chance. Na melhor das hipóteses vai fazer como vovô Biden, esperará até o último minuto pra ver se será competitivo ou não. Se isso pode entregar a eleição de mão beijada pra Direita como aconteceu nos EUA? Ele não se importa com isso, só com ele mesmo, com sua reputação e seu legado.

  29. Leonilda Pereira Simoes

    A culpa não é só dos democratas. Os eleitores, jovens, mulheres, homens brancos e negros tiveram papel importante. Quem votou nele protestando contra o governo atual sem ligar que estão colocando o país nas mãos do autocrata que xingou a opositora de todas as formas. Quem disse "é a economia" queria dizer "sou misogino, racista" etc, não assumiu e votou contra a sociedade. Caíram no abismo da mentira, da enganação, ele não vai priorizar os mais pobres. Só pensa em se livrar da Justiça .

    Responda
  30. Edson Antonio Mendes

    Se a ka mala não acertou em nada ? Porque vc não passou as coordenadas pra ela chegar ao poder ? O povo Americano cansou de lenga-lenga à lá BIDEN Lule e outros comedores de picanha enquanto o povo rói osso. Este estilo que o amor vence o ódio não põe comida na mesa de ninguém e menos ainda a perspectiva de uma melhora significativa da vida da população, BIDEN e lu le com a preguiça e cansaço dos dois só resta entregar o poder à oposição!

    Responda
  31. Marcos Serra

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. Helio Cardoso

      O eleitorado americano está podre. Elegeram um ficha suja, misógino, racista, aporofóbico, xenofóbico e caloteiro de dívidas trabalhistas. Esse erro vai custar caro!

    2. Marcos Serra

      Paula, sem intenção de ser erudito. Apenas um erro do corretor. A intenção era mesmo fazer chacota diante das incoerências, partidarismo e visão unilateral do texto que, por sinal, é descartável ao pecar pela tendenciosa e falha linha de raciocínio.

    3. Marcos Serra

      Leonilda e Danielle, boa noite. Quase rindo aqui também de vocês duas. A falta de ponderação, o partidarismo e a visão unilateral e partidária da esquerda está levando-a à falência em todos os países. Enganação cansa até os desavisados. Por um acaso, manchete e no texto, o que o colunista fez que não agredir? Relativamente a ele fui muito mais ameno e educado. Antes de comentar, procurem ser isentas e racionais, fez bem para a mente e espírito.

    4. DANNIELLE MIRANDA MACIEL

      Para que agredir?

    5. Alexandre Pereira

      Leonilda, é essa hipersensibilidade que incomoda. Cresça.

    6. PAULA FARIA

      Nada como alguém que posa de falso erudito, tentando falar inglês sem saber falar inglês.

    7. Leonilda Pereira Simoes

      Quem ofende o articulista se iguala ao bicudo Trump. Agride, como se tivesse razão. Vc ri de si mesmo. Quem não vê o horror de um homem que não sorri, só xinga e ofende, o bico fechado se autoelogiando sem pudor, não quer enxergar nada. O pior é quem fica feliz por agredir tb, não aceita a opinião do outro. O autocrata que vai dominar os EUA mostra isso, raiva, mentira e enganação. Os pobres de lá, seguirão na mesma não terão nada dele, só os ricos se darão bem, como Musk.