Mundo > Pare de fingir que os cidadãos americanos não pensam como Trump Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. mauricio silva

    Daqui a quatro anos o povo americano acordará do sonho americano que Trump vendeu muito bem e verá que está num pesadelo! A América que Trump vendeu trazer de volta está no passado e a triste realidade terá que ser encaeada.. quatro anos passam rápido!

    Responda
  2. Rondon De Castro

    Nem Gilberto Freyre teria conseguido tanto em tão poucas linhas. Os americanos querem um líder permanente que lhes diga o que fazer o tempo todo, assim como chineses e russos.

    Responda
  3. Carlos Amorim

    Uma das coisas mais curiosas de se acompanhar são aqueles que arrotam arrogância. Imaginam que o outro lado é puro ódio, enquanto destilam o seu. Tem gente assim em ambas os polos dessa conversa.

    Responda
  4. Maria Bethania Malato

    É isso mesmo. Os americanos escolheram quem acharam o melhor para eles. Quem dera Bolsonaro que é tiete incondicional dele, Trump, fosse feito de material humano similar ao dele, inclusive com a coragem, mas não é e nunca será . Falta agora algumas emissoras de TV brasileiras reconhecerem que não possuem poder suficiente para destituí-lo da presidência dos USA, tendo de conformar-se com os bufões brasileiros.

    Responda
  5. jayme terra

    Aqui em 2026 vai nesse rumo. Vão tratorar geral. A burguesia elitista vai deitar e rolar. Lula não segura. Muita grana,baixaria e a midia golpista manipulando geral. Aguardem Aguardem.

    Responda
  6. Anete Araujo Guedes

    O que aconteceu na Alemanha, Itália e Portugal, no século passado, foi desastroso, desumano, imperdoável. Tratava-se de uma união das massas, uma massificação da população, que se encontrava em ebulição, no aguardo de um líder para agir em nome de todos, que desse vazão a todos os afetos patrióticos - raiva, ódio, ressentimento.

    Responda
  7. Douglas Custodio

    A encarnação do mal venceu. Difícil entender como milhões de norte americanos elegeram um crápula como Trump para presidente. Mas , é a realidade. Centenas de milhões nos EUA e no mundo aprovam e compactuam com o mau caratismo explícito.

    Responda
  8. MARIA CHRISTINA DE ALMEIDA

    América para os americanos. Ideal maior de um país sempre espetáculo a ser seguido. Nunca vi uma eleição tão midiática e cansativa como esta. Difícil suportar um noticiário que só falava do mesmo e não acertou uma previsão. A maluquice está no DNA da América que buscou em Adão a possibilidade de criar um mundo novo com a queda do paraíso. Miseráveis do mundo unidos no desvario americano. Negros, mulheres, jovens, Lgbts votam no punidor para pagar a culpa masoquista no céu dos justos.

    Responda
  9. JAILSON DE BEZERRA

    Tolo é o quem acredita que os americanos são gente boa. Desde a conquista do oeste, o melhor dizendo, o massacre de milhares de índios pela ganância do homem branco, que o americano comum é o que é. Donald Trump só externa o que de fato é o espírito americano: racista, egoísta, irracional, xenófobo, medíocre. Aqui também tivemos o nosso Donald Trump, só que menos capaz e menos inteligente do que o original americano. Mania de brasileiro de copiar o que eles fazem e pensam, da pior maneira.

    Responda
    1. paulo Raulino

      Boa...

  10. Ivo Ferreira

    Na América do Sul temos o Milei. Um caso parecido em termos de estranheza. Diziam que não duraria um mês. O cara segue firme com suas idéias. Não duvido que em 2025/6 surja algum político brasileiro copiando o argentino. E vai dar trabalho nas urnas...

    Responda
  11. Marcelo Galvao de Oliveira

    Que bom que entendeu. Só falta se conscientizar que você é que está equivocado

    Responda
  12. Edvanio Ceccon

    Artigo sensato e verdadeiro: os americanos são como Trump e por isso votaram nele. Caiu a máscara. Não é a economia, estúpido. É o caráter. Respeito a decisão, mas JAMAIS CONCORDAREI com ela. Continuarei acreditando nos valores civilizatórios, mesmo que seja uma única voz. Princípios não se negociam.

    Responda
    1. Reinaldo Bertagnon

      Concordo

  13. Henrique Marinho

    Artigo traduzido do NYT. Quem dera nos tivéssemos jornalistas corajosos assim para botar o dedo na ferida e expor os fatos, e não uma narrativa.

    Responda
  14. jose prado

    Até que enfim! Um que consegue enxergar o que há por trás do nevoeiro!

    Responda
  15. CARLOS ALBERTO CERETTA

    Aqui no Brasil a mesma coisa..."parem de fingir que os cidadãos brasileiros não pensam como Bolsonaro"....... gente muito ruim anda com gente muito ruim.

    Responda
    1. jayme terra

      Em 2026 vai ser um tratorasso. Lula não segura. Imaginem bananinha na Presidência. Que Deus nos abencoe e proteja.

    2. Felipe Macedo

      Nunca essa gente se viu tão bem representada, podendo ser preconceituosa e perversa sem julgamentos.

  16. Leonardo Trindade

    A questão toda é que a evolução é uma falácia. As pessoas entendem avanço tecnológico como progresso, mas simplesmente não tem nada a ver. Ainda somos os mesmos que estavam nos coliseus e nas execuções em praças públicas. E digo mais: pioramos. Antes, extremismo era cortar a mão de quem roubava. Acima do olho por olho, hoje, qualquer furto motiva o desejo por pena de morte. Não se enganem, esse buraco não tem fundo...

    Responda
    1. Joaquim Rosa

      Que bobagem!

  17. Laudgilson Fernandes

    No Brasil não é diferente e nem será diferente. O sistema capitalista ganharia com a Kamala ou com Trump, lá o país do partido único, o que manda é o capital. Junta o fundamentalismo, a alienação das redes sociais, as fakes news, a terra plana mistura tudo e pimba. Capitalismo ganhou. Uma Bet viciada e aprovada por milhões.

    Responda
  18. Renan Trevisan

    O brasileiro também se identifica com Lula e Bolsonaro.

    Responda
  19. Sam Duart

    A grande verdade que muitos não querem enxergar é que os americanos são arrogantes por natureza. Se acham superiores a maior parte do mundo e agora demonstram isso elegendo um sujeito que representa todo esse ego inflado que eles possuem. Só não se dão conta que no mundo globalizado de hoje se isolar e apostar no protecionismo é um tiro no pé.

    Responda
  20. Erivaldo Pereira de Lima

    Agora, podem apostar que uma galera aí não perde por esperar! 2026 está aí!

    Responda
  21. JORGE CESAR BRUNO

    O fator decisivo para a vitória de um sujeito execrável como Donald trump, foi a misoginia! Infelizmente, latinos e negros embarcaram nessa, assim como em 2016, apesar das condenações e o caráter questionável de Donald Trump! Aguardemos a deportação em massa, protecionismo, beligerância e outras barbaridades do agora presidente!

    Responda
  22. Reinaldo Bertagnon

    Dá para entender muitas coisas, principalmente a distância que existe entre um presidente e o outro, pela inteligência, essa é a grande diferença, eles em pouco mais de 248 anos, vejam o estágio que estão, nós temos 524 anos e olhe onde estamos??? Tudo por conta da mentalidade catanha de nossos políticos, com os ransos do Império, ainda com ideias de capitanias hereditárias, corpo político que não enxerga muito mais do que seu umbigo, e vamos continuar neste eterna ciranda, pelos políticos

    Responda
  23. ORLANDO FERREIRA BARBOSA

    Enquanto se colocam todos os defeitos na direita ou extrema direita, ela mais parece massa de pão: enquanto mais apanha, mais cresce....

    Responda
  24. Murilo Belezia

    Está mais do que na hora da Folha parar de falar do Trump e voltar-se para um jornalismo que faça entender ao leitor quem é o eleitor americano dos republicanos ou dos democratas, um perfil de qualidade, sem análises rasas. Se eles sabem mesmo quem é determinado(a) candidato(a) e se conhecem a repercussão da política interna na política mundial.

    Responda
  25. José Roberto Pereira

    Concordo. O mesmo vale pro Brasil, quando olha-se com atenção você vê o Bolsonaro em vários compatriotas.

    Responda
    1. Eduardo Pires

      E aqui, como lá, temos o risco de termos um Bolsonaro na presidência.

  26. Felipe Macedo

    assim como os EUA, nós também temos hoje a oportunidade de olhar para nós mesmos enquanto sociedade, povo. Isso implica em aceitar que um terço do nosso povo é constituído de gente que não presta mesmo. Gente ruim, racista, homofóbica, criminosa e por aí vai. A extrema direita empoderou esse 1 terço, que deixou de ter vergonha de ser quem é. Resta aos outros 2 terços impedir que essa gente continue avançando na política.

    Responda
    1. Felipe Macedo

      Carlos, temos que lidar com isso, gostando ou não. Infelizmente. Essa gente é perversa, preconceituosa e de índole questionável.

    2. Carlos Santos

      Certeiro o seu comentário. 1/3 do nosso povo não vale nada e temos que nos opor ao que eles estão planejando. Acorda povo brasileiro!

  27. CELSO RIBAS

    É claro que o identitarismo é o alvo a ser destruído, é o elo mais fraco da política, assim sendo, "vamos passar a boiada"!

    Responda
    1. Leonardo Trindade

      Mas é justamente a "destruição" do identitarismo que vai ressuscitar a esquerda popular. Felizmente, a presunção e a prepotência da direita é incapaz de prever isso.

  28. João Melo

    É isso! A pecha de culpa da vez são as causas identitárias. O democratas e esquerdistas continuarão olhando para o outro lado, enquanto o povo seguirá preconceituoso e elegendo seus iguais.

    Responda
  29. Gregorio Amarante

    Quer dizer que quem votou no Lula então é ladrão?

    Responda
    1. Felipe Macedo

      o que lula roubou? por que nunca acharam nenhuma prova? Olha que Moro, Deltan e o MP fizeram uma devassa na vida do presidente e dos seus familiares. Para mim essa é uma conta que nunca fechou. Se tornou mais uma "lenda urbana" e achismo que a direita usa para culpar lula por tudo, inclusive pelo que não é responsabilidade do presidente.

  30. Lisy P F S

    E porque 80% da população votaram nele?

    Responda
    1. JORGE CESAR BRUNO

      E óbvio que 80% não votaram nele, ou é desinformado ou ignorância! Rs!

  31. Gaya Becker

    Concordo com o autor. Parte do povo americano decidiu tirar a fantasia de bons moços e chutaram o balde. O resto não usava fantasia. São genuinamente iguais ao homem q elegeram.

    Responda
    1. Alaor Magno

      Sempre foi assim. Doutrina Monroe. Monroe defendia a “América para os americanos”.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.