Hélio Schwartsman > Mundo mais sombrio com eleição de Trump Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Em tempo: Para quem precisa desenhar: foi uma ironia.
É isto. A maioria dos americanos estão todos errados. Um dos únicos certos é este colunista. Ele está certo. Palmas para ele.
Parem com o catastrofismo e a demonização dos republicanos pois a eleição já passou. Os 50% mais pobres que estão estagnados há muitos anos querem a elevação de seus rendimentos e mais poder de compra. O MAGA promete isso... se Trump entregar o que essa população quer.os republicanos terão grandes chances de se manter na Casa Branca em 2028. Acho que dá para repetir o velho chavão: "simples assim".
Trump mandou dizer que está preocupado com sua opinião.
Ele está com a faca e o queijo na mão. Mas meu palpite é que não tem muita ideia do que fazer.
Que uma bola de golfe o acerte bem naquele lugar.
Sombrio com ele e com o seu verdadeiro.mentor o dono do X que irá.governar junto com ele.
Terceiro mandato? O cara terá 82 anos, me impressiona se chegar até o fim.
A saÃda seria acabar com essa dependência, não? Olha uma oportunidade aÃ, a Europa vai continuar sendo o irmão mais novo americano? Sempre chamando pra resolver uma briga? E a América latina vai continuar sendo o quintal sujo da América do norte?
Depois perguntam por que a velha imprensa vem perdendo a relevância.
Enquanto os EUA perdem tempo na era do aquecimento global, deixam o caminho aberto para quem quiser ocupar esse espaço. O Brasil poderia se beneficiar dessa oportunidade se tivesse a sofisticação necessária. Mas o presidente prefere fazer declarações contra Trump, em vez de focar em sua função. É hora de transformar os desafios em oportunidades.
Estamos precisando, Antonio, defender que o pobre existe!!! Que o ajuste fiscal tem que ser feito com justiça social e não nas costas dos mais vulneráveis. Que paÃs é este em que um retirante nordestino torneiro mecânico torna-se um gênio polÃtico na sua capacidade de argumentar com o povo e com lÃderes mundiais!? Felizmente, Lula não tem como conselheiros os manuais ultrapassados da escola de economia clássica, mas é apoiado até por um recente Prêmio Nobel de Economia.
Se focasse no que o paÃs precisa, não estarÃamos discutindo se a gravidade (ajuste fiscal) existe. Mas ao invés de ficar calado na campanha americana e escutar economistas no Brasil , é contra a ciência econômica e princÃpios básicos de gestão financeira. Haddad e Tebet que o digam. Tentam educar Lula sem sucesso.
O Presidente Lula não tem feito outra coisa do que dirigir o paÃs para todos os brasileiros começarem a se beneficiar da condição de potência mundial que temos. Enfrentando todo dia a agressiva sabotagem de polÃticos da direita golpista e da m id ia.
Ele fez durante a campanha
Näo é verdade que o Presidente Lula fez declarações contra Trump depois de sua eleição. Lula o cumprimentou pela sua eleição e declarou que os dois chefes de estado defenderão cada um os interesses de seu próprio paÃs. Nenhum precisa bater continência para a bandeira do outro.
Mais profetas do apocalipse da FSP! Minha gente, não sei se lembram, mas Trump já governou a América e o mundo não acabou!
No primeiro mandato ele não tinha tanto poder quanto no segundo, que se iniciará... E menos experiência - ia falar experiência maquiavélica, mas diabólica fica melhor.
Só não acabou porque o TrAmp governou só os Estados Unidos da América. Caso governasse também o Canadá, o México, a América central e a América do Sul todinha, isto é, *a América*, tinha acabado há tempos.
É torcer para que o sistema de freios e contrapesos funcione, como ocorreu aqui.
Nem é preciso um terceiro mandato, Hélio: se os trampistas não soçobrarem com as falsas "esperanças" criadas, basta uma eleição do vice para completar o pesadelo...
E fica pior, seu negacionismo climático !!! O primeiro estado americano a ser cancelado pela mudanças climáticas vai ser a Flórida , no futuro os arqueólogos vão encontrar um Flórida submersa e aos pedaços.
Mi mi mi
Buuu! Buuu!buu!
quanto chororo,vao ficar chorando ate quando,Foia?
O choro é livre.
A baba, idem.
No que concerne ao clima, é interessante que jornalistas sempre cobram dos paÃses ocidentais metas draconianas e nunca cobram o mesmo da China, o maior poluidor.
Jesus da Goiabeira, meu caro, você acha que acrescentar detalhes faria desta crônica algo pior? 'Magina, já há nela desgraça que bate, e ainda sobra. Bem sei que em vários dos 44 comentários abaixo haverá Bozô exultante com a coisa, mas a preocupação não é à toa do ponto de vista bÃpede. Bom, até mesmo eu tenho algo com que me alegrar: com o estrupÃcio no trono, capaz da minha irmã passar mais tempo no Brasil. Não é algo de todo horrÃvel, portanto, mas o malefÃcio geral encobre eventuais benesse
Não está fácil essa vida de esquerdista fracassado, né, Benassi? Dia desses o Boules deu com os bu-rros n'água, agora Trump vence na América. Mas segura o lombo, vai ficar ainda pior para você, 2026 está logo ali!
Tinha que ser o Benassi, o desorientado que não fala nada com nada! Já que ninguém te falou, todos conhecem os USA (menos você) como América. Inclusive tem um herói da Marvel, que usa este substantivo próprio, se referindo ao paÃs do Tio Sam.
De fato, um Trump ainda mais descontrolado é assustador.
De tanto pessimismo que vejo pela frente, eu já estou torcendo para o circo pegar fogo. Quem sabe devolvamos o planeta para os Australopithecus e começaras uma nova evolução.
Uma lembrança: a eleição foi 51% a 48%, se é que já acabou de vez a apuração. Notam que fica meio a meio? Não foi de lavada, como tantos insistem. E ela só teve 3 meses para se preparar, ele esteve em campanha por 4 anos. Exageram tanto a vitória do futuro au to crata, mas não foi 60% a 20%, podiam baixar bem a bola. Como acha que venceu bem, não mandou seus apoiadores ata caerem o Congresso. Se tivesse perdido estava preparado para nova ten ta tiva de gol pe.
Eu acho que é doença. Só pode ser.
Ainda agora em novembro um tribunal de Nova York que condenou Trump por suborno deve informar a sentença por sua condenação em 34 acusações de falsificação de registros comerciais para ocultar pagamento feito na campanha de 2016, para pagar pelo silêncio da atriz Stormy Daniels sobre seu caso com ela. Poderá ser condenado a muitos anos de prisão, como qualquer um seria. Que interessante será presidir da pri são. Parece Kafka, Pirandello, mas tomara que se torne realidade.
Sei... Programas bons foram os do Biden, né?
Vai ficar difÃcil ir para os EUA, aproveita para ir antes da posse. Trump tem horror aos imigrantes, latinos, negros, mulheres etc
Foram sim, mas a oposição nunca admitiria. Preferem apoiar totalmente o mi só gino racista negacionista alaranjado condenado na justiça em várias instâncias, aguardando sentença a qual não pode se perdoar, a de Nova York.
Essa foi a idéia que tentaram plantar antes da eleição, pelo jeito não colou.
A eleição foi 51% a 48%, sabia, se já acabou de vez a apuração? Nota que fica meio a meio? Não foi de lavada, como tantos dizem. E ela só teve 3 meses para se preparar, enquanto ele esteve em campanha por 4 anos. Que grande feito dele, não? Exageram tanto a vitória, mas não foi 60% a 20%, podiam baixar bem a bola.
Na Civilização estão armazenados os fracassos e êxitos de mais de cem bilhões de indivÃduos. A Civilização é uma construção permanente de milhares de anos que precisa ser defendida a cada instante, de noite e de dia, na calmaria e na tormenta, longe do abismo ou na beiradinha. Nenhum melhoramento civilizacional nasceu das 'larguezas' dos maiorais. Os troianos que o digam.
Há uma certa escuridão no ar sim. Agora tem.que acabar de usar o termo "extrema direita" para classificar o que a maioria de pessoas pensam. O PT através de sua presidente homologa a fraude de Maduro a ditaduras no mundo todo . Seria o que : a extrema esquerda?
O termo correto para esta ameaça diabólica é extrema direita golpista. Infelizmente não há mais direita no paÃs.
Nossos avós já passaram por momentos como este nos anos vinte e trinta do século passado. Temos que nos inspirar em sua coragem moral, levantar a cabeça e seguir em frente. Não há mal que nunca acabe.
O lado sombrio foi citado por Kamala no discurso de quarta: "Muitos acham que há uma escuridão chegando..." Uma direta ao resultado da eleição. Tempos de escuridão, de negociatas com Elon Musk, Putin, Orbán, de novos escândalos internos na administração. Novos "fatos alternativos", nome deles para mentiras deslavadas. Vão passar legislações para decidir sobre os corpos de mulheres, expulsão de imigrantes com separação de mães e crianças, perseguição a adversários polÃticos... Escuridão total.
Sou mais otimista, Hélio. A matança na Ucrânia deve ser interrompida, a OTAN deixará de ser usada para cutucar a Rússia com vara cada vez mais curta, os palestinos (se ainda existirem) terão que aceitar o acordo que for construÃdo sem sua participação, as relações com a China serão explicitamente ditadas pelo interesse dos EUA e não por cálculos polÃticos globais (e o interesse dos EUA nem sempre vai coincidir com a retórica de campanha). Muito barulho por nada.
Para ser otimista só adotando o cinismo de que estão eivadas as perspectivas "realistas" que você aponta; prefiro o pessimismo neste caso, é mais humano...
Olha, João, o otimismo é uma coisa que preserva o fÃgado das pessoas, bem que gostaria de compartilhar da coisa, mas não consigo. Desconfio que "muito barulho por nada" ainda não passa de uma peça de Shakespeare: na prática, será ensurdecedor, malcheiroso e feio. A conferir.
Trump provocará um retrocesso da globalização econômica, e com ela da globalização cultural.
Lula e Maduro estão com um medo danado do govero Trump. Estão pedindo pelo amor de Deus um lugarzinho na fila do beija-mão. E morrendo de ciumes do Milei!
Zé, quem foi para o lambe-saco foi o Bozo meu chapa: já rastejou a distância, botando-se como inferior e vassalo. Cai na real.
Trump vai deportar todos os imigrantes, todos os latinos americanos, sem dinheiro no bolso, sem amigos importantes.
Lula não bate continência e nem se enrola na bandeira americana para mostrar que é patriota.
Isso é o que vc pensa,a realidade é outra.
Muito criativo, parece apoiador do ine le gà vel. Enfim, quem implora lugar na fila: o ge no ci da e o argentino, ambos lam be-bo tas de autocratas. O filho já está lá, lus tran do a famiglia inteira. São iguais nas mentiras, na desu ma nidade, no desprezo ao povo.
Que comentário bolinho. Parece fofoquinha de comadres desocupadas...
Todos os comentaristas cujos textos eu li , todos , sem exceção, dizem que se Trump cumprir o que prometeu, haverá uma forte espiral inflacionários nos EUA. Os americanos quiseram assim. Terão de aguentar as consequências do que quiseram e desejaram.
Eu fui atrás desse tipo de conversa e apostei o meu 13º na vitória da mocinha sorridente. Perdi e vou pagar. Mas deixo uma sugestão: porque o senhor não deixa de lado essa mania de dar pitacos errados, e passa a dedicar-se à análise cinematográfica ? Futebol, não! Errar prognósticos em futebol é o caminho mais rápido para o descrédito. Depois da polÃtica, claro.
Oi, Caubi, você foi tão gentil na sua sugestão, merece também uma: da próxima vez, pare de apostar. Aliás, pare de apostar imediatamente, ou as bets levarão inclusive o salário corrente.
Mocinha sorridente é dose além da conta. Haja paciência.
Apostar quantias elevadas, para quem vive de salário, é uma tolice tão grande que, se fosse o senhor, não me atreveria mais a ficar dando conselhos a quem quer que seja.
Bobagem. O mundo sempre foi perigoso e, com ou sem Tramp, tudo continuará por um fio.
Que fofo. Ele está com medinho. O mundo não se apresenta como ele idealiza. Recomendo um ursinho de pelúcia e um pote de Nutella. Vai se reconfortar.
Luiz Gustavo acertou. Minha referência é sim Donald. O Pato Donald.
Você esbanja virilidade, hein? Do alto de sua macheza alfa, escondido atrás de um teclado, mal saberia dizer meia frase para questionar o colunista, mas ei-lo mimetizando essa masculinidade tosca e preconceituosa de sua grande referência cultural, o Donald.
Seu comentário reproduz e comprova a idiotização desta parte da população mundial, que adere à nova extrema direita. Você como brasileiro, acredita que se beneficiará em algum ponto da sua vida, com a eleição de Trump? No seu caso, o reconforto é um psiquiatra.
O laranjão é o horror, mas as trevas foram iniciadas pelos democratas, que patrocinam o massacre de um povo.
Rodrigo Flexa, sempre correto! A miss sorriso e o Joe genoecidio causaram e continuam causando terrror diario ao povo nativo.
"Vivemos tempos sombrios, onde as piores pessoas perderam o medo e as melhores a esperança." (Hannah Arendt)
Retrato dos eleitores americanos que preferiram o pior, o candidato a autocrata que vai correr para chegar a este posto rapidinho para não deixar o poder. E, caso deixar, vai manter lá o vice que é outro tão perigoso, misógino e racista quanto ele. Tempos muito mais que sombrios. Como Hannah Harendt bem analisou tb, o que vemos é a banalidade do mal.
Sem noção. Ele está assumindo um mundo sombrio, com 3 frentes de guerras mundiais, mainstream media fazendo censura e distorcendo os opositores, corrupção corporativa correndo solta nos EUA, mais de 50% dos americanos com doenças crônicas etc. Muito serviço. Com a ajuda de Kennedy e Musk vai enfrentar estes desafios de frente e tirar o mundo das guerras montadas pelos democratas para vender armamentos.
RFK Jr tem 70 anos e é filho do senador e sobrinho do presidente assassinato. O mais brilhante advogado ambiental dos EUA. Como candidato independente chegou a conquistar 20% dos votos, que não eram divulgados pelo mainstream media. Sua vice-presidente Shanahan é advogada brilhante mãe de altista. Decidiram abandonar e apoiar Trump p tirar partido democrata do poder e contribuir na área de saúde pública.
Sabe quem é Kennedy? É a versão americana do general Pazzuello na Saúde. Negacionista, é contra vacinas. Pior que isso na Saúde não pode ter. Imaginem quantos vão morrer por ter um fanático religioso ou algo assim na pasta mais necessária para a população. Pazzuello o da logÃstica, nem sabia onde ficava a Amazônia ou o Amapá para enviar ajuda. Acreditar que Musk vai fazer algo e que os democratas montaram guerras, tipo mandaram Putin invadir a Ucrânia é total in sa ni dade mesmo.
O próprio sujeito representa a corrupção corporativa.
Existem comentários que parecem ter sido feitos sob a ação de psicodélicos. Donald Trump sequer conseguiu tirar os EUA do Afeganistão - foi o governo Biden quem o fez. Sobre abrir os arquivos do assassinato do Kennedy, amigo, você exagerou na dose, rs.
Foi esta indústria que assassinou os Kennedy que não queriam a guerra do Vietnam. Trump vai abrir os arquivos do assassinato de JFK e tudo isto ficará público. Depois que tentaram matar ele, ligou para o RFK Jr e começou a parceria.
Tolinho. Quem manda de fato nos EUA é a indústria bélica e coligadas. Acho que vc está se informando demais na "mÃdia alternativa".
Hahahahahahha.
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
Não colega, sombrio é seu cérebro cozido.
Lindo, perspicaz e educado.
Sei. Você é da civilização do viagens.
Teoria conspiratória combinada com vulgaridade dá nisso.
Histeria
História!
Trump nomeou o Musk para três missões até o final do mandato: iniciar a colonização de Marte; estabelecer a paz no oriente médio; e banir as armas nucleares. ImpossÃvel não é, veja o que ele está fazendo com as tecnologias.
Genialidades proporcionais a capacidade criminosa. Para ninguém, inclusos essa gente, interessa esse mundo sombrio. O Mundo precisa de uma nova ordem. Como organizar sem guerras? E o risco nuclear? O Mundo precisa mudar e muito, e o paradoxo é que a maioria dos eleitores que elegeram Trump não sabem a quantas horas de voo estão de Nova York.
Veja o que ele está fazendo com as redes sociais, multiplicando por mil mentiras a granel, sem controle e vai fazer mais, detonar com a reputação de adversários do amigão dele com o uso de IA, reproduzir calúnias a nÃveis estratosféricos sem controle. A Justiça vai estar ao lado dele, com a maioria da Suprema Corte apoiando o alaranjado.
Kkkkk....
Esse comentário é sério ou você está sendo sarcástico?
Sombrio mesmo é essa economia, o mercado, o capitalismo, a exploração, a guerra, a destruição da vida. Trump é só mais uma figura sinistra criada por tudo que envolve dinheiro e poder. Tá cansativo; tentemos algo diferente.
Não seja tão ridÃculo.
É o mundo de Trump, Bolsominios e seguidores de quem invadiu congressos, atiça a Discórdia, golpes de Estado etc. Pena! Tristeza no que o mundo se transformou... "gente é pra brilhar "
Sombrio também para vosmicê que continua achando que o mal banalizado torna-se bem. E pelamordedeus, nada a ver com Lula. Ô gente apaixonada pelo Lula! Hahaha!
O resultado está dado, não há muito que possamos fazer a está altura do campeonato além de lamentar o infortúnio e trabalhar pelo melhor desfecho possÃvel.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Hélio Schwartsman > Mundo mais sombrio com eleição de Trump Voltar
Comente este texto