Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Paulo Roberto Taveira

    Fora Cachaça!

    Responda
  2. Rubens Ventura

    Na Prática a teoria é outra, Joelmir Beting

    Responda
  3. MARIA F LUPORINI

    Falou o colunista do Mercado, que quer cortes de gastos em cima do lombo do povo e manutenção das taxas de juros para enriquecer rentistas que ganham sem trabalhar e manutenção dos subsídios bilionários para empresários que vivem de dinheiro público.

    Responda
    1. Evandro Loes

      Te pergunto: aonde o excesso de gastos lhe beneficia? A si e a outros? Só pra entender.

  4. Pery Pedro

    VTF, qua chama o governo anterior de governo das trevas, eh de esquerda, mas nao e fundamentalista. Chama a espada de espada e escreve sobre o que ve. Chama os anos Dilma de A Grande Recessao, ao inves de defender a Narrativa de que foi tudo culpa da Lava Jato. Vive no presente e se aninhou com os que entendem que trem nao faz curva e tem um muro a frente deste governo. Nao estamos em dois mil e quinze e nao vao deixar ele pedalar a economia para se eleger em vinte e seis. O VTF avisou.

    Responda
  5. jose batista

    Contra a direita o Pt vai quebrar o Brasil!

    Responda
  6. Ivo Ferreira

    Pro Lula e seus asseclassores, governar é gastar sem limites. A conta fica pro futuro. Fora PT.

    Responda
    1. MARIA F LUPORINI

      Anotado. Enquanto isso, respiramos da chantagem do Mercado e de seus jornalecos com aumento do emprego, da renda e do PIB.

    2. Pery Pedro

      Gasto e vida. E inflacao e juros altos e culpa do BC

  7. Anísio de Souza Chaves

    O que o PT não quer é que o ajuste fiscal não caia somente no lombo dos mais pobres. Já a FSP e as grandes empresas estão ávidas para que isso aconteça o quanto antes.

    Responda
    1. Pery Pedro

      Anisio, o problema e que Brasil tem muito pouco rico. Se expropriarmos um bi de cada bilionario nao da ne trezentos reais por cidadao. O dinheiro esta em lenhar os pobres, dai este governo querer tungar o seguro desemprego, por exemplo, com voces batendo palmas. Gastaram gastaram gastaram. Agora la se foi o boi com a corda. Nao e culpa de voces. Voces sempre foram coerentes com o objetivo de quebrar o pais para ajudar os pobres, como se nao fossem eles que pagassem a conta. A culpa e do eleitor.

  8. flávio paes

    no popular, tem a hora de ser vidro e a hora de ser vidraça. São situações diferentes, que geram oportunidades e custos diferentes. no Brasil pós 64, ninguém era de direita eramos um país de canhotos. Agora no momento, dificilmente a esquerda pega algo aqui em 26 pois, o momento é o da direita ser vidraça, faz parte do jogo. Só não pode querer acabar com o jogo ou com a democracia. Aí não.

    Responda
    1. MARIA F LUPORINI

      Esse governo já foi vidraça e se reelegeu três vezes, cinco, fazendo a sucessora, salvando o Brasil das chantagens do deus Mercado. E mesmo com toda uma onda de extrema-direita no mundo e com a oposição de um congresso de cri mi no sos contra os interesses do povo, ainda tem muita água para passar embaixo da ponte até as próximas eleições.

  9. Waldir Roque Maffei

    Até a Folha achando que Biden é da esquerda de por isso Trump foi eleito? Quanta rasante.

    Responda
  10. ALOISIO T MIRANDA

    Essa aposta é errada na opinião do nobre escriba, baseado na economia americana. Veja só.

    Responda
  11. Alberto Henrique

    Bolsonaro foi o melhor cabo eleitoral para eleger Lula, agora o PT está retribuindo o favor.

    Responda
  12. Pedro Luis S C Rodrigues

    O que surpreende é a supresa. Colunista com décadas de cobertura economica nas costas e acreditou que dessa vez o PT faria diferente. Esse partido, que nos governou por 70 porcento deste século é o grande responsavel pela nossa situação ruim e declinante

    Responda
  13. José Cardoso

    É verdade que Lula não é Dilma, e tem liderança forte junto ao PT. E sua popularidade não despencou como a dela. Ainda tem uma janela de oportunidade para uma correção de rumos no sentido da austeridade fiscal. Não é o estilo dele, mas quem sabe...

    Responda
    1. MARIA F LUPORINI

      O Mercado precisa parar de fazer chantagem especulando com a taxa de juros e com o câmbio e os empresários que vivem de dinheiro público precisam rever tanta desoneração.

    2. Marcelo Magalhães

      A popularidade da presidente Dilma foi minuciosamente trabalhada para que aceitassem o golpe e não houvesse manifestação popular. Quanto a austeridade fiscal e queda dos juros, não há relatos de isso ter acontecido na história. A elevação do preço da carne não é por falta de produção e nem excesso de consumo interno, mas a inflação que isso gera será tratada com aumento de taxas de juros. Isso retira dinheiro de circulação e leva o pobre à miséria e premia os ricos.

  14. Vinicius Chaves

    Com relação aos Estados Unidos eu concordo. Mas por aqui mesmo com uma inflação em 2% ano e um dólar na casa de 4 não resolveria. A direita volta em 26 na presidencia tranquilamente. Já tem os Municipios, Estados, Congresso e Senado. Só falta a presidencia. Lula nem parece mais um politico de esquerda, mais pragmático que o Centrão, para mim uma decepção

    Responda
    1. Luiz Carlos D Oliveira

      E quem seria esse representante/nome da direita com chances de vencer ? Caiado, Tarcísio, Flávio B. Pra vencer esses o PT Não precisa nem de Lula ou Haddad.

  15. José Augusto Bernabé

    Vocês podem usar a retórica que quiserem, achar o que quiserem mas ninguém, ninguém mesmo vai conseguir "explicar" a derrota em uma goleada acachapante das "esquerdas" americanas como nunca conseguiram explicar os Sete a Um da Alemanha na Copa no Brasil.

    Responda
    1. Waldir Roque Maffei

      Mas que esquerda nós EUA? Vai estudar um pouco .

    2. Waldir Roque Maffei

      Mas que esquerda nós EUA? Vai estudar um pouco

    3. Peter Janos Wechsler

      A explicação é simples. A esquerda vive de dogmas e sofismas. Identitarismo e outras besteiras. O povo quer coisas concretas: tutu e alimentação.

  16. Zelis P F

    E o que nós pobres mortais temos com isso para aumentar mais.

    Responda
  17. Vinicius Gonçalves Costa

    Pernilongo e profetas existem em todo lugar...não tem jeito!

    Responda
  18. jose prado

    O PT vai pro vinagre com ou sem cortes!

    Responda
  19. Felipe Araújo Braga

    Se o governo Lula optar por uma política de equilíbrio fiscal mesmo que implique ajustes temporários na expansão de gastos pode ser visto como uma tentativa de manter estabilidade e evitar retrocessos políticos, como um fortalecimento da direita em 2026. Algum nível de ajuste fiscal aliado a um programa robusto de investimentos sociais e produtivos, pode ser uma forma de atender as demandas sociais sem abrir mão da estabilidade econômica.

    Responda
  20. Joabe Souza

    O consenso parece ser o de que a contenção de gastos é inevitável. A disputa é sobre quem será contido. É natural que a presidente de um partido que ainda se pretende trabalhista defenda que a conta não seja paga por trabalhadores e pelos pobres que nem trabalho tem (ou nem faria sentido a existência de tal partido). E também é legítimo que o assim chamado mercado (e seus representantes no congresso e na mídia) empurrem a conta para o outro lado da mesa. Cabe ao governo arbitrar essa disputa.

    Responda
  21. Enos Mendes

    Perdendo nos municípios e perdendo mundialmente... tão que nem carro com volante quebrado...

    Responda
  22. Marcos Benassi

    Xiiiiii, Vêtêfê, enquanto parte substancial da receita de bolo for a do neoliberalismo rentista, o buraco só aumenta - sempre no traseiro da pobretalha, note-se. Sinuca de bico.

    Responda
    1. João carlos Gonçalves de souza

      O rentismo fica em casa e paga um especulador para administrar seu fundo. Por isso adoram o presidente do banco central , que também é um especulador .

  23. Henry Galbiatti

    Militância que é bom foi esquecida. Intelectuais sem rumo.

    Responda
  24. Antonio Emanuel Melo dos Santos

    O governo Lula é autolimpante. Traz os problemas que um governo ruim pode causar e sofre os efeitos que contribuirão a derrota em 2026. Rumo ao dólar a 10 reais. A oposição agradece! Viva o governo autolimpante.

    Responda
  25. Antonio Emanuel Melo dos Santos

    Lula se mira na Kamala e vai se aposentar mais cedo.

    Responda
  26. Zelis P F

    Vai fazer muito desaforo aumentando para os brasileiros pagarem a brincadeira

    Responda
  27. Vicente Valcarcel

    Ótimo artigo, com direito a resgate histórico, e a gente vendo a história se repetir, e dessa maneira a gente vê o próprio pt inflando a inflação e preparando o terreno pra direita se eleger. Espero q não seja o bozo o próximo presidente.

    Responda
    1. adenor Dias

      Nesse caso, que venha logo a direita, para baixar a infração, e agradar os homens do dinheiro grosso! Quem sabe assim, acabamos com metade da população brasileira e venderemos a produção para os marcianos. Se observamos sem partidarismo, veremos que não há emprego para todo mundo e, os pouco que há nada produz.

  28. Fernando Alves

    A turma de quem o colunista é porta voz dizia que nunca que o novo governo conseguiria passar o primeiro ano sem recessão. Apostaram tudo nisso. Vão ver as colunas do começo do ano passado. Perderam a aposta, mas continuam trabalhando pra destruir a economia e lucrar em cima

    Responda
  29. Rai Giovanni

    Lula governou o que até aqui? Só fez viajar e falar bobagens... De produtivo fez o que pelo pais? Arrumou confusão com Israel, Nicaragua, Trump e até com o Maduro. Distribuiu mais dinheiro sem critério e aumentou lou camente os impostos e cavou um buraco nas contas publicas que se não acabar esse governo logo levaremos décadas pra recuperar. Não bastou a tragédia de Dilma 1 e 2 tem de ter o epilogo em Lula 3.

    Responda
  30. Deborah Teixeira

    Inflação alta, adeus reeleição.

    Responda
  31. Renata de Souza Santos

    Acredito que o PT quer uma política que garanta direitos. Pois se depender do congresso, em especial os parlamentares de direita, só o pobre perderá. Não tivéssemos o Lula na presidência, esse orçamento seria uma sangria dos direitos sociais. Lula é nossa esperança de residência.

    Responda
    1. MARIA F LUPORINI

      Se não fosse o Lula, trabalhadores da ativa e aposentados estariam vivendo o caos. Esse senhor Mercado e seus jornalecos querem tirar o couro dos brasileiros.

  32. Daniel Gustavo Coelho Mercer

    Resumindo: o governo Lula 3 já morreu. Resta saber o tamanho do buraco que o defunto nos levará. Estava na cara que a tal "Frente Ampla" da chapa presidencial, e a heterodoxia dos nomes envolvidos no processo, geraria um Frankstein difícil de andar. Agora resta esperar o enterro e torcer para que não demore muito.

    Responda
    1. MARIA F LUPORINI

      O tempo é de dois anos no regime presidencialista, o presidente tem um mandato de quatro anos, apesar da pressão de golpistas. Quanto ao resto, o jogo só acaba quando termina, dois anos ainda dá para fazer muita coisa boa.

    2. adenor Dias

      Isso é fala de quem nunca trabalhou um mês por um salário mínimo, e nunca passou fome.

    3. Renata de Souza Santos

      Se não fosse o Lula todos os direitos dos mais pobres seriam cortados e ocorreriam cortes terríveis. Justamente pela política de Temer e Bolsonaro. Lula convive com um congresso que não quer cobrar impostos dos mais ricos e nem taxar grandes heranças. Tudo contra Lula e ele defendendo o povo. Lula é a muralha viva que permite algum respiro dos direitos sociais. Enterro ocorrerá se o povo continuar votando na direita e será da democracia, da justiça social e da constituição.

  33. Zelis P F

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.