Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Aderval Rossetto

    O Brasil tem três por cento da população mundial, mas 7 da área terreste, 12 dessa agricultável e 20 ainda não utilizada. Até a população planetária diminuir todo desmatamento mundial deveria ser só para alimentos diretos básicos. Pastagem bovina extensiva utiliza 40 vezes mais áreas que

    Responda
  2. Aderval Rossetto

    Etanol e biodiesel veiculares de grãos alimentares são os crescents vilões do desmatamento indireto da Floresta Amazônica e Cerrados. A restrição em todos países, já que o clima mundial está interligado, dessas novas indústrias seria a atitude correta.

    Responda
  3. Aderval Rossetto

    A seca brasileira será amenizada com um cinturão agrofloresta, só permitindo plantio de árvores altas para um largo corredor do Amazonas até São Paulo. Assim reduziremos a Ilha de Calor matogrossense que impede o deslocamento da umidade atlântica desde Belém.

    Responda
  4. GERONIMO APARECIDO DALPERIO

    O processo de recuperação ambiental vai além da redução do desmatamento; ou seja: recompor a reserva legal combinando a regeneração natural com o replantio florestal. Substituir o abastecimento das cidades com águas do sub solo(poços) para o consumo de águas dos reservatórios das hidrelétricas. Com mais água subterrânea aumentaria a umidade do solo e consequentemente maior evaporação e fortalecimento das pequenas nascentes que sustentam os córregos e riachos.

    Responda
  5. Vital Romaneli Penha

    A diminuição do desmatamento é muito bonito,mas somente diz que a velocidade do desmatamento continua com uma velocidade menor.

    Responda
  6. Marcelo Magalhães

    Vamos aos dados, o 1% mais rico do planeta produz o mesmo carbono que 66% dos mais pobres. E estes mais pobres são os mais vulneráveis às catástrofes climáticas até agora. Não pode ser responsabilidade de um país socialmente desigual, que possui problemas graves de fome e doenças, responsável por manter um meio ambiente intacto, enquanto os maiores predadores do planeta, EUA e Europa , continuam destruindo-o e desfrutando de uma vida nababesca. Não faz o menor sentido!

    Responda
  7. João Vergílio

    Temos que discutir o "como", Márcia. Temos que "ocupar" a Amazônia preservando-a. Ocupá-la com centros avançados de pesquisa biológica, por exemplo, em parceria com universidades estrangeiras. Parar com essa política proibicionista para a mineração e estabelecer critérios factíveis para uma exploração minimamente racional, que minimize os danos. Possibilitar a exploração legal da madeira não criando obstáculos burocráticos intransponíveis. Todo mundo tem que ter bom senso.

    Responda
    1. Fábio Nogueira

      João Vergílio, eu já acho que bom senso é parar de desmatar e preservar o máximo que pudermos. A exploração da madeira na Amazõnia é um absurdo. Já existem tecnologias que nos permitem usar outros materiais, substitutindo a madeira nativa por madeira reflorestada. Quanto a mineração, já está em gestação outra baia de Minamata...

  8. Maria Aparecida Costa

    Claramente os sinais estão aí e consequentemente todos nós sentimos.Nesse momento onde a natureza vive uma bruta transformação com todo esse desmatamento.Assim sendo a ação atrópica têm um efeito irreparável para todos.

    Responda
  9. sergio tamer

    A ministra Marina, do Meio Ambiente, está irreconhecível...a cada entrevista que ela concede vê-se que ela não fala coisa com coisa...seria ela capaz de ler este artigo e entender a relação entre desmatamento ilegal e mudanças climáticas?!...

    Responda
  10. Antonio Emanuel Melo dos Santos

    Além do prejuízo ambiental, temos uma perda de vantagem diante de competidores. Países na UE usam nossa falta de pragmatismo no combate ao desmatamento para desqualificar a produção agrícola brasileira. Isso mostra a falta de visão do governo do Brasil para um mercado onde os consumidores pedem produtos ecológicos e livres de agrotóxicos. E o Brasil poderia se esforçar pra ser imbatível nesses aspectos que hoje negligencia.

    Responda