Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Anete Araujo Guedes

    A China não brinca em serviço.

    Responda
  2. José Cardoso

    O dia em que os cambistas na Calle Florida em Buenos Aires apregoarem "yuan" para os turistas, em vez de "dólar", uma página terá sido virada. Os corações e mentes dos hermanos são um grande termômetro da confiança nas moedas.

    Responda
  3. Rives Passos

    Bem, não vou dizer muito. Apenas, "quantos impérios nasceram, cresceram e ruiram", na história da humanidade?

    Responda
  4. RICARDO Silva

    Ah Rodrigo, Rodrigo... mais um torcedor apaixonado da águia americana. Para você a questão são os ativos financeiros. Vamos dar mais 10 anos para o mundo e em 2034, caso estejamos vivos, você me diz sobre sua certeza inabalável no dólar americano.

    Responda
  5. Felipe Oliveira

    Que delírio é esse? Eles são a economia mais forte do mundo! Vamos nos preocupar com o Lula tentando acabar com o país

    Responda
  6. Homero Feijó

    Muitas moedas já foram moeda do mundo, mesmo nos tempos de Roma, o denárius (orígem do termo dinheiro, pois, de tão importante, era sinônimo disso) não permaneceu. Talvez os Brics pouco possam, hoje, mas o fato de começarem a trabalhar na direção de uma independência monetária já mostra uma tendência nova. Confiscar as reservas russas foram um erro grave pois o dólar é menos confiável a cada dia. Lembremos, o dólar, do nada, virou moeda do mundo e a libra sumiu. Bastou uma guerra...

    Responda
  7. Ricardo de Oliveira

    Todo império teve seu auge e depois caiu. Os EUA já passaram pelo auge, os americanos votaram no Trump para Fazer a América Grande Novamente (MAGA), ou seja, eles mesmos consideram os EUA pequenos atualmente, certo? Sendo assim, normal imaginar que algum dia, sabe-se lá quando, o dólar se tornará apenas uma moeda como outras

    Responda
  8. Bruno Sebastião Neto

    Acontece que é só início ,e como todo início é complicado ,mais tem que começar ,essa estrutura criada pelo estado estadunidense ,paulatinamente vai desmoronar ,porque as nações não hegemônicas não aguentam mais serem subservientes ,não é um questão de auto estima ,mais de sobrevivência ,se eles (EUA)querem se isolar ,que fique em seu mudinho ,porque os outros querem relações !

    Responda
  9. Marcelo Barbosa

    Complicado, parece que o Rodrigo Zeidan ignora o fato que a qualquer momento os papéis americanos podem virar pó quando a rolagem da dívida americana ficar impagável e isso não é muito difícil de ser vislumbrado quando Trump pretende ter uma política macroeconômica com corte de impostos e protecionismo inflação e dólar supervalorizado com juros lá em cima, calote é só questão de tempo pro dólar do nada derreter, e aí? Libras, ouro, já foram moedas mundiais...

    Responda
  10. José Brandt

    “Trump pode destruir a economia americana “ ? Que delírio ! Conta outra pá gente rir mais um pouco

    Responda
  11. Joabe Souza

    Mas a finalidade de criar alternativas às transações em dólar é destruir a economia americana? Como alguém notou abaixo, o texto parece mesmo ter saído de um papo de boteco, depois de algumas rodadas.

    Responda
    1. Marcelo Barbosa

      Na verdade há muita coisa por trás de ter alternativas ao dólar americano, euros e francos suíços são boas alternativas mas Keynes, que propôs uma moeda mundial pro FMI lá nos anos 40, não sugeriu o dólar, sugeriu outro sistema de pagamento que eu acho bem viável.

  12. JOSE DONIZETE FRAGA

    Chegará uma hora que nem as rotativas de Omaha, rodando dólar sem lastro, salvará os USA!

    Responda
  13. JOSE DONIZETE FRAGA

    Lembrando ao articulista que a China, há alguns anos, realizando um movimento de pinça: ao mesmo tempo que enceta um movimento contínuo e crescente de venda do seu estoque de títulos do Tesouro Americano, realiza um movimento correspondente de compra de ouro, cujos estoques vão a 2.235 toneladas, em valores atuais. Quando a pinça se fechar...

    Responda
  14. Carlos Aurelio

    Só rindo. Mesmo que ele quisesse, levaria uns vinte anos para conseguir, pois eles tem tanto dinheiro, que sobrevivem sozinhos a qualquer crise.

    Responda
  15. ADONAY ANTHONY EVANS

    A ideia de que a moeda de um único país seja referência do mundo, não é somente precária, tola e estúpida, mas suicídio. Estará o Mundo dependurado do humor de um mandatário, louco ou não, como roupas agitadas pelo vento num varal. A moeda de referência deve ter valor baseado em cesta de moedas e commoddities, de composição variável de forma a manter seu valor estável. Nem dólar, nem euro, nem yuan nem guarani.

    Responda
    1. Thais Barbosa

      Muito bem colocado Adonay

    2. ADONAY ANTHONY EVANS

      Por exemplo, se o preço do lítio explode vinte por cento, seu peso na composição deve ser reduzido em vinte por cento. Assim como foram as Urvs, na transição do Real.

  16. Valdir Teixeira da Silva

    O autor tem muita confiança no sistema dólar, penso que nenhum sistema financeiro tem essa rigidez toda. O lastro do dinheiro é a capacidade produtiva.

    Responda
  17. MARCO AURELIO PINHEIRO LIMA

    Bobagem. Desdolarização não é Delírio, pois começa pequena mas cresce. Qualquer mecanismo que deixa de pagar comissão para intermediários é bem-vinda. É como o PIX. Alguém já fez a conta quanto os bancos e cartões de crédito deixaram de ganhar com o PIX gratuito?

    Responda
  18. Marcelo Bondioli

    Tem uma coisa que gostaria de entender: se o Trump conseguir convencer as empresas a retornarem a fabricar nos EUA, elas estarão propensas a diminuir a margem de lucro? O trabalhador americano não vai querer ganhar o mesmo que o chinês, trabalhando a mesma carga horária. Ou precarizam as condições de trabalho, retornando ao século 19, ou então os preços irão subir. Ou não?

    Responda
  19. JOÃ O MUCCI

    A Rússia tem poder para destruir a economia dos Estados Unidos, basta lançar todo o seu arsenal nuclear no território de Tio Sam, mas o único problema, é que a recíproca é verdadeira.

    Responda
  20. JOÃ O MUCCI

    A Rússia tem poder para destruir a economia dos Estados Unidos, basta lançar todo o seu arsenal nuclear no território de Tio Sam, mas o único problema, é que a recíproca é verdadeira.

    Responda
  21. Jose Roberto X de Oliveira

    O Império Romano durou mil anos mas desapareceu. Acredito que os países podem e devem buscar fórmulas de comércio que não se sujeitem a tutela dos EUA. Esse vaticínio me parece bem arrogante. É como se o sujeito devesse se conformar com sua situação de dependência sem poder fazer nada para mudar isso.

    Responda
  22. DANNIELLE MIRANDA MACIEL

    Achei o artigo mal escrito, parece que o colunista está conversando com alguém na mesa de um bar. Não me agradou de forma alguma.

    Responda
  23. ADONAY ANTHONY EVANS

    O dólar tem de fato todo esse poder do que falam. Porém é como a rica roupa do rei nu. Os custos da Guerra do Vietnã provocaram inflação na América. Existirá alguma coisa mais inflacionária do que guerra? Malucos não queimam dinheiro. Países em guerra queimam. Como o Mundo girava no dólar de Bretton Woods lastreado em ouro, essa inflação foi exportada ao Mundo. Como pode acontecer agora. De Gaulle sentiu cheiro de queimado, e falou, meus dólares vou querer em ouro, obrigado. -continua-

    Responda
  24. ADONAY ANTHONY EVANS

    -continuação- Cadê o ouro que tava aqui? Não havia mais ouro, o gato comeu. Nixon então em julho de 71 anunciou que não honrava mais o lastro ouro. O dólar se tornara moeda fiduciária. Em 74 Kissinger e Simon foram à Arábia Saudita, propondo proteção militar total, se a Opep só transacionasse em dólar. Assim, o lastro petróleo substituiu lastro ouro. A Crise de 08, mostrou que o arranjo é altamente instável. O artigo é tolo. A única certeza é que não há certeza.

    Responda
    1. ADONAY ANTHONY EVANS

      Acordo de Jeddah, julho de 74, o acordo estipulava que a Arábia Saudita, em lugar de várias moedas, precificaria suas exportações de petróleo exclusivamente em dólares americanos e investiria suas receitas excedentes de petróleo em títulos do Tesouro dos EUA, em troca de proteção militar.

  25. jose camargo

    Ou seja: a economia americana continuará forte e pujante e o dólar insubstituível.

    Responda
  26. MARCELO Cunha de Souza

    Ou seja, você propõe o que, que o mundo continue favorecendo o dólar e a economia americana ou encontre alternativas saudáveis para todos?

    Responda
  27. Samuel Fagundes

    Quando o nobre missivista diz que "basta o FED aumentar os juros que o dinheiro vem à cavalo"...., poderíamos entender isso como uma pirâmide? Pois todos estão carecas de saber que a dívida dos EUA é impagável

    Responda
  28. MARCIO Gionco

    Não foi você que disse que o Trump ia perder a eleição? (título do seu último artigo na Folha)

    Responda
    1. Mário Sérgio Mesquita Monsores

      Não foi vc quem disse q o inelegível ia ganhar ?

  29. Luis Augusto Bustamante

    Lenta e inexoravelmente os Estados Unidos vêm perdendo a condição de superpotencia global. Trump irá acelerar esse processo. Um mundo com uma economia norte-americana em ruínas não é uma boa notícia.

    Responda
    1. Mário Sérgio Mesquita Monsores

      Dalton. Me desculpe

    2. Mário Sérgio Mesquita Monsores

      Está Danton

    3. Dalton Matzenbacher Chicon

      De onde surgiu essa ideia de economia norte americana em ruínas ?

  30. Adilson de Souza Filho

    A não ser que venha a Terceira Guerra Mundial. Uma ogiva nuclear é o suficiente para barrar gente gananciosa e prepotente. Um século já foi suficiente para o planeta se curvar aos invasores norte-americanos! Lembremos: O império Romano durou mil anos... e caiu!

    Responda
  31. WILSON FILHO

    Não, é só ele taxar os produtos xinguilingues, baixar os impostos e trazer as principasi empresas que estão na china voltarem para os EUA, seu vendido para chinês

    Responda
    1. Hernandez Piras

      Outro que não consegue interpretar um texto. Vexame!

    2. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Se o Trump taxar as importações acha que os demais países vão assistir quietinhos? Se não tiverem competitividade vão vender para quem além do mercado interno inflacionado?

    3. Ennio Baldur Hammes Schneider

      Me esclareça: com a demanda em baixa, esses industriais voltando vão produzir e vender para quem?

    4. Dalton Matzenbacher Chicon

      Besteira. O sujeito escreveu uma coisa e a sua interpretação é outra.

  32. JOAQUIM FERREIRA R FILHO

    A vontade dos terraplanistas socialistas dos anos 60 desde Fidel é acabar com o dolar. Quem tem coragem de colocar sua grana em moeda chinesa , russa, boliviana . Bando de frustrados incompetentes

    Responda
  33. Raymundo Itareru

    mais um opinador sem opinião, motoboy do agente laranja

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Besteira total. A sua paixão não apaga os fatos. Gostemos ou não, são fatos.

  34. CL UDIO CASTELO DOS SANTOS

    Só choro desse pessoal da imprensa. É muito jornalista militante de esquerda.

    Responda
  35. Amaston Luiz

    excelente coluna abs professor

    Responda
  36. Lis JUNQUEIRA SAFRA

    Logo a China sai do Brics. As maiores fábricas lá instaladas são de Americanos. Se saírem levam os melhores empregos.

    Responda
  37. Luiz Antônio de Lima Ferreira

    Acho engraçado alguns gaiatos colocarem a culpa na esquerda progressista , oras a maioria na camara senado é dá direita , sempre foram , porque não aprovam leis pra acabar com déficit orçamentário , simples a direita vive as custas do estado , ou estou errado

    Responda
    1. Caco De Paula

      Desde as capitanias hereditárias. Gente escravagista ate hoje.

  38. Eduardo Giuliani

    Trump prejudicar os EUA é piada de democrata que gasta USD1,8 trilhão em orçamento militar, paga juro de mais de 5%, tem 50% da população com doença crônica e faz censura e propaganda na mainstream media. Só o trio Trump-Kennedy-Musk que enfrentaram esta máquina corrupta do partido democrata, e quase foi assassinado como os Kennedy na década de 60. Falar mal do Trump é Propaganda. Deveria fazer disclosure de conflito de interesse.

    Responda
    1. Hernandez Piras

      Os governos republicanos historicamente elevaram o orçamento militar muito mais do que os democratas. Foram sempre os republicanos que se opuseram a um serviço público nacional de saúde. O Presidente John Kennedy era democrata. Por fim, dizer que "falar mal do Trump é propaganda" é pura mostra de fanatismo autoritário. Seu conhecimento da política americana é nulo e alimentado por teorias conspiratórias.

    2. Eduardo Giuliani

      Se fosse mais corrupta não teria ganho a eleição tirando o partido que estava com o poder da máquina pública nas mãos.

    3. Joaquim Rocha

      Não vai falar da máquina muito mais corrupta do partido republicano? Ah tá...Bullshits.

  39. jose batista

    Trump MAGA! Tá longe da desdolarizacao

    Responda
  40. Thiago dos Santos Molina

    Os BRICs sozinhos não derrubam os estados unidos hoje... Até que uma derrapada histórica pode transformar o lastro mundial. O pessoal do Bitcoin tá feliz com Trump, mas se ele promover mesmo a deportação em massa a mão de obra nos states vai pra lua e leva a inflação junto. A crise do petróleo dolarizou o mundo, a crise humanitária que Trump quer provocar com seu fascismo do século XXI pode dar na desdolarizacao?

    Responda
    1. Hernandez Piras

      Crise humanitária provocar desdolarização é realmente uma piada!

    2. jose batista

      Qdo lembro q a Dilma é presidente do banco dos Brics, tem tudo p dar errado!

  41. jose prado

    Seria muito pesado prá Lula e a maioria dos petistas entenderem esses principios! Eles estão com a cabeça inchada! Não força não que dói!

    Responda
    1. João carlos Gonçalves de souza

      Olha para os bolsominions é pior o entendimento. Agora entendem e defendem que a vacina muda o DNA.

    2. Luiz Antônio de Lima Ferreira

      Imaginem pra bolsominions , misericórdia kkkkk

  42. NACIB HETTI

    A criação de moedas do países do Brics terão o dólar como referência para conversão.

    Responda
  43. ARY OLIVEIRA

    Trump não vai acabar com a economia yanke, pelo contrario. e assim o dólar continuará por long time sendo a referencia monetária global.

    Responda
  44. Edson José Neves Júnior

    Em termos históricos, e considerando apenas a história contemporânea, o dólar se tornou a moeda global pós-2ª Guerra Mundial. A referência de lastro variou ao longo da história. Portanto, o dólar pode sim ser substituído. Esse tipo de análise tacanha é condicionada por uma visão situacional, e não conjuntural ou estrutural, de Economia.

    Responda
    1. Hernandez Piras

      Não existe a menor conexão entre suas premissas e a afirmação de que o dólar possa ser substituído nas próximas décadas. A análise do colunista não é tacanha, é informada; a sua é só ideologia.

  45. Luciano Napoleão de Souza

    Quando Zeidan fala que Trump pode destruir a economia americana, tentando fazer o trocadilho engraçadinho com outros países, quer apenas dar sua cotinha de militância.

    Responda
  46. Valter Iwai

    Quando pagam em dólares, não pagam necessariamente para os Estados Unidos. A moeda é apenas o meio de pagamento.

    Responda
    1. ARY OLIVEIRA

      mas quem tem dolares na carteira nao troca por real ou moeda chinesa e muito menos por rupia, voce trocaria ?

  47. Maria Lopes

    Vc não entendeu o contexto da coluna. Se houver inflação alta no Estados Unidos, como se espera se Trump aumentar tarifas e deportar imigrantes, a taxa do Fed sobe. E fortalece o dólar. Não por acaso Trump já está atacando o presidente atual do fed - que ele mesmo nomeou e Biden manteve. Por lei, ele não pode demiti-lo mas vai atacá-lo à vontade. O dólar é moeda reserva e será por muito tempo, com Trump ou sem. Tonto mesmo é seu comentário clichê.

    Responda
    1. Maria Lopes

      E resposta para o leitor mauricio Gaiato.

  48. João Vergílio

    Eu gostaria de saber se existe alguma possibilidade de regularmos o nosso mercado financeiro de modo a não ficar tão expostos a essas variações do dólar.

    Responda
    1. Rai Giovanni

      A resposta é simples, parar de votar em partido de esquerda.

    2. Rai Giovanni

      É fácil, se equilibrar as contas publicas, ou seja gatar menos do que se arrecada, se faz uma poupança e essa poupança valoriza a moda local e com isso o valor do Dolar cai continuamente. O problema é a politica da esquerda de oferecer almoço gratis a todo mundo, mesmo que não merece. Enquanto seguir essa ideia estapafurdia de que gasto e investimento, vai dar nisso aí.

  49. Helano Timbó

    A dolarozação vai embalar, ainda, por muito tempo a economia mundial. Porém, a incógnita do segundo governo Trump paira no ar.

    Responda
  50. Mauricio Coelho goiato Goiato

    Agora teremos q suportar esses militontos falar asneiras sobre o Trump .. difícil suportar esses radicais da extrema esquerda .

    Responda
    1. Hernandez Piras

      Zeidan radical de extrema-esquerda é uma piada. Agora, piada maior ainda é você ter ficado tão indignado por não ter compreendido o artigo. O colunista quis dizer que só o próprio governo norte-americano poderia destruir a economia americana. A sua ignorância é tanta que não entendeu um artigo que tinha a intenção de afirmar a potência econômica dos EUA. Que vexame!

    2. CARLOS EDUARDO DE OLIVEIRA ANDRADE

      Analfabetismo funcional é isso, o gaiato lê mas é incapaz de compreender. Muito triste.

    3. Ricardo Balistiero

      Sabe de nada, inocente...estude um pouco antes de se expor ao vexame (ou será que não teme a exposição)?

    4. Maria Lopes

      Agora Vc não entendeu o contexto da coluna. Se houver inflação alta no Estados Unidos, como se espera se Trump aumentar tarifas e deportar imigrantes, a taxa do Fed sobe. E fortalece o dólar. Não por acaso Trump já está atacando o presidente atual do fed - que ele mesmo nomeou e Biden manteve. Por lei, ele não pode demiti-lo mas vai atacá-lo à vontade. O dólar é moeda reserva e será por muito tempo, com Trump ou sem. Tonto mesmo é seu comentário clichê.

    5. Augusto Silva Sousa

      Quem é radical de esquerda, ô maluco?! O texto do mano, foi simples e direto, a busca por outra moeda é perda de tempo. A citação ao Trump foi só para exemplificar a força que o Tio Sam tem sobre questões monetárias.