Hélio Schwartsman > Platão e Trump Voltar
Comente este texto
Leia Mais
AS DEMOCRACIAS NÃO GARANTEM IDONEIDADE, porque as mesmas, mesmo sendo o melhor sistema polÃtico, oferece oportunidades a todos, inclusive a pÃfios do baixo clero e a togloditas bilionários, mas mesmo assim é o sistema mais justo, pois deixa os patriOtários escolherem seus mitos das trevas, fazendo com que acreditem que inventaram a roda e que a Terra é plana!!!
Botá-lo de novo no poder é como comer um abacaxi inteiro, incluindo a coroa. Quero ver, e a hora vai chegar, como vão botá-lo pra fora desta segunda vez.
Mais uma vez vem um militante de redação vomitar o de sempre. Se o eleito é de direita, foi uma escolha errada. Se foi de esquerda, ainda que seja um ladrao, a escolha foi a melhor. Ainda que para os pelegos do dinheiro público.
Um militante reclamando de militância...
Você acha que é por ser de direita que a escolha de Trump teria sido errada, Luciano? Foque sua atenção no dia da saÃda dele.
::: Quem é ladrão?
É verdade. A grande virtude do sistema eleitoral é evitar a guerra civil. O ideal seria o governo dos melhores, só que vários grupos se achariam melhores que os outros...
Texto muito interessante! Pelo menos em alguma coisa nos tornamos primeiro mundo : nosso processo eleitoral , nossa justiça eleitoral ( embora ainda distante do ideal de agilidade ) , que está aà pra servir de exemplo aos ditos paÃses "desenvolvidos" ...
A China tem concursos públicos para a ocupação de cargos públicos há mais de 2 mil anos. Se descontarmos o perÃodo de decadência que vai das Guerras do Ópio até Mao (em grande parte motivada pela incapacidade de se industrializar), o resultado foi uma sociedade próspera, unificada e relativamente pacÃfica. Após Deng Xiaoping, volta a ser uma potência mundial sobre as mesmas bases.
Não é porque lá é uma ditadura?
Não precisava de justiça platônica, bastava uma Justiça Eleitoral e uma lei da ficha limpa como as nossas e pronto, Trump estaria inelegÃvel.
Aqui temos um STE, uma justiça eleitoral, que até então tem-se mostrado operante. Um sistema de votação avançado, seguro e auditável. Enquanto nos EUA é permitido que um investigado, ou mesmo um condenado, que tenha tentado dar um golpe de Estado, participe do processo eleitoral, aqui, o que cometeu o mesmo delito, o mesmo delÃrio, tornou-se inelegÃvel, terá que acertar contas com a justiça.
Eleições limpas? Onde foi isso? Trump ganhou na base da calúnia e das incontáveis fake news que espalhou, além de contar com a incompetência dos democratas. Só isso.
Aqui temos um STE, uma justiça eleitoral, que até então tem se mostrado operante. Um sistema de votação avançado, seguro e auditável. Nos EUA é permitido que um condenado, que tentou dar um golpe de Estado, participe do processo eleitoral. Aqui, por ter incorrido no mesmo crime, o delinquente tornou-se inelegÃvel, terá que acertar contas com a justiça.
O tempo confirmará o que é Trump: um ban nnn dido da pior espécie.
Precisa de mais confirmação? Mire-se no nosso exemplo recente.
Quanta baboseira. Segundo o "calunista", se Platão "quase" definiria Trump, com o turista descondenado corrupto teria acertado na Mega-Sena de suas definições conceituais. Temos aqui o exemplo perfeito da injustiça platônica ao ato de liberar que um ex-presidiário para que volte a cometer seus crimes. Helinho sempre enviesado em suas conflitantes avaliações. Sempre usa a balança de dois pratos que pesa sempre para o mesmo lado.
Anete, acreditas mesmo nessa ladainha que citaste? Gostaria que me respondesses uma coisa: será que as palestras fantasmas do descondenado corrupto foram para explicar o milagre dos peixes, digo, dos bilhões devolvidos aos cofres públicos de um esquema que, segundo você, nunca existiu? Teria sido caridade dos amigos Batistas da J&F que hoje frequentam livremente o Planalto?
Dobra a dose de cloroquina!
Lula comprou varias mansões com dinheiro vivo. Abriu uma loja de chocolate para lavagem de roupas sujas. Surrupiou joias valiosas. Praticou, durante muitos anos, crimes de peculato ou rachadinhas. Tentou instalar o caos no paÃs com o intuito de dar um golpe de estado. Etc.
Vanderlei, quanto ao quando, bem que poderia ser agora (como diria a Maria Bethânia: sonho meu). Poderia sim ir a uma seção espÃrita, mas só para atender minha curiosidade e perguntar a ele como é o inferno.
A Lava Jato foi desmascarada, desmoralizada. Os processos contra Lula foram anulados, no STF e em outras instâncias, por falta de provas e outras tantas irregularidades. Moro e Dallagnol agiram em prol de seus interesses pessoais, polÃticos, financeiros, internacionais e de poder.
Quando Lula morrer os antipetistas irão a seções kardecistas para ver se o pernambucano incorpora para poderem xingá-lo.
Resumo, mi mi mi
Brilhante seu resumo, só perde para o grunhido.
Em decorrência do que eu vejo na polÃtica, eu já discordo que a voz do povo é a voz de Deus. Hoje eu diria que a voz do povo, é voz dos loucos e, os polÃticos são os psiquiatras, únicos capazes de domar os loucos. Não atoa um outro grego disse, que a polÃtica é a arte dos ordinários. Quem tem um nome a zelar, não se mete na polÃtica. Os ordinários agradecem...
Bobagem pouca é bobagem. Os EUA não precisam de uma justiça platônica, basta uma terrestre e ordinaária, mas eficaz. Como a nossa, que fez o nosso clone de Trump inelegÃvel. A democracia nunca foi a relização de ritos eleitorais num vazio institucional. A justiça tem um papel contrmajori+ario. Mas a arrogância do colunista não lhe permiete adimitir que o eleitor acerta na maioria das vezes, ou o ocidente não chegaria onde chegou.
Mas quando o eleitor erra, eh com as 4 patas, como fez agora la (de novo).
A censura da Folha comendo solta.
Nossa aqui temos um exemplo lindo O maior ladrão da América Latina
Dobrem a dose de cloroquina!
Bem: já se reduziu a proporção. Marco Antonio Villa gostava de dizer que era da humanidade.
Falso! Aqui no Brasil tem gente que roubou muito mais. Lula não tem contas no exterior nem grandes propriedades aqui dentro. Seus processos foram anulados pela parcialidade do juiz. A Justiça tem de cumprir a lei. A roubalheira continuou no governo anterior e continue neste. Em vez de Mensalão e Petrolão, temos o orçamento secreto.
Aqui não temos um descondenado? De um Google e vê que ficha limpa.kkkk
Esperando para ver os latinos que amam Trump votando pra casa.
Se se lasquem os brasileiros, que adora lamber as botas de americanos. Por aqui há gente que se quer visitou a América do Norte, mas vive pagando pau, na hora de desmerecer a única terra que lhes permitiu nascer. Devo confessar que nunca fui aos EUA, mas sou grato a terra mãe onde nasci.
Nos comentários, vejo muita gente fazendo comparação do Trump com Lula, pelas condenações. Chamam Lula de Lad.... Eu não se lula é o que seus opositores dizem, mas sem vergonha Lula é. Imagine que num paÃs onde os charlatães é dono de quase tudo e, um presidente com dois mandatos, não pode ser dono de um sitio e de um apartamento. Se eu tivesse a chance de ser presidente deste paÃs , eu rou-ba--ria também pois iria se acusado de ladr.. do mesmo jeito...
Não são só os latinos que irão perder. Se fossem só eles Trump não precisaria enfraquecer as instiuições americanas.
74 milhões de americanos são intelectualmente deficientes, incapazes de discernir o que é certo do que é errado, como o nosso nobre colunista. Eu também sou um fraco de cabeça, pois penso diferente dele. Essas criaturas iluminadas da esquerda são fantástica. Tenho inveja de sua inteligência.
Infelizmente, inteligencia nao eh democratica e eh bem escasso. Tai seu comentario e a manifestacao da maioria dos americanos confirmando a regra.
Um candidato que não aceita derrota não é democrata. Votaram contra o governo atual por razões econômicas. Nenhum partido segura a Casa Branca com 41% de aprovação. O vencedor é um criminoso condenado por júri popular com três outros processos que agora serão anulados. Quem faz sexo oral com microfone não tem compostura nem moral para ser presidente. Mas a democracia elege idiotas e demagogos. Devemos chamar de idiocracia? O Brasil não pode repetir o erro. Tem de condenar o golpista.
O que define se uma escolha é boa ou ruim é o tempo. Pessoas intelectualmente deficientes não sabem fazer escolha alguma. Pessoas com capacidade para discernir e muitas vezes com intelecto excelente podem fazer escolhas ruins. Pelo histórico de Trump a escolha foi péssima, mas ele tem uns 2 anos para provar o contrário. Ninguém mais tem medo de Trump ou Bolsonaro. As coisas se seguem como sempre seguiram.
Prefiro Aristóteles, que dizia que o regime ideal misturava monarquia, aristocracia e democracia. Montesquieu aproveitou a ideia para criar a tripartição de poderes. O Judiciário representava a aristocracia; o Executivo, a monarquia; e o Legislativo, a democracia.
Não parece que o parlamento brasileiro represente uma democracia e sim, um exército para defender os reis ocultos. Somos eternos escravos, esperando o paraÃso após nossas mortes. Até lá sacrifÃcio para pagar o pecado de ter nascido pobre.
Sabe ler, Joaquim? Então leia de novo.
Monarquia? Não viaja!
Entre um polÃtico condenado, autoritário, xenófobo e uma ex procuradora e vice presidente, o povo americano escolheu com o fÃgado, e quem vendeu melhor algo que certamente não vai entregar! Suas propostas não se sustentam, mas tem apelo a um eleitorado que sonha com um passado impossÃvel!! A deportação em massa, só de pensar, me remete a sombria década de 30, com um personagem nefasto!
É muito instrutivo lêr os militantes das redações escreverem coisas como essas, tratando quem pensa diferente de errado e gente que fez escolhas erradas, como se eles fossem os seres iluminados e donos da razão. Como se aqui na Banania fizéssemos sempre as escolhas certas. Elegemos um ex presidiário que ao ser eleito fez tudo ao contrario do que prometeu em campanha, sigilo de 100 anos, nomear amigos para o STF, etc etc. Quem somos nós na fila do pão para criticar as escolhas do povo Americano?
Quer cassar o direito do colunista de analisar a eleição dos EUA?
É amigo. Ele está de volta. Porém, não pelos motivos elencados pelo seu devaneio platônico. Trump está de volta porque o "sobrenatural de oliveira" incutiu na opinião pública aquele desejo imparável de corrigir uma injustiça. Não subestime jamais a inteligência subjacente na opinião das massas. Trump voltou. Em uma das mãos traz uma cenoura; na outra um porrete.
Nesse caso a Justiça é Divina. Matar bebês no útero é meio demonÃaco.
Se no USA realmente tivesse uma justiça correta DT jamais.poderia se candidatar novamente a qualquer cargo público, é um bandido. Agora, pior que o bandido foram os ignorantes polÃticos que votaram nele, estes sim são grandes ditadores, que enxergam somente o umbigo.
O presidente Biden é uma espécie de representante oficial dos EUA; para decidir ouve uma tecnocracia que mantém o barco andando; se não houver um desastre. Biden tem pouco poder sem o Congresso. Trump parece estar entrando pacificamente. Torçamos para que saia pacificamente também. Na China só há um partido, a tecnocracia mantém o barco andando. O futuro é opaco.
Na Antiguidade, o imperialismo militar era a regra, cheio de vizinho hostis e belicistas. Talvez essa época da humanidade não seja um terreno fértil para democracias florescerem e vicejarem. Hoje, com armas nucleares e bilhões de seres humanos, o excesso de força deve ser contido e canalizado pelas democracias, é a humanidade aprendendo a se autorregular.
Artigo didático e bem fundamentado; obrigado;
... há, porém, em cada paÃs, e a seu modo, uma burocracia estruturada e complementada periodicamente, que sustentam a funcionalidade administrativa, isto é, dão conta do recado, são as que cercam com segurança os acessos aos precipÃcios.
Agora a democracia agora é refém das redes sociais. Baixou o nÃvel.
Só faltou remeter o leitor a Popper.
Toda e qualquer escolha revela a face do escolhedor
Perfeito! Se deram ao povo o direito de votar, deu lhe também o direito de errar. Mesmo porque, eu não sei se estou certo, ou é meu oponente que está. Como disse o Ãguia de Haia, todo povo tem o governo que merece.
A democracia utópica de Platão convivia com as Cidades Estado,que não tinham as caracterÃsticas pensadas. Hoje o conceito de democracia continua relativizado.
Em tese a democracia seria algo bom, mas na pratica ela é uma manipulação consensual com a população. Os charlatães deitam e rola com a utopia do povo. O povo são tão utópico, que aceita ganhar o paraÃso após sua morte, em troca do sacrifÃcio em vida.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Hélio Schwartsman > Platão e Trump Voltar
Comente este texto