Dora Kramer > Os EUA não são espelho Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. jJoaoraimundon6 gmail com Neto

    Não creio que a esquerda queira o bolsonaro no pleito em 2026. Queremos ele preso. Isto sim. E se formos conscientes temos que nos preparar, porque será muito competitivo. Conta com uma legião de fanáticos que não precisam de razão nenhuma para colocá-lo no trono. E daí meus amigos, a direita virá jorrando sangue por todos os poros.

    Responda
  2. Raul Cunningham

    Isso tudo aliado ao fato de os americanos se julgarem acima de todos pouco se lixando para os outros paises, a nak ser quando contrariados seus interesses conomicos, quando ai interveem, fazendo guerra fora de seu territorio.

    Responda
  3. Orasil coelho pina

    O Bolsonaro ganhou em dezoito porque o PT não soube reconhecer seus graves erros no mensalão e lava jato e pedir perdão por eles e também por dizer que defende a democracia, mas não se posicionar contra ditaduras reconhecidas por todos! Temos o dever de construir um governo moderado, nem esquerda e nem direita! OrasilDemocraciaOcidental!

    Responda
    1. José Antônio

      Guerra híbrida: a LAVA-JATO foi a maior operação de LAWFARE da história da humanidade!!! (no YouTube). Em 08 do 07 de 18: ´´Líder do governo diz que prisão em 2ª instância foi criada para tirar Lula da eleição. ''Nunca teve prisão em segunda instância no Brasil. Só teve para prender o Lula e tirá-lo da eleição. Foi um casuísmo'', afirmou Ricardo Barros (deputado federal do PP pelo Paraná - Um camisa amarela da primeira hora desde dois mil e dezesseis).

  4. jose prado

    O tempo dirá! Tenpo! Tempo! Tempo!

    Responda
  5. Alexandre Marcos Pereira

    Ótima coluna! Ela vale como uma revelação ou talvez como um lembrete para aqueles que imersos no encantamento pela cultura estrangeira, esquecem-se do espelho que têm diante de si, refletindo suas próprias realidades. Os Estados Unidos, essa potência que ao longo do século vinte consolidou seu lugar como a terra das oportunidades e modelo de democracia, hoje se mostra como um espelho distorcido, refletindo ora fascínio, ora temor, ora frustração.

    Responda
  6. ORLANDO FERREIRA BARBOSA

    Detalhe não desprezível que aproxima o Brasil dos EUA: o descontentamento de boa parte da população, não captado pela mídia tradicional, mas que fala com "voz rouca" e forte, nas urnas... E são as urnas quem decidem o pleito eleitoral, apesar de todos os obstáculos para que o eleitor vote livremente em quem quiser.

    Responda
  7. Marenildes Pacheco da Silva

    Será que a eleição do trump, não foi programada por medo das ameaças dele, caso o resultado não fosse sua vitória?

    Responda
  8. GERALDELI DA COSTA ROFINO

    O ladrão de joias e golpista, esta, fora da disputa.

    Responda
    1. Orasil coelho pina

      Geraldeli, quem sabe nos livremos dos dois!

    2. Wilson Junior

      O ladrão da Petrobras não.

  9. Ricardo Schrappe

    O mais divertido é acompanhar o desespero do inelegível.

    Responda
  10. Wil Leon

    vae victis!

    Responda
  11. Paulo Silva Barbosa

    O sistema eleitoral norte-americano é anacrônico e não reflete a vontade da maioria dos eleitores, como já aconteceu em vários pleitos, como na derrota de Hillary Clinton, obteve mais votos, mas Donald Trump, conquistou mais votos no Colégio Eleitoral. Esta maneira de cada 100 votos contados e um dos candidatos obter 51 e levar todos os votos é uma situação sem lógica, onde apenas dois estados, Mayne e Nebraska, dividem os votos proporcionadamente, mas ambos pouco peso tem no Colégio Eleitoral.

    Responda
  12. José Cardoso

    A esquerda idealista é como aquele anjo de Baudelaire, cuja aura caiu na sarjeta. O trabalho a fazer é sujo como o de saneamento. Os mamadores em cima e em baixo devem ser desconectados das tetas estatais.

    Responda
  13. Wil Leon

    Dora doritos em panico.Narciso acha feio o que não é espelho. Musk vai assumir cargo no governo americano. Ele é o 'cara' segundo o Trump.

    Responda
    1. Paulo Silva Barbosa

      Sem votos, vai ter um voo de galinha, onde sua empresa de veículos elétricos não decola devido à concorrência asiática.

  14. José Augusto Bernabé

    Eu perdi vinte e cinco por cento da minha audição você Dora perdeu totalmente a sua visão, a América sempre foi referência e tudo que acontece lá vai acontecer por aqui sim, foram quinze anos de Carnaval por lá com os Democratas e o mesmo com o PT por aqui, agora o jogo virou sim, ceguinha.

    Responda
    1. Humberto Giovine

      Barnabé. Você confundiu a velha, falsa, e ultrapassada frase: " O que é bom para os EUA é bom para o Brasil". Nosso país é o mais importante da América Latina, mas daí ser um reflexo dos acontecimentos americanos, vai uma distância abismal. Principalmente para uma mentalidade como a de Trump.

  15. antonio brito

    Que bom seria caso tivéssemos um G. Washington ou Thomas Jefferson como presidentes. Devem estar revirando no túmulo caso vissem a mediocridade do país que sonharam e o atual. Se a esquerda tivesse um pouco de noção política, lá é cá, saberiam interpretar o anseio popular por mudanças e eliminavam o discurso vazio. Escutaria mas mano Brown e menos Jan Já.

    Responda
  16. max ribas

    Os EUA fazem o que o Brasil deveria fazer: cuidam do próprio país, ensinam sobre o próprio país, valorizam o próprio país. Só aqui que tem um bando de abobado da phunheta babando ovo de estrangeiro.

    Responda
    1. Vinicius Chaves

      "Cuidam do Próprio País..." Mas arrebentam com outros, patrocinando ditaduras e golpes, impondo embargos comerciais a quem é "comunista" além de jogarem toneladas de bombas mundo afora,como Vietnã, Afeganistão, Coreia, etc. Este seu exemplo seria uma Suiça, mas não os EUA

    2. Romero Lima

      aquela emissora poderosa ,praticamente se mudou para a "América" por causa das eleições. Por outro lado,as eleições daqui eles noticiam em notas de rodapé. Se noticiar.

  17. romulo paiva

    É curioso o negacionismo da repórter em relação à ciência econômica e a miséria que a esquerda já fez em um grande número de países.

    Responda
  18. Lisy P F S

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  19. Lisy P F S

    Trump sabe que o maior ladrão de joias é o Lula. Qdo a polícia Federal pegou as 23 caixas e depositou no BB na operação lava jato foi matéria no mundo todo e capa dos jornais. Na revista Veja mostra tudo de joias até telas milionário. Até dei um Google agora para reler mais guardo a edição

    Responda
    1. jJoaoraimundon6 gmail com Neto

      Lavar os ovos tudo normal matar pintinhos não. O galo pode estrilar.

    2. SILVIA KLEIN DE BARROS

      Fake até o talo, como todas as "informações" que essa safra ruim pública aqui.

    3. Humberto Giovine

      Lis. acabo de conferir sua "informação", e segundo a PF, na época, os bens não são joias, mas sim objetos, e pertencem à presidência da república. Além de permanecerem intactos até hoje. Ao contrário de seu ídolo bolsonaro, que tentou vendê-las para proveito próprio, segundo investigações da mesma PF. Sugiro pensar melhor antes de postar seus comentários para não passar vexame.

    4. Humberto Giovine

      Lis. Acabo de conferir sua "informação". O que diz é o seguinte: “Foram encontradas nas caixas de papelão, de modo geral, peças decorativas, espadas, adagas, moedas, canetas e condecorações”, diz o relatório da PF, subscrito pelo delegado Ivan Ziolkowski. E continua: “as caixas foram depositadas no dia 21 de janeiro de 2011 e foi informado que pertenciam à Presidência da República. Durante todo esse período o material não foi movimentado ou alterado. Relatou ainda que não há custo.

    5. Anete Araujo Guedes

      A terra é redonda. Vacinas introduzem chips em nossos corpos. Fazemos contatos com extra-terrestres, via celular. Rezamos para pneus. Passamos a viver fora da realidade, onde os fatos são distorcidos para que possamos seguir em frente coesos no nosso combate ao comunismo, aos avanços e transformações sociais.

    6. ERMELINDA SANTANA MATOS

      Amiga , a cloroquina tá pouca , aumenta a dose.

  20. Helio Cardoso

    Nada a ver, a começar pelo supremo deles lá que não impedem nem o 'beira-mar' de ser eleito presidente. O Bico de Laranja prometeu a Muralha da China nas 'borders' e talvez até decrete a punição em chibatadas aos chicanos. Porém os adoradores de pneus sempre à espera de um ET, não vão conseguir mais do que verem o bananinha, assar um hambúrguer, de bicão, na mansão da Flórida!

    Responda
  21. Bruno Sebastião Neto

    Quem é da área de negócios sabe o que é franquia ,que toda franqueado tem que seguir todas as diretrizes do "Master franqueado ",é por isso que a ext rema dir eita do EUA(Master Franqueado do ód io) Diz sim, tem que ser igual (estrutura de pensamentos de dominância )Se as pessoas vão comprar os produtos dessa franquia ,aí é uma incógnita ?

    Responda
  22. mauricio silva

    Alguém aí pra avisar o Trump que bolsonaro é um mero ladra ozinho de joias... pra que ele vai querer queimar o filme com bolsonaro!

    Responda
  23. Luís Cláudio Marchesi

    Com guerra no Oriente Médio, na Ucrânia e a tara de Trump contra imigrantes, ele vai dedicar algum tempo ao inelegível Bolsonaro? Sonhar é direito de todos. Bolsonaristas inclusos!

    Responda
    1. Paulo Silva Barbosa

      Ele descrimina explicitamente a população latina, uma denominação esdrúxula e sem fundamento científico, para facilitar a identificação estrangeira, tanto que conheço teuto-brasileiros viajando aos EUA se for com o passaporte alemão é classificado como anglo-saxão, caso viaje com passaporte brasileiro é latino. Agora para ele, caso algum escandinavo imigrar para lá, ele considera bem-vindo. Discriminação explícita!

  24. SILVIO LUIS DANTAS COELHO

    Não adianta chamar a cavalaria pois ela não virá.

    Responda
  25. Carlos Aurelio

    Espera para ver. Este homem termina guerras.

    Responda
    1. Anete Araujo Guedes

      Eta homem potente!

  26. JOÃ O MUCCI

    Os Estados Unidos nunca foram o espelho do Brasil, mas se o Pudim de Cana continuar com esse governo fajuto e ridículo, jamais será reeleito, a oposição vence fácil.

    Responda
  27. joseildo ferreira inacio

    Tá mais fácil ele ir pra Papuda do que para um novo mandato. Deus é mais...

    Responda
  28. Felipe Araújo Braga

    Eu tenho visto uma ascensão das direitas mais extremas no mundo. Na França a esquerda e o centro evitaram isso. Mas aqui e nos EUA, não! A esquerda brasileira precisa se atualizar e conversar melhor com o povo: muitos insistem em pautas da década de 70 quando estamos na Era da IA. Mas, sinceramente, o povão votar na direita achando que vai melhorar de vida em trabalho de app, só pode ser fruto da falta de informação!

    Responda
  29. Adilton Jose Luna de Andrade

    “Barreiras legais para candidaturas ficha suja” é só uma piadinha, né?? Na atual conjuntura cada presidente só precisa de um STF pra chamar de seu!

    Responda
  30. Fco Silva

    Ainda que a ideia de "provas" aqui tenha um sentido figurado, parece inadequado seu uso para fenômenos políticos que podem ou não acontecer. Enquanto hipótese, é provável, mas não pode ser imediatamente provado que vai acontecer, porque seria preciso combinar com o futuro. O futuro é como a palavra de um político, sempre duvidoso.

    Responda
  31. Fco Silva

    Ainda que a ideia de "provas" aqui tenha um sentido figurado, parece inadequado seu uso para fenômenos políticos que podem ou não acontecer. Enquanto hipótese, é provável, mas não pode ser imediatamente provado que vai acontecer, porque seria preciso combinar com o futuro. O futuro é como a palavra de um político, sempre duvidosa.

    Responda
  32. Paulo Roberto Dufrayer de Oliveira

    Realmente a eleição de Trump não tem nada a ver com a sucessão no Brasil. Mas os adeptos do Mito não perdem oportunidade de alimentar a esperança de que ele vai voltar ao poder.

    Responda
  33. Rai Giovanni

    Aqui a mão invisível foi posta na balança na campanha de de 22. Agora essas mãos estarão sob vigilância externa. As palavras do Vice de Trump sobre o que se passou no Brasil são um vislumbre do que está por vir. Se eu fosse a jornalista militante eu colocava as barbas de molho...Acredito que o confisco do R$ da Starlink no caso do X ainda vai ter uma reviravolta incrível... E não duvido de a Starlink reaver o dinheiro confiscado com juros e correção e ainda uma multa severa.

    Responda
    1. djalma gomez

      Correção, Rai: o dinheiro da Starlink nunca foi confiscado, ficou bloqueado enquanto o muska tomava vergonha na cara e cumpria as leis brasileiras. E o dinheiro ja foi desbloqueado, faz tempo... Se informa, militante

    2. gerson christmann

      Grandes patriotas. Venderiam o Brasil por um punhado de dólares. Idolatrar o Musk é o ápice da falta de bom senso.

    3. Claudio Alves

      Claramente partidário do quanto pior melhor. Talvez um rentista.

  34. Joao Massucci

    Concordo com todas as motivações internas que a comentarista apresentou, porém é preciso reconhecer que há, sim, alguma força social mais profunda e generalizada que está causando a guinada protofascista

    Responda
  35. jose camargo

    "Assim como é compreensível que lulistas abracem a ideia, vislumbrando a possibilidade de disputar o poder nos moldes de 2022." E todo mundo sabe em que moldes foram disputadas as eleições de 2022. A verdadeira história daquela eleição ainda não foi contada.Mas como ensina o Livro Sagrado "Tudo o que foi dito no escuro, será ouvido na claridade, e o que se sussurrou dentro de casa, será anunciado dos telhados, para que todos ouçam!"

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.