Comentários para:

Nave-mãe

VER COMENTÁRIOS EM Ailton Krenak

Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Henrique Marinho

    Para dados realísticos e atuais, sugiro ao escrevinhador a leitura de O Novo Iluminismo, de S Pinker, professor de Harvard. Quem sabre a próxima coluna teremos menos platitudes e mais otimismo no homem.

    Responda
  2. Fernando Schmidt

    Olha quem fala em narcisista…

    Responda
    1. Eduardo Vasconcellos Oliveira

      Ele se dirige a quem sabe ler.

  3. Fernando Lima

    Krenak é um dos poucos com coragem de iniciar o debate, que é incontornável, de qual o nível de existência humana seguro para o planeta. E não o contrário.

    Responda
  4. Marconi Reis

    É no mínimo irônico o "imortal" arrematar o texto com "ego narcisista" e Drummond, nosso maior poeta que declinou da ABL.

    Responda
  5. Fabrício Schweitzer

    O egocídio é real e assassino! Morar no mato é o melhor ar-condicionado e a melhor água. Onde vivo, tem aumentado a população que destruiu as praias e, agora, querem desmatar, colocar fogo, aterrar nascentes e dizer: "tem muito mato". A insensatez segue firme e forte.

    Responda
    1. ARY OLIVEIRA

      ..e por que continua morando onde moras?

  6. NACIB HETTI

    Krenak é a única cabeça pensante no mundo das lideranças indígenas. As outras cabeças indígenas foram feitas para desfilar lindos cocares.

    Responda
    1. José Bueno

      Se os atuais humanos dispusessem 10% da inteligência, não só do notável Krenak,mas de todos os povos originários...

  7. jose prado

    Primeiro precisamos escapar das balas, das enchentes e das queimadas!

    Responda
  8. Carlos José Souza das Chagas

    Quando esgotarem todos os recursos naturais, será que os bilionários do planeta vão se alimentar do dinheiro que têm?

    Responda
  9. JOSE EDUARDO MARINHO CARDOSO

    Ao meu ver, a questão da mudança climática ficou em segundo lugar, desde que surgiu no início o século XX o primeiro plástico totalmente sintético e de escala industrial. Estudos mostram que respiramos, bebemos e comemos microplásticos/nanoplásticos. Em qualquer ecossistema da Nave-mãe você vai achá-los, até fora do planeta talvez já existam tais resíduos nas toneladas de lixo espacial que orbitam nosso planeta. Quem sabe a Lua já tenha alguns ou até mesmo o restante da galáxia?!

    Responda
    1. JOSE EDUARDO MARINHO CARDOSO

      Até então os principais poluidores do planeta - China, Estados Unidos, Índia e União Europeia - emitem CO2 que vêm da queima de combustíveis fósseis para a produção de energia/materiais. No entanto, estudos indicam que a IA pode consumir 5 gigawatts de energia, o equivalente à geração de cerca de 5 reatores nucleares. E, à medida que as empresas constroem mais data centers, os chips que são fundamentais para a revolução da IA consumirão cada vez mais energia.

    2. JOSE EDUARDO MARINHO CARDOSO

      Você sabia que uma pergunta feita ao ChatGPT usa, em média, 10 vezes mais energia elétrica do que uma busca no Google? O desenvolvimento e implementação de tecnologias de IA pelos data centers em todo o mundo está causando uma explosão de consumo de eletricidade e água (resfriamento). Para suprir essa necessidade, big techs (Amazon, Google, Meta e Microsoft) já anunciaram que pretendem utilizar energia nuclear.

  10. Maria Conceição Silva Bragança

    Grata por esse exercício de consciência do planeta e de nós humanos, querido Ailton! Abraço fraterno.

    Responda
  11. gustavo alves de oliveira

    Incrível. Não precisa de cientistas para constatar que a vaca tá indo (ou já foi) para o brejo. Basta perguntar a qualquer urbano de origem rural, ou até mesmo os que foram criados na periferia das cidades, como está o corrégo (mesmo que corgo) que banhava quando criança. E tem gente que pretende abrir a porteira.

    Responda
  12. OSMAR SILVIO GARCIA OLIVEIRA

    Se os atuais humanos dispusessem 10% da inteligência de povos originários como o Ailton Krenak no sentido da preservação do planeta, talvez tivéssemos alguma chance de permanecer na teia da vida. Amarga ilusão

    Responda
  13. Maria Rita Fonseca

    Conversa antiga, bem bicho grilo,. Estes são os com maior ego, pode apostar.

    Responda
    1. José Bueno

      Sem desconversa, Maria. Precisamos defender os valores dos povos indígenas! Estes se assemelham aos valores que estão sendo atacados violentamente pelos falsos e hipócritas propagadores da "civilização ocidental e cristã"!

  14. Alberto Fernandes de Farias Neto

    A ganância dos capitalistas está levando a humanidade a um caminho sem volta. Quando medidas realmente drásticas forem adotadas para tentar reverter a situação, será tarde. A Amazônia terá se transformado em savana, a caatinga em deserto, muitas plantas e animais terão desaparecido, reduzindo drasticamente a biodiversidade, os oceanos estarão transformados em depósitos de lixo. Nesse cenário, os mais armados dominarão o que restará de terras aráveis e das poucas fontes de água potável.

    Responda
  15. Antonio Augusto Masson

    Ninguém melhor do que Krenak, pela lucidez e autoridade da sua própria origem, trazenso esse alerta com argumentos sólidos sobre as mudanças climáticas em progressão descontrolada e destrutiva. A inviabilidade do planeta para albergar a vida está ameaçada como nunca antes e portanto exige ações corretas de todos nós para a redução de danos e preservação do que resta do bioma terrestre. Que belo texto!

    Responda
  16. José Cardoso

    Todo mundo quer um ar condicionado no verão. Inclusive os bilhões de chineses e indianos. Por isso queimam de tudo para gerar eletricidade. Eles tem direito, mas uma das consequências é o aumento dos incêndios florestais por aqui. Não há almoço grátis.

    Responda
  17. Aluisio Oliveira

    Ótimo texto. Parabéns

    Responda
  18. Frederico Goulart

    Excelente texto

    Responda