Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. José Cardoso

    A ideia do MAGA me parece explicar muita coisa, pois é da mesma natureza do Brexit. Uma certa nostalgia de um passado glorioso em que a importância relativa do país era bem maior. Daí uma certa identificação do Trump com o Putin. Pois para esse último, a decadência geopolítica é até bem mais intensa. Vivemos tempos nostálgicos.

    Responda
  2. Daniel Nunes Guimarães

    A esquerda e suas contradições. O autor, por exemplo, pode chamar quem quiser, só por pensar e agir diferente, de coxinha, negacionista, terraplanista, os gravíssimos nazista, fascista e até Chucky, por conta do cabelo, mas vá dizer que ele tem o cabelo assim ou assado que a Terra vai abaixo.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Mmmmmm... Sei não, Daniel, a Terra do articulista é inapelavelmente redonda, não "vai abaixo" com facilidade; mais provável é a Terra Prana desbarrancar na beirada.

    2. Raymundo de Lima Lima

      Cadê contradições no texto acima? Mas eis alguns paradoxos direita: “é também um país com eleitores fascinantes. Imigrantes votam num xenófobo; mulheres, num misógino; pretos, num racista; libertários, num autoritário; moralistas, num imoral; e sinceros legalistas, num camarada que já anunciou que, se eleito, não vai largar o poder.E, se tudo isso deixar o eleitor ligeiramente nauseado, há uma solução simples e legal: ficar em casa, fritando bacon, e não ir votar”Cf.:Ruy Castro,FSP06/11/2024.

  3. Marcos Benassi

    É a guinada do pescoço na direção da lâmina, sêo Muniz. Sempre com a esperança de que não sejam dele as vértebras a serem separadas pelo metal.

    Responda
    1. Tadeu Humberto Scarparo Cunha

      Caro Benassi muito boa essa sacada,é a corda se ajustando ao pescoço nofutura da América, vai ser tétrico esse reality. Kkkk

  4. Helio Cardoso

    Perfeito prof. Muniz, caiu como uma bomba essa frase: "Chucky é o boneco que ganha vida, assassinando a faca os incautos", como diz o ditado "não se fala de corda em casa de enforcado". É um instante aterrador para os bozofakes que acreditam piamente que o terrivelmente 'chuchy' vai chegar no STF e, de faca na mão, ameaçar: "A elegibilidade ou a vida"!

    Responda
  5. Rai Giovanni

    Engana-se o nobre articulista ao dizer "Com TRUMP" o certo seria dizer com o povo Americano em peso, e representando a democracia Americana, por ampla maioria. Se for cho-rar manda áudio pra gente poder rir.

    Responda
    1. Raimundo Carvalho

      Aproveitando pra gozar com o membro alheio, né?

    2. Marcos Benassi

      Deselegância acompanhada de ceganálise.

    3. Rai Giovanni

      Leonilda considerando que aqui de 1% podemos dizer que aqui deu empate?.... Trump venceu em todos os colégios importantes, e levou tudo câmara e Senado, até os militantes de redação concordam, foi de lavada.Se for cho rar grave áudio

    4. Fernando Dolci

      Assim foi tb na década de 1930, em um certo pais europeu.

    5. marilza abrahão

      Qual democracia? Um estudo atento vai nos mostrar uma plutocracia eficaz na defesa de seu *status* e de sua riqueza além de sedutora em seus argumentos.

    6. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Ampla maioria no colégio eleitoral. No voto foi apenas 5% de diferença. Isso é apenas maioria, muito longe de ser ampla.

    7. Iraia Galindo

      Muniz Sodré distribuindo " pérolas aos porcos."

    8. Leonilda Pereira Simoes

      Ampla maioria não se reflete em 51% x 47%. Foi meio a meio, mesmo com todos dizendo que foi amplíssima. Metade do país não votou nele, os que não querem a autocracia que está chegando. E quem não quer assumir que votou em gol pis ta para se virar ví tima dele daqui a pouco, devia ter pensado melhor. Não ser ma chis ta, mi só gino, ra cis ta, ajudaria os que votaram errado. Quem sabe depois das lou curas que ele vai fazer, aprendam de vez.

  6. Bruno Sebastião Neto

    Como sempre brilhante em suas análises ,os idi otas da dir eita acham tudo aquilo Fofo ,não entendem de nada ,não sabem o que estar em curso ,será uma Amé rica autoc rática/plut ocrática mais do que nunca ,não entendem o significado de El on M usk ao lado do laranja ,pensam que a Amé rica será amiga de alguma nação(Do Brasil do Bol sonaro ) Porque no jogo dos negócios(Países) não existem amizades ,e sim interesses !

    Responda
  7. Gregorio Amarante

    Esta depressão da esquerda vai acabar quando?

    Responda
    1. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      Quando as coisas melhorarem do seu ponto de vista. A direita fala muito em liberdade de expressão, mas tem horror à liberdade de expressão do outro.

    2. marilza abrahão

      Quando os negacionistas, de todos os naipes, caírem no real abismo que é viver no mundo da desigualdade econômica e social, saindo do mundo fake em que alienadamente vivem.

    3. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      A direita civilizada também está deprimida!

    4. Leonilda Pereira Simoes

      Não é depressão, nem só da esquerda, é de quem pensa. Avaliar o que vai pio rar em termos de clima, de violência contra imigrantes, de cerceamento de ideias, perseguição a quem tem opiniões contrárias. Ele agora não tem mais quem o contenha, então, o pi or pode acontecer. Só não terá de dar golpe como tentou da outra vez. Agora não morrerão policiais do Capitólio tentando defender a democracia. Só que mais para a frente tudo de ter rí vel pode acontecer.

  8. jose camargo

    Enquanto isso,Trump vence em Nevada e amplia para 301 votos no colègio eleitoral. Agora, só falta o Arizona para garantir ao republicano a vitória nos 7 estados-chave. E o massacre da "serra elétrica" continua,porque a apuração ainda não terminou. "Eu sempre achei que a experiência é uma faca de dois gumes; você evolui a partir dela, mas algumas vezes ela te fere. Somente uma coisa é certa: você sempre aprende com ela. E isso é o que realmente importa." Donald Trump

    Responda
  9. Alexandre Pereira

    Hahahahaha. Democracia, camarada, democracia. Não gostou? O choro é livre. Espere a próxima, mas se os democratas vierem com a mesma lenga-lenga e o laranjinha fizer um bom governo, vão ter que aturar o Vance.

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      Pois é, Bráulio, mas os números estão na mesa, em parte pela desfaçatez democrata (deveriam arrumar outro nome) e a corporação Diddy, goste ou não. Hipocrisia os dois lados têm de sobra, mas um deles torrou a paciência dos americanos e o exercício fácil de ecoar a grande mídia de lá não vai mudar isso. Melhor ler Magnoli, mais honesto. Como sinalizaram as eleições municipais, se a esquerda não mudar, veremos mais males da democracia em 2026. Ao que parece, nem todos gostam de fato. Kkkk.

    2. BRAULIO S ALVES FERNAN

      Alexandre, você é quase um alienado - no sentido médico do termo.

  10. MARIO LUCIO CAMARGOS

    Na CNN, o âncora Michael Smerconish comenta artigo de Carlos Lozada para o New York Times intitulado "Stop pretending Trump is not who we are". Lozada assinala que Trump veio personificando cada nova 'fascinação nacional': a ganância dos oitenta, os escândalos sexuais dos noventa, os reality shows dos dois mil e o mundo das redes sociais dos dois mil e dez.

    Responda
    1. Marco Antônio M de Oliveira

      Perfeito. Um vendedor oferecendo o que o cliente deseja, conforme a época.

  11. Gaya Becker

    Mas não é que o cor de laranja é igual ao boneco Chucky! Bem que eu olhava pra esse cara e achava parecido com alguém...

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Tem também o Crusty, minha cara, o palhaço mau-caráter dos Simpsons. Não é com apenas uma fantasmagoria que o sujeito se assemelha...