Samuel Pessoa > A inflação volta a preocupar Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Estão elogiando o tal Guedes. É piada de péssimo gosto. A pessoa, através se seu chefe, deixou passivos de reposição de impostos, pecs kamikazes, calotes de precatorios e ministérios sem dotação orçamentária.
A inflação vai ejetar Lula, o terra planista fiscal. Bem feito!
"O discurso de herança maldita na polÃtica fiscal, que teria sido deixada por Paulo Guedes, visão da qual sempre discordei". Concordo em discordar. O Paulo Guedes foi o melhor ministro da fazenda em muito tempo. Se essa equipe do PT estivesse governando durante a pandemia, é possÃvel que saÃssemos dela com uma inflação tipo Alberto Fernandez.
Concordo. Paulo Guedes foi, de longe, o melhor ministro da economia dos últimos tempos. Mesmo tralhando com pouco apoio no Congresso, uma pandemia, inÃcio da Guerra da Ucrania e uma seca histórica, conseguiu entregar uma dÃvida pública, em porcentagem do Pib, menor do que aquela que recebeu. Precisávamos de uns oito anos de Paulo Guedes com apoio no Congresso para colocar o Brasil nos trilhos.
Deu calote nos precatórios, deixou de pagar todas as instituições internacionais. Reteve reajustes constitucionais de todas a categorias do serviço público. Desamparou todas as pesquisas cientÃficas do paÃs. Contingenciou todas as verbas das universidades. Elevou o litro de gasolina a dez reais e proporcionou um butim na Petrobrás. Gerou nada menos que 125 milhões de brasileiros com insegurança alimentar e 33 milhões com fome. Vou denunciar seu comentário, para você não passar vergonha.
As contribuições para o excesso de gastos públicos vem de todos os lados: o Judiciário e o Legislativo são totalmente perdulários, além de pouco contribuÃrem para o sucesso do paÃs.
Alguém ainda vai demonstrar que hiper juros pode causar inflação. Não sei se será preciso alguma explicação genial digna de nobel de economia ou, com elaborações e argumentos ostensivos, que me parecem meio óbvios. A verdade que esses juros levam a uma paz pouco desejada, a "paz de cemitério". Nenhuma capacidade produtiva e tendo como resultado a inflação. Que venham "sustos" com Trump e até alguma inflação, essa "paz" com juros não!
Chegou a hora de entrar a contribuição da população sobre a inflação. Carne subiu, para de comer carne! Não podemos deixar os aproveitadores nos ferrar! Certa vez eu ouvir dizer, que ascensão de Adolf Hitler na Alemanha, foi causada por inflação descontrolada vinda de outros governo. Quem viveu no Brasil a inflação dos anos 80, sabe que este mal só lasca o proletariado. Há quem precisa sabotar o governo atual, para facilitar sua tarefa na próxima eleição...
Pelo que entendi, na sua visão há muito dinheiro na economia, o povo está gastando muito? E por isso a inflação está aumentando? é sério isso?
Tantos números...mas também não temos Receitas suficientes. Crescemos e produzimos pouco para as necessidades, exceções ao agro e serviços formal e informal.
O choque de alimentos, como o autor relatou, vem da queda de produção global, contrastando com pico de produção brasileira, que naturalmente entrega tudo para exportação e explode o preço por aqui. Assim, pelo modelo arcaico neoclássico, atrás da inflação vão as taxas de juros e a interrupção de consumo pelos pobres e trabalhadores. Nesse caso, o excedente é exportado e a queda do preço beneficia o comprador lá de fora. Aqui dentro só propicia a fome. Essa é a lógica econômica dessa gente.
Prezado Vinicius, sou insistentemente refutado por pobres de direita. Não somente, pois também desqualificado pelos ignorantes, pelos negacionistas pelos deselegantes e pelos bolsonaristas.
Será que alguém te leva a serio?
A questão é a realpolitik, da qual não estamos aptos a opinar, mas sabemos que não há, no momento, nenhum lÃder polÃtico que possa fazer o que o presidente Lula está fazendo. E como já disse, ele faz o que é possÃvel, pois o mercado já deu um golpe na presidente Dilma e não há nenhuma segurança de que não vão repetÃ-lo. Assim, nossa obrigação é apontar o disparate publicado na mÃdia corporativa para que todos saibam que os bilionários vivem do dinheiro público e não pagam impostos. Obrigado!
ImpossÃvel entender o que vc escreve. Não passa de bravatas mal humoradas e repetitivas, sem nenhum fundamento. Se fosse tão fácil assim, o seu Guru ja teria implantado ha muito tempo.
Prezado Vinicius, produtos básicos não pagam impostos, quando são exportados e o agro é super subsidiado. Não sei se você entendeu, estamos exportando subsÃdios e a fome devido aos altos juros. Leia de novo e tente entender o que eu escrevi, por favor. Depois tente redigir algo que faça sentido. Não adianta ficar me criticando, ninguém se interessa por isso.
Quer dizer que o Brasil deve reduzir a exportação de produtos agropecuários e vende-los no mercado interno a preços subsidiados, para que os pobres possam comprar, reduzindo a entrada de moeda estrangeira no pais e jogando o dólar para as alturas. Marcelo eh o homem das soluções fáceis porém catastróficas. Consegue piorar o que ja esta bem ruim.
A fórmula eh simples, gastar menos e melhor, como a gente faz em casa quando perde o emprego Um trabalho sério feito em conjunto com a sociedade poderia fazer uma pergunta simples para cada ministério, secretária, e outros - o que vcs fazem? O que isto atinge quem realmente precisa do estado? Eh possÃvel fazer mais barato? Mas, pelo que eu vejo, a função do estado eh completar os organogramas e manter o elefante branco respirando, pouco importando o que ele produz
Esse é, e sempre vai ser, um papinho demagogo. É a mesma coisa de cortar ministérios, é puro show cosmético. Se quer realmente falar em eficiência de gasto, a primeira tesoura que tem que existir é nos subsÃdios e a segunda é nas ementas parlamentares. A terceira nos supersalários. Mas é mais fácil ficar com papinho de cortar cafézinho da repartição pra salvar o paÃs.
Faltou sugerir solução. Importar serviços não dá né. Normalmente esse argumento no final chega em propor aumento do desemprego.
Exato. Contração da economia, através de taxa de juros mais alta e aperto fiscal. Tem economista que fica sonhando com o desemprego acima de 8%. Talvez um dia essa turma de economistas neolibs vão conseguir entregar crescimento econômico e desemprego baixo, mas é melhor esperar sentado.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Samuel Pessoa > A inflação volta a preocupar Voltar
Comente este texto