Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. José Marco Barbizan

    É o profeta do caos e seu discípulo aqui da Folha.

    Responda
  2. Rodrigo Mello

    O americano quer o MAGA de uma épica em que os EUA eram uma potência sem alcance. Mas era também um país de aparthaid...racismo e violência interna. Engraçado que negros e latinos votaram nele....votaram para o retorno a um tempo em que eles eram marginalizados.

    Responda
    1. lino ramos

      Pois e, tem vezes que a barata vota no inseticida....

  3. Jose Jorge

    Vejo que o nobre jornalista é vidente, discípulo de mãe de Diná.

    Responda
    1. Jose Roberto de Souza

      Já eu vejo que você tem um enorme deficit cognitivo, pois as opiniões não são do jornalista, mas do prêmio Nobel de economia. Aprenda a ler antes de fazer comentários ridículos!

    2. Afonso Jorge Ferreira Cardoso

      Não é o jornalista ô inteligência. Ele só está relatando o que o ganhador do prêmio nobel avaliou.

  4. Tadêu Santos

    E A MELANIA SERÁ DEPORTADA P A ESLOVÉNIA?! A futura primeira dama nasceu na Eslovênia, portanto é uma imigrante, possivelmente comunista (SIC), junto com seu filho de 2 metros de altura. A deportação prometida pelo Trump é suicida, se realmente promover, poderá surgir uma revolução nos EUA, pois são milhares de imigrantes como são todos norte-americanos! Será que ninguém vai contestar as vigarices mentirosas do 'bilionário condenado' durante a campanha eleitoral?

    Responda
  5. Sílvio Luís Guimarães de Mello

    Trump vai acabar com o império americano. Trabalhadores do mundo todo regozivai-vos! Não irá sobrar pedra sobre pedra como o império romano. Depois iremos dançar sobre as cinzas parafraseando Nietzsche. De pé ó vítimas da fome! Ucrânia livre TB!

    Responda
  6. José Cardoso

    Tornar os EUA novamente grandes, no sentido de serem como nos anos 50 a fábrica do mundo, é como colocar a pasta de dentes de novo no tubo. Não vai acontecer.

    Responda
  7. Marcos Benassi

    Eita, Vêtêfê, fazia tempo que não me lembrava de seu título nobiliárquico, o Grão-Resumidor. Pois lembrei, e com mérito: Juta resumo bão. Quanto a "não sobretaxar os aliados", sei não se desfrutaremos da bebesse, todavia. A ver.

    Responda
  8. Nelson de Paula

    Um grifo para a última frase: o problema é que tais efeitos vão demorar para aparecer. O americano estará como o sapo na panela ao fogo: enquanto não esquenta parece que tudo corre normalmente.

    Responda
  9. Carlos Manoel do faria

    Trump é um fanfarrão, irá prejudicar o que estava melhorando e não criará bases sólidas para o próximo presidente...

    Responda
  10. Luciano Napoleão de Souza

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  11. Aderval Rossetto

    Egoísmo, é o que a crise monetária promove nas pessoas. Os EUA, independente do partido, tentarão continuar sugando as nações com seu petrodólar, como fazem desde Bretton Woods e término do lastro outro pelo Nixon. Ah, e poluindo com G8 oito vezes mais per capitos historicamente que os habitantes do hemisfério sul.

    Responda
  12. Andre Moraes

    É doloroso ver comentários de alguns assinantes. Um economista que ganhou prêmio Nobel faz alertas técnicos sobre medidas prometidas por Trump, mas o Minion acha que é arrogância de esquerda, choro de perdedor. Por isso, tivemos 700mil mortos na pandemia; muitos preferiram acreditar que a vacina os transformariam em jacaré. A doutrinação ideológica é uma arma de potencial atômico.

    Responda
    1. Paulo César de Oliveira

      O sábio fala em efeitos de longo prazo, 10 anos, mas o mandato de Trump é de quatro.

    2. Leonilda Pereira Simoes

      Não foi só este prêmio Nobel de economia que assinou carta contra Trump, outros 23 foram na mesma linha. Fora os outros 83 ou mais de outras áreas que tb lançaram manifesto contra sua eleição. Se esses premiados não são levados nem em consideração, a população escolheu um completo es cro que, sem preparo intelectual a não ser para rou bar e cometer crimes econômicos. A maioria viu o abismo chamando e se jogaram alegremente nele. E quem não queria cair que se vire.

  13. Andre Moraes

    Eu prevejo ainda mais estragos. Essa onda republicana foi gerada por alguns pilares, desinformação desenfreada, políticas de supressão de voto e propostas completamente descoladas da realidade econômica (quase nada que ele propôs leva a realização de suas promessas, ou seja, mentiras).. O resultado foi uma massacre republicano em todas as esferas; pode ser que isso leve a mais legislação de supressão, com democratas fora do páreo por um bom tempo e um caminho natural para um regime autoritário.

    Responda
  14. Alexandre Fonseca Junior Matos

    Faltou conseguir fazer entender o economês ao eleitorado, que entendeu velhos apelos emocionais calcados em uma máquina de muita comunicação e desinformação.

    Responda
    1. Leonilda Pereira Simoes

      Desinformação? Como quando ele disse que imigrantes estavam comendo gatos e o mediador disse que esta informação não tinha sido confirmada pela polícia local? O jornalista disse em outras palavras que era mentira, só uma delas, entre tantas que ele fala sempre fala. Ficou 4 anos em campanha, Kamala teve 3 meses para enfrentar toda a baixaria que jogaram contra ela. Brancos machistas, parte dos negros, muitas mulheres e jovens achando que estavam certos, pobres deles. Não podiam errar mais.

  15. Christiane Souza Santos

    É juntar o pacote de previsões e aguardar para ver. A desglobalização não acontece em um passe de mágica ou uma canetada. Estamos diante da possibilidade de uma nova crise econômica mundial, alavancada pelas 2 principais economias do mundo. O déficit público nos Estados Unidos é crescente e a China tem seus problemas, que seguem obscuros diante da falta de transparência do governo chinês.

    Responda
    1. Alexandre Fonseca Junior Matos

      Oi Cristiane, boa noite. Não acho que os problemas virão da China, mesmo em seu governo fechado.

  16. Christiane Souza Santos

    É juntar o pacote de previsões e aguardar para ver. A desglobalização não acontece em um passe de mágica ou uma canetada. Estamos diante da possibilidade de uma nova crise econômica mundial, alavancada pelas 2 principais economias do mundo. O déficit público nos Estados Unidos é crescente e a China tem seus problemas, que seguem obscuros diante da falta de transparência do goverbo chinês.

    Responda
  17. Olavo Cardoso Jr

    Nossa, essa gente de esquerda não sai da sua ilha de militância e arrogância. Fazer previsões catastróficas sobre o governo Trump faz parte do roteiro. Já vimos esse filme

    Responda
    1. Jose Roberto de Souza

      Só mesmo um apalermado de extrema direita para chamar o prêmio Nobel de economia de "gente de esquerda". A estupidez desse bando é um prodígio!

    2. Joaquim Rocha

      Olavo mais uma vez perde a oportunidade de ficar calado. Toda vez que se expressa é vergonha alheia para todos.

    3. Marcos Benassi

      Olhando para o editorial deste jornal de hoje, Olavo, nem se percebe isso que você denuncia. Ou, muito pelo contrário, percebe-se claramente o oposto: armadilha direitófila não sai de sua ilha de militância e arrogância.

    4. Leonilda Pereira Simoes

      Desde quando ver um escro que e dizer que ele é embus tei ro é mostrar arrogância? Analistas políticos de todos os países dizem a mesma coisa. Só quem é de extrema direita e aceita mentiras seriais e ofensas descabidas dele contra Kamala não entende que ele vai tirar proveito do cargo para se livrar da cadeia em todos os níveis em que está sob acusação, talvez até em NY. E acha ótimo ter um pr que pode ser preso e presidir da prisão. Que exemplo digno para o país.

    5. Andre Moraes

      Então Vinicius é de esquerda? A nova moda é que toda vez que alguém tenta debater utilizando conhecimentos técnicos para explicar consequências, vocês acham arrogância. Pode ser que Trump não faça nada ou nem parte do que prometeu; e que as coisas melhorem.

  18. mauricio silva

    Trump surfou na onde cuida por Obama e agora vai surfar na onda criada por Biden, que já pegou os preços nas alturas e o fed tem trabalhado pra diminuir a inflação. Trump prometeu o sonho americano que acabou desde antes de obama.. e não foi Biden que fez isso... como não haverá nenhuma melhora, a muralha azul vai voltar em 2028 e a era Trump será passado, sem um sucessor! Ter paciência e denunciar todos os mal feitos.. esse será o papel da imprensa agora!

    Responda
  19. Zelis P F

    Chora que tem lencinho

    Responda
    1. Cristina Murta

      Isso é tudo que você consegue dizer?

  20. Rubens Ventura

    O texto reflete uma realidade, Trump vendeu que o mal foi a inflação, haverá reversão, expurgando imigrantes? A mão de obra barata vai fazer falta, aliado ao aumento de impostos de importados, a vida não será fácil, vamos impor os robôs e automação e Musk brilha na cena da privatização.

    Responda
  21. Benedicto Ismael Dutra

    Na economia globalizada, a economia regional fica sem suporte porque as decisões macro que vão aglutinando a produção, vem de fora, e pouco lhe resta fazer quando fábricas vão sendo fechadas para produzir em outro centro industrial.

    Responda
  22. Clécio camatrgo

    Será? Ou somente é choro de perdedor?

    Responda