Opinião > Risco de inflação com crescimento pífio pela frente Voltar

Comente este texto

Leia Mais

1 2 Próximas

  1. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

    "Risco de inflação com crescimento pífio pela frente". Essa é a torcida da Folha. Ridícula. Vai errar a previsão, como sempre.

    Responda
  2. Adauto Lima

    "Um Rei sem instrução arruinará se povo": Eclesiástico.

    Responda
  3. PAULO ROBERTO HASSE

    Lula 3 no mesmo caminho desastroso da Dilma 2 , esta gente não aprende . Estão gastando tudo em nome da reeleição mas isto vai acabar com efeito bumerangue . Tudo começou com arcabouço fiscal de ficção , contando com rendas que não existem agravado com falta de cortes de despesas porque podem ser impopulares . A inflação corroendo o poder aquisitivo é que será muito impopular e vai acabar com a farra .

    Responda
  4. Maria Luiza Portugal Goncalves

    Quem colabora com os cortes de gastos: Congresso diminuindo emendas parlamentares? Empresários aceitando menos subsídios? Judiciário cortando suas mordomias? Provavelmente não, e o corte ficará limitado ao BPC e aposentadorias.

    Responda
  5. Henry Galbiatti

    Esta política é de suicídio. Se não tiver controle fiscal quem perde é o pobre. É difícil ideologicamente aceitar, mas ou faz isto ou aumenta a inflação, diminui salários, etc. O rico não sai perdendo, pois a Selic aumenta e os caras tem seus patrimônios financeiros corrigidos.

    Responda
  6. Sérgio Siqueira

    As despesas com os poderes é o cancro do Brasil. 50bi de emendas parlamentares já é abuso e ainda se apossaram da Constituição.A foice nenhuma linha. Entendo a preocupação do Presidente. Qualquer arrocho agora pegará os pobres em cheio. Ninguém quer ver novamente 30 milhões de pessoas se alimentando no lixão e o irresponsável passeando de jet SKY.

    Responda
  7. jose prado

    Petistas acreditam que dinheiro dá em goiabeira!

    Responda
    1. Dea maria Kowalski

      Na goiabeira é só Jesus

    2. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      Epa! Goiabeira é de outra turma.

  8. Flavio Angelo Bolcioni

    Vai enfiar na cabeça dessa gente que almoço grátis não existe em lugar nenhum do mundo e que não se controla um incêndio jogando mais gasolina na fogueira. Problemas complexos exigem soluções complexas. de longo prazo e geralmente impopulares. Os coelhos da cartola do Haddad, infelizmente, estão terminando.

    Responda
  9. Marcos Correia

    A matéria não fala uma linda sobre as emendas parlamentares. Corte só no pobre. A FSP está pior que o estadão.

    Responda
  10. Sergio Caldas

    Bom mesmo era no tempo de Bolsonaro, com inflação alta, salários congelados, política de genocídio, ameaça de golpe militar e imprensa sendo aviltada todo dia.

    Responda
    1. Henry Galbiatti

      Foco. Uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa. Pode ser um pouco difícil para entender.

  11. Carlos EDUARDO da Silveira Junior Silveira

    Grupo folha sempre em defesa da austeridade contra a população mais pobre. Façam uma matéria mostrando o quanto esse aumento de 0,5 na taxa Selic impacta no aumento da dívida pública! Acho que isso vocês dificilmente fariam. Mostrem quem são aqueles que ganham com o aumento da taxa Selic. Porque para o povo mais pobre, não há ganho nenhum! Defendam uma reforma tributária progressiva sobre a renda e o patrimônio, um aumento do ITR, imposto sobre lucros e dividendos etc.

    Responda
  12. Pedro Luis S C Rodrigues

    Incrivel é que tenha quem se surpreenda com isso. Como a prórpia Folha, que achou que seria diferente. Essa é a natureza petista

    Responda
    1. Fatima Marinho

      Interessante vc considerar que existe uma economia natural, ser da natureza de fulano ou sicrano. Na verdade existe um jogo grande entre especulação predatória e crescimento econômico com justiça social. Nesse jogo qual a sua torcida?

  13. Wellington da Silva

    É curioso que o editorial perceba como o governo 'impulsiona a demanda além da capacidade produtiva' sem atacar os maiores entraves à industrialização e modernização deste país: a classe de agentes do agronegócio exportador dependente e as classes de rentistas financeiros. Estes nada produzem, são verdadeiros parasitas sociais que agem impunemente e com a anuência das grandes corporações midiáticas.

    Responda
    1. Marcos Sanches

      Viva os inimigos imáginários criados para justificar a estupidez e incompetência.

  14. josé SOARES

    Novamente o Velho do Restelo bramindo a plenos pulmões pelo caos.

    Responda
  15. MARCO ANTONIO POLISELI

    Pegou um bonde embalado, desligou o motor, andou um pouco e vai acabar parando, óbvio. Fazuéli!

    Responda
  16. Eduardo Elói

    Adoram pintar o fim do mundo para o Brasil. Ainda bem que essas bolas de cristal são apenas mau agouro. Não tem fundamentos verdadeiros.

    Responda
  17. leonardo oliveira

    Enquanto este coprolálico estiver governando num ritmo analógico do século passado.O Brasil vai de mau a pior , virando república bananeira.

    Responda
    1. josé SOARES

      Primeiro: o correto é de “mal” e não “mau”. Segundo , argumente com dados econômicos e não com slogans panfletários.

  18. vicente machado

    O editorial afirma que o imposto sobre os ricos foi uma boa medida .Mas só esqueceu de dizer que isso não foi aprovado.

    Responda
  19. Gilmar Maghenzani

    Esse editorial é uma mentira deslavada pq passamos de Ba2 para Ba1 pq a economia melhorou, e aí?

    Responda
    1. leonardo oliveira

      Fora Lula forever.

  20. Paulo Roberto Taveira

    O pt, cachaça e taxad só dão conta assim. Fora Cachaça!

    Responda
    1. leonardo oliveira

      Fora Lula.

    2. antonio brito

      Correto. Editorial da fsp daqui um ano, om juros selic a quinze por cento: " bem que eu avisei". Como pode a vaidade ambição de um único senhor se sobrepor sobre o destino de uma nação? Com apreensão, imaginava que L4 seria Dilma 2. Porém final de L3 já é Dilma 2.

    3. antonio brito

      Correto. Editorial da fsp daqui um ano, om juros selic a o15 %, " bem que eu avisei". Como pode a vaidade ambição de um único senhor se sobrepor sobre o destino de uma nação? Com apreensão, imaginava que L4 seria Dilma 2. Porém final de L3 já é Dilma 2.

    4. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      Sim, afinal é preciso manter o caviar, o scotch, a lagosta e os vinhos dos rentistas farialimers. E os pobres admirando isso. Lamentável.

    5. Gilmar Maghenzani

      E vc acredita neste editorial?, aliás vcs acreditam em tudo até no zap

  21. José Cardoso

    Há pouco tempo eu li nesse Folha um artigo de alguns economistas sugerindo um aumento de 3% para 4% da meta de inflação para poder diminuir os juros. Como já estamos caminhando para 5%, o artigo precisa de uma revisão...E não será a última.

    Responda
  22. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

    Diga aí, Folha: quais são es excessos de gastos? BPC, seguro-desemprego, abono salarial, ganho real no ajuste do salário mínimo?

    Responda
    1. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      Aviões suecos e submarinhos estão contratados a década. Vamos dar calote no pagamento? Obuses de Is rael acho que não virão e seriam para seu adorado exército Viagens vão continuar quando forem necessárias. Aviões de ministros são pingo d'água nos oceanos. Emendas + emendas são do Congresso. Sobre mesmo BPC, seguro-desemprego etc. Não adianta querer distorcer, Antonio Brito.

    2. antonio brito

      Aviões suecos, submarinos, obuses de Israel, viagens com a corte, aviões de ministros, emendas, emendas. Fraudes nos pagamentos etc etc hoje mesmo na folha, aumento 25% para comissionados. Depois do baile na ilha fiscal vem a ressaca.

  23. Flávio Fernandes Marinho

    O que a FSP pensa é vergonhoso.

    Responda
  24. Mario Donizete Pelissaro

    Até agora todas as previsoes feitas pela imprensa ou pelo mercado falharam. Os resultados foram sempre muito melhores. Haverá de ser essa, mais uma previsao catastrofica que nao se realizará.

    Responda
  25. ROBERTO SILVA

    Há três caminhos para cair na desgraça: o mais rápido é o jogo, o mais agradável são as mulheres, e o mais seguro é votar no PT.

    Responda
  26. Ebano Machado Piacentini

    Crescer 3% ao ano é pífio? Qual governo teve isso além do próprio Lula um e dois no Brasil ?

    Responda
    1. Paulo Roberto Taveira

      E não é?

  27. ROBERTO SILVA

    Apenas néscios acreditavam que Lula iria fazer uma administração voltada pelo equilíbrio, Lula e seus aceclas sempre acreditaram que o governo não precisa se preocupar com o isso e que o dinheiro do erário não tem limites. Vai dar nisso, estagflação. Ao povo restará fazer o L e gritar: pelo menos tiramos o Bozo.

    Responda
  28. Hugo Vieira

    Essa "análise" deve ter sido escrita pela Faria Lima - ou pelo próprio dono do BTG Pactual - um dos financiadores deste jornal. O editorial está equivocado. Agências de rating internacionais comprovam isso. Tudo ficará bem no país. Triste para os especuladores e lobistas.

    Responda
    1. ROBERTO SILVA

      O único problema do editorial é dizer a verdade. Para esquerdista este é um crime capital. Visto que, a verdade vai contra sua paixão política, e, como dizia Nelson Rodrigues: "Nada mais cretino e mais cretinizante do que a paixão política. É a única paixão sem grandeza, a única que é capaz de imbecilizar o homem."

  29. Fatima Marinho

    Baixa os juros que o gasto público vai reduzir. A economia está crescendo apesar dos especuladores que trabalham contra o país. O editorial parece a trombeta do apocalipse, mas é falso, na verdade torce para o país dar errado, fortalecendo a especulação com o dólar e juros altos.

    Responda
    1. Fatima Marinho

      Sair da bolha com medidas criativas, mas não vai acontecer porque os especuladores trabalham contra o país. Aliás, é o único trabalho que fazem, no mais, não trabalham, vivem de renda.

    2. ROBERTO SILVA

      Viver na bolha é se alimentar de suas narrativas dá nisso. Os juros é a ferramenta que dispõe o BC para cumprir a meta de inflação, a qual é decidida pelo CMN, composto pelo Ministros da Economia e Planejamento e pelo presidente do BC.

  30. jose batista

    O ocaso de Lula Biden! Reeleição nem pensar!!

    Responda
  31. SERGIO AMORIM ANDRADE

    Eu só leio este mantra da Folha: redução do gasto público. Considerando que as despesas impositivas emboladas com as emendas parlamentares engolem 90% do orçamento, gostaria que apontassem onde seriam os cortes. O executivo não pode tudo e nem tem varinha de condão. A solução passa por melhorar nossa produtividade medíocre. Isso requer atitude e investimentos. Até as pedras sabem que não é fácil e, muito menos, rápido. Pensem em gerações.

    Responda
    1. Dea maria Kowalski

      Na Globo é a mesma coisa, seja no canal aberto ou na tv por assinatura. Eles não vão desistir enquanto não conseguirem seu objetivo, que seria um governo elitista que ignore a população que, realmente, trabalha duro. É uma gente pérfida. Querem o desaparecido Paulo Guedes que os encheu de grana.

    2. jose batista

      Governo Lula Biden foi pro brejo!!

    3. Roberto Jorge Chaves Araujo

      Verdade. Esse corte é, pervesamente, direcionado aos mais necessitados como se fossem culpados de tudo. Eu gostaria de saber como estariam, por exemplo, o agro e os deputados federais eleitos prefeitos, se não fossem o Plano Safra (a FSP "esquece" que Lula e seu partido o criaram) e as emendas parlamentares? Essa postura de investimento com pobre é dinheiro jogado fora, neoliberal, aponta para o recionarismo do W. Luís que dizia que a questão social era questão de polícia.

  32. Francisco Marra

    A FSP devo sofrer de aminésia, no passado não muito recente o Guedes do minto pedia o dolar a seis reais e não tinha essa grita toda.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Roberto baixe os juros até quatro porcento e veras os benefícios para o pobre

    2. Roberto Jorge Chaves Araujo

      Não tinha! É fato. Vai chegar o momento que a FSP vai assumir que é ingenuidade de pessoas boazinhas pensar em justiça social, combate à desigualdade, distribuição de riqueza.

  33. Jairo Thiago Freitas da Silva

    Mas quando o Lula cortar gastos como o mercado quer , teremos um novo editorial: Lula coloca o custo dos gastos nas mãos dos pobres

    Responda
  34. Maria Aparecida

    Não discordo em nada do texto, mas o editorial simplesmente esquece da possibilidade da taxação das pessoas conforme seu critério de renda, adotados quase todos os países, inclusive na Suíça.

    Responda
    1. Maria Aparecida

      Sempre lembrando que a proposta pelo executivo foi barrada pelo legislativo.

  35. Igor Cornelsen

    Nações inteligentes copiam as que deram certo. O Brasil copia a Argentina dos Kirchners.

    Responda
  36. Tha Virgens

    Deixa Dilma em paz Folhinha!!! Dona sofreu Golpy. Orquestrado inclusive com apoio desse jornal! Eu hein!

    Responda
  37. José Davi

    Hoje a ideologia neoliberal da Folha está aflorada, inventa dados, ataca o serviço público na manchete. Peguem o dinheiro de vcs e vão para praia pegar um vento na cara e parem de perturbar a vida povo trabalhador desse país.

    Responda
  38. Marcelo Magalhães

    Desafio a folha, ou qualquer outro economista a provar correlação empírica entre austeridade fiscal e juros baixos com redução da dívida pública. Esse modelo existe porque promove um grande faturamento das classes dominantes e só. O choque atual, atribuído aos alimentos não tem relação com aumento de consumo interno e menos ainda com queda da produção. Houve queda da produção externa e o Brasil ocupou mercados, desabastecendo o mercado interno, exportando subsídios às custas da fome.

    Responda
    1. Vinicius Branco

      Não desanime, Jo Soares. Um dia vc chega la.

    2. josé SOARES

      Interessante. Comentei concordando com o do Marcelo e fui censurado. O leitor Branco o desrespeita e o seu ( dele) comentário passa.

    3. Marcelo Magalhães

      Vinicius, vai ver se eu estou na esquina?

    4. Vinicius Branco

      Marcelo, Vc fica só fazendo copia-e-cola de seus comentários sem pe nem cabeça em todas as matérias da FSP? Eh preguiça ou tá faltando criatividade?

  39. Eduardo Luiz De Faria

    Argentina em seis meses, Venezuela em um ano, né?

    Responda
  40. Gilberto Rosa

    O Brasil está crescendo 3 vezes mais do que o previsto pelos calunistas do biliinário banqueiro dono da Folha, que até pela irmã é processado por fraude. Desemprego no menor nível, rating das agências melhorando, indústria a mil, mas o parasita de juros não tem limite, 12 bilhões de fortuna não basta, precisa continuar a manipular notícias públicas com fins privados.

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      Isso ai Vícius, o importante é tu fazer o máximo pra me acompanhar :)

    2. Vinicius Branco

      Bom, pelo menos uma qualidade vc tem. Consegue produzir tantas besteiras em uma velocidade tão rápida que eh impossível acompanhar. Parabéns!

    3. Gilberto Rosa

      Pô Vicius, tá tudo bem contigo? Esta semana, tu perdeu de responder dois de meus comentários. Dessa vez passa, mas espero não se repita, você precisa precisa fazer o tema de casa :)

    4. Marcelo Magalhães

      Prezado Vinicius, se você sabe o futuro que nos espera sugiro que vá opinar lá na seção de horóscopo. Quem está lá é o Paulo Guedes, repetindo em 6 meses Argentina e um anos e meio Venezuela. Aqui trabalhamos com ascensão de décima terceira para a oitava economia. Pratico e objetivo.

    5. Vinicius Branco

      Ate setembro desse ano, mil e setecentas empresas pediram recuperação judicial. E o Gilbertinho achando que estamos em céu de brigadeiro. O cara eh desinformado, sem noção da realidade, e ignora o futuro que nos espera, alem da ideia fixa sobre a FSP. Que volte a dormir em vez de choramingar!

  41. Rafael Lopes

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  42. Jair Pereira

    Faz o L. Viva a Democracia. Pior Governo que Brasil já teve. Com 37 ministros para bajular, todas as etnias para agradar, todos os Companheiros para acomodar, um STF sugador para dominar, não haverá recursos para investir em crescimento. Venezuela a vista. E o PT de sempre.

    Responda
    1. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      Eita Venezuela, que está sempre à vista mas não chega nunca. Estou cansado de esperar 72 horas, mais 72 horas, mais 72 horas ...

    2. Neucir Valentim

      Bom mesmo era quando o inelegível vivia de moticiaas sem se preocupar em governar o Brasil. A histeria tornou conts do Brasil e o Guedes estorou o teto de gastos no mínimo umas 7 vezes tentando eleger um ôgro. O Brasil voltou 40 anos em 4.

    3. Gilberto Rosa

      Olha o nível de gente que cai no conto da Folha, deve ter votado no carioca Tarcísio, Marçal e no das joias e 51 aps no dinheiro. Aff

    4. Amaral Neto

      Jair, todas as etnias precisam ser agradadas, de fato. Devem ter, no mínimo, o direito de existir em paz. Quais etnias você acha que não deveriam ser agradadas? Depois não reclame por serem chamados de genocidas.

  43. Neucir Valentim

    Meu Deus o Brasil está beira do caos,! Estamos num processo econômico decadente! Explosivo, Lula é um indivíduo inconsequente! Esse é o tipo de Manchete que tenta desestabilizar um governo que vai muito bem buscando acertar as contas e fazer o dever de casa e a Folha como sempre, tentando criar o caos para tentar desestabilizar o governo. Fez isso com a Dilma e deu certo, com Lula será diferente! Se eu tivesse a caneta do Lula na , cortaria os benefícios a esse tipo de imprensa.

    Responda
  44. Raymundo Itareru

    perdeu mané, não amola! até quando a fsp vai ficar com esse chororô? vão tentar um golpe? porque são especialistas em golpe

    Responda
    1. Tha Virgens

      E ainda querem falar de Dilma! Ajudaram a golpea-la. Folha Saphada viu

  45. Lisy P F S

    Enquanto isso vocês preocupados com eleições Americanas. Teremos uma bomba com esse pacote do circo.

    Responda
  46. Marciano Alves

    E os bilhões e bilhões de reais de gastos com juros que o BC impõe com a desculpa de segurar a inflação, quando não passa de jogo alinhado com a Faria Lima? Por que se colocou o gasto com juros fora da meta? Talvez porque os concentradores da renda não estejam interessados em país nenhum, senão o próprio umbigo. Esse edital merece a lata do lixo.

    Responda
  47. Anete Araujo Guedes

    Há sempre um risco iminente no governo Lula. Tranquilidade havia no governo Bolsonaro. Para alcançar essa tão sonhada estabilidade, faz-se necessário cortar os privilégios do andar de baixo. Afinal eles são maioria, são os que dependem do Estado. São os que recobrem as perdas em relação aos calotes e isenções de impostos do andar de cima. Há que se preservar os ganhos exorbitantes, os lucros extraordinários do 1% da população, afinal eles são minoria, devem receber à devida proteção.

    Responda
  48. Nader Savoia

    O ghost writer do editorial da Folha está sempre na Faria Lima... Conter gastos, ok, faz parte da receita do bolo. Mas, convenhamos, a inflação subiu 0,25% acima da meta, por fatores sazonais. A Selic, que paga os escorchantes juros da dívida publica, sobe antes da inflação, e mais. É o ovo ou a galinha o problema?

    Responda
  49. Alexandre Tavares

    Excelente editorial.

    Responda
  50. Valdomiro Dos Santos

    O que esses abutres chamam de gastos é na verdade o investimento social do governo com a parcela da população mais vulnerável e menos favorecida. Taxar as grandes fortunas, esses hipócritas não querem.

    Responda
    1. Amaral Neto

      Então, Jorge, a sua crítica é ao congresso de direita, que cobra emendas até para aprovar pautas de equilíbrio fiscal.

    2. Jorge Maia Filho

      Os gastos do governo não são p a classe menos favorecida e sim p buscar apoio político por meio de emendas parlamentares por exemplo. Não seja t@l@

1 2 Próximas

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.