Bruno Boghossian > O 'pobre de direita' fala inglês e come em dólar Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. MARCIO OLIVEIRA

    O Pobre de direita... De onde vem? De que se alimenta? Como se reproduz? Ele realmente derrota a esquerda em eleiçoes? Como exterminar esta anomalia?

    Responda
  2. max ribas

    Ui, Papai Noel Trump, proteja-nos, americanos legítimos desta gente que vem de fora, da América Latina ou da Ãsia, que luta e vence todas as adversidades sem reclamar, trabalha em dois ou três empregos ruins, porque daqui a duas gerações os filhos deles serão nossos patrões. Ain kkkkk.

    Responda
  3. José Antônio

    O pobre e a direita se assemelha aquele acordo do porco com a galinha para vender ovos com bacon. ´´ No YouTube: 1) "Não sou de dramatizar, mas ...'' Imperdível alerta de um dos maiores economistas do país`` 2) Miguel Nicolelis: Distopia das Big-Techs, o domínio da extrema-direita e o fim do sonho americano. 3) ´´Aula com Vassoler: Afinal, o que pretende o neoliberalismo?``.

    Responda
  4. ROBERTO CEZAR BIANCHINI

    "americanos frustrados que ouviam o magnata dizer que políticos progressistas se esforçavam para proteger minorias, mas não tinham um plano para eles." Uma chance para adivinhar se estes frustrados vão conseguir o que querem, economicamente, votando em magnatas. Spoilers: não vão.

    Responda
    1. Célia Silva

      Pensei exatamente o mesmo quando li isso na matéria!

    2. Luiz Antônio I

      Pior é ver que tem pobre brasileiro sonhando com o ideal americano.

    3. Jose Alexandre Barbosa

      Ao menos estão tentando mudar. É melhor que continuar casado com a mesma péssima esposa, uma má companheira e traidora, que tiras de vc pra dar pros estranhos. Aqui no Brasil os que pregam esse conformismo com esses partidos e setores majoritários da imprensa só tem um interesse, o próprio bolso, e não o bem dos que sofrem no ônibus e trem e vêem que a escola em que seu filho estuda não o dará chance no Enem, e que o hospital que vai põe bandagem em fratura.

  5. Emilio Vaz

    Quem dera! Quem nos dera se a esquerda tupiniquim fosse como a esquerda na terra do Tio Sam. A esquerda “brasiliensis” inserida na esquerda Latina das Américas é retardadamente retardada!! Não há equivalência ideológica e muito menos lógica neste caso. A nossa direita clama por um lider sensato a nossa pseudo-esuqerda clama por alguém honesto e coerente.

    Responda
    1. Maria José de Araujo Costa

      Acredito que em qualquer campo, direita ou esquerda, todos queremos políticos melhores. Temos que escolher entre os que se apresentam.

    2. Edson Badra

      Analise de quem reza pra pneu

    3. Emilio Vaz

      Obrigado! Asneiras para comentar asneira é o mais indicado!

    4. Gil Filho

      Meus parabéns, em matéria de asneiras vice foi muito bem

  6. PAULO CURY

    O sujeito sai lá dos cafundós da América Central, não fala inglês, eh fraco fisicamente, normalmente pobre intelectualmente, ainda tem uns três filhos, atravessa um rio, foge da policia, da um jeito de arrumar um emprego e logo logo está andando de pick-up e comendo carne, tá na hora de quem nascem lá e tem todas condições condições de vencer na vida parar de mimimi, arregaçar as mangas e ir trabalhar ao invés de ficar chorando e reclamando

    Responda
    1. max ribas

      Falou pouco e disse tudo. Me senti representado. Cheguei em São Paulo sem nada, estudei e ganhei dinheiro sem família ou contatinhos, enquanto muitos colegas nascidos aqui estão chorando agarrados na barra da saia de mamã.

    2. Jose Roberto X de Oliveira

      Acho que vc não entendeu. Da leitura do texto o pobre e classe média lá estão passando necessidades tanto que são contrários a mais chegada de pobres e remdiados. Esse pessoal reza todos os dias para não ficar doente. Cada vez que um sujeito ali que vive de bicos ou empregos ruins fica doente ele se despera.

  7. João Leite Leite

    Esquerda? Que esquerda. Esquerda leninista. Usaram os mesmos métodos do leninismo para empobrecer o povo trabalhador. Um exército de desocupados perambulando pelas estrada invadindo propriedades públicas e privadas no campo e na cidade. Farta distribuição de auxílios e arroxo salarial e impostos altíssimos para os trabalhadores. Se não tivessem matado a esquerda trabalhista que lutou até aprovar na constituição o salario mínimo constitucional hoje o Brasil estaria ao lado dos países ricos.

    Responda
    1. JORGE CESAR BRUNO

      Que tal abrir mão de férias, décimo terceiro, trabalhar sem horário máximo, licença maternidade e paternidade, e o melhor, salários que os outros lhe oferecem, sem qualquer intervenção de sindicatos ou Estado! As pessoas deveriam se informar mais, e falar menos bobagens!

    2. Anete Araujo Guedes

      Dobra a dose de cloroquina!

  8. José Cardoso

    O pobre americano mora em uma daquelas casas com terreno sem cerca, e tem um carro na garagem. Não dá para comparar com nosso pobre. Só que em geral está endividado. Passa a vida pagando prestações com juros baixos. Há pouco tempo soube que os índices de inflação não captam os aumentos nos juros, que subiram bastante recentemente. Isso explica muita coisa.

    Responda
    1. Anete Araujo Guedes

      Turista não vê mesmo pobres nos EUA. Eles morrem em casa, por não terem condições de pagar hospital.

  9. Fabrício Schweitzer

    Então, vamos permitir que o pobre possa falar português criticamente, comer em real, trabalhar com dignidade, estudar, ter saúde, segurança e tirar férias. Vamos contar com o centrinho e a extrema direita, aquela da fila do osso. Detalhe: sem a tal sedução mentirosa.

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      Ok, com qual milagre?

  10. Flavio Angelo Bolcioni

    Qualquer semelhança com a maior parte da esquerda brasileira é mera coincidência, com a diferença que no Brasil, os ditos “progressistas” ainda não entenderam patavina a respeito das mudanças em curso. Continuam com o mesmo discurso e pose da década de 70. Chato e antigo.

    Responda
  11. Cassio Vicinal

    O establishment e seu modelo de liberalismo de mercado enfrentam um desafio: se reformar ou abrir espaço para alternativas mais intervencionistas e protecionistas mais populares. A transformação ainda está em curso, mas fica claro que tanto nos EUA quanto em outras partes do mundo, há uma pressão crescente por modelos econômicos que combinem liberdade de mercado com uma rede de proteção social mais robusta: políticas que respondam às necessidades dos trabalhadores e das classes médias.

    Responda
    1. Luiz Candido Borges

      Cássio, o que você descreveu na prática chama-se Social Democracia e esteve no poder nos países europeus durante algumas gerações, resultando na fase mais próspera e socialmente justa da História. Aí veio o Neoliberalismo declarando que o Estado deve ser mínimo, idealmente, nulo, numa campanha implacável que resultou no mundo em que vivemos: cada um por si, todos como PJ tendo que "empreender".para sobreviver. Legal, né?

  12. Nilton Silva

    Aos poucos os analistas políticos vão se aproximando do que de fato levou os republicanos a vencerem os democratas. E que os tais progressistas brasileiros deixem a empáfia de lado e tentem entender o que leva alguém a votar num Bolsonaro ou num Marçal da vida. 26 taí.

    Responda
    1. antonio brito

      Menos Jan já é mais Mano Brown.

  13. NACIB HETTI

    O rótulo de esquerda não cabe ao eleitor da Kamala. O Partido Democrata é belicista e financista; faz o lobby da índústria bélica e de Wall Street.

    Responda
    1. Raymundo de Lima Lima

      Exato. Democratas com Kamala, Biden, Obama, Clinton, Nunca foram esquerda. Nem esquerda no sentido europeu. Sempre existiu direita-centro e direita tradicional q foi engolida pelo extremismo-direita, populista, fascismo pós-moderno.

  14. Marenildes Pacheco da Silva

    Que mecanismo (algoritmo) poderoso é esse da extrema direita, que universaliza/globaliza a lavagem cerebral de maneira certeira e a esquerda não capta o espírito da coisa?

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      Bolso e expectativas, só isso. Ideologia é coisa do andar de cima. No asfalto, salários, contas e testemunhar o andar de cima comendo lagosta e gastando seus impostos são o algoritmo. Conversa fiada já não convence ninguém além dos convertidos.

    2. Raymundo de Lima Lima

      Tal como Marcos, darei pitacos psi: dtempos em tempos os seres humanos entram numa 'doidice endêmica'(MSodré), ou Psicosse d Massa(WReich),cujos sintomas são: cegueira coletiva p realidade d fatos; fascinio p líderes carismáticos populistas,um 'grandePai' salvador; psicose d massa com histerismos, delirios e alucinações(ex: chip em vacina, paranóia conspiração-comunista; negacionismos d vários tipos e gostos. Apenaspitacos.

    3. Marcos Benassi

      Minha cara, só posso dar pitaco. Primeiro, o tempo: temos de lembrar que "o comunismo" é um fantasma de longo prazo, cuidadosamente demonizado (nem precisava de cuidado, a guerra fria foi longa e recíproca). Depois, martela-se na z'oreia do freguês tudo que é benefício da competição acirrada e por padrão, e as falácias da "oportunidade igual" e do enriquecimento. Forma-se campo fertilíssimo pra variados outros preconceitos, facilitados contemporaneamente pelas redes. Funfa muito bem.

  15. Cr Cr

    Vi em outros canais da mídia (como a DW) artigos sobre o domínio da mídia pelos simpatizantes de Trump, inclusive com muita fake news nas redes sociais. Pra mim, não se trata tanto assim de Democratas que não atendem aos a seios da população, mas ao êxito republicano de estratégias de disseminação de preconceito, muitas vezes de forma mentirosa

    Responda
  16. ANTONIO MORAIS

    Aqui o povo é pacífico demais, faz campanha por um pão com mortadela, aceita esmola de R$600,00, deveria ter vergonha na cara e exigir trabalho, trabalho e trabalho, ser digno do seu próprio sustento. O comodismo toma conta do país.

    Responda
    1. Marenildes Pacheco da Silva

      Vixeeeeee assasinei a concorrência! Cadê a IA pra evitar o crime? Sinal que realmente nem é inteligência muito menos artificial. Vergonha de mim mesma, mas uma vez a nelida pinon disse que condenava mais a idéia do que a correção da grafia, fico menos envergonhada

    2. Marenildes Pacheco da Silva

      Para quererem viver do seu próprio esforço, o povo tem que ter consciência de exigir educação forte na base, para não dependerem de transferência de re da no futuro, pelo .enos uma parcela significativa da população, mas essa consciência nos é roubada, para perpetuarmos a herança da miséria.

  17. romulo paiva

    A esquerda funciona até que o dinheiro do outro acabe. Depois todos ficam iguais, miseráveis.

    Responda
    1. Luiz Candido Borges

      Mais um que acha que políticas publicas são feitas com o "dinheiro dele", como se o governo pegasse diretamente na sua conta para dar aos "vagabundos". A noção de que o governo deve administrar a arrecadação para o bem comum passou longe...

  18. Ettore Fellini

    Os EUA são uma plurocracia .Engana se quem pensa que tem alguma novidade a eleição do Trimp por duas vezes Será que já esqueceram do Nixin ,do Reagan, do GW Bush 1 ,do GWBush 2 .Os EUA são um país de reacionários na sua maioria e que lutam contra qualquer movimento progressista no mundo .É mais do mesmo

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      E o Brasil também, com suas majestades participando.

  19. Mauricio Coelho goiato Goiato

    Os pobres do Pt comem lagosta com espumante francês e voam de jatos particulares . Os os companheiros também .

    Responda
    1. Luiz Candido Borges

      Quanto rancor!... O Goiato gostaria imensamente de ter essa vida, como não tem, destila sua frustração com os que ele acha que têm, mas como é um adorador de pneus, não é capaz de mirar nos poderosos de sempre, os que realmente vivem desta forma.

    2. Antonio Araújo

      Eduardo sentiu...

    3. Eduardo Rocha

      Errou o lugar do comentário. Esse tipo de idiotice caberia melhor no grupo de zap da sua família.

  20. João A Silva

    "....ou só a ideia de dar poder a alguém que manifesta um espírito caótico compatível com sua raiva." Achei esta esta explicação perfeita.

    Responda
  21. Alexandre Pereira

    Os números das eleições são relativamente próximos, com poucas exceções, e ficar classificando grupos com base nisso é uma bobagem sem tamanho, além de algo muito pouco tolerado pelo eleitorado. Candidata ruim é candidata ruim, simples assim. Da mesma forma, partido desconectado paga o preço, não adianta ruminar. Até os alinhados apontaram as bobagens e excessos do partido só-democrata-quando-ganha, mas a “joy” não permitiu ver isso. Corre o risco de eleger Vance em 2028.

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      Com 39 minispones, Anete, e farta distribuição de penduricalhos à suas majestades, nossa narco república vai precisar mais do que ideologia para sobreviver. 2026 é logo alí, depois não vale reclamar.

    2. Anete Araujo Guedes

      Antonio Araújo, falta ação no governo. Um presidente que vem sendo cada vez mais acuado, que não parte para o enfrentamento, que não entende que, quanto mais entrega, mais o Mercado financeiro vai exigir. Esse corte no orçamento, que ele vem sendo obrigado a aceitar, invibializará seus projetos sociais, o afastará ainda mais de suas bases, e da sua possível candidatura em 2026.

  22. Anete Araujo Guedes

    São os que se sentem alijados da tão propagada prosperidade, do bem viver americano. Votam no candidato que oferece um retorno a esse sonho, América para os americanos, América em primeiro lugar. Com a devida deportação dos imigrantes, os que roubam, empobrecem e escurecem esse país com seus poderes divinos, os xerifes da humanidade.

    Responda
    1. Anete Araujo Guedes

      Luiz, concordo com você. Mas se Lula não entrega seus projetos não são aprovados. As transações têm sido realizadas nos palácios, em vez de serem comunicadas, debatidas e solucionadas nas ruas, com trabalhadores, lideranças comunitárias, sindicatos, base política.

    2. Luiz Candido Borges

      Muito bom, Anete, você é das minhas: constrói uma argumentação consistente a partir de fatos e não deixa questionamento sem resposta. Concordo com praticamente tudo que você disse, principalmente com o óbvio, o Lula está amarrado pelo pior congresso da História, herança direta dos tempos do Bozo. Ele trocou Ana Moser pelo Fufuca? O questionador faz alguma ideia de como isso aconteceu? O pior é que o Lula dá para o Centrão e não recebe de volta!

    3. Anete Araujo Guedes

      Lula vem sendo pressionado para efetuar um corte nos gastos sociais.

    4. Anete Araujo Guedes

      Se Lula pudesse, governaria apenas com seu partido. Mas, para para ver seus projetos de governo aprovados, Lula tem que negociar, entregar verbas e ministérios. Bolsonaro, além de entregar o Orçamento Secreto, entregou o poder ao Lira.

    5. antonio brito

      Anete. Não dá para continuar passando pano nos erros do presente com o horror que foi o governo passado. L3 pediu e ganhou cento e cinquenta bilhões fora do teto do congresso anterior. Ganhou um depósito de esperanças. Criou um governo que mais parece uma arca de Noé. Retirou uma Ana Moser para albergar um Fufuca. Vacinas vencidas e faltam vacinas. Os que querem o bem do país, evitar o retrocesso, têm que criticar o rumo errado.

    6. Anete Araujo Guedes

      Um governo que vem sendo cada vez mais acuado.

    7. Anete Araujo Guedes

      Antonio Araujo, falta ação no governo.

    8. Anete Araujo Guedes

      Antonio Araújo, por falar em competência, qual foi mesmo o legado deixado por Bolsonaro? As milhares de mortes na pandemia, atraso na compra de vacinas, demolição dos órgãos de controle e prevenção, infiltração nas instituições, queimadas, garimpos ilegais, grilagem, desmatamento, crimes de peculato ou rachadinhas, praticados durante longos anos, loja de chocolate para lavagem de roupa suja, invasão e destruição das sedes dos três poderes, tentativa de golpe de Estado?

    9. Anete Araujo Guedes

      Antonio Araujo, falta ação no governo. Lula necessita entender que, por mais que entregue, o Mercado financeiro, elite econômica, mídia empresarial vão querer sempre mais. Sua base de apoio está na população. Esse corte nas despesas sociais, que Lula está sendo coagido a fazer, vai minguar ainda mais as verbas destinadas aos projetos sociais, fazendo com que o presidente se afaste de seus projetos sociais, ambientais e de industrialização. Fato que inviabilizará sua possível candidatura em 2026.

    10. Marcos Benassi

      Deu uma zoada, né, Anete? N'outro hora, próxima, continuamos: não faltará deixa pra tanto.

    11. Antonio Araújo

      Antonio, xará, perceba, a culpa sempre é dos outros: do Centrão, do rombo do orçamento, de Trump, dos alienígenas. .. Se não têm competência para resolver os problemas, para quê se apresentam como alternativa? Todos sabemos a resposta,mas, melhor deixar pra lá.

    12. Anete Araujo Guedes

      Antonio, Lula encontrou um país detonado, com um enorme rombo no orçamento. Não possui maioria no Congresso e optou pelo não enfrentamento.

    13. Anete Araujo Guedes

      Respondi as suas perguntas, mas até o momento não foram publicadas.

    14. Anete Araujo Guedes

      Lula não tem maioria no Congresso e optou em não partir para o enfrentamento. Muito coisa foi feita, mas consertar, reconstruir todos os desastres leva tempo. A população quer mais. Em vez do identitarismo, deveriam falar mais em luta de classes, que engloba tudo. O mercado financeiro, apoiado pela mídia empresarial e elite econômica, está impondo ao presidente cortes nos gastos sociais, para afastá-lo mais ainda de seus projetos e promessas, inviabilizando assim sua candidatura em 2026.

    15. antonio brito

      Boa pergunta: onde erramos? onde a esquerda errou. Em prometer e não entregar. Enganou. Nada foi feito no meio ambiente. A educação básica e creche? Por conveniência e convivência submeteu-se ao centrão. Foi covarde em não insistir na tese da igualdade embarcando na barca furada do identitário que propõe substituir os privilegiados sem acabar com o privilégio. Os ressentidos só se expressam nas mídias e no voto, não são escutados na academia e por intelectuais.

    16. antonio brito

      Sobre seu comentário abaixo, correto em parte. Ofereciam a proposta de igualdade porém entregaram mais do mesmo, daí a frustração e o voto de indignação. Continuaram com os mesmos privilégios da corte. A política identitária só trocou os privilégiados. Pouco fizeram no meio ambiente, na educação básica e na moradia e oportunidades. Esse oportunistas sabem como explorar o voto dos ressentidos. Detestam o capitalismo da boca para fora, porém praticam o luxo. Lênim tinha dois ternos.

    17. Anete Araujo Guedes

      Marcos, os excluídos dessas benesses americanas, que eles veem nos filmes, os fizeram partir para o tudo ou nada, apoiar um líder que possui respostas, propostas. Fato que acontece no Brasil e no mundo, a ascensão da extrema direita. Onde as esquerdas erraram? Seus projetos não os empolgam mais? Suas tentativas de se igualarem com a direita neoliberal não deu certo. Deixaram de imprimir uma marca, de ter a coragem de marcar a diferença em relação aos demais partidos. Apostaram na igualdade.

    18. Marcos Benassi

      Hahahahah, que lembranças, senhoras... Anete, incrível é que os "todos felizes" eram só uma parte restrita (homem, anglo-saxão e protestante), mas essa saudade do não-vivido é imaginada também por pretos, mulheres, 'xicanos e sei lá quem mais, que seriam excluídos dessas bondades todas...

    19. Anete Araujo Guedes

      Marenildes, as boas leituras são essenciais nesses tempos obscuros. Onde erramos? Os truques, os slogans, as propostas enganosas, os inimigos fantasiosos são os mesmos, mas funcionam até hoje. Há que se ter um inimigo comum a combater, para que todos permaneçam unidos na mesma alienação, ressentimento, ódio. Odeiam os avanços, as transformações sociais, as mudanças de costumes. Sonham com um tempo passado, onde todos eram felizes.

    20. Marenildes Pacheco da Silva

      No livro e podcast subsolo os Drs. Professores Jessé Sousa e João Cezar abordam esse tema, o de dizem que os extremistas criam inimigos imaginários para cooptarem o coração e mente dos excluídos, é de suma importância o que aborda a edição número 10 do podcast SubSolo.

  23. Raymundo Itareru

    eu torço para que eles se las quem

    Responda
    1. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      Não. Se eles se lascarem, significa que Elon Musk e isso política serão vitoriosos e todos nós, eu inclusive, vamos nos lascar.

  24. Lisy P F S

    Como a esquerda também. E a tendência é piorar mais. Não existe divisão política todos sentem no bolso inflação. Qdo você vai pagar um boleto ele não está classificado em raça ou política. É no bolso de todos. Matéria ridícula.

    Responda
  25. adenor Dias

    Eu espero que no Brasil, o pobre de direita aprenda falar pelo menos português, pois tenho duvida se sabem! Aqui em geral são Maia vai com as outras, vota em quem os pastores ou artistas indicam. Na verdade o povo vota no sonho de melhoria de vida, que nunca virar em quantidade suficiente para todos. Caso erramos desta vez, o sonho continua para a próxima eleição e, seguem assim até o fim das nossa vidas.

    Responda
  26. Marcos Benassi

    Poi Zé, meu caro, torço para que não falem "Rest in peace" e comecem a comer osso. Já aconteceu aqui, com seus homólogos.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Opa! Agora vou eu, Marilza, atrás das suas dicas: "ignorance" com os Ramones (deve ser barulhentíssima!) e Cidadão com o Zé Geraldo. Muito grato, minha cara!

    2. Marenildes Pacheco da Silva

      Poi Zé "fessor" voltando ao tema: ignorance is bliss, ouvir as duas bandas com suas versões, os ramones achei mais barulhenta em todos os se tidos, e lembrei da música cidadão, que tenho no cd do Zé Geraldo, mas canta também o Zé Ramalho, que também aborda nosso brasil desigual.

  27. Helio Cardoso

    Condenados votando no verdugo. Isso não vai dar certo, prenúncio de uma nova invasão ao Capitólio!

    Responda
    1. ANTONIO MORAIS

      Sua condenação não transitou em julgado, os recursos não foram julgados, o cara foi eleitos pela maioria, fez barba, bigode e cabelo.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.