Ilustríssima > Direita vai bem, Bolsonaro vai mal e Trump não pode salvá-lo Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Nunca houve polarização, apenas um lado vocifera ódio, intolerância, nostalgia pela ditadura e reza para pneu. Do outro, está a democracia e aqueles que a defendem. Só isso.
Linch esquece o elementar! Peca e erra por pensar a varejo. Olvida o atacadão eleitoral: a fixação nos subterrâneos da motivação polÃtica da divisão de território bem demarcada. Linch não sabe que Jair é o "Lula da direita". 2026 é 'remade" de 2022 e "reloaded" de 2018. Lula e Jair são donos do segundo-turno. Não há espaço eleitoral sem tutelas de LuÃs Inácio e Jair Messias. Para o bem e o mal, igual a Lula inelegÃvel e preso, Jair dará sua máscara de confiança só à raiz: Flávio ou Eduardo.
Sabe quem está rindo à toa? TarcÃsio de Freitas. Minha opinião? Tão reacionário quanto Bolsonaro e um colÃrio para as elites que não querem mudar nada.
Nem extremismo de direita, nem de esquerda e nem extremismo do STF, o Brasil precisa ser pacificado, deveria estes três setores sentarem na mesa como gente grande e pensar no que é melhor para o Brasil, sei que isso seria um sonho, mas sonhar faz parte de quem acredita nesse paÃs.
Se for dor de cabeça é dipirona, se for dor de barriga é buscopan. Não precisa nem de exame. A preguiça e a subversão do bom senso nos define.
Se a esquerda acreditar neste tipo de analise, ela já esta em estado de putrefação.
Vai mal nada, esse disgraça protelou o quanto pode na crise do vÃrus, está aÃ, para, talvez, pagar por uns, frente aquilo, parcos caraminguás, e seguimos, mesmos analistas esperimentados, cada dia que passa nos esquecendo desse "detalhe", paÃs fuleiro!
Pelo visto, o momento de o pêndulo tocar a direita chegou.
Bozo vai chamar a Cavalaria para defendê-lo às margens do riacho Little Big Horn.
É mesmo??
Bolsonaro vai mal? So lá quixeramobim! Coitado!!
Boa fotografia do tabuleiro atual. Quase todas as peças estão aÃ. Ressalvaria apenas que também merece atenção a movimentação da centro-esquerda não petista que vai se organizando a partir do Recife.
Não.
Exagerou, não??
A extrema esquerda está mais perdida do que cachorro caÃdo do caminhão de mudança. Cada dia aparece um colunista com uma nova narrativa pra ver se levanta o ânimo do gado.É só o começo da volta da vara no lombo. Tá doendo ,né. Perdeu , mané
Extrema esquerda ? Fumou algo mofado ?
Na verdade, é o equilÃbrio, o centro, que serve para governar a sociedade, sempre multicolorida. O grande problema é que no Brasil, os auto intitulados centro, são todos de direita. Sobre o traste inelegÃvel, todos sabem que não vale um vintém, além de ser tóxico para qualquer ambiente que se mete
Um amontoado de lugares comuns! Qual a novidade no predominio do centrão na polÃtica nacional? Mudam as siglas, PSD PMDB União mas os personagens são os mesmos! O resultado das eleições municipais no Brasil e as peesidenciais nos EUA foram cruéis com os cientistas polÃticos e sociólogos e quejandos!
O PT não é social-democrata, é bolivariano. O articulista está equivocado, hora de encarar a realidade.
Vestiu a carapuça, mané?
Equivocado não, mal intencionado!!
Análise irretocável. Espero que ele esteja certo. A outra alternativa seria o fim dos tempos por aqui. Se em 2026 conseguirmos manter o regime "democrático" de pé, apesar de o mundo estar em frangalhos institucionais (o que é quase certo), terá sido uma vitória épica desta geração.
DelÃrios de uma noite de verão. Tentativa de explicar o que todos já sabem. Não existe extrema direita no Brasil e o Bolsonaro pintado não é o real. A maioria das coisas que dizem que ele fez ou falou nem aconteceram. Mas a esquerda já aprendeu nos EUA que um discurso de demonização não dura para sempre. Não importa Bolsonaro ou não Bolsonaro, a esquerda mundial está na UTI com um câncer autoimune
Centro esquerda e outra mentalidade.
PaÃses escandinavos são governados pela esquerda...e possuem os melhores IDH's do mundo.
É. No universo onde estou a esquerda foi defenestrada nas eleições de 2024 no Brasil, transformada em pó e nos EUA Trump ficou com 312 delegados. Várias empresas no mundo estão acabando com os departamentos woke Meta e outras estão abandonando a postura esquerdista. Deve ser outro mundo, né? Na realidade nada apodreceria tão rápido.
Cara, acho que só sobrou você ai no universo paralelo.
´´El Centrón vai bem, Bolsonaro vai mal e Trump não pode salvá-lo.`` Nacional ou internacional, abaixo o(a)s camisas amarelas!
Trump sempre
No YouTube: ´´Miguel Nicolelis: Distopia das Big-Techs, o domÃnio da extrema-direita e o fim do sonho americano. `` e ´´"Não sou de dramatizar, mas ...''imperdÃvel alerta de um dos maiores economistas do paÃs``.
Excelente análise! Quase irretocável.
Para o bem do paÃs precisamos de uma normalidade democrática entre a centro esquerda e a centro direita. Acho bom que Lula se moça mais para o centro: Lula é um trabalhista convicto e defensor das pautas sociais que se distanciando do PT mais arcaico e ortodoxo tende a construir um consenso. Por outro lado, o predomÃnio da centro direita traz dois problemas: o coronelismo, compadrio e ineficiência que se vê em muitas prefeituras e pautas polÃticas que só prejudicarão o povo.
Incrivel que a Folha de palco para esse cara. É um quadrupede, militante disfarçado de analista, raça muito comum. Basta dar uma olhada no twitter dele para notar o nivel, ou a flata dele
Argumentos? Nenhum. Só ofensas, como sempre.
Quase uma monografia, rss. Concordando com a elaborada construção do Christian, acrescentaria que as emendas pix, por mais abomináveis que sejam, fortalecem a tese apresentada, pois consolidam o poder dos parlamentares sobre suas extensas bases, o que desidrata as polÃticas públicas de Lula no Executivo e, simultaneamente, reduzem a potência do ódio reacionário que incendeia as fileiras bolsonaristas.
Uma instabilidade tÃpica do Brasil é que os poderosos partidos que controlam o congresso e as prefeituras não conseguem a presidência. Nem chegam perto. Isso desde o Ulisses, na eleição em que o Collor venceu o Lula. Recentemente o Pacheco teve que desistir. Para se eleger é preciso projetar uma imagem de independência frente aos conchavos polÃticos, pois eles não são nem um pouco populares.
Matéria que, pela própria extensão, tem a pretensão de ser dona da verdade. Possui um erro de origem ao não ser isenta. Aos trancos e barrancos fui lendo mas desisti de continuar quando deparei com "Em outras palavras: a esquerda vai mal, mas Lula vai relativamente bem". O "emérito" professor fala, justamente, o inverso relativamente ao Bolsonaro, mas saiu pela tangente na análise do último pleito. O descondenado corrupto sequer consegue ir às ruas, o Bolsonaro tem livre trânsito. Quem vai bem?
Jonas, que maravilha ser manipulado, não? A coisa está tão boa não? Pena que os eleitores, ingratos e desinformados, massacraram os petralhas no último pleito. Por que tanta injustiça? O ser humano é complicado, não?
Sebastião e Jonas, errar é humano, mas insistir no erro?. Podem vir com a mesma ladainha de sempre, mas contra fatos não há argumentos. O Lula é seus satélites formatados estão, dia a dia, sendo alijados da polÃtica. Para contornar a incompetência desse desgoverno, o turista descondenado corrupto está de joelhos e com o pires na mão pedindo esmola ao Centrão, Ele, vocês e a mÃdia sabem que esse mandato é apenas uma fraude em contagem regressiva até 2026. Até o ex-presidiário quer acelerá-la.
Ler até o final é bom, principalmente coisas das quais discordamos. Lula vai bem pq governa e representa ainda a esquerda de forma hegemônica. Bolsonaro vai mal pq não é a direita hegemônica e cada vez mais se afasta de ser candidato pq os seus concorrentes internos não vão dar espaço para ele poder se candidatar. Ou seja, seu time está caindo para a segunda divisão, goste ou não vc disso. Mas...calma. o mundo não acabou. Vida que segue.
Seus comentários são apenas um descarregar interminável de ódio e ressentimento.
"Matéria que, pela própria extensão, tem a pretensão de ser dona da verdade." Esta afirmativa, por si só já desmoraliza o comentário.E como afirmar que o autor não considera a última eleição (na verdade, os resultados do último pleito são uma das premissas do texto) quando se confessa que não leu o artigo por inteiro? Ficou irritadinho com as conclusões? Argumente!
Jean, em ascendência onde? Até o Maduro passando pito nele. Rsrsrs. Desacreditado na polÃtica mundial por ter escolhido o lado das "forças do mal" com Rússia e China. Adulador de terroristas. Foi inventar de "queimar" o Trump (se fosse inteligente teria ficado quieto) e deu com os burros n'água. Sua ascensão é apenas frente ao espelho para idolatrar seu ego. Em verdade, sem maiores problemas como pandemia e alta do petróleo, vem fazendo um governo medÃocre que só sabe extorquir o contribuinte.
Esse é o principal problema de vcs, canhotos. A leitura sobre fatos que contrastam com a sua realidade paralela. Tudo o que contradiz as mentiras das quais a sua horda acredita, vcs negam a realidade que o Lula não sai às ruas. O texto conta a história, o fato, a verdade. E ela, infelizmente, ainda é favorável a vcs petralhas. Uma pergunta: Quando o houver impressão simultânea do voto será que o turista descondenado corrupto elege-se?
Discordo peremptoriamente do teu comentário, Marcos, pois o que vemos sim é que a esquerda perdeu um pouco de sua origem, mas o Lula está cada vez mais em ascendência em comparação com o bolsonaro que, realmente, todos querem que suma de evidência.
Análise perfeita. A polÃtica no Brasil terá forte atuação dos "Golberys" do momento. Kassab de direita e Zé Dirceu, com os direitos polÃticos recuperados, de esquerda. Ciro Nogueira e Valdemar da Costa Netto, dois fantasminhas decadentes, não assustam mais ninguém, tão pouco convencem. Melhor assim.
Bolsonaro na cadeia. TarcÃsio não serve.
Opinião de quem viu Trump ganhar e ficou com medinho do Bolsonaro...
Qualquer um que vê no frouxo do Bolsonaro um lÃder, deve ter muita carência da figura paterna. Se quer seguir um reaça desonesto, ao menos escolha um menos poltrão que o Bozo.
Quem tem medo do Bozo? O capitão é um borra-botas. O frouxo já pediu ajuda de novo ao titio Temer e ao papaizinho Trump (falso patriota!). Covarde, pusilânime, frouxo e traÃra. O Bozo só assusta crianças com aquela cara de tiozão do zap. O incomÃvel será comido vivo pelos seu parças da direita. Depois será descartado (ou c*gado, tanto faz).
Tendenciosa, capaz q ele continua achando q o Trump vai perder
Christian Lynch usou de a pirotecnia e o realismo fantástico , para explicar e normalizar a análise de conjectura da politica brasileira , da um leve toque na conspiração para apear do poder a esquerda liberal brasileira comandada pelo PT de lula.! sendo a operação Lava(vaza) jato e a mÃdia corporativa os grandes destruidores da pátria ! trata com deferência o congresso nacional (covil de ladroes) e exalta a extrema direita brasileira , com roupagem nova Centrão ! A população vai mal!
Parabéns pelo texto tão esclarecedor!
Equivoca quem acha q o Bozo foi mal. Curitiba, Rio, Goiânia, Fortaleza, bh e outros isso é ir mal?
Foi "tão bem" que o PSD elegeu mais prefeitos que PL e PT juntos. E dos que tiveram apoio do bozo, a maior parte naufragou.
Rio? O candidato dele não passou do 1o turno. Foi muito mal.
Resumindo, os milicos testaram o ambiente para um golpe, viram que o apoio era grande entre os pa trio tá rios, mas não massivo o suficiente para uma aventura. Caso nada de excepcional aconteça, estamos livres disso por um bom tempo.
Lula e Bolsonaro são igualmente atrasados e maus polÃticos. São o sujo e o mal lavado. Ambos pensam e agem como se estivessem no século oito AC. Temos que afastar essa gente da vida polÃtica. Existem pessoas melhores, mais hábeis e inteligentes na direita e na esquerda. Bolso-Lulistas: Acordem. Acordem enquanto há tempo!
Análise fantástica, completamente técnica e extremamente lúcida. Valeu o preço de um ano da assinatura da Fohyapan. Quiçá a Fohyapan passe a contar com mais articulistas como este.
Análise ótima, parabéns ao autor e à Folha!
Excelente analise
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ilustríssima > Direita vai bem, Bolsonaro vai mal e Trump não pode salvá-lo Voltar
Comente este texto