Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. RAULAND BORBA BATISTA

    O álcool já teve sua vez, seria um erro adota-lo mais uma vez, no entanto levá-lo aos postos de combustível e lá retira o hidrogênio (hidrogênio verde) aí sim, carros movido a hidrogênio retirado do álcool.

    Responda
  2. Paolo Valerio Caporuscio

    Notícia Brasil Fantasia, vanguarda seria o país se desenvolver, o que não se concretiza de séculos.

    Responda
  3. LUIS FERNANDES

    O uso de álcool anidro na gasolina e pra evitar separação da agua na mistura caso fosse hidratado. Não e uma decisão arbitraria como mencionada no texto.

    Responda
  4. Aderval Rossetto

    Excelente o setor ter redescoberto o potecial do Biometano, que há 40 anos granjeiros paulistas usavam em seus caminhões de transporte. Resta agora o usarem nas caldeiras e fabricarem madeira OSB verde certificada, semelhante ao MDF que fiz há 20 anos, pela celulose de seu bagaço, mais vantajoso economicamente.

    Responda
    1. RAULAND BORBA BATISTA

      Marco Polo na sua visita a China , já observava o uso do biometano pelos chineses (da fossa doméstica ).

    2. Paulo Roberto Taveira

      Tomara! Vc fez? Explique se!

  5. Aderval Rossetto

    O Etanol de grãos está inflacionado os preços dos alimentos para os pobres, e promovendo o desmatamento indireto da Floresta Amazônica. O setor não devia defender o Mercado de Carbono, pois dá carta branca para os poluidores mundiais continuarem, e repassarem custos aos consumidores.

    Responda
    1. Paulo Roberto Taveira

      Certo. Mas e economicamente? Não faz mais sentido? Porque o q move o mercado é lucro e não se aumenta ou não o preço da comida.