Luiz Felipe Pondé > A vitória de Donald Trump nas eleições americanas fede? Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 3 Próximas
A esquerda pode reatar com as prioridades do povo focando em polÃticas que atendam à s necessidades básicas (emprego, segurança, saúde) enquanto mantém a defesa dos direitos humanos e igualdade. O equilÃbrio está em abordar questões sociais e econômicas de forma pragmática, sem abandonar os avanços em direitos, mas evitando radicalismos que alienem segmentos da população.
Eu vejo o Pondé acertando ao criticar a desconexão da esquerda com as preocupações reais das pessoas. A obsessão por questões identitárias e elitistas acaba afastando o povo, que só quer soluções práticas. A direita, mesmo com suas falhas, acaba aproveitando isso.
Belo desabafo. Mas a esquerda vai continuar cometendo os mesmos erros sem se dar conta de que 26 está ali na esquina. Quando der ruim, vai culpar os eleitores como acontece com os que culpam os EUA pela decadência cubana. É sempre bom tem um bode expiatório.
E engraçado - ou patético - ele se achar experimentado
Muito bom
Gostaria de entender por que Pondé faz questão de se passar por um bobão maluco.
Folha de São Paulo sendo espinafrada pela turma da assinatura gratis
Disse tudo ! Bravo.
saquei muchacho, tá querendo ser convidado para a posse do pica-pau, cola nos rebentos do que não irá. não esqueça seu babadôzinho pink não, viu mancebo?
Muito bom. A mÃdia sempre mentiu, quem não lembra quando a globo a dois dias da eleição achou uma filha do Lula, que diziam ter sido rejeitada, ou como criaram o caçador de marajás, e que vergonha essa esquerda. Eu fui de sindicato ligado a esquerda, conseguÃamos parar um paÃs, não bloqueando estrada,só cruzando os braços, agora a esquerda tem seus preferidos que estão acima do bem e do mal, agora a MPB que vive de Rouanet e os estudantes ricos que lambam suas feridas.
O que o governo atual está mais criando é emprego, MANÉ!
O dito "filósofo", após a vitória de Trump, por quem não esconde simpatia, aproveitou a situação para escancarar seu racismo e seu misoginia
Mais um pouco, vai dizer que a culpa de Cabral ter chegado aqui e de Hitler existir foi da esquerda.
Nada, foi do Bolsonaro
Pondé, de forma sofista, defende não regular as redes sociais dizendo que a mÃdia tradicional sempre mentiu. A gente sabe do uso da mÃdia para diversos interesses, inclusive polÃticos e econômicos, mas a mÃdia tradicional já funciona com alguma regulação e está sujeita a penalidades na justiça quando publica mentira.
Pondé está se revelando mais fascista do que toda a extrema direita. Ele sim fede, e muito. Ele deve ser seguidor do grande "filósofo" Olavo de Carvalho. As idéias são muito parecidas e suas palavras possuem um odor repugnante. Não aprendeu nada na faculdade. Um jornal do nÃvel da folha jamais deveria dar espaço para uma criatura dessas difundir suas bullshits.
Não vou nem elencar os estapafúrdios proferidos nesta coluna. Só ressaltar a total falta de compromisso com a verdade e com o estado democrático de direito deste articulista psudo-filósofo de araque: no momento me que uma condenação é anulada pela justiça por falta de lisura no devido processo legal, ela deixa de existir. Sendo assim, não temos uma presidente condenado não, mas a desonestidade intelectual de Pondé desconhece limites. (Sem contar o odor fétido de fascista do articulista)
Ele fede e você, podézinhi, fede junto com ele, com sua normalização do fascismo.
O que é fascismo?
Trump ganhar eleição não é nenhuma surpresa. Surpresa será se ele fizer um bom governo. E um bom governo não se faz com bravatas.
Eu não sei se a vitoria do Trump fede, mas vc articulista, exala um cheiro estranho.
Com todo respeito, Pondé, você mescla verdades, pelas quais o parabenizo, com ideias fascistas. É uma pena. Você deveria pensar um pouco mais antes de falar. Propagar ideias fascistas em nossos tempos é um desserviço à sociedade.
Ele fala do Povo como se fosse Povo. Nunca vi uma pessoa que estudou, um reconhecido filósofo, se expressar com um texto tão lugar comum como esse, destilando ódio a todo e qualquer tipo de esquerda. Olavo de Carvalho coraria! Ele tem razão em alguns pontos sim, não está de todo errado, mas não precisava expor seus argumentos num apoteótico "desfile de escola de samba" para interpretar um bom "chorinho". Dispensável.
Gente comum quer emprego? Há controvérsias. Seja no Brasil ou nos EUA algo em baixa é desemprego. Principalmente lá. Essa não colou. Tem até economista dizendo que muito emprego atrapalha.. que gera inflação.
O problema do Trump não é ser de direita; é ser golpista. Ou será que o sucesso nas urnas apagará a invasão do Capitólio? Mas gente como o Pondé só acreditará em golpistas no dia em que o golpe de estado der certo e eles implantarem a ditadura de seus sonhos. Até lá o filósofo continuará achando que defesa da Democracia é coisa de esquerdista.
Impressionante o blá blá blá senso comum desse colunista. Não consegue ( na verdade quer apenas "causar") ir além de um comentário raivoso e superficial, fingindo que é profundo. Nem falo do anti-esquerdismo e do bolsonarismo disfarçado que já conhecemos. Mas se diz filósofo e pensador... Problema meu que ainda leio esse sujeito achando que pode vir algo aproveitável, apesar de conhecer seu horizonte ideológico, mas nada, só bravata e sendo comum de inteligentinho!
Entende-se porque o Platão não apreciava a democracia. Tipos com o Trump já empolgavam o populacho de Atenas.
Eu só assino esta foice por causa do ponde: grande texto, pra não variar
:::: Nada mais real, "gente comum quer emprego", fato, se sobrar alguma vaga, deixe p/ os estrangeiros, ao menos lá no EUA, aqui não acho que chegamos a esse ponto, mas é fundamental as esquerdas ficarem muito atentas, defesa da democracia é importantÃssimo, mas gente comum quer moradia, Saúde, transporte público de qualidade.
"Explica mas não justifica". Ok, a solução procurada pelo eleitor não virá desta direita tosca, mas enquanto a esquerda estiver mais preocupada em doutrinar - do que entender - o cidadão comum continuará colhendo derrotas. Ora, quem já foi revistado por assaltante com arma em punho dificilmente votará em quem defende o fim das revistas em presÃdios.
Cuca, seu texto é equivocado, preconceituoso e bufão como a gente que você representa!
"Essa bolha tem nojo do povo." Bingo. Onde assino?
O pondé ama tanto o Lula, que nem falando da vitória de Donald Trump, ele deixa de citar o nosso presidente. O interessante, é que os dois são pernambucanos, será que tivera algum encontro na infância? Eu fiquei com esta duvida...
hehehe é ele e o Demétrio Magnoli . Os caras tem ou tiveram sérios problemas sexuais com algum ou alguma petista.
O que seria do Pondé, se o Brasil fosse parlamentarista? Na minha insignificante opinião, o parlamentarismo destroça o populismo. Se o governo faz seu trabalho direito, mérito para o parlamento, se fizer ruim culpa do parlamento também! Não se usa um presidente como bode expiatório!
O Pondé estar um pouco confuso em sua análise ,ora ele esmaga os extrem istas de direta ,ora ele chu ta a esqu erda tupiniquim ,e ainda acha que fazer uma lei para moderar as redes, é uma cen sura ,ele estar se esquecendo que o mundo hoje estar em um man icômio justamente por causa das redes ,e figuras como Trump/Bolsonaro só existem por causa das redes ,se não existir freio as redes, "vç não poderá fazer criticas ao Bolsonaro/Trump", porque eles são crias das redes !
Estava torcendo por Kamala, não deu, alternância de poder faz parte do jogo. Existe uma bolha intelectual de esquerda chata, lacradora, mas a esquerda, ao meu ver, não se resume a isso. Lula está ultrapassado em sua gestão populista? Talvez. Mas ainda é muito admirado e muito mais hábil em polÃtica internacional que o antecessor. Em relação a Fake news, a direita se alimentou e se alimenta disso, o buraco é muito mais embaixo.
Os erros da Esquerda são conhecidos, não precisa o cada dia mais untuoso Pondé dizer, em seu look New Kids on the Bloco velho. Receita do Pondé. Pega uma platitude, embrulha em citação furada de Kant, em seu jeitinho sub inteligentinho e solta a bexiga no ar. Pelo aproach achei que admirava menino com menino.
Pondé, perdeu, mané, por mais que vocês tenham vencido as eleições, voces perderam! As pautas identitárias foram vitoriosas, por mais que eu ache que a esquerda cometeu erros graves, fazendo delas a sua razão de ser, colocando em segundo plano a luta histórica contra a desigualdade social e a dominação de classe. O racismo hoje é crime, negros hoje ocupam muitos espaços que nunca ocuparam, estão por toda parte, nas empresas em cargos mais elevados, na politica, nas artes, na mÃdia (cont.)
Padilha, as lutas pelas causa identitárias são pertinentes e necessárias, mas temos que aceitar que são lutas que viraram uma faca de dois gumes, pois desde que essas bandeiras foram hasteadas nunca vimos tantos atos criminosos contra LGBTs, negr+os e mulhe+res. E o mais triste é que o Pondé tem razão quando diz que o cidadão comum, no final das contas, não tá nem ai para esses crim+es, porque inconscientemente ele tá de saco cheio. Então, não culpe o Pondé, culpe seu vizinho, seu barbeiro...
o que esta longe de acontecer. A luta identitária está sendo vitoriosa, apesar dos votos bozoloides e trompistas e de colunistas como você. Por isso, voce perdeu, mané, mesmo tendo ganho as eleições!
sempre tiveram mas que não tinham chance de expor. Os indÃgenas conquistaram o reconhecimento de que são um povo com direito a sua identidade e modo de vida mas que nem por isso deixam de conseguir espaço em nosso meio. Tem até um representante na ABL e grandes intelectuais, que nos deixam desconcertados por sua lucidez. A luta continua, claro, há ainda muito a ser conquistado, todos sabemos, por isso não se pode arrefecer na luta, como se racismo, machismo, homofobia tivessem sido erradicados,
e nas universidades, onde nunca estiveram. Os gays igualmente frequentam espaços que jamais ocuparam, estão no Congresso Nacional, representados por mulheres trans espetaculares, são sucesso estrondoso no show Business, homofobia se tornou crime equiparado ao racismo, estão na mÃdia o tempo todo e tem espaço ate em novelas e publicidade bancaria, coisa impensável até outro dia. As mulheres nunca estiveram tão empoeiradas, estão presentes em todos os setores da vida social, com o brilho (cont.)
Sou de esquerda e como tal não gosto do Pondé, mas nessa matéria ele foi nevrálgico em suas crÃticas à esquerda. Nossas eleições municipais e a presidencial dos EUA mostrou que ele está certo nas crÃticas à esquerda, pois enquanto a extrema-direita diz ao povo o que eles querem ouvir (como Lula fazia no passado), a esquerda se resume em demonizar seus rivais chamando-os de fascistas, mas com argumentos pÃfios. Exatamente como os assinantes aqui fazem com o Pondé.
Muito bom Pondé. É exatamente isso.
"Condenado por condenado, o Brasil também tem um presidente condenado". Correto, mas um foi por ter feito o que todo o polÃtico faz (superfaturamento), o outro por tentar um golpe e usurpar o poder. A comparação não é tão linear quanto faz acreditar o colunista. "Gente comum quer emprego, dane-se os estrangeiros, não quer ser assaltado ou morto na rua, dane-se o discurso dos direitos humanos dos bandidos". E Trump e o bozo são capazes de fazer isto? Mais provável a Terra ser plana.
Murray Kempton, jornalista estadunidense (sic), tinha uma boa definição para alguns colegas: “O serviço deles é descer da colina depois da batalha para matar os feridos”. Um mentiroso manipulador e patológico como Donald Trump prevalece e o que mais vejo nessa Gazeta é a correria dessa turma descendo a lenha em quem aceita o jogo democrático de forma legÃtima. Doideira.
Nossa surreal, Cuca se superando! Foi você ou a IA que escreveu? Barbaridade. Não sei como é colunista da Folha e apresentador na TV Cultura, por isso nosso jornalismo está dessa forma!!
Lanço aqui uma pergunta: Lula e a esquerda são uns burros incorrigÃveis e o Pondé um gênio sem limites ou é o contrário?...
Caro, Gil, na minha opinião, Lula e a esquerda não são burros, mas deixaram de ver o mundo como os esquerdistas do passado enxergavam as lutas sociais que ocasionaram o nascimento na esquerda desde a revolução francesa. Já o Pondé não é assim um gênio, ele apenas fez uma leitura racional da esquerda atual.
NossaÂ… ótima análise do Pondé! Afinal, o desemprego aumentou nos eua e a economia está em frangalhos lá. Assim como no Brasil, tudo piorou neh: PIB, desemprego e inflação. Esses roubos e furtos em SP é tudo culpa da polÃcia Federal. Sorte nossa alguém com tanta lucidez.
Um gênio. Bem, ele acha, né?
Essa história de "a esquerda ou a direita perdeu" não faz nenhum sentido. Até porque nenhum dos lados supera 55% numa eleição presidencial. E não tem como um governo ser ruim apenas para a oposição isso é alucinação. No mais, tá super batido esse papo de que ninguém mais aguenta identitarismo, porque ninguém mais aguenta mesmo. O colunista tem que parar de agir como se fosse perseguido em um mundo onde a maioria é de brutos.
Quem não aguenta mais a defesa da mulher (a candidata foi ultrajada, xin gada por Trump), dos negros (ele é ra cista), de minorias, está do lado do alaranjado que de testa todo mundo, até os mais próximos e Musk logo verá isso. O legal é defender um es cro que de quin ta? É, o mundo vai ficar mais que insuportável. Sorte que a maio ria dos articulistas mundo afora não pensa assim. Mais de 100 prêmios Nobel foram contra ele. Para o autor, todos esses devem ser igno rantes.
Qual o princÃpio do filtro aqui da Folha em relação aos comentários dirigidos pela direita ? Porque as vezes esbarramos com comentários exercidos pela esquerda citando palavras com nazista e facista a qualquer pessoa que cultiva o livre exercÃcio da direita, se é pra ter o PL da censura pra direita, que recaia também a esquerda, isso é um fato claro, sem generalizar, mas xico e Franxico são a mesma seara!
Comentário ridÃculo esse. Não é censura ter punição pra fakes, é um mÃnimo de dignidade pra TODES. Respeitar indÃgenas é fundamental e não coisa de esquerda isso ou aquilo. Se vale tudo na imprensa daà veremos novamente piadas racistae e homofóbicas. Trump ganhou porque o povo americano é muito ignorante, não lê jornal, não entende de muitas coisas ( pergunta qual a capital da Inglaterra por exemplo) . A cada dia os ignorantes aumentam e votam em Marçal ou trump etc.
Tu é um tÃpico representante da esquerda retratada no artigo
Nossa, achei que fosse o finado Olavo falando.
O filósofo substituto do Olavo.
Fiz vários comentário aqui na FSP, mas quase nenhum foi aprovado, mesmo que eu não tenha usado termos ofensivos ou palavras de baixo calão. Pra quê eu assino isso? Melhor cancelar mesmo.
É sério? E minha reclamação eles publicam? Aà FSP, onde foi que vocês compraram esse robozinho que faz censura prévia? No Paraguay?
E com a incapacidade de autocrÃtica, vai "feder" por um bom tempo. Basta ver os comentários aqui.
Fato confirmado pela ficha de inscrição, e o devido comprovante de pagamento a vista: Pondé fez um curso do Marçal no primeiro final de semana de novembro, dias 2 e 3. Agora devidamente capacitado, ninguém segura.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Luiz Felipe Pondé > A vitória de Donald Trump nas eleições americanas fede? Voltar
Comente este texto