Luiz Felipe Pondé > A vitória de Donald Trump nas eleições americanas fede? Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Anteriores 1 2 3
Beleza, Pondé! Sem medo e sem censura!Arriba!
Pondédebdi Pondé! Aproveitando o espaço que a Falha de São Paulo lhe dá para demonstrar que é capaz de se superar a cada texto no que diz respeito a baixo nÃvel. Cada dia pior.
Verborragia e preconceito geométrico de todo tipo.
Trump venceu mas não foi um arrasa quarteirão como a bolha direitista (porque bolha não é só esquerdista) quer vender, uns 52 x 48 apontam uma vitória magra e uma paÃs que segue dividido.
Venceu tudo e todos.
A análise mais precisa que já là nos últimos 87 anos.
Como são as coisas: Esse é um dos piores textos que já li nos últimos 74 anos...
Se sentiram, mentiu i mundo inteiro! Curuoso é que se eu escre ver " saco cheio" nos comentários, serei censurado! Ué!
A fragorosa derrota de Kamala pode também ser atribuÃda ao machismo enrustido dos democratas estadunidenses, que submergiram Kamala até os 45 do segundo tempo, quando Biden totalmente inapetente para tentar ser reeleito, foi obrigado a chamá-la. A vigorosa direita tupiniquim defende aberta ou implicitamente a misoginia, o racismo, a exterminação dos povos originários, o ecocÃdio, o acesso livre à s armas à população civil, e outras bandeiras pragmáticas, que o "povo" anseia.
O Lula é incompetente em melhorar e o Bozo é competente em piorar
A direita racista, mas, a esquerda não tem praticamente nenhum negro no alto escalão, o extermÃnio dos povos originários aumentou no governo do amor, ecocÃdio nem vou comentar né!? Deixa pra nossa ministra que não age.. será que consegue olhar com verdade para a esquerda que está ai posta, ou, só fica repetindo as idéias do grupo mesmo?
Marcelo, após quase 2 anos da vigorosa esquerda tupiniquim, o que mudou em relação ao que vc escreveu? Exterminação dos povos originários continua igual ao governo anterior. A Viajajara só vive no exterior, enquanto a exterminação continua; os garimpeiros continuam onde estavam; as queimadas exponeciam; misoginia idem. Então qual a diferença entre a esquerda e a direita no Brasil?
Excelente! Pondé agora enfrentará a ira da esquersa hidrófoba que faz plantao para comentar colunas de jornal! Vai ser divertido. Se forem chorar, mandem áudio!
Gustavo, ao menos seja original e invente adjetivos. Hidrofóba é usado para a direita, não para a esquerda.
O argumento do espantalho! Podemos adotar uma abordagem provocativa, de argumento ao absurdo e cheia de sabedoria: "hoje nós estamos presentes em todos os espaços". E se existe um indivÃduo que defende a abolição do divórcio para casais heterossexuais, devemos adotar uma posição a favor. Se há outro apoio à prática do 'jogo do tigrinho', pegamos a pipoca. Se uberistas pleiteiam a biopolÃtica e o empreendedorismo, devemos considerar o fim do INSS. (À PRAXIS).
Otima coluna, divertidissima. Agora é só esperar a choradeira nos cometários e dar risada
Um ótimo sujeito o Pedro, não?
Pondé quer a vaga do Olavo de Carvalho. É um ressentido, pois foi recusado pela USP. Ataca a classe à qual gostaria de pertencer: a dos intelectuais sérios. Arrelia e fátuo.
É duvidosa a ideia de que a USP é lugar de intelectuais sérios.
Grande Sérgio ... Qualificar a opinião de uma pessoa pelo nome dela é realmente algo revelador. Não é mesmo Pedro?
Hugo, seu comentário diz muito mais sobre você.
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
Com esquerdas ou direita nosso destino é ir para o buraco, o brasileiro é irresponsável, e vai pagar por isso, aceita corrupção, não de hoje mas sempre, ou ninguém se lembra do roubo mas faço, tem mais filhos do que pode sustentar e aà vira escravo das esmolas do governo, se alimenta sem o mÃnimo critério , açúcares, farinhas, e depois enchem os hospitais e novamente de joelho para o estado Não vai dar certo. Não fazemos por merecer
Pauta identitária é a irmã bastarda da ideologia de gênero - ninguém sabe quem fez. Colocar a culpa na parte da população q se organiza para reivindicar seus direitos não soa um tanto estranho? Então o racismo existe, a polÃcia continua nos matando na porta de casa, mas não podemos falar disso porque não ganha eleição? Nesse ponto, a opinião do nosso inteligentão Pondé (já que somos intelegentinhos) não oferece saÃda. Com a mentira democratizar, como oferecer esperança? Esse ponto, sim, é bom.
Continua acreditando nisso, tá dando super certo. Aproveita e se vitimiza mais
Parabéns Trump
Boa Trump ganhou em todos os estados.
Favor repetir este texto em 2026. Obrigado.
Discordo do Pondé na sua definição de "bolha inteligente" pelo simples fato de que, se inteligente fosse, ja teria percebido que o mundo mudou. A eleição do Trump deu um choque de realidade nessa "bolha" composta de artistas, professores, universitários, jornalistas, escritores, etc.aferrados à suas pautas identitárias. Com certeza se conseguissem estabelecer o tão sonhado "contrôle social da midia" estariam apenas reafirmando sua incapacidade vencer o debate politico e social do século XXI.
Grande Ponde, perfeito. Melhor nem ler os comentários , só tem inteligentinho “adultos”revoltados .
Pensei a mesma coisa caro Edmilson , ainda bem que o primeiro comentário foi o seu. Parei por aqui. Pondé é um dos poucos colunistas com bom senso nesse jornal.
A esquerda está tomando goleada até para analisar o seu fiasco eleitoral. Será a dor da dissonância cognitiva que impede que eles enxerguem o que o Pondé e o Demétrio enxergam tão bem?
Boa!
Também acho que o povo está de saco cheio com as pautas identitárias. Foi um tiro no pé da esquerda, embora inevitável, já que a busca de inclusão sempre fez parte do seu ideário. Mas penso que a causa da atual hegemonia da direita radical é o excesso de concentração de capital e poder, consequência de um capitalismo decadente. Um punhado de bilionários criam um sociedade doente, que só consegue enxergar remédio na religiosidade e no retorno a um passado idealizado.
Pondé não lhe tiro a razão, mas lembro que foi exatamente esse sentimento que levaram nacionais populistas ao poder na Alemanha e na Itália antes da segunda guerra mundial. Todos sabemos os resultados. Existem os manipuladores, mas alguns são apenas mentirosos enquanto outros são criminosos. A questão aqui é que você é inteligentinho para saber disso, mas seu viéis conservador é mais forte.
Sensacional!!! Ótima análise, com a estaca direto na hipocrisia cheirosinha.
Trump fede, assim como as colunas domingo sim outro também fedem. Até demorou para enaltecer, ironicamente, a beleza de Kamala Harris. Uma mistura de Olavo de Carvalho, Pablo Marçal e reacionarismo. Tem como ser cheiroso?
Como sempre, o adolescente Ponde simplificando tudo em estereótipos. Assim não dá! Desse jeito nunca vamos ter uma esfera pública que discuta mediante razões!
Perfeito.
Provavelmente a maior virtude da Democracia é possibilitar a alternância das elites polÃticas, sem derramamento de sangue. O resto é choro dos derrotados e foguetório dos vencedores.
Como sempre provocativo e ótimo. Parabéns por expor a verdade que ninguém quer ver.
Seu visto será cancelado. Estou enviando esse texto. Acabou de vencer o último estado. Próximas férias vai pra Cuba ou Venezuela
Os questionamentos do Pondé são úteis. Mas acho que o tom provocativo é só pra aparecer.
Na Folha, o Pondé sempre se esmera em irritar a esquerda e, quase sempre consegue.
Como um cara to graduado na Ciência afirma q - todos estavam babando! Todos quem? Todos ninguem... Boa parte, talvez. Tem quem se ache dono da verdade
Um cara graduado que concorda com Carlos Cóssio para o qual "o ser humano é um contÃnuo de emoção e um descontÃnuo de razão".
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Luiz Felipe Pondé > A vitória de Donald Trump nas eleições americanas fede? Voltar
Comente este texto