Luiz Felipe Pondé > A vitória de Donald Trump nas eleições americanas fede? Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Anteriores 1 2 3 Próximas
Mais um malabarismo intelectual do Pondé em apoio ao fascismo. Novamente vergonhoso!
André, sou de esquerda, mas não enxerguei nesse texto do Pondé um apoio dele ao fasci+smo; entendi como uma crÃtica à nova bandeira da esquerda com as causas identitárias. Pondé não enaltece Trump, ele apenas identifica o discurso do republicano voltado ao que o povo americano queria ouvir, enquanto Democratas, mÃdia e artistas limitaram-se apenas a demonizá-lo com argumentos pÃfios. Aqui no Brasil ocorreu o mesmo nas eleições municipais. E pode ocorrer o mesmo em 2026.
Depois de ler essa coluna ninguém vai poder dizer que não sabe como Trump foi eleito. Parabéns.
Leonilda,por argumentos como os seus Trump se elegeu. Bom trabalho, não mude.
Se as pessoas estão cheias de ouvir que é preciso respeitar pobres, negros, mulheres, que feminicÃdio é crime "terrÃvel" (o autor do texto não deve achar isso, pelo jeito) que só cresce, e isso é culpa de quem defende sociedades mais justas, então para ele e quem curtiu tudo bem ser racista, misógino, machista e mentir a rodo? É isso? Se não se ter humanidade e isso vira pejorativo em "identitarismo", é tudo que Trump e seguidores querem. Visão restrita a sua bolha, nem aà para os outros.
O inelegÃvel entregou mortes, inflação, desemprego, pibinho e fez tentativa de golpe. Lula melhora todos os indicadoras econômicos, mas Pondè nada vê, assim como muitos, e assume de vez a opção pela direita mais abjeta da história.
" Gente comum quer emprego, dane-se os estrangeiros, não quer ser assaltado ou morto na rua, dane-se o discurso dos direitos humanos dos bandidos, quer meninos casando com meninas. Você acha um absurdo? Pois bem, ninguém tá nem aà para você. Isso é o que está acontecendo. Não se trata de preconceito, a priori, mas de outras prioridades. " Não tem como não concordar, a esquerda se perdeu em muitos mi mi mi : Feminismo, racismo, lgbt, direitos humanos, etc...
Faz malabarismos e crÃticas para a esquerda. Quero ver ele dizer as boas propostas do Trump. Tem?
Luiz, as crÃticas que o Pondé fez à esquerda são válidas, são quase as mesmas que o Mano Brown fez naquele evento de campanha do Haddad na eleição de 2018; Pondé também não enalteceu o Trump, ele simplesmente disse uma verdade, disse que enquanto a imprensa e o partido Democrata o demonizava, o cara dizia aos eleitores americanos aquilo que eles queriam ouvir.
Confessa que você é ultradireita. Já que Você definiu toda imprensa como babaca, como vc se define?
Aqui: Descondenado, mentiras, juros campeão, oba oba com ditadores, desrespeito ao ajuste fiscal, sem picanha, cervejinha e saco cheio de lambuja. Triste, é que faltam dois longos anos.
Bom mesmo era no governo anterior, com 700 mil vÃtimas fatais de COVID, com ministros adeptos do terceiro reich, negação de vacinas, livros e ciência, e quando as mais importantes pautas sociais eram verdadeiramente assumidas, tipo o fim dos banheiros unissex.
Pondé tem uma função primordial na vida do ser humano na terra. Nos nossos piores dias de depressão, quando desconhecemos qual o propósito de estarmos vivos, a pergunta que todos fazemos agora pode ser respondida, sem medo de errar, que vivemos para incomodar o Pondé. Hoje sabemos que nossa função é podermos ser esculachados sem dò, pelas simplificações e reducionismos do filósofo, que na falta do que fazer, cópia o seu antecessor Olavo de Carvalho na depreciação orgiástica do outro.
"O pior cego é o que quer ver". (Millôr Fernandes)
Ponde, perfeita sua análise
Sou de esquerda, mas dessa vez tenho que concordar com o Pondé. Historicamente, a esquerda sempre esteve presente nas periferias, aliada a associações populares, sindicatos, bases eclesiásticas da igreja católica etc; hoje, a esquerda abraçou as causas identitárias como se apenas elas importassem (não que não sejam importantes), ou seja, a esquerda abandonou as comunidades carentes e deixou-as expostas e livres para a entrada da extrema-direita. As últimas eleições provam isso.
Exatamente.
Pondé em transe orgástico e alimentando sua bolha com a sua baba mágica de sabedoria. Em outras épocas, como aquela ali localizada entre as décadas de vinte e quarenta, com certeza teria seu lugarzinho garantido.
Algum contra argumento objetivo às abordagens do articulista ?
Vai subir o imposto do aço, da banana da soja, cana.
Trump teve 74,7 milhões de votos, Kamala 71 milhões, nada que possibilite essas verdades absolutas e derradeiras do articulista. Um paÃs dividido, assim como o Brasil. Horas ganha um, horas outro. Só isso, nada mais. O que é bom, alternância no poder é o ideal. SÓ!
Não são verdades absolutas. São fatos.
Estamos num mundo de fakes em lugar da verdade, um lado chama opositores de comunistas e outro nega os malfeitos comprovados descobertos pela LJ. A pauta identitaria é um tapa na cara da cultura brasileira de juntar todos e aceitar as diferenças. Gênero por natureza só existem dois e se compõe como quiserem. Privilégio por cor da pele é um absurdo. Cidadão aos milhões ganhar BF sem trabalhar é um escárnio. Torço porém para Trump admitir as pautas ambientais desta vez. Muda Brasil!
O Pondé está em êxtase! Não que ache que o Trump fará algo que preste, é exatamente o oposto, ele só fará horrores, mas o importante é "épater la gauche"! Nesse texto de puro recalque e reacionarismo, um parágrafo se destaca, o que ele defende as fake news dizendo que se trata da "democratização da mentira"! Uma pérola... É claro que qualquer tentativa de controle de um comportamento que se provou tremendamente nocivo é censura. Quanto pior, melhor!
Dalton, do que você está falando? Os fatos foram testemunhados por todos: o horror dos tempos do Bozo, que incluiu a morte de centenas de milhares por falta de vacina, um Congresso péssimo que atingiu um novo patamar de venalidade graças à "terceirização" do exercÃcio do poder, e uma tentativa de golpe. Com o Trump foi um show de truculência interna e mundo afora, acabando com tratados que davam alguma segurança à Europa etc. e uma inédita tentativa de golpe. Não tenho espaço para detalhar...
E os fatos ?
Belo, realista e racional texto. O tÃtulo leva à rejeição à primeira vista, totalmente dissipada na leitura do inteligente texto. Parabéns, Pondé!
Motivo da vitória do trump foi sacocheio. Isto é de um filósofo. Genial. E nos os mortais achando que faltou reconhecimento entre Kamala e os eleitores e que ela não apresentou um plano de governo que abrisse as portas para reconhecimento. Fugiu das questões crÃticas como a imigração e ga za. Foi so sacocheio com a esquerda. Que esquerda?
Motivo da vitória do trump foi sacocheio. Isto é de um filósofo. Genial. E nos os mortais achando que faltou reconhecimento entre Kamala e os eleitores e que ela não apresentou um plano de governo que abrisse as portas para reconhecimento. Fugiu das questões crÃticas como a imigração e ga Sá. Foi so sacocheio com a esquerda. Que esquerda?
Texto fraco, opaco, sem nexo algum. Trump é nazista, xenófobo, megalomanÃaco, egocêntrico. Um ditador. Ah, claro que a esquerda brasileira precisa de uma auto analise. Mas isso não serve de base pra enfrentar uma enxurrada de fake news e desinformação que vira a favor a extrema direita, aqui. E o pior de tudo é ler que regulamentar as redes sociais é PL da censura. Ah, infelizmente se fala muito e não se diz nada, Pondé. Fica a dica. Melhor calar que falar asneiras.
Eder então Cala-te! Quantos adjetivos ou substantivos você precisou pesquisar para elogiar Trump ? Sim a ultradireita está aà no focinho dos oincs e daà foram escolhidos no voto da Itália aos EUA e aqui em 2024 e mais em 2026 quando a População Brasileira responder a altura esse teatro hoje da esquerda que quer vender o que eles não são humildes. Vejo que a dor de cotovelo que lhe aflige tornará crônica se não refazer a sua inépcia!
Não é asneira. Vá a um terminal de ônibus e converse com as pessoas. Pondè abordou com exatidão o sentimento das ruas. E esse sentimento se tem feito universal. Vitimização e xenofobia inversa, como tem sido fomentado pela esquerda (na qual sempre votei), não protege as vÃtimas e não suprime o racismo. Notadamente se isso se torna, como se tornou, propósito prioritário do viés ideológico. Sim, as pessoas cansaram disso. As minorias são adultas e não precisam da tutela da esquerda.
Excelente texto Pondé, é o que estamos vivendo no mundo atual. Tenho conversado com muita gente; ninguém aguenta mais tanta ideolo gia de genero ou a abominacao woke. Ta todo mundo de saco cheio. Mas a elite intelectual continua credo que é justamente disso que o povo precisa para ser feliz.
Trump vociferando é a cara do império.
Parabéns. Realmente a esquerda é mentirosa e preconceituosa
Presunçoso Marcelo!, Rômulo não disse o que prefere. O fato de apontar a verdade sobre a esquerda não conduz à inferência de preferir conforme a sua presunção.
Por isso você prefere gente honesta e sem preconceitos, tipo Trump, Milei e Jair joiado. Tá certinho, sim. Pode acreditar.
Além de parecer legitimar certos desvalores, quando enumera que "gente normal" não quer saber disso e daquilo outro, o artigo defende, de forma quase q irresponsável, em nome de uma absurda equivalência de erros, o estrago das F.News na vida gregária e nos resultados eleitorais. De fato, a mentira n foi inventada pela ext.d., mas só por isso a soc. n pode fazer nada contra ela, sob pena de ser censura? N existe solução fácil contra F.N, mas n por isso n se deve ficar de braços cruzados.
Além da simplificação quase grosseira, pq o articulista sugere ser adepto da lógica segundo a qual um erro justifica uma escolha trágica (além d parecer legitimar a desumanidade q subjaz no discurso da ultra direita), o artigo tb parece não ver problema nenhum com a democratização das F.News, elevada à milésima potência em tempos de r. sociais, com impacto direto no resultado das urnas. Parece q estamos diante de um nefasto conflito entre a tal bolha dos inteligentinhos X inteligentão.
Vem pra direita que ficará feliz
Se fosse a porta para a felicidade, você não faria os comentários que costuma fazer. Rancores não denotam felicidade.
Ôôô do Cachimbo, caiu da cama hoje foi? Coluninha chegando pela manhã. Aqui é o único lugar onde vejo que ser inteligente ou ter pauta progressista é naufragar na desrazão. Do Cachimbo, todos sabemos que teus números de sorte são 17 e 22. Deves estar certo sobre a esquerda tanto quanto nós canhotos temos certeza que para ser de direita rea cionária basta ter orgulho da própria igno rância e estu pidez.
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
Dalton, vá ver se eu estou lá na esquina, devo estar. A extrema direita depois que descobriu o argumentam ad hominen (como se estivesse inventado a roda) é o único discurso que reproduzem. Como eu escrevi acima, isso é ter orgulho da própria igno rância. Vou desenhar: não sobra coisa alguma minimamente perspicaz no discurso repleto de ódio e preconceito do do cachimbo. Então é de ad hominem que vamos.
Isso ! Ataque o mensageiro.
A vitória de Trump é, em geral, benfazeja aos EUA e aos outros paÃses democráticos. Um claro porém do republicano é a posição dúbia acerca do necessário apoio americano à resistência ucraniana à invasão ordenada pelo sinistro Vladimir Putin. Oxalá isso seja resolvido de forma positiva e o imperialismo russo não consiga fortalecimento. No mais, costumam ser muito boas as posturas do presidente eleito. Seu primeiro mandato foi ótimo e ele tem plena capacidade para governar ainda melhor no segundo.
Eu vi outra coisa.
É isso aÃ, Zizas! Abaixo o imperialismo russo! Viva o imperialismo americano! E, embora não explicitamente mencionado, viva o kollonialixmu de Izrraeu!
O primeiro mandato do cafajeste autoritário americano foi tão ótimo que ele perdeu a eleição. Volte com seu pastel de vento daqui a 4 anos.
Quem está sendo maniqueÃsta é o colunista. A esquerda sabe o que levou à derrota: fatores econômicos (salários, custos, imigração) mais que identitarismo, tal como levou à vitória da esquerda em 2022 no Brasil. O que pesou de cultural foi a omissão na questão palestina e a promoção midiática da candidata - que quando promotora encarcerava moradores de rua -, sem passar pelas prévias do partido, o que levou a crÃtica de polÃticos como Obama mas apoio de gente daqui como o Ghiraldelli.
Concordo plenamente !Aqui no Brasil assim como nos EUA , a imprensa tenta sempre colar a pecha de radicais , fascistas e extrema direita naqueles eleitores que não votam na esquerda e não se identificam com o o ativismo identitário da esquerda. A culpa agora são dos eleitores que votam errado, afinal de contas não votaram no candidato deles !PIADA !
Sidney, não votar na esquerda não é pecado, este acontece quando se vota em gente como o Bozo, o Trump, o Milei e algumas outras caricaturas da, sim, extrema direita. E piada é achar que esta gente é uma opção democrática: pode até ser, mas corre-se o risco de ser pela última vez.
Pondé pula logo deste armário, você um filósofo/intelectual ainda em pleno século XXI, não conseguindo chutar a porta que está dentro: se declara bolsonarista raiz e ponto.
Não tem como culpar o Pondé, garantindo o seu sustento escrevendo textos para adultos regredidos. É só ver a qualidade dos comentários de quem apoia.
Uma radiografia do quadro atual nesse texto. Só faltou incluir a cantilena da crise da democracia. Sem o sindicalismo, sem o academicismo das universidades, com os movimentos sociais pulverizados e capturados por nichos abriu-se um grande vazio preenchido por isto que o autor analisa no artigo.
Será que não tem um lance de : sabemos que o futuro será pior (discurso de melhoria não cola) nesse caso é melhor tacar fogo logo e cada um por si. A esperança é só uma ácida agonia
A eleição do bilionário apenas mostrou que um número um pouco maior da população norte americana se identificou com ele e seu sentimento de ódio e vinganca, ele cometeu crimes, foi investigado e condenado. Vai conseguir anular as sentenças e se safar da prisão, afrouxar ou anular leis ambientais para seus apoiadores bilionários enriquecerem ainda mais. E os pobres que o elegeram vão depender ainda mais do governo.
Meu caro colunista, até gosto do seu programa linhas cruzadas. Assisto-o quando posso. Mas seus pitacos em polÃtica são horrorosos. Gente séria e pensante (e você é extraordinário filósofo) não "possa pano" à extremistas da direita de modo que tu passa. Já te vi com a camisa da antiga União Solvietica e não entendi sua ironia ou pretensão. Se fosse a camisa da seleção canarinha, ah, eu não teria dificuldade de entendê-lo politicamente. Vista a amarelinha. O Brasil, digamos, ainda é democracia.
Gustavo Alves de Oliveira,excelente comentário.
O que fede é a constante retórica de que o povo não quer saber ou não sabe. É muito possÃvel que não saiba, mas sente, percebe e sofre na pele. Essa retórica, com sua repetição, acaba soando como: fo**-se o povo.
Falou tudo e mais um pouco do que a maioria pensa. Ja ja vão vir as paquitas do Dirceu dizer que esse jornalista é isso e aquilo...
Quanta raiva e ódio! Acho que não é por aÃ.
Chamar o partido democrata americano de esquerda é ignorância mesmo ou apenas más intenções?
Ambos.
Entendi nada.
Impecável a análise....adorei a parte: "não é preconceito, a priori, mas de outras prioridades. "
De fato, a esquerda vem se descolando das aspirações da maioria população, que quer empreender; melhorar as condições de vida; ter acesso aos bens de consumo e a educação de qualidade. São coisas que o chamado "campo progressista" não entende, porque as detém. O mundo mudou e faz tempo!.Desde o desmoronamento da cortina de ferro, a esquerda não se dá conta desta realidadade, aqui e mundo afora, haja vista a vitória esmagadora de Trump nos EUA nas eleições de 15-11-2024 aqui no Brasil.
Evandro, parece que você caiu mesmo no "conto do empreendedorismo"... Entenda que empreender não é errado, ao contrário, é inerente ao sistema capitalista, o problema é que a partir de um momento, se passou a considerar qualquer atividade precária como um "empreendimento" e o cara que estava tentando sobreviver como "empreendedor". Aà o seu ego foi afagado e ele passou de PF para PJ achando que tinha se livrado da "opressão do estado" e entraria no maravilhoso mundo do consumo. Só que não...
Gostei das suas aspirações: empreender (na U,R-S.S não podia), melhorar as condições de vida(na U,R-S.S não podia), ter acesso aos bens de consumo(na U,R-S.S não podia) e a educação de qualidade(na U,R-S.S não podia). Vc tá no Brasil, tem vestibular, tem escola, tem MEI, tem o SIMPLES, tem emprego. Tem até tx max IR 27%, o q na Europa é paraÃso. Se esforça, que vc vence.
É sempre assim, quando as coisas vão bem, querem liberdade sem limites; qdo as coisas vão mal, querem limites para a liberdade. Um campo só quer mexer nas liberdades, o outro campo só quer mexer nos limites. Liberdade acaba virando abuso; se for abuso de pessoas, tem conserto; se for abuso das finanças, tem sofrimento; se for abuso do meio ambiente, o mundo vai acabar. Limites acabam virando opressão, o que tem conserto. O que falta é responsabilidade e bomsenso, pra não acabar estragando tudo.
O que fede é ver um filósofo taxar Democratas de esquerda. Nos EUA a esquerda são os Sindicatos de Trabalhadores e nada mais, nem o próprio trabalhador é de esquerda. Nos EUA nunca existiu partido de esquerda tanto Democratas quanto Republicanos são conservadores de direita do centro ao extremo.
Não sei onde a esquerda perfumada tirou a ideia de que a candidata Kamala representaria uma posição de esquerda. O Partido Democrata é belicista e financista; faz o lobby da Ãndústria bélica e de Wall Street.
A esquerda - perfumada ou não - nunca pensou que a Kamala fosse de esquerda, isso é invenção de gente como o Pondé para desqualificar todos que não pensem como eles. Ela seria mais do mesmo, o que é ruim, mas o Trump será o fim (a rima é proposital). Para o Pondé, que alega que quanto pior, melhor, pois isto se alinha com seu "niilismo".
E o outro partido é paz-e-amor, não é mesmo ? Quem já viveu mais tempo, já ouviu falar que por lá a primeira prioridade são os interesses dos grupos econômicos, em segundo-terceiro-quarto-etc lugar não tem nada, e por último vem todo o resto.
Acabou, Trump ganou de lavada, comentár o que Trump vai fazer quando assumir, só deus sabe o mundo não acabou. Ate nas últimas horas, antes da eleição a imprensa falava de um empate, que o resultado seria definido voto a voto, não foi isso o que deu, o povo acreditou nas mentiras do Trump. Para os golpistas de 8 de janeiro de 2023 não haverá alÃvio, eles conspiraram contra a democracia, entre eles está o Bolsonaro. Será que o Trump chega ao final de seu mandato?
Guilherme, eu li que o plano é o Vance governar.
Quer dizer que só o povo não pode mentir? Bonito, né? Não, não é bonito. É horrÃvel! Principalmente de quem vem esse discurso de querer combater a mentira. Não tem um pingo de moral para falar desse assunto por um motivo muito simples: vive na mentira. Para o povo é uma coisa, por trás é outra.
Cirúrgico! E ainda mostrando ao mundo que existe pensamento crÃtico na Foice de São Paulo. Parabéns Pondé!
Que textinho ridÃculo. Perdi o meu tempo.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Luiz Felipe Pondé > A vitória de Donald Trump nas eleições americanas fede? Voltar
Comente este texto