Ilustríssima > Coppola e Goethe arriscaram tudo em suas últimas obras-primas Voltar
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"Entre o público e uma obra de arte, quem tem razão é sempre a obra de arte". (Nelson Rodrigues)
Touché. A comparação entre Goethe e Coppola traz à mente a jornada do herói, que deve mergulhar no submundo e vencer os monstros, para assim trazer à tona a luz que iluminará o Novo Mundo. Como disse (e fez) o supremo mago. Quem tiver olhos que veja.
Se os crÃticos pontuam como excelentes od filmes Marvel/DC, assistirei todos os filmes mal avaliados por eles!
Se os grandes nomes do cinema mundial como Copolla, Spilberg, Tarantino, Scorsese, só para citar os hollywodianos, pois tem muitos outros de outros paÃses e do Brasil, eu simplesmento vou ver o filme. Não me importo com as crÃticas e nem com a audiência. Agora se eu quizer consumir coca-cola com um lanche do BK eu vou ver fimes da Marvel. Simples asssim.
Saà no meio do filme. Se oferece uma mensagem original e reveladora, não captei. Acho que ele tentou dar uma de Joyce com seu 'Ulysses', que também usa referências literárias e cria uma linguagem. Mas não dá para comparar com Ulysses nem com Dr. Fausto, é muito ruim.
IMPERDÃVEL! O colunista omitiu o elementar. Coppola em Curitiba, anos 90. Conhece o prefeito Jaime Lerner, arquiteto, que o inspirou a construir o perfil de Adam Driver. A foto de Coppola de avental preparando a redonda está até hoje na melhor pizzaria curitibana: Pamphylia no Batel. O colunista viu outro filme! Nada de Goethe. Tudo é Gibbon! O filme é majestoso, catártico, esplêndido. Exuberante e genial. Ascensão e Queda do Império Romano e Norte-Americano. Agonia, êxtase, caos,redenção!
É horrÃvel o filme do Coppola. Poderia retratar de maneira mais inteligente a atual decadência do império norte-americano comparando-a com a do romano. Ambos compartilham caracterÃsticas de expansão geopolÃtica desenfreada, desgaste interno, megalomania e complexo de superioridade. Esses problemas minam as bases de sustentação do poder estrutural, tornando os impérios decadentes.
O Coppola e um grande cineasta nao ha duvidas. Mas quando muita gente comeca a achar um filme simplesmente chato, eu logo desconfio e perco a vontade de ver. So faltava ser longo demais, como virou moda hoje em dia. Nesse caso eu passo longe do cinema. Filme bom e aquele que prende voce na cadeira. Nao e suficiente so fazer um espetaculo de cores e imagens.
Se o filme não é uma fábula sobre Roma antiga, para que todos esses nomes: CÃcero, Cesar Catilina, Crassus etc? O fato é que nem sempre a última obra é a melhor. O Newton por exemplo, citado quando o colunista fala do Goethe, escreveu o principia mathematica, e mais tarde se dedicou à "topografia do inferno". Não acho que este último trabalho valha a pena...
e eis o colunista, o mago dos motivos certos e dos notivos errados!
Texto maravilhoso! Atiçou mais ainda a minha vontade de ver o filme.
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